Recommended Posts

Publicado

Boas a todos

Desculpem as minhas perguntas, mas sou novo nestas andanças.

1) O que é um teste TPA???

2) Para que serve ???

3) Como se faz???

Obrigado

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Publicado: (editado)

Boas,

Primeiro de tudo bem- vindo

Não conheço nenhum teste TPA mas sim uma TPA que é uma troca parcial de agua do aquario que se deve fazer pelo menos todas as semanas eu faco com um cifão para um balde depois ponho agua da torneira para o aquario essa agua que ponho esta em repouso um dia.

Cumps,

Henrique

Editado por henriquecss
1) O que é um teste TPA???

- Troca parcial de água. Pode ir dos 20% (mínimo semanal recomendado) até 50%, dependendo da capacidade do aquário, já que trocar 50% de água num aquário de menos de 60 L requer bastante mais cuidados do que num de 400 L ou mais.

2) Para que serve ???

Serve para melhorar a qualidade dá água, já que os peixes fazem as suas necessidades e a concentração de substâncias nocivas no aquário aumenta.

3) Como se faz???

Tiras água do aquário e metes água nova que deverá ficar preferencialmente em repouso para que perca o cloro, durante pelo menos uns dias. Existem produtos para colocar na água que retiram o cloro, mas eu pessoalmente evito a utilização de produtos na água.

(Já que falei em produtos na água e tu és novo por aqui, aconselho-te a escolheres os peixes que pretendes ter consoante o pH que sai da tua torneira, para não teres que estar a utilizar produtos para alterar o pH)

Abraço e diverte-te por aqui.

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Olá

Acho que já foi tudo dito.

Só resta dizer para teres cuidado com as diferenças de temperatura, especialmente nesta altura do ano.

No meu caso, como deixo a água a repousar num jarrican durante 2/3 dias para perder o cloro, arranjei um térmostato de 25w para manter a água dentro do jarrican a uma temperatura aceitável. Pelo menos no Inverno, no Verão não é preciso.

1 Abraço

Publicado:

Boas

Li num topico (ja nao me lembro onde) que tinham posto agua com gas dentro do aquario.

Para que serve ??

Quais as vantagens??

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Publicado:
Boas

Li num topico (ja nao me lembro onde) que tinham posto agua com gas dentro do aquario.

Para que serve ??

Quais as vantagens??

À partida serve para injectar CO2 dentro do aquário, porém, não sei se é um método eficaz. Terás que esperar por feedback.

Vantagens? Ficas com a carteira mais leve pois andar a comprar garrafas com gás não deverá ser pêra doce.

Para injectar CO2, poderás seguir receitas caseiras mais comuns, baratas e eficazes.

Cumps

Publicado:
À partida serve para injectar CO2 dentro do aquário, porém, não sei se é um método eficaz. Terás que esperar por feedback.

Vantagens? Ficas com a carteira mais leve pois andar a comprar garrafas com gás não deverá ser pêra doce.

Para injectar CO2, poderás seguir receitas caseiras mais comuns, baratas e eficazes.

Cumps

Quais sao as receitas caseiras para CO2 ??

Para que serve o CO2??

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Publicado:

Em palavras resumidas, o Co2 serve para potenciar o crescimento das plantas, tornando-as mais saudáveis. Contudo, nem todas as plantas necessitam de injecção de CO2.

Para receitas, podes pesquisar aqui pelo fórum. Vais ao sub-fórum DIY e lá encontras as receitas.

Cumps

Publicado:

Boas

com um aquario de 96l qual a quantidade de peixes devo por???

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Publicado:

Olá!

Essa pergunta, desculpa-me que te diga, não tem lógica!

Tudo depende do tamanho dos peixes. Depois há espécies que se recomendam andar em cardume, ou seja, podes ter um cardume grande de peixes pequenos, ou menos peixes de maiores dimensões!

Pensa bem no que queres fazer do aquário, se é que me faço entender. Que espécies gostas, se vais fazer plantado, etc... depois logo vês em relação a quantidades :)

Publicado:

A relação é: 1cm de peixe por 1l de água

Logo com 96l de água podes ter 96cm de peixe.

Ou seja dá cerca de 20 peixes de 5cm.

Publicado:
A relação é: 1cm de peixe por 1l de água

Logo com 96l de água podes ter 96cm de peixe.

Ou seja dá cerca de 20 peixes de 5cm.

isso é na teoria....

um aqua com 96l tem 80x30, logo se meteres um peixe com 96cm ele nem se consegue esticar, quanto mais nadar.

à aqui um topico (que agora não descubro) que indica ainda outra regra. O peixe não pode ser maior que 1/3 do aqua, para o animal poder nadar.

Assim sendo, é um complemento de 2 regras:

1 cm por 1 litro

nunca 1 peixe ter mais de um terço do aqua

NOTA: os peixes são medidos na idade adulta, não em bébés

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

isso é na teoria....

um aqua com 96l tem 80x30, logo se meteres um peixe com 96cm ele nem se consegue esticar, quanto mais nadar.

à aqui um topico (que agora não descubro) que indica ainda outra regra. O peixe não pode ser maior que 1/3 do aqua, para o animal poder nadar.

Assim sendo, é um complemento de 2 regras:

1 cm por 1 litro

nunca 1 peixe ter mais de um terço do aqua

NOTA: os peixes são medidos na idade adulta, não em bébés

Agora é a minha vez de dizer que não tem lógica... cheers

1/3 de 80 é aproximadamente 26, e eu peço-vos o favor de não porem 3 peixes de 26 cm dentro do aquário.

Ah, não ponham nenhum mesmo, se não for pedir muito...

Diz os peixes que gostas, a malta depois diz que quantidades recomenda.

Esse aquário se tiver 80x30x40 (CxLxA) dá para:

0 (zero) Malawis

1 (um) casal de ciclideos dos rios Africanos

2 (dois) ou 3 (três) escalares, 3 (três) ou 4 (quatro) peixes de fundo e alguns peixes de meia água como Rasboras.

...

Diz as medidas do aquário se possível porque um aquário de 40x40x60 tem 96 L e não tem nada a ver com um 80x30x40.

Abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!