Iluminação


NeroBaco

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Uma vez que ninguem me respondeu ao topico recentemente escrito por mim ;) , aqui deixo mais uma dúvida :lol: !

 

o meu aquario tem cerca de 30 cm de altura e acabei de comprar uma lâmpada de 15w da Boyu, para ver se as minhas plantas arrebitam, principalmente a Alternanthera reineckii

 

o que se passa é que segundo este site http://scape-it.blogspot.com/2008/09/iluminao-ideal.html o meu aquário necessita de cerca de 70-80W de luz, confirmam? como fazer uma vez que o meu aquário já tem a calha especifica para esta lâmpada de 15W?

 

Muito obrigado e espero desta vez ter alguma respostazinha :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é vdd peço desculpa :) !

 

Aquário tem comprimento de 52cm, largura 22 cm e altura 30cm, julgo que são estas as medidas e de capacidade 60-70L aproximadamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é vdd peço desculpa :) !

 

Aquário tem comprimento de 52cm, largura 22 cm e altura 30cm, julgo que são estas as medidas e de capacidade 60-70L aproximadamente.

 

Não, com essas medidas tens cerca de 34Litros. Bom, para 34L eu optaria por uma PL-L de 36W de 6500 Kelvins.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É essas medidas dá 34L brutos,que representa uns 29L reais. Para saberes a liragem é multiplicares 52 X 22 X 30 e dividires por 1000.

 

A iluminação coloco-a dependendo do tipo de aquário que quero manter. Para manter um aqua com plantas mais exigentes,como Blixas,Rotalas, HZ,Ludwigias e plantas de tapete como Glosso e Hemianthus C.''Cuba'', devo colocar mais luz,e claro,um sistema de CO2,para além de ter de fazer fertilizações um pouco mais rigorosas.

 

Para manter Musgos,Anubias,algumas Cryptocoryne,Valisnérias,etc a luz pode ser em menor quantidade e a colocação de um sistema de CO2 é facultativa.A fertilização pode ser semanal,pois o metabolismo do aqua mais lento.

 

Para 34L,se pretendes manter plantas exigentes,eu colocaria uma PLL de 55W,e um sistema de CO2.

Para manter apenas Musgos,etc, colocaria 30W.

 

E não te esqueças dos Kelvins das lâmpadas,que devem ser entre 4000K e 10000K.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 34L,se pretendes manter plantas exigentes,eu colocaria uma PLL de 55W,e um sistema de CO2.

Para manter apenas Musgos,etc, colocaria 30W.

 

Vasco, 55W não será muito? Além disso, a PLL de 55W não caberia no aquário pois têm 54cms de comprimento. Como já referi em cima optaria por 36W ou 40W.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente julgava o meu aqua maior :wub: ...

 

De qualquer maneira, eu tenho uma anubia, eigeria, cabomba, e uma alternanthea reineckii, e é principalmente devido a esta último que me tenho andado a esforçar para ver melhoras, pois o aspecto dela não é muito positivo...

 

Co2 vou por um sistema caseiro(só não sei como fazer à noite, para não aumentar muito os níveis de Co2, retiro a mangueira?), fertilizações faço, mas a luz...

 

Só não entendo uma coisa, o meu aqua tem uma calha que só dá para uma lâmpada com 15W no máx(449mm), e esses watts que me aconselham são com lâmpadas muito maiores, não é?Quanto à temperatura tinha uma ideia vaga que deveria rondar esse parâmetro mas não faço ideia qual o valor desta nova que comprei(T8 15W sun Light Boyu) erradamente....

 

outra ajudinha já agora=), para não gastar tanto dinheiro em lojas de animais, não há lampadas PLL à venda noutras lojas que sirvam para o efeito?

 

Muito obrigado mais uma vez!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um pouco de pesquisa já percebi +ou- a TºC das lâmpadas (capacidade de penetração na coluna de água :wub: ) e que as PLL de watts que me aconselham existem para o comprimento da calha yikes , agora quanto à largura das PLL e ao casquilho é que já não sei se são compatíveis, saberão responder-me? e será que no AKI vendem lâmapadas PLL com todos esses parâmetros?

 

Obrigado por tudo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um pouco de pesquisa já percebi +ou- a TºC das lâmpadas (capacidade de penetração na coluna de água :D ) e que as PLL de watts que me aconselham existem para o comprimento da calha :D , agora quanto à largura das PLL e ao casquilho é que já não sei se são compatíveis, saberão responder-me? e será que no AKI vendem lâmapadas PLL com todos esses parâmetros?

 

Obrigado por tudo :D

 

 

Boas

 

Ao optares por por uma PLL 36W/6500K (o mais recomendado) necessitas retirar os casquilhos existentes tal como o balastro, e novos teem que ser instalados.

Se quiseres mais detalhes manda MP.

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado sergio caneca, assim que puder mando fotos com mais pormenores! Apesar de não saber o que é o balastro, no total essa modificação é cara ou nem por isso? Assim que puder mando detalhes ;)

Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, 55W não será muito? Além disso, a PLL de 55W não caberia no aquário pois têm 54cms de comprimento. Como já referi em cima optaria por 36W ou 40W.

 

Cumps

Eu acho que não,claro que mais luz aumenta o metabolismo do aquário.Em aqua de litragem reduzida necessitam de um coeficiente maior de luz,em relação a aquários maiores.

 

Se vires neste site: http://www.fitchfamily.com/lighting.html ,que tem como estimativa os valores usados por Takashi Amano nos seus aquários,vês que para um aquário de 29L o ideal é 58W. Em baixo tens uma calculadora,tens de colocar em Liters (Litros),pois aparece em Gallons (Galões).

 

Isto vale o que vale,e não é regra para ninguém,é uma mera estimativa.Cada um de nós,de acordo com as experiências pessoais,deve fazer o aquário que melhor se adapta a si mesmo.

 

Porém não vale a pena colocar muita luz para colocar Fetos e Musgos.Cada aqua é diferente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais