Como verificar o ciclo de Azoto


Recommended Posts

Boas pessoal :D

 

Tenho lido com muita atenção os posts dos varios membros que expoem as duvidas, mas mesmo assim, apesar de já ter ficado com umas ideias mais afinadas, ainda me sobra uma duvidas....

 

A minha questão é se existe alguma maneira de verificar quando o ciclo de Azoto já esta concluido sem ser com os teste, ou este é mesmo a maneir mais indicada?

 

Segunda questão pelo que tenho lido, os velhinhos FBF ( Filtros biologicos de Fundo) :D não são muito aconselhados a quem quer ter plantas, isto é verdade?

 

E já agora, alguem utiliza ou já utilizou substrato JBL para colocar no fundo do Aqua? o que acharam?

 

Obrigado desde já pelas respostas

 

Jose Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...sem fazeres testes...teóricamente 1 mês se colocares bactérias tu e fores dando um pouco de comida...

 

outra forma...colocas peixes...se andarem à superficie e morrerem é pq tens amónia...mas não me parece ser a melhor forma

 

 

PS: um teste de amónia e de ph custa assim tanto dinheiro?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, no que diz respeito à ciclagem sou muito "old school". Dependendo do volume do aquário e das espécies com que o pretendes colonizar, podes optar por colocar dois ou três exemplares permanentes, esperando duas semanas e repetir o processo, com TPA's frequentes, mas não de um volume exagerado. Se os habitantes definitivos são de grandes dimenções, podes utilizar espécies mais pequenas e rezistentes para a ciclagem (gosto de G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] para o efeito).

 

Quanto ao filtro em placa de fundo, não o vejo como sendo incompatível com plantas, simplesmente tens de colocar uma esponja entre a placa e o substracto se não quizeres a placa coberta de raizes.

Os inconvinientes deste tipo de filtração (e motivos pelos quais não é muito popular) são:

1. ficar com o subrestracto cheio de detritos

2. não funcionar devidamente com areia muito fina

3. eliminar o ambiente anaeróbio no qual se completaria o ciclo do azoto (num aquário plantado sem muita fauna pode não ser relevante)

 

Tudo isto requer alguma experiência para se fazer a olhometro (e mesmo assim...), portanto, caso não queiras arriscar, compra um teste para amónia e outro para nitritos.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta

 

Desde já quero agradecer as vossas respostas, e o caso não é do teste ser caro ou barato, tanto que ate já os tenho, comprei um kit de testes da Hagen, http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01078650030101 , não sei se é bom ou não mas .... e durante esta semana ja vou ver como esta o aqua.

 

Como sou iniciado nestas andanças e visto iniciamente ter seguido os conselhos da minha patroa quando montei o aqua coloquei um FBF , subststrato e depois areao de rio..... mas as plantas acho que não se estão a dar lá muito bem...... :D

 

Vou continuar com a minha luta...

 

Já agora mais outra pergunta dificil, TPA? devo fazer quanto verificar ( via testes ) que é necessario , ou ir fazendo regularmente, tipo de de 2 em duas semanas, intercalando entre as TPA a limpeza do filtro interno?

 

Agradecido mais uma vez

 

Jose Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's e lavagens de filtro segue um bocado um critério pessoal, apesar do pessoal achar que se deve fazer todas as semanas...eu ultimamente tenho feito todas as semanas de facto, mas pq ando a querer controlar alguns problemas que ando a ter. De qualquer das formas fazer TPA's é necessário para diminuir a concentração de materiais pesados que se possam acumular no teu aqua entre outras coisas, como por exemplo fornecer nutrientes às plantas que se possam ter eliminado pelo metabolismo delas, sem ser necessário estar sempre a fertilizar por via externa.

 

tem atenção que fazer TPA não é o mesmo que acrescentar água que evapora, pq se tu tiveres um copo com sal e só acrescentares a água que evaporar a quantidade de sal nessa água vai ser sempre a mesma, o mesmo acontece com outras substâncias. Tens mesmo de tirar água do aqua e colcoar nova, não esquecendo de verificar a temperatura em que ela está, para não haver um grande choque térmico.

 

Para que isso aconteça tens duas opções, ou colocas a água muito lentamente, ou então se tiveres um termostato a mais, umas horas antes coloca-lo dentro da água que vai trocar, de modo a ficar a uma temperatura semelhante ao do aqua.

 

Tb já cheguei a fazer a meter água quente do esquentador e depois a meter lá dentro aquasafe e como era tudo muito rapido a água nem tinha tempo de arrefecer.

 

Tens de em conta o cloro da água que te mata as bactérias do filtro, ou a deixas a repousar durante 24h para o cloro evaporar ou então, se não quiseres fazer isso, antes de colocares a água dentro do aqua colcoas um anti-cloro, tb existe por aí muita malta que não faz isso, mas tb tem a ver com a proporção de água (com cloro) que se coloca dentro do aqua. Há que tem em conta que nem todos os aquários têm 100L...ehehe

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.