Recommended Posts

Publicado

Ola.

Depois de umas alterações no meu aqua de 56L resolvi aventurar-me num plantado. Espero conseguir fazer algo semelhante aos aquas dos craques do fórum. Conto para isso com as vossas opiniões e ajuda.

Primeiras fotos do aqua depois de plantar glossostigma:

Plano geral do aquario.

plantado01.jpg

Destaque para a alternanthera roseafolia que continua a crescer muito bem.

plantado02.jpg

Os pequenos pes de glosso plantados.

plantado03.jpg

Um Ramirezzi a verificar se está tudo em ordem.

plantado04.jpg

Vista geral da glosso.

plantado05.jpg

A arma do crime. Sem esta pinça não teria conseguido plantar a glosso. É optima e barata. Para quem estiver interessado é da Azoo e só custou cerca de 2 euros.

plantado06.jpg

Ficha técnica:

Aquário de 54 Litros (60x30x30)

Filtro Micron Interno de 200L

Termostato Micron 100W

Reflector adaptado com 4x15W de lâmpadas fluorescentes compactas de 15W Daylight (6400K)

Sistema de CO2 caseiro em garrafa de 1,5L

Areão, tronco e pedras

Fauna:

1 casal de guppys HB AOC

1 casal de ramirezzis

4 camarões caridina sp tiger

2 ottocinclus afinis

15 alevins de guppys na maternidade

Flora:

Glossostigma elatinoides

hemianthus micranthemoides

hygrophila polysperma rosanervis

alternanthera roseafolia

Vesicularia dubyana (Musgo de java)

Anubia barteria var. nana

Valisneria torcida

Cryptocoryne x willisii

Cabomba caroliniana

Cardamine lyrata

Riccia fluitans (na maternidade)

Como fertilizante estou a usar Waterlife Pondflora para colocar no areão e Nutrafin PlantGro para colocar na água.

Vou utilizar este tópico para mostrar a evolução da glosso assim como das restantes plantas.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Boas,

muito bonito (confesso :roll: que os plantados nunca me atrairam muito, mas isso está a mudar), está um aquário de um verdadeiro craque na matéria.

Força.

Todas as grandes caminhadas começam por um pequeno passo. Prov. Chinês

Publicado:

oi!!!

Samufish, está muito louco esse aqua! :lol:

Olha, a pinça é de que tamanho??

Compraste-a onde???(responde por mp) :roll:

cump

joaoo

avatas.jpg
Publicado:

Ola.

A pinça tem 25 cm e em principio pode ser encontrada em qualquer loja que vendra produtos Azoo. Se não tiverem o melhor é começarem a exigir que tenham porque é 5 estrelas, é barato e serve perfeitamente para plantar.

Cumprimentos,

Samu.

ps. o nome da loja segue em MP

Publicado:

olá,

Muitp bom :roll: tem futuro, muita luz e Co2 e a glosso forma um lindo tapete :lol:

Porque nao poes poes o fundo a preto?

A alternanthera roseafolia tem um pouco de algas nas folhas, n?

Um cardumezinho de cardinais era uma maravilha :)

Se quizeres uns pés de Limnophila sessiliflora diz.

(não deveria estar nas fotos e videos?)

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

Pic_1853_9.jpg

Cuide dela antes que passe para outras todas as plantas, pois esta algas é muito dificil de ser controlada, eu tive uma vez e só consigui controlar ela com um removedor de fosfato.

Mais se aqua está muito bonito ! parabens pela seus pequenos pes de glosso que ficarao muito bunitos.

Publicado:

Ola.

Hoje reparei numa enorme quantidade de bolhas no aquário. Acho que as plantas estão a fazer pearling.

Fafo, como funciona isso do removedor de fosfato? Pensava que os ottos comiam este tipo de algas... realmente estão a aparecer na maior parte das plantas.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Oi!

Samufish, usando Waterlife Pondflora, Nutrafin PlantGro e CO2 caseiro tens tipo algum problema nos niveis de nitratos?? sabes quais os valores?

Ja agora se puderes manda-me uma mp com a loja onde compras-te essas pinças, elas fizeram maravilhas..... ta muito fixe o aquario :( parabens :?

Ja agora (se tiveres tempo) poe ai umas fotos das tuas plantas a fazer pearling :D... outra coisa..... pelo que tenho lido, acho que a tua alternanthera roseafolia ta com pouca folhagem devido a demasiada iluminacao, ou seja quando a iluminaçao é muita as plantas tem tendencia a crescer em altura e a nao desenvolver tanto a folhagem... se nao estiver correcta alguem que diga :)

Continua com os plantados... 8)

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

Publicado:
Oi!

Samufish, usando  Waterlife Pondflora, Nutrafin PlantGro e CO2 caseiro tens tipo algum problema nos niveis de nitratos?? sabes quais os valores?

Ola.

Ja devia ter comprado mais testes, principalmente o dos nitratos, mas sao todos tao caros que ainda nao tive hipotese.

Quanto a fotos vou tirar mais este fim de semana. Quanto as plantas comecaram a fazer pearling achei aquilo lindo. Era so bolhinhas a subir por todo o aquario.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Nokinhas...é ao contrario....com iluminação a menos é que as plantas crescem em altura procurando mais luz! com iluminação suficientedesenvolvem-se mais lançando mais folhas e menos em altura.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Oi,

Samufish, sim de facto fica 1 espetaculo ter plantas a fazer pearling no aquario :idea: .... ja agora, aqui perto d mim ha 1 loja q vende o teste de nitratos baratinho, se quiseres saber + info manda-m mp, vou ver s passo la para ver se ainda ha!.

Just_me, obrigado pelo esclarecimento, tou a começar agora com os plantados e é sempre bom andar bem exclarecida :idea::lol:

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

• 5 semanas depois...
Publicado:

Olá pessoal.

Tenho estado de férias e calhou estar este fim-de-semana em casa porque o meu filho faz 1 ano e amanhã tenho uma pequena festa para ele em casa.

O aquário está muito bonito e assim que voltar de férias coloco fotografias. A glossostigma é que não se deu bem. Tenho 60W de luz, coloquei fertelizante no areão, e também coloquei fertilizante liquido e mesmo assim não foi suficiente. As folhas começaram a ficar amareladas e as que se mantém não crescem...

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Bem se tens luz suficiente, injecção de co2 e elas ficaram assim provavelmente é falta/excesso de algum nutriente. Apesar de teres fertilizado, ao não conheceres o(s) nutriente(s) em causa, não te serviu de nada. Mas também não me quero pronunciar mais porque só agora é que começo a ter umas noções de plantados. É pena que isso tenha acontecido. Tava mesmo curioso. ;) MAs quando puderes mete ai umas fotos. São sempre bem-vindas 8)