O meu velhinho aquário


ct1gnd

Recommended Posts

Olá a todos.

Não sou propriamente um iniciante. Já tive um aquário á anos, porem desmotivado pelo pouco tempo de vida que os meus peixes duravam, decidi desistir.

Tambem as plantas duravam pouquissimo.

Agora tenho acompanhado com muito interesse este magnifico forum, e senti-me encorajado com o que li. Decidi activar novamente o aquário.

Então o setup é o seguinte:

Aquário (velhinho) 100x30x40

Substrato fertil + areia

Iluminação, estou á espera de uma calha t5

Filtro Eheim Pro 2034

Aquecimento 200 W

Flora - hemiographis colorata

microsorium latifolia

Cryptocoryne bullosa

spathiphyllum quatro

ophiopogon gigantea

didiples diandra

anubia nana

Quanto á fauna, de momento vou aguardar umas 2 semanas, mas estou a pensar colocar:

3 Escalares

2 casais de ramirezi

6 neon

2 coridoras

2 pitbull (penso que é assim que se chamam )

2 kullis

Agora a duvida é esta. Será serão todos eles compativeis para fazer um aquario comunitário?

Quais as alterações, isto no caso de não se poderem juntar todos, que me aconselham.

Fico a aguardar com expectativa todas as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo de volta ao maravilhos hobby ;)

quanto a fauna tenho uns pequenos reparos a fazer:

2 casais de ramirezis num aquario desse tamanho seclhr da disputas territoriais aocnselhavate a pores apenas 1.

Depois 2 corydoras tambem nao e muito bom pois ebora muita gente as mantenha sozinhas sao peixes de cardume.... o mesmo se passa com as kuhlis.

E ja agora aumentava tambem o numero d neons.

 

Cumprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á fauna, de momento vou aguardar umas 2 semanas, mas estou a pensar colocar:

3 Escalares

2 casais de ramirezi

6 neon

2 coridoras

2 pitbull (penso que é assim que se chamam )

2 kullis

bom dia

 

Não podes intruduzir esses peixes todos de uma vez, tens de ir metendo aos poucos.

Em relação ao nome correcto é LDA25 (pleco pitbull).

 

1º tens de completar o "ciclo do azoto" para poderes começar a introduzir mais peixes. Isso não é uma ciencia exacta, que se possa dizer "daqui a 3 dias está assim e daqui a 20 está assado".

 

Ainda bem que começas por perguntar, senão ìas voltar a ver mortes.... Espero ter ajudado.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 casais de ramirezis num aquario desse tamanho seclhr da disputas territoriais aocnselhavate a pores apenas 1.

Depois 2 corydoras tambem nao e muito bom pois ebora muita gente as mantenha sozinhas sao peixes de cardume.... o mesmo se passa com as kuhlis.

E ja agora aumentava tambem o numero d neons.

 

Cumprimentos

Muito obrigado pelos conselhos caro Daniel Santos

Irei colocar então só 1 casal de ramirezis. Quanto ás coydoras e kuhlis eu não queria colocar muitas, pela simples razão de estas poderem desenterrar

as plantas. Os neons irei para os 8 então.

É isto que é bonito neste forum, sempre muita gente a ajudar quem tem dificuldades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º tens de completar o "ciclo do azoto" para poderes começar a introduzir mais peixes. Isso não é uma ciencia exacta, que se possa dizer "daqui a 3 dias está assim e daqui a 20 está assado".

 

Ainda bem que começas por perguntar, senão ìas voltar a ver mortes.... Espero ter ajudado.

Olá Nuno Costa

Claro que sim, ajudas-te bastante.

Pois o aquário está neste momento a ciclar, vou esperar mais uns tempos e depois vou colocando os peixinhos.

Para alem dos que enumerei, o que é que poderei colocar mais? Queria um aquário comunitário com algumas especies mas sem colocar peixes a mais.

Breve vou colocar fotos para o pessoal me dar sugestões.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alem dos que enumerei, o que é que poderei colocar mais? Queria um aquário comunitário com algumas especies mas sem colocar peixes a mais.

 

Desde já boa sorte com este teu projecto.

 

Vou-te primeiro premiar com a minha opinião pessoal (concidera-a se quizeres). Acho que aquários pequenos com demasiadas espécies ficam feios (são aquilo a que chamo salada de frutas: comem-se quando não se sabe muito bem o que se quer).

 

Mais seriamente, considerando a fauna que proposeste, 10x Paracheirodon innesi e 10x outro pequeno tetra talvez satisfaça o teu desejo de variedade.

Acho também, como já foi referido, que deverias aumentar o número de coridoras e kullis se realmente os pretenderes inserir no aquário e, caso tenhas de seder por algúm lado, seria, na minha opinião, pelos escalares, pois uma vez mais também estes gostam de andar em pequenos cardumes e digamos que o aquário não é muito espaçoso.

 

Espero ter sido útil.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais seriamente, considerando a fauna que proposeste, 10x Paracheirodon innesi e 10x outro pequeno tetra talvez satisfaça o teu desejo de variedade.

Acho também, como já foi referido, que deverias aumentar o número de coridoras e kullis se realmente os pretenderes inserir no aquário e, caso tenhas de seder por algúm lado, seria, na minha opinião, pelos escalares, pois uma vez mais também estes gostam de andar em pequenos cardumes e digamos que o aquário não é muito espaçoso.

Tiago Navarro

Olá Tiago

Tomei nota das opiniões que me deste. Desde já agradeço.

Só não quero abedicar dos escalares, para mim são os peixinhos que sempre quis ter.

Os outros poderia não meter, mas 2 ou 3 escalares queria ter.

Espero que não leves a mal a minha ideia.

Editado por ct1gnd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui ficam algumas fotos do aquário

casa497ev6.jpg

Lado esquerdo

casa495ik2.jpg

w800.png

Lado direito

casa492ec1.jpg

Sei que não estão muito bem, mas prometo fazer melhor na próxima.

Agora gostava de receber as vossas sujestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

O layout do aqua e a disposiçao da splantas na minha opiniao esta bem boa :evilbat:

So tenho algumas perguntas para si:

se essas pedras que ai tem meias esburacadas sao alcalinas ou nao?

E se tem co2?

 

CUmprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel Santos

Obrigado pelos comentários.

Não, de momento ainda não tenho CO2, ando a ler todos os tópicos sobre o assunto e depois vou ver se consigo

por a funcionar qualquer coisa artesanal.

Quanto ás pedras, eu não tenho bem a certeza, quando as comprei, isto já há anos, perguntei se não

alteravam o PH e fui informado que eram neutras. A mim parecem ser de origem vulcanica. Mas não tenho a carteza.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel Santos

Obrigado pelos comentários.

Não, de momento ainda não tenho CO2, ando a ler todos os tópicos sobre o assunto e depois vou ver se consigo

por a funcionar qualquer coisa artesanal.

Quanto ás pedras, eu não tenho bem a certeza, quando as comprei, isto já há anos, perguntei se não

alteravam o PH e fui informado que eram neutras. A mim parecem ser de origem vulcanica. Mas não tenho a carteza.

Um abraço

Boas

 

entao se quiser testar se sao neutras ou nao e bastante simples...

Agarre numa metade de limao e meta umas gotas do sumo do mesmo em cima das pedras (secas) e se efeversher( n sei escrever ^^) e porque e calcaria se nao e porque nao e.

 

Cumprmentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Conforme prometido ao Daniel Santos, aqui fica uma actualização do aquário.

Por favor façam as vossas criticas, para poder alterar o que não está bem.

casa561ft8.jpg

w800.png

casa569im3.jpg

w800.png

 

Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.