Termostáto de arrefecimento


Recommended Posts

Boas!

 

Os termostátos de aquário servem para regular a temperatura da água. A maioria deles para aquece-la.

Aquilo que eu gostava é que me podessem indicar termostátos para baixar a temperatura da água. Falo em temperaturas de 5-10 graus C. Não necessito de muita potência. Balde com uns 5-10 L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Existem de facto arrefecedores de água mas são capazes de te custar tanto quanto uns 500 baldes desses.

 

Já agora, para que queres arrefecer uma quantidade de água tão diminuta? Põe gelo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aparelho desses deve ir para uns 300€ para cima-

 

Diria no mínimo 500€. :twisted:

 

Para arrefecer a água, nesta altura, basta deixares o balde na rua ou meteres uma garrafas de gelo a boiar no balde.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diria no mínimo 500€. ::D:

 

Para arrefecer a água, nesta altura, basta deixares o balde na rua ou meteres uma garrafas de gelo a boiar no balde.

 

Cumps

 

Tenho água na varanda a 13º C

 

Qual é o teu objectivo?

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse simplesmente para arrefecer a água do balde era só pôr a água na arca.

A minha ideia era manter a temperatura da água baixa e de forma constante num determinado espaço de dias para poder fermentar cerveja de baixa fermentação (e baixa temperatura de fermentação). O balde de fermentação seria deixado em banho-maria no tal balde (ou alguidar) a 5-15 graus C.

 

Por esse preço é preferível esvaziar o frigorífico e manter lá dentro o balde. :D

 

Obrigado pela dica. Caso saibam de mais alguma maneira...

Editado por GoRDiK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade, gostas mesmo deste hobby (aquariofilia) ou as tuas intervenções vão resumir-se a estas 2 sobre cerveja? surprised

:D

 

Há uma solução possível... mas depende da temperatura exterior.

 

Se tiveres a sorte de ter uma temperatura ambiente exterior abaixo dos 15 ºC durante o tempo que necessitas para a fermentação, podes realizar isso no exterior (varanda?)

 

Assim, regulas o termostato de aquecimento para os 10 ºC (ou valor próximo dentro do intervalo que queres) e esse termostato garante-te que se a temperatura baixar desse valor ele procede ao aquecimento, mantendo-te a temperatura entre os 10 ºC e a temperatura ambiente.

 

É conveniente o recipiente estar minimamente isolado do ponto de vista térmico para não gastar demasiada energia durante a noite e conseguir manter a temperatura (eventualmente também não ultrapassar os 15 ºC se, por acaso, a temperatura do ar subir ligeira e pontualmente acima dos 15 ºC durante o dia).

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda companheiros!

 

Acabei por saber que o tipo de levedura que eu tinha era de alta fermentação (15/25 graus), logo comprei um termostáto e configurei-o para aquecer a água até aos 20 graus. Já borbulha como uma louca... ::D:

 

Amigo Tilapia, sim só me registei e criei este Tópico para pedir ajuda a quem me pareceu saber do assunto. E acho que isso não é nenhum abuso ou falta de respeito para com o vosso hobby e fórum. Se assim o entendes, paciência. Não foi esse o intuito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda companheiros!

 

Acabei por saber que o tipo de levedura que eu tinha era de alta fermentação (15/25 graus), logo comprei um termostáto e configurei-o para aquecer a água até aos 20 graus. Já borbulha como uma louca... ::D:

 

Amigo Tilapia, sim só me registei e criei este Tópico para pedir ajuda a quem me pareceu saber do assunto. E acho que isso não é nenhum abuso ou falta de respeito para com o vosso hobby e fórum. Se assim o entendes, paciência. Não foi esse o intuito.

 

Então aproveita e dá mais uma vista de olhos, pode ser que te entusiasmes... vais ver que também sabe bem beber cerveja, a contemplar o trabalho, depois de fazer uma valente TPA :lol:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda companheiros!

 

Acabei por saber que o tipo de levedura que eu tinha era de alta fermentação (15/25 graus), logo comprei um termostáto e configurei-o para aquecer a água até aos 20 graus. Já borbulha como uma louca... ;)

 

Amigo Tilapia, sim só me registei e criei este Tópico para pedir ajuda a quem me pareceu saber do assunto. E acho que isso não é nenhum abuso ou falta de respeito para com o vosso hobby e fórum. Se assim o entendes, paciência. Não foi esse o intuito.

O assunto aqui não é a fermentação de cervejas e afins.

 

E não, não é abuso nenhum registrar-se num fórum, abrir um topico de bugalhos para falar de alhos, que por sinal já vai em 11 posts.

 

Isto para não falar no tempo que quem te respondeu a pesquisar sobre o assunto gastou(pessoalmente gastei mais de meia-hora num assunto que sei não me interesserá a não ser talvez daqui a muitos anos.)

 

Eu nunca faria o que tu fizeste.

Mas cada um é como é... e por mim o assunto encerrou portas e soldaram as fechaduras.

Cumps.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.