honda_freak Publicado Novembro 4, 2008 Publicado Novembro 4, 2008 (editado) Boa tarde a todos! Sou um membro recente aqui no forum, por isso tenho muitas questoes. eu gostava de ter um aquario de água salgada, mas antes de me meter nisto gostava de saber com o que posso contar a nivel monetario. já procurei aqui no forum e ainda nao cheguei a nenhuma conclusao quanto é que pagam por mes para sustentar um aquario ? água, luz, alimentação...? depois de ver aquarios de pessoas aqui do forum e de idealizar o aquario que queria ter, cheguei a conclusao que um aquario com 80x40x40 penso que era o suficiente, mas mesmo assim gostava de ter uma opinião vossa Em relação ao sump. pelo que li, é vantajoso ter um, e por isso, o meu aquario irá ter um. que medidas é que acham que o sump deve de ter? Quanto ao material penso que existem 3 grandes grupos Iluminação, Filtração Circulação de água. se estiver enganado corrijam-me para agora vou comprar o aquario, um movel a maneira e o sump. vou continuar a ler mais sobre isto, entretanto se tiver mais duvidas, coloco aqui. Abraço e Obrigado A. Ribeiro Editado Novembro 4, 2008 por honda_freak A Ribeiro
Pedro Conceição Publicado: Novembro 4, 2008 Publicado: Novembro 4, 2008 Sou um membro recente aqui no forum, por isso tenho muitas questoes. Então sê bem vindo ao fórum! eu gostava de ter um aquario de água salgada, mas antes de me meter nisto gostava de saber com o que posso contar a nivel monetario. já procurei aqui no forum e ainda nao cheguei a nenhuma conclusao quanto é que pagam por mes para sustentar um aquario ? água, luz, alimentação...? Esta é uma pergunta quase proibida...se o pessoal vai a ver o dinheiro que gasta....:S Tal como já te disse, os custos variam conforme o equipamento que temos, mas conta com uns €30/€40 semanais para um aqua médio. Se for algo mais pequeno, como mencionas mais a baixo, é menos dinheiro. depois de ver aquarios de pessoas aqui do forum e de idealizar o aquario que queria ter, cheguei a conclusao que um aquario com 80x40x40 penso que era o suficiente, mas mesmo assim gostava de ter uma opinião vossa No tamanho do aqua, devemos ir sempre para o maior que podemos ter. Eu fazia com 80x50x50. O comprimento podia variar, ser 80, 100 ou mais, mas pelo menos 50 de altura e 50 de profundidade. Em relação ao sump. pelo que li, é vantajoso ter um, e por isso, o meu aquario irá ter um. que medidas é que acham que o sump deve de ter? As medidas variam conforme o espaço que tenhas para ter, mas se poder ser de um tamanho pouco menos que o aqua, melhor. Quanto ao material penso que existem 3 grandes grupos Iluminação, Filtração Circulação de água. se estiver enganado corrijam-me Iluminação...tens de ter uma boa iluminação se quiseres ter corais duros, isso é importante. Filtração...tens a rocha viva que é o melhor filtro biológico que pode ter. Depois tens o escumador que faz a filtragem biológica. Além do escumador, existem uns sacos micro-prefurados que ajudam também na filtragem mecânica. Circulação...deves ter pelo menos 20x o volume do aquário em circulação. Deves ter em atenção os consumos das bombas, porque há bombas baratas que gastam muita electricidade e outras mais caras que gastam muito menos, sempre a fazer a mesma circulação (lts/h). Depois tens outros equipamentos, como osmorregulador, reactor de kalk/calcio, reactor de zeovite.... para agora vou comprar o aquario, um movel a maneira e o sump. Tens de dter em atenção ao móvel por causa da sump. Normalmente é uma estrutura metálica, aberta no meio para poderes ter uma boa sump e colocares lá a maior parte do equipamento. Mais alguma dúvida, é só perguntares! :D MEGA ARQUIVO
honda_freak Publicado: Novembro 4, 2008 Autor Publicado: Novembro 4, 2008 Esta é uma pergunta quase proibida...se o pessoal vai a ver o dinheiro que gasta....:STal como já te disse, os custos variam conforme o equipamento que temos, mas conta com uns €30/€40 semanais para um aqua médio. Se for algo mais pequeno, como mencionas mais a baixo, é menos dinheiro. eu nao vou pelo dinheiro, mas sim pela minha paixao pelo mar, mas queria ter uma ideia com aquilo que posso contar. eu tenho cerca de 20anos, tenho um trabalho estavel, e ainda vivo na casa dos meus pais, por isso o aquario vai ficar por minha conta. No tamanho do aqua, devemos ir sempre para o maior que podemos ter. Eu fazia com 80x50x50. O comprimento podia variar, ser 80, 100 ou mais, mas pelo menos 50 de altura e 50 de profundidade. percebido As medidas variam conforme o espaço que tenhas para ter, mas se poder ser de um tamanho pouco menos que o aqua, melhor. entao por exemplo podia ser 70x40x40 ? Iluminação...tens de ter uma boa iluminação se quiseres ter corais duros, isso é importante.Filtração...tens a rocha viva que é o melhor filtro biológico que pode ter. Depois tens o escumador que faz a filtragem biológica. Além do escumador, existem uns sacos micro-prefurados que ajudam também na filtragem mecânica. Circulação...deves ter pelo menos 20x o volume do aquário em circulação. Deves ter em atenção os consumos das bombas, porque há bombas baratas que gastam muita electricidade e outras mais caras que gastam muito menos, sempre a fazer a mesma circulação (lts/h). Depois tens outros equipamentos, como osmorregulador, reactor de kalk/calcio, reactor de zeovite.... sim, o aquario que eu idealizo vai ter mto a base de corais duros. estes pontos ainda nao sao para agora, tem de ser uma coisa de cada vez. Tens de dter em atenção ao móvel por causa da sump. Normalmente é uma estrutura metálica, aberta no meio para poderes ter uma boa sump e colocares lá a maior parte do equipamento. em relação ao movel, ao aquario e ao sump, valerá a pena mandar fazer o movel ? e em relação ao aquario valerá a pena ir a uma vidreira mandar fazer ou comprar já feito ? Obrigado A Ribeiro A Ribeiro
Pedro Conceição Publicado: Novembro 4, 2008 Publicado: Novembro 4, 2008 eu nao vou pelo dinheiro, mas sim pela minha paixao pelo mar, mas queria ter uma ideia com aquilo que posso contar. eu tenho cerca de 20anos, tenho um trabalho estavel, e ainda vivo na casa dos meus pais, por isso o aquario vai ficar por minha conta. Ainda bem que tens algum dinheiro livre....vais ser preciso! Só dou um concelho aqui...mais vale ires com calma e demorares um pouco mais a teres tudo, mas teres com qualidade, do que ires para o mais barato e passado alguns meses estares a vender algumas coisas para gastares no que é mesmo bom...gastas 2x entao por exemplo podia ser 70x40x40 ? Sim, podes começar com essa sump, não vejo nada de mal. sim, o aquario que eu idealizo vai ter mto a base de corais duros. estes pontos ainda nao sao para agora, tem de ser uma coisa de cada vez. Se vais colocar corais duros, deves pensar numa iluminação de, pelo menos, 1w/lt. Deves pensar também em ter um reactor de calcio para que os níveis de calcio estejam a ser sempre repostos. Outra coisa que te vai dar uma grande ajuda é um osmorregulador, é um excelente auxiliar! em relação ao movel, ao aquario e ao sump, valerá a pena mandar fazer o movel ? e em relação ao aquario valerá a pena ir a uma vidreira mandar fazer ou comprar já feito ? Deves ter em atenção o móvel que vais ter, pois deve resistir à água, e mais ainda à água salgada! O ideal é ser uma estrutura em ferro, devidamente tratado para a ferrugem. Ficas com espaço amplo dentro do móvel: No que toca ao aquário...existem alguns já feitos, mas caros. O ideal é ires a uma fábrica de aquários/vidraceira experiente/loja e mandares fazer com as medidas e especificações que queres. É veres a oferta que tens na tua zona e comparares preços, mas vê locais com experiência na montagem de aquas salgados. MEGA ARQUIVO
honda_freak Publicado: Novembro 4, 2008 Autor Publicado: Novembro 4, 2008 Se vais colocar corais duros, deves pensar numa iluminação de, pelo menos, 1w/lt. Deves pensar também em ter um reactor de calcio para que os níveis de calcio estejam a ser sempre repostos. Outra coisa que te vai dar uma grande ajuda é um osmorregulador, é um excelente auxiliar! isso fica para depois. ainda nao é altura para pensar nisso. Deves ter em atenção o móvel que vais ter, pois deve resistir à água, e mais ainda à água salgada! O ideal é ser uma estrutura em ferro, devidamente tratado para a ferrugem. Ficas com espaço amplo dentro do móvel: No que toca ao aquário...existem alguns já feitos, mas caros. O ideal é ires a uma fábrica de aquários/vidraceira experiente/loja e mandares fazer com as medidas e especificações que queres. É veres a oferta que tens na tua zona e comparares preços, mas vê locais com experiência na montagem de aquas salgados. e a uns 2anos trabalhei num estaleiro naval, que fazia reparação naval, e dou-me bastante com o dono, por isso devo de lhe pedir ajuda, e ele faz-me isso. dp forro a parte de baixo com algum tipo de madeira. pela foto que tu metes-te ai, reparei que o aquario tem uma coluna seca e furado em baixo. quando mandar fazer o aquario peço para eles me furarem o aquario e criar essa coluna seca ? se sim a coluna terá +- que medidas ? Obrigado A Ribeiro A Ribeiro
Pedro Conceição Publicado: Novembro 5, 2008 Publicado: Novembro 5, 2008 Sobre a coluna seca, tudo depende do que queres...quantidade de furos e medidas dos mesmo. Se fores a um local com experiência é só dizeres os furos e medidas que eles fazem tudo como deve de ser. Aproveito para te pedir para preencheres o teu perfil, sempre te podemos ajudar um pouco mais sabendo de onde és, podendo dar algumas referências de locais que façam aquários. MEGA ARQUIVO
honda_freak Publicado: Novembro 5, 2008 Autor Publicado: Novembro 5, 2008 Sobre a coluna seca, tudo depende do que queres...quantidade de furos e medidas dos mesmo. Se fores a um local com experiência é só dizeres os furos e medidas que eles fazem tudo como deve de ser o problema é que eu nao sei o que quero, pq nao sei o que é melhor. Aproveito para te pedir para preencheres o teu perfil, sempre te podemos ajudar um pouco mais sabendo de onde és, podendo dar algumas referências de locais que façam aquários. já está editado A Ribeiro
Recommended Posts