Recommended Posts

Publicado

Este é um escalar e tirei uma foto e recortei este pormenor do ovoduto (n sei se é este o termo correcto),porque dos quatro adultos que tenho dois tem estas "antenas vermelhas" e dois n tem...

Será alguma distinção de sexo... será algum tipo de parasita???

 

Pic_1899_12.jpg

Eduardo Pinheiro

Publicado:

Boa foto!! Eu também tenho eese problema com o meu Platy mas ainda não consegui tirar nenhuma foto com esse pormenor e também preciso de ajuda porque também não sei o que é, mas distinção de sexo não pois o sexo dos platys não se difernecia por ai penso que seja algum parasita.

banner_468.jpg
Publicado:

provavelmente será um parasita tenho 12 escalares e nenhum tem isso,a melhor coisa seria fazeres um desparasitação o mais rapido possivelquanto, ao sexo dos escalares quando estão a realizar posturas as femeas fazem a postura dos ovos por uma especie de palheta quase branca ligeiramente + larga que a do maxo que e mais afunilada,

Publicado:

Se na realidade isto é um parasita... vieram assim das lojas pq foi algo que reparei quando os comprei ... alguem poderia identificar o tipo de parasita para que o tratamento seja adequado e eficaz??

 

Esse tratamento poderia ser feito no comunitário??? evitando um posterior contagio a outro peixes???

 

Aguardo respostas...

 

E dado se tratar de um parasita sugeria ao moderador a mudança para o subforum Doenças...

 

Abraço

Eduardo Pinheiro

Publicado:

Eduardo,

 

Pela foto parece-me hidropsia que nos escalares costuma verificar-se na zona anal ao contrário de algumas especies que ficam inchados.

Deves coloca-los de quarentena num outro aqua e usar antibiótico terramicina.

Num escalar que comprei à uns anos tinha hidropsia e tratei-o assim.

No entanto aguarda por mais respostas pois posso estar enganado, faz uma pesquisa na net pode ser que encontres algo.

Cumprimentos,

Publicado:

Pela minha pesquisa chego á conclusão de que é "Lernaea cyprinacea "

Passo enxerto de texto explicativo:

 

"As Lernaea, especialmente a Lernaea cyprinacea , a mais comum de todas, se fixa ao peixe com auxílio de ganchos especiais com formato de âncora localizados na cabeça do parasita que penetra na musculatura do peixe e deixando a região caudal para fora com o formato de um verme. Quando a infestação ocorre na cabeça os parasitas podem atacar o próprio cérebro e órgãos como o fígado, coração, baço, etc, são atacados quando a infestação ocorre na região abdominal. Causam severa anemia e mortandade aos alevinos e não raro a peixes adultos. O peixe desenvolve uma forte reação à penetração do parasita o que lhe confere mau aspecto, bastante inflamado, apresentando uma lesão avermelhada e escurecida, onde infecções secundárias por fungos, bactérias e vírus se desenvolvem provocando a morte massiva de peixes. As fêmeas desenvolvem 2 bolsas de ovos que produzem 500 a 700 náuplios que se desenvolvem em formas jovens chamadas de copepoditos. Estes têm que encontrar hospedeiros em 3 dias caso contrário não sobrevivem. A Lernaea pode ser facilmente propagada com a introdução no tanque de um peixe portador de fêmeas adultas; água de transporte pode introduzir náuplios e copepoditos; pássaros transitando de um tanque a outro podem carrega-los também em suas penas e pés; sapos e rãs podem ser portadores destes parasitas, adultos ou jovens; equipamentos contaminados como redes, puçás, roupas de borracha, tanques de transporte, entre outros, pode explicar o aparecimento da Lernaea em locais onde não existia.

 

As fêmeas adultas fixadas na musculatura do peixe são mais resistentes que as formas jovens do estágio larval podendo ser eliminadas com aplicações repetidas do inseticida."

 

Tenho agora de preparar um tratamento para os meus peixinhos

 

 

CUIDADO QUANDO COMPRAREM PEIXES :twisted:

 

Abraço

Eduardo Pinheiro

Publicado:

Penso que encontras-te o parasita que procuravas :roll:

De facto fiquei curioso em saber que tipo de tratamento se poderá fazer agora para o eliminar, como tal alguem poderia sugerir uma solução para isto. Ao tratar-se de um parasita que poderá aparecer com alguma facilidade uma explicação aqui era aconselhável.

Publicado:

Petervmaster...o que te levou a pensar em hidropsia? a foto não revela nenhum dos sinais visiveis de hidropsia...

 

é certamente um parasita, e como nao investiguei acredito que seja o que o eduardo encontrou...

 

a hidropsia nota-se pelo inxar do peixe, eriçar das escamas e algumas das causas estão explicadas num post aqui no forum.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Iniciei o tratamento com Flagyl, mas n estou certo que será o medicamento mais correcto .

250mg por cada 50litro diariamente precedido de mudanças de +-40% de água, durante 5 dias.

Alertem-me se este tratamento n for o mais indicado.

 

 

Abraço

Eduardo Pinheiro

Publicado:

Medicamento da sera para esse verme: Sera cyprinopur.

 

Deve haver outros claro. Eu sei os da sera graças aos livritos que eles fornecem e que são um auxiliar importante para descortinar doenças. Publicidade à parte cada livrito tem informações preciosas e o de doenças é de especial utilidade pois tem umas tabelas com os sintomas e possiveis causas. :roll:

 

Boa sorte no combate.

 

(o livro é o manual da sera: "Como manter saudaveis os seus peixes ornamentais". Se pedires na loja onde compras o teu material e se eles forem revendedores da sera de certeza que têm esse livro para te oferecer.)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Just_me

 

O que me levou a pensar que seria hidropsia foi porque tive uma situação semelhante com um escalar à uns anos e na altura fui a várias lojas de aquarofilia levando inclusive o peixe e garantiram-me tratar-se de hidropsia anal. Disseram-me também que nos escalares se manifestava desta forma ao contrário de outros peixes. Fiz o tratamento com antibiotico e o que é certo é que passou, mas tal como disse na outra menssagem seria melhor esperar por outros concelhos pois poderia estar enganado.

 

Cumprimentos,