Recommended Posts

Publicado

as plantas do meu aquario estão a morrer.

Tenho o aquario montado a cerca de 1 mês, a principio as plantas arrancaram bem e até se desenvolveram mas agora com excepção de 2 especies que presumo serem mais resistentes (cabomba e anubias) estão a "amarelar" e a ficar com pequenos buracos que estão a aumentar.

Não tenho co2 e não fertelizei nunca porque quando as comprei me foi dito que eram especies resistentes que não precisavam de grandes cuidados.

O que será melhor fazer para ver se salvo alguma coisa?

Será falta de fertilização? Se for o caso o que é mais eficaz fertelizante que se poe na agua ou o que se enterra?Já li aqui no forum acerca do sera florena e floronet .

Serei obrigado montar um sistema co2?

será quue tenho que fazer as duas coisas em simultaneo $$$$$$!!!!

Será que tenho deficit de iluminação? se sim qual a adequada?

vale a pena gastar dinheiro a comprar algum tipo de teste ao ferro

Não sei por onde começar. por isso peça a vossa ajuda

Aqi vai o setup para ver se ajuda

Dimensões: 120x40x55

Volume: 230 lts

Substracto: Akadama e areão (xisto ?) preto

Decorações: xisto e "rio" de areia branca

Iluminação: 2x30w Silvana Daylight G13 26mm L 895 mm

Filtro e aquecimento: Biobox 2

Peixes:

3 platys

2 Espadas

6 gupys

2 siamensis

4 barbo tigre

2 kullies

3 corydora panda

2 corydora paleantus

1 colisa laila

2 limpa vidros dourados

1 caracol dourado

Plantas:

2 cabombas

1 anubia

2 Alternanthera

6 Echinodoros

4 grandes nome ?

6 pequenas nome ?

Manutenção: tpA´s de 25% 1x semana

Parâmetros:

pH: 7.5

kh: 4

gh: 7

No2: 0.0 mg/l

Obrigado

David b

Publicado:
as plantas do meu aquario estão a morrer.

Tenho o aquario montado a cerca de 1 mês, a principio as plantas arrancaram bem e até se desenvolveram mas agora com excepção de 2 especies que presumo serem mais resistentes (cabomba e anubias) estão a "amarelar" e a ficar com pequenos buracos que estão a aumentar.

Não tenho co2 e não fertelizei nunca porque quando as comprei me foi dito que eram especies resistentes que não precisavam de grandes cuidados.

O que será melhor fazer para ver se salvo alguma coisa?

Será falta de fertilização? Se for o caso o que é mais eficaz fertelizante que se poe na agua ou o que se enterra?Já li aqui no forum acerca do sera florena e floronet .

Serei obrigado montar um sistema co2?

será quue tenho que fazer as duas coisas em simultaneo $$$$$$!!!!

Será que tenho deficit de iluminação? se sim qual a adequada?

vale a pena gastar dinheiro a comprar algum tipo de teste ao ferro

Não sei por onde começar. por isso peça a vossa ajuda

Aqi vai o setup para ver se ajuda

Dimensões: 120x40x55

Volume: 230 lts

Substracto: Akadama e areão (xisto ?) preto

Decorações: xisto e "rio" de areia branca

Iluminação: 2x30w Silvana Daylight G13 26mm L 895 mm

Filtro e aquecimento: Biobox 2

Peixes:

3 platys

2 Espadas

6 gupys

2 siamensis

4 barbo tigre

2 kullies

3 corydora panda

2 corydora paleantus

1 colisa laila

2 limpa vidros dourados

1 caracol dourado

Plantas:

2 cabombas

1 anubia

2 Alternanthera

6 Echinodoros

4 grandes nome ?

6 pequenas nome ?

Manutenção: tpA´s de 25% 1x semana

Parâmetros:

pH: 7.5

kh: 4

gh: 7

No2: 0.0 mg/l

Obrigado

David b

:-D me!!!
Publicado:

ola

isso parece-me falta de fertilização...a luz é fraca...mas esses buracos é por falta de nutrientes.

nao custa muito arranjares um fertilizante bom.

experimenta o nutrafin plant gro (nao é o NPK..é o outro k nao tem nitratos nem fosfatos...pq isso ja deves ter devido à presença de peixes) e como nao tens co2...compra o flourish excel da seachem...deve-te fica em cerca de 15€ as duas....mas eu acho k vale a pena... se te der...arranja um pouco mais luz...se duplicares ja ficas com uma luminosidade média...se quadriplicares fica alta o k é optimo!!

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
ola

isso parece-me falta de fertilização...a luz é fraca...mas esses buracos é por falta de nutrientes.

nao custa muito arranjares um fertilizante bom.

experimenta o nutrafin plant gro (nao é o NPK..é o outro k nao tem nitratos nem fosfatos...pq isso ja deves ter devido à presença de peixes) e como nao tens co2...compra o flourish excel da seachem...deve-te fica em cerca de 15€ as duas....mas eu acho k vale a pena... se te der...arranja um pouco mais luz...se duplicares ja ficas com uma luminosidade média...se quadriplicares fica alta o k é optimo!!

cumprimentos

viva

obrigado por responderes.

Amanhã vou experimentar o nutrafin. a ver se noto alguma melhoria.

mas esse flourish excel da seachem em concreto o que é ?

em relação ás lampadas e desculpa a ignorancia se quiser "quadruplicar" equival a substituir 2x15w por 2x60w?existem estas lampadas?

e tendo em conta que saõ aqueles tubos flurescentes com diametro maior qual a melhor opçao digo isto porque vejo nas lojas muita variedade com diferentes caracteristicas , e preços diversos. Valerá apena investir numa lamp. especifica para aquario. marca xpto ou bastam lampadadas comuns com wats com fartura?

cumps

david b

Publicado:

para teres uma boa iluminação equivale a ter 1W/litro de agua e tu tens apenas 0.25W/l, por isso é k dizia que para teres uma boa iluminação terias que quadriplicar a potencia. Quais lampadas concretamente..nao sei...nao estou muito dentro disso.

O flourish excel insere-te carbono o que ajuda quer tenhas co2 ou nao...mas como nao tens...dizia-te para o usares. mas esse tem muito pouca duração, pelo que sairá mais caro com o tempo...o nutrafin sai muito barato...250ml por 7€ e tem potassio ferro e micro elementos e parece-me o indicado para ti...

outros bons são o flourish da seachem (nao é o excel) ou plant nutrition da tropica....que é 15€ por 250 ml...(5ml por 50l é a dose) outro é o ferropol da jbl...que tb tenho ideia de ser bom..mas sai caro por litro.

o ideal é k o fertilizante tenha bastante potassio e tenha tambem ferro, magnesio e microelementos.

onde estas a pensar comprar só por curiosidade?

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Publicado:

Olá David! Olha para 230L, 60W é muito pouca luz. Eu no teu caso e se quisesse manter plantas menos exigentes colocava uns 90/100W, e para manter plantas mais exigentes colocava mais um pouco,uns 160/170W. Pedrioo,quadruplicar a luz é muito,240W para 230L de água é um bocado exagero.

Depois deves fertilizar,com um fertilizante liquido de boa qualidade ,que tenha Micronutrientes,Magnésio e Potassio,e podes sempre colocar um sistema de CO2,embora plantas pouco exigentes vivam bem sem a injecção de CO2.

As lãmpadas têm de ser especificas,devem ter os Kelvins apropriados,que vão desde os 4000K até aos 10000K.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
para teres uma boa iluminação equivale a ter 1W/litro de agua e tu tens apenas 0.25W/l, por isso é k dizia que para teres uma boa iluminação terias que quadriplicar a potencia. Quais lampadas concretamente..nao sei...nao estou muito dentro disso.

O flourish excel insere-te carbono o que ajuda quer tenhas co2 ou nao...mas como nao tens...dizia-te para o usares. mas esse tem muito pouca duração, pelo que sairá mais caro com o tempo...o nutrafin sai muito barato...250ml por 7€ e tem potassio ferro e micro elementos e parece-me o indicado para ti...

outros bons são o flourish da seachem (nao é o excel) ou plant nutrition da tropica....que é 15€ por 250 ml...(5ml por 50l é a dose) outro é o ferropol da jbl...que tb tenho ideia de ser bom..mas sai caro por litro.

o ideal é k o fertilizante tenha bastante potassio e tenha tambem ferro, magnesio e microelementos.

onde estas a pensar comprar só por curiosidade?

cumprimentos

Penso comprar o nutrafim no corte ingles parace me é que sai mais caro que os 7 euros/250ml mas como trabalho lá

perto é onde me dá mais jeito comprar..

cumps

Publicado:
Olá David! Olha para 230L, 60W é muito pouca luz. Eu no teu caso e se quisesse manter plantas menos exigentes colocava uns 90/100W, e para manter plantas mais exigentes colocava mais um pouco,uns 160/170W. Pedrioo,quadruplicar a luz é muito,240W para 230L de água é um bocado exagero.

Depois deves fertilizar,com um fertilizante liquido de boa qualidade ,que tenha Micronutrientes,Magnésio e Potassio,e podes sempre colocar um sistema de CO2,embora plantas pouco exigentes vivam bem sem a injecção de CO2.

As lãmpadas têm de ser especificas,devem ter os Kelvins apropriados,que vão desde os 4000K até aos 10000K.

obrigado pela resposta Vasco

vou começar amanha a fertilizar com o nutrafin

algum conselho como o devo fazer? Já li que á quem divida a dose semanal e fertilize diariamente - qual a tua opiniao?

e pronto já percebi que tenho de mudar as 2 lampadas.

Conheces alguma marca com essas caracteristicas que tenha boa relação qualidade/ preço e já agora quanto me pode custar?

cumps

davidb

Publicado:
obrigado pela resposta Vasco

vou começar amanha a fertilizar com o nutrafin

algum conselho como o devo fazer? Já li que á quem divida a dose semanal e fertilize diariamente - qual a tua opiniao?

e pronto já percebi que tenho de mudar as 2 lampadas.

Conheces alguma marca com essas caracteristicas que tenha boa relação qualidade/ preço e já agora quanto me pode custar?

cumps

davidb

Eu acho que o tipo de fertilização se deve adaptar ao tipo de aquário que temos.Se pretendes colocar nesse aqua uns 160/170W,aconselhava-te também a arranjar um sistema de CO2 e neste caso a fertilização devia ser diária,e podias ter qualquer planta.Aqui o ideal seria comprares os Macronutrientes em separado,ou seja um fertilizante de Potassio(que podias comprar na farmacia,arranjando Cloreto de Potassio), um fertilizante de Nitrogénio (Nitrato) e outro de Fosforo (Fosfato).

Depois compravas um fertilizante de Micronutrientes( que vêm os nutrientes todos juntos) e outro fertilizante só de Ferro.Nota que o Nitrato e o Fosfato são produzidos naturalmente pelo aquário,pelo que só deves fertilizar caso tenhas testes e vejas que há carência.

Se optares por um aquario de baixa manutenção,e puseres apenas uns 90/100W de luz e ficares pelas plantas menos exigentes,o sistema de CO2 é opcional,e a fertilização até pode ser semanal. Neste caso apenas precisavas de um fertilizante que tivesse Micronutrientes,Ferro e Potassio,por ex. um fertilizante do tipo ''Ferropol''.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

Pois... eu disse os 240 pq estes satisfazem a regra do 1W/l, mas ja tinha lido que para aquarios de maior litragem esta relaçao ja nao é "tão" válida....

David, mete aí umas fotos para o ppl ver :D

Vasco, eu tenho um aqua de 55l (uteis) com 15W... só lhe dou a tal fertilizaçao que dizias completa com potassio ferro magnesio e micros... será a iluminaçao suficiente para que consigam crescer bem as plantas?...algumas vao crescendo..mas como é ainda recente tenho sempre duvidas...ja tentei fazer co2 caseiro..mas akilo nao deita quase nada de bolhas...ta bem selado com selicone...fiz a receita mais "potente" de agua açucar fermento e bicarbonato... nao percebo o k se passa... de qualquer maneira...vale a pena ter reactor de co2 neste aqua?..ou basterá o produto dos peixes?...sao uns 20... neons...prestilla...guppys...tudo coisas pekenas

desculpem o fora-topico mas vai no mesmo sentido do topico.

obrigado

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Publicado:

Que Flora tens no aqua Pedrioo?

A luz que tens no aqua é pouca,eu colocaria para manter plantas menos exigentes uns 40W,e neste caso fertilizaria apenas com Micros(Magnésio e Ferro incluidos) e Potassio.

No caso de querer manter plantas exigentes já aumentaria para uns 65/70W,e aqui colocaria um sistema de CO2 caseiro,sem dúvida. A fertilização já a faria com Macros,ou seja Nitrogénio e Fósforo(usando testes para estes dois),para além do Potassio, Micronutrientes (incluindo Magnésio) e reforço de Ferro.

Quanto ao sistema de CO2 caseiro,as primeiras vezes pode não sair tão bem,mas faz outra vez que sai melhor.Veda bem com teflon(fita isoladora branca,sem cola) o gargalo e o tubo que entra na tampa da garrafa,de modo a que o CO2 não se escape.Depois para uma garrafa de 2L duas boas chávenas de açucar,meia colher de sopa de Bicabornato e meia colher de sopa de fermento/levedura de padeiro.O fermento branco da Royal não funciona.

Outra coisa: cuidado com a sobrelotação do teu aqua...20 Néons e ainda Guppys e Pristellas em 55L é muita fruta.Excesso de matéria orgânica dá algas com fartura,para além dos peixes não se sentirem à vontade.

Zog Li

Publicado:

ummmmmmmmmmmm descobri porque e que o meu CO2 não dá mais do que 2 dias e do pó royal... ainda bem que li o post... As minhas plantas tambem estão uma desgraça...

já não sei mais que fazer... aluz é boa ( não sei já quantos W mas o sergio disse que dava e eu confio) ponho ferro 1vez por semana potássio tb e plant gro e olha agura tenho tambem algas . Tinha 12h de lz e agora reduzi para 8 vamos ver o que dá

Publicado:

Nisto dos plantados não há receitas milagrosas. Há é uns quantos passos que se forem feitos há uma maior probabilidade das coisas sairem bem. E não é à primeira,é preciso persistência.

A luz é essencial. É extremamente difícil manter saudáveis plantas exigentes como H.C.''Cuba'',Glosso, Rotala Green e Rotundifolia e Walichii,Blixa Japonica,Ludwigia Arcuata,Pogostemon Helferi,HZ,etc,etc, com pouca luz e sem um sistema de CO2.

Depois a fertilização,num aqua deste tipo,de metabolismo lento,é melhor que seja administrada diariamente.Testes de Nitrato (NO3) e Fosfato (PO4) são essenciais de inicio,de modo a conhecermos quanto o aqua produz naturalmente de cada um destes nutrientes.Depois é arranjar um esquema de fertilização que mantenha o Nitrato entre 5/10ppm e o Fosfato entre 0.5/1ppm, fertilizando com Nitrogénio e Fósforo respectivamente,mas sem exageros.Eu fertilizo com estes dois nutrientes em dias intervalados,quando é necessário claro.

O Potassio (K) é mais simples,basta não exagerar,colocar um pouco diariamente. Os Micronutrientes fertilizo também diariamente,com muito pouca quantidade,diariamente é melhor pois as plantas têm sempre nutrientes disponiveis.O Ferro (Fe) extra (extra porque os Micros já trazem Ferro),fertilizo dia sim,dia não. 2x por semana também adiciono um pouco de Sulfato de Magnésio(apesar dos meus Micros já terem Magnésio) e 1x por semana um pouco de Decalcit,que trará um reforço de Cálcio (Ca).Trocas de água semanais,de 30% ou 40%,num aqua deste tipo são essenciais.

Tive um aqua,que apenas tinha Anubias,Musgo e Valisnárias,que não tinha CO2,tinha relativamente pouca luz e apenas fertilizava 1x semana,e as plantas eram saudáveis.Depende um pouco do tipo de aquário que queremos manter,e da Flora que lá vive.

As podas também são importantes.Por vezes temos medo de cortar,pensando que se vai estragar a pintura,mas não há que ter esse receio.

Zog Li

Publicado:

sugeres que mude o esquema???? fertlilização diaria só com unas gotas de potássio e ferro dia sim dia não????eu tenho plantas fáceis anubias fetos e pouco mais mas queria ver como era isto a serio pois vou montar um aqua com 120cm e quria começar bem...

Publicado:
Que Flora tens no aqua Pedrioo?

A luz que tens no aqua é pouca,eu colocaria para manter plantas menos exigentes uns 40W,e neste caso fertilizaria apenas com Micros(Magnésio e Ferro incluidos) e Potassio.

No caso de querer manter plantas exigentes já aumentaria para uns 65/70W,e aqui colocaria um sistema de CO2 caseiro,sem dúvida. A fertilização já a faria com Macros,ou seja Nitrogénio e Fósforo(usando testes para estes dois),para além do Potassio, Micronutrientes (incluindo Magnésio) e reforço de Ferro.

Quanto ao sistema de CO2 caseiro,as primeiras vezes pode não sair tão bem,mas faz outra vez que sai melhor.Veda bem com teflon(fita isoladora branca,sem cola) o gargalo e o tubo que entra na tampa da garrafa,de modo a que o CO2 não se escape.Depois para uma garrafa de 2L duas boas chávenas de açucar,meia colher de sopa de Bicabornato e meia colher de sopa de fermento/levedura de padeiro.O fermento branco da Royal não funciona.

Outra coisa: cuidado com a sobrelotação do teu aqua...20 Néons e ainda Guppys e Pristellas em 55L é muita fruta.Excesso de matéria orgânica dá algas com fartura,para além dos peixes não se sentirem à vontade.

pois...a luz tb acho pouca... mas nao estou a ver uma maneira de por mais ilminaçao a nao ser comprar uma calha nova... o aqua é dakeles comuns com luz na tampa...alguma sugestão para melhorar a luz sem grandes custos?

as plantas que tenho sao..cabomba...cryptos..sagitaria e mais duas de crescimento muito rapido que nao sei o nome sao verdes..de caule e folhas finas...e crescem imenso embora apenas ca estejam ha pouco tempo. tive o cuidado de evitar plantas dificeis...e queria de crescimento rapido para me reduzirem os nitratos.

Parece-me k elas se aguentam..mas conforme forem crescendo..a pouca luz vai fazer com k as folhas mais abaixo nao tenham luz suficiente...:S inicialmente pensava k era luz suf..mas agora ja tou com duvidas. o fertilizante k tenho é o frourish da seachem k tem tudo menos nitrogenio e fosfatos....

tenho 20 peixes no total... entre eles neons pristella...(nao sao 20 neons...induzi em erro ao escrever)

o reactor...começo a pensar k é do isolamento...nao me parece k seja de outra coisa.. o fermento é mesmo biologico..da femipan..açucar...entre 250 a 500 gramas...quando abano a mistura liberta muito gas...pelos esta "viva"...tenho k fazer outra entrada do tubo :S... ou entao deixo-me mesmo de co2 se tb nao tenho luz k chegue

obrigado (david mais uma vez..desculpa intrometer-me...mas como ja disse tb serve para ti :P)

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Publicado:
Eu acho que o tipo de fertilização se deve adaptar ao tipo de aquário que temos.Se pretendes colocar nesse aqua uns 160/170W,aconselhava-te também a arranjar um sistema de CO2 e neste caso a fertilização devia ser diária,e podias ter qualquer planta.Aqui o ideal seria comprares os Macronutrientes em separado,ou seja um fertilizante de Potassio(que podias comprar na farmacia,arranjando Cloreto de Potassio), um fertilizante de Nitrogénio (Nitrato) e outro de Fosforo (Fosfato).

Depois compravas um fertilizante de Micronutrientes( que vêm os nutrientes todos juntos) e outro fertilizante só de Ferro.Nota que o Nitrato e o Fosfato são produzidos naturalmente pelo aquário,pelo que só deves fertilizar caso tenhas testes e vejas que há carência.

Se optares por um aquario de baixa manutenção,e puseres apenas uns 90/100W de luz e ficares pelas plantas menos exigentes,o sistema de CO2 é opcional,e a fertilização até pode ser semanal. Neste caso apenas precisavas de um fertilizante que tivesse Micronutrientes,Ferro e Potassio,por ex. um fertilizante do tipo ''Ferropol''.

boas

Acho que vou optar pela "baixa manutençao "

Comprei e apliquei nutrafin.. vamos ver o que acontece.

Em relação ás lampadas estou a ver que vai ser complicado pois lampadas t8 o que vi não vai alem dos 30 w cada o que somado dá 60 - muito pouco

Publicado:
boas

Acho que vou optar pela "baixa manutençao "

Comprei e apliquei nutrafin.. vamos ver o que acontece.

Em relação ás lampadas estou a ver que vai ser complicado pois lampadas t8 o que vi não vai alem dos 30 w cada o que somado dá 60 - muito pouco

Podes sempre arranjar lâmpadas PLL. É uma boa solução para colocar mais luz em espaços pequenos.

Pedrioo,no teu caso,as tuas plantas são de fácil manutenção,basta aumentares um pouco a iluminação e vais ver que tudo corre bem.Quanto ao CO2 se fosse a ti fazia a receita com gelatina.Esta dura mais,embora sai menos CO2,mas no teu caso não precisas de uma quantidade muito grande de CO2 a bombar.

Zog Li

Publicado:
Podes sempre arranjar lâmpadas PLL. É uma boa solução para colocar mais luz em espaços pequenos.

Pedrioo,no teu caso,as tuas plantas são de fácil manutenção,basta aumentares um pouco a iluminação e vais ver que tudo corre bem.Quanto ao CO2 se fosse a ti fazia a receita com gelatina.Esta dura mais,embora sai menos CO2,mas no teu caso não precisas de uma quantidade muito grande de CO2 a bombar.

vou pesquisar como posso aumentar a luz usando o sistema k ja tenho :S

David poe la umas fotos!! :P

entremargens6hc1.png

Publicado:

olá vasco

o que vem a ser pll?

saõ especificas para aquario?

onde se encontra disso a venda?

obrigado

Publicado: (editado)

Sim há lâmpadas especificas para aquário.O que faz uma lâmpada especifica para plantas são os Kelvins que devem ser entre 4000 e 10000K.Depois o IRC indica a qualidade da lâmpada,quanto maior IRC tiver melhor.

PLL.jpg

Isto é uma PLL,há de 4 pinos e de 2. Podes fazer tu a instalação,tens o desenho da montagem na net.Precisas é de fio e um balastro.Se tiveres jeito fazes uma calha onde a colocar. O Ramirezi aqui do fórum,acho que é o patrocinador ''Aquaden'' (se não me engano...) tem destas lâmpadas.Envia-lhe mp e pergunta.

As PLL de 55W por ex. medem 53cm,o que para certos aquas é uma boa solução.Depois tens de 36W também.

Editado por Vasco Matos

Zog Li