AJUDA URGENTE


hugoneto

Recommended Posts

Viva,

 

O me primeiro aqua a sério (ver aqui) parecia ir muito bem... até há 2 dias atrás.

As plantas estavam a crescer bem, verdinhas e com bom aspecto.

 

Desde há 2 dias, começo a ver no vidro da frente e no traseiro uma espécie de bolor, de cor amarelada. Nalgumas rochas, a mesma coisa, de tom acastanhado. Até as folhas das anúbias estão com umas manchas acastanhadas...

 

Estou em pânico, não sei o que se trata... serão algas? O que devo fazer?

 

A única alteração recente foi ter subido a temperatura de 26 para 31, por causa do ictio que apareceu nalguns ramirezi. Dentro de uma semana e meia já vou voltar gradualmente aos 26/27.

 

Ajudem pf!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São micro-algas.

Há-as às milhentas de espécies, nunca se conseguem eliminar por completo e é normal acontecer um surto mais importante no início do aquário.

São inofensivas. Têm de ser tiradas à mão e esperar.

Entretanto medir fosfatos e nitratos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Essas algas castanhas a que te referes são Diátomos ou Brown Algae, na realidade acho que são bactérias e não algas.

São normais em montagens novas e normalmente são associadas a pouca iluminação e excesso de silicatos na água. Já tens a calha?

Não stresses muito com isso, têm tendência a desaparecer com a maturaçao do aquário e há vários elementos da equipa de limpeza que tratam delas num fósforo. Mete umas ampulárias que elas resolvem o assunto.

 

Se fosse a ti retirava o carvão do filtro, provavelmente estás com os Nitratos e os Fosfatos a 0 dai também estares mais vulnerável às algas.

Também reparei que não tens CO2, Um bom sistema de CO2 é meio caminho andado para um aquário plantado sem algas. Claro que só por si não faz milagres. Só vais tirar proveito dele a 100% com iluminação e fertilização adequadas.

Podes optar por CO2 caseiro,mas aconselho-te a juntar uns trocos e a arranjar um sistema pressurizado, vais ver que não te arrependes. :D

 

1 Abraço

 

PS:As couves já seguiram. :) Aumentares a massa vegetal também ajuda a combater as algas. Cuidado que essa Echi fica um monstro. ;):?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Mais uma vez obrigado, sim as "couves" já cá estão!

 

Tenho já a calha há uns dias largos, a funcionar 11h por dia - 4x36W 7200k. As plantas parecem ter reagido bem.

 

 

Vou experimentar o tal CO2 caseiro, para ver o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais