Agua cristalina


Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho uma duvida, tenho visto aquarios lindos e vejo alguns com uma agua cristalina ou seja muito limpa, eu no meu aqua quando olho de frente ele também tem a agua assim limpa mas se olhar pela lateral do aquario não se vê a outra lateral com muita facilidade ou seja fica um pouco escuro, há algum produto inofensivos para os peixes/plantas/invertebrados que coloque assim a agua?

Tenho um filtro externo eheim 2224.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou a ver o que queres dizer, eu tb via isso e no inicio tinha a agua super limpinha mas vendo de lado estava ligeiramente amarelada.

E como tinha um tronco pequeno a agua ficava amarelada, mas como pssei a fazer tpas semanais em vez de quinzenais como fazia ao inicio,

o amarelado foi desaparecendo.

So que como tenho extrema filtragem, um filtro 2217 da eheim de 1000 l/h para 120 litros de agua, e mais a biobox a filtrar com aquela

fibra verde ,mais uns produtos para remover nitrittos e nitratos, amonia, tenho a agua agora de lado tb cristalina, eu uso um produto bom

da marca Seachem o Purigen.

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Tenho uma duvida, tenho visto aquarios lindos e vejo alguns com uma agua cristalina ou seja muito limpa, eu no meu aqua quando olho de frente ele também tem a agua assim limpa mas se olhar pela lateral do aquario não se vê a outra lateral com muita facilidade ou seja fica um pouco escuro, há algum produto inofensivos para os peixes/plantas/invertebrados que coloque assim a agua?

Tenho um filtro externo eheim 2224.

 

Que fauna tens?

 

Esse filtro segundo o fabricante é para aquários até 250 L. Se tiveres acreditado no fabricante e tiveres um aquário de 250 L a funcionar com isso, descobri metade do teu problema.

 

Há quanto tempo montaste o aquário?

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fauna tens?

 

Esse filtro segundo o fabricante é para aquários até 250 L. Se tiveres acreditado no fabricante e tiveres um aquário de 250 L a funcionar com isso, descobri metade do teu problema.

 

Há quanto tempo montaste o aquário?

 

Abraço

 

Boas ;).

O meu aquario é de 120 Litros mas deve levar uns 100...

Tenho:

 

7 Corys,

1 Pleco,

10 Reds Cherrys

8 Guppys

2 Neons Rosa (Possivelmente vão sair do aquário)

2 Peixes Vidro (Possivelmente vão sair do aquário)

2 Barbos Cereja (Possivelmente vão sair do aquario)

6 Platys

 

O aquário está montado a cerca de 5 semanas!

Editado por tgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ;).

O meu aquario é de 120 Litros mas deve levar uns 100...

Tenho:

 

7 Corys,

1 Pleco,

10 Reds Cherrys

8 Guppys

2 Neons Rosa (Possivelmente vão sair do aquário)

2 Peixes Vidro (Possivelmente vão sair do aquário)

2 Barbos Cereja (Possivelmente vão sair do aquario)

6 Platys

 

O aquário está montado a cerca de 5 semanas!

 

5 semanas e já tem tanto peixe...

 

Deve ser um 100x30x40

 

Espera mais 1 semana e vai trocando água a isso para não teres problemas.

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 semanas e já tem tanto peixe...

 

Deve ser um 100x30x40

 

Espera mais 1 semana e vai trocando água a isso para não teres problemas.

 

Abraço

 

Sim são essas as medidas, tenho feitos TPAS de 30% +- todas as semanas por vezes até duas vezes por semana... o elevado numero de peixes deve-se ao facto de logo no primeiro dia ser obrigado a colocar lá dentro 10 guppys... ou seja desde que o aquário foi montado sempre teve peixes porque comprei o aquário usado e vinha com ele 10 guppys e não havia maneira de os manter noutro aquário por isso tive que arriscar... depois fui mudando aos poucos os peixes que tinha no aquário de 34 litros para lá.

A agua olhando de frente tá limpa... mas de lado como o user Miguel Reis mencionou vê-se tipo amarelada, só que já vi aquarios onde se olhava de um lado ao outro e a agua parecia "cristal" ;)

Editado por tgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são essas as medidas, tenho feitos TPAS de 30% +- todas as semanas por vezes até duas vezes por semana... o elevado numero de peixes deve-se ao facto de logo no primeiro dia ser obrigado a colocar lá dentro 10 guppys... ou seja desde que o aquário foi montado sempre teve peixes porque comprei o aquário usado e vinha com ele 10 guppys e não havia maneira de os manter noutro aquário por isso tive que arriscar... depois fui mudando aos poucos os peixes que tinha no aquário de 34 litros para lá.

A agua olhando de frente tá limpa... mas de lado como o user Miguel Reis mencionou vê-se tipo amarelada, só que já vi aquarios onde se olhava de um lado ao outro e a agua parecia "cristal" ;)

 

Tens troncos? É que eles amarelam a água e como no fundo deves ter uma cartolina ou vinil, ou qualquer coisa do género, esse amarelo não se nota tanto.

 

O meu aquário 150x50x60 está assim:

DSC_0579.jpg

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens troncos? É que eles amarelam a água e como no fundo deves ter uma cartolina ou vinil, ou qualquer coisa do género, esse amarelo não se nota tanto.

 

O meu aquário 150x50x60 está assim:

DSC_0579.jpg

 

O teu aquario está excelente sem duvida! O meu de lado não é nada assim... sim tenho um tronco e no fundo tenho uma cartolina azul... No meu vê-se perfeitamente olhando de cima ou de frente se for olhar de lado vê-se a tal agua amarelada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo estive a ver o teu filtro faz 700 l/h e o teu aqua e de 120 litros brutos,

reas deves ter perto de 100 litros.

Mesmo que o filtro baixe o caudal com o tempo e sujidade,pelo menos mais de 350 l/h deve fazer

ja te faz 3 a 4 vezes o aqua em filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo estive a ver o teu filtro faz 700 l/h e o teu aqua e de 120 litros brutos,

reas deves ter perto de 100 litros.

Mesmo que o filtro baixe o caudal com o tempo e sujidade,pelo menos mais de 350 l/h deve fazer

ja te faz 3 a 4 vezes o aqua em filtragem.

 

Por acaso tenho que comprar matérias filtrantes novas... será que posso troca-las assim do nada? As bactérias não irão morrer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder podes, vê como estao as tuas medias em termos de sujidade.

Eu hoje lavei o meu filtro e limpei tudo o que era tubos e buracos de entrada e saida de agua

com um escovilhao.

Eu costumo colocar as ceramicas dentro da agua que retiro do filtro. enquanto faço a limpeza.

os tubos costuma agarrar-se muita porcaria no interior que depois diminui o caudal de saida.

nao sei o que leva o teu filtro ,esponjas azuis e de lã branca ?

o meu as de lã ao fim de 1 ou 2 lavagens substitui por novo,as azuis quando ficam negras

substituo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder podes, vê como estao as tuas medias em termos de sujidade.

Eu hoje lavei o meu filtro e limpei tudo o que era tubos e buracos de entrada e saida de agua

com um escovilhao.

Eu costumo colocar as ceramicas dentro da agua que retiro do filtro. enquanto faço a limpeza.

os tubos costuma agarrar-se muita porcaria no interior que depois diminui o caudal de saida.

nao sei o que leva o teu filtro ,esponjas azuis e de lã branca ?

o meu as de lã ao fim de 1 ou 2 lavagens substitui por novo,as azuis quando ficam negras

substituo.

 

Sim leva uma de lã branca e uma azul mais grossa... o filtro é usado a ver se compro as matérias filtrantes e as esponjas novas para substituir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder podes, vê como estao as tuas medias em termos de sujidade.

Eu hoje lavei o meu filtro e limpei tudo o que era tubos e buracos de entrada e saida de agua

com um escovilhao.

Eu costumo colocar as ceramicas dentro da agua que retiro do filtro. enquanto faço a limpeza.

os tubos costuma agarrar-se muita porcaria no interior que depois diminui o caudal de saida.

nao sei o que leva o teu filtro ,esponjas azuis e de lã branca ?

o meu as de lã ao fim de 1 ou 2 lavagens substitui por novo,as azuis quando ficam negras

substituo.

 

 

Substituis ao fim de 1ou 2lavagens? porquê?

Eu limpo-as bem e elas ficam como novas. Ainda para mais essas esponjas são caras, acho desnecessário.

Não leves a mal o meu comentário, é só a minha opinião.

 

Quanto ao problema em concreto da água turva ou embaciada, tenho a dizer-te que um filtro com UV ajuda muito, mas o fundamental é ter um bom filtro.

 

Abraço

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao substituo cada vez que lavo o filtro, eu disse que ao fim de 2 ou 3 reutilizaçoes

substituo, depende, eu começo a lavar a lã e ja me aconteceu por mais que tivesse a lavar

e expremer e apertar ela continuava negra, ai sim entao substituo, hoje por ex nao substitui,

lavei bem e como ficou quase branca, ficou ok.

so que como tenho excesso de populaçao o meu filtro apesar de potente suja-se depressa.

Ja aconteceu retirar as esponjas azuis completamente escuras e nesse caso substituo,

hoje estavam todas ok ,ainda azulinhas depois de lavadas.

Eu tenho UV ligado á biobox com uma bomba eheim de 300 l/h ,e da JBL o de 9 watts,

so ligo 1 vez por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Alguém daqui, sem recurso a UVCs pode dizer que vê a água tão cristalina de frente (neste caso 30 cms) do que de lado (neste caso 100 cms)?

 

Eu tenho e tive aquários de várias formas e feitios e quanto maior fosse a profundidade da água mais se notava a turvação. Na minha experiência é impossível conseguir água 100% cristalina quando a profundidade começa aumentar, e essa profundidade terá a ver com a filtragem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De frente, e o meu aqua tem 40 cm fundo( largura) e vejo nitidamente o fundo,

ate mesmo de lado o meu esta como esta praticamente este na foto.

So tenho a dizer, o 2217 é fenomenal.

O meu maior tem de comprimento 120 cms (50 cms de fundo) também está assim, mas só com muito boa vontade se pode dizer, mesmo no da foto, que está 100% cristalina.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.