Recommended Posts

Publicado

Se alguém conhecer bem esta espécie...

Tenho duas Corys Shwartzi, uma tem uma risca muito negra na cabeça, a outra tem a risca cinzenta, já coloquei esta questão antes mas não obtive resposta, será normal? ontem vi uma loja com imensas Shwartzi, tinham as de risca negra num aquário e as de risca cinzenta noutro e disseram que eram de espécies diferentes, eu preciso de comprar 4 e agora fico na dúvida, ainda pensei que a cor distinguia os machos das fêmeas, será que se tratam de espécies diferentes?

Schwartzi03.gif

A foto não é grande coisa, mas dá para ver a diferênça, agradeço imenso a ajuda, estava a pensar comprar 4 e não sei o que fazêr!

Obrigada

Luisa Fonseca

Publicado:

Viva,

As corydoras schwartzi têm como caracteristica uma pequena parte da barbatana dorsal ser manchada de preto.

Essa tua corydora, não tem essa mancha. E os pontos pretos do corpo, não são tão espaçados como essa cory, são mais juntos e carragados, por vezes podem até ser continuos.

Não consigo identificar essa tua corydora, precisava de uma foto melhor...

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Não consigo boas fotos, elas andam sempre escondida, mas são iguais a esta:

images7.jpg

só que uma é da mesma côr que esta e a outra tem cinza no lugar do negro, as fotos que tenho são estas.

Schwartzi02.gif

ampliada... mas a máquina também não ajuda nada...

Schwartzi01.gif

Publicado:

Mandei o msg antes de terminar, tenho aqui outra foto que tirei ontem,

IMG_38521.jpg

São iguais, mas uma tem tipo uma máscara de negro e a outra de cinza...

Se puderes dar umas dicas! se não forem iguais lá fico eu só com uma de cada, a ideia é ter 6 de cada e nunca consigo, ou nascem 800 ou não atino com as espécies! eu gosto muito destas, nem sei se o nome é Schwartzi, dá jeito saber para poder pesquizar... na Net estas têm sempre esse nome! não sei, aguardo uma dicas, não quero morrer sem conseguir um cardume de 6 seja lá do que for (além das Sterbai, claro, mas essas estão em boas mãos)

obrigada

Publicado:

Viva,

Sim, o nome é schwartzi, mas podes tambem pesquisar por corydora apache (vão-te aparecer sites brasileiros).

As schwartzi, são das corydoras mais dificeis de reproduzir. Segundo consta, é necessário um aquario densamente plantado e muita comida viva.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Olá, não tem sido fácil a pesquisa que deu em conclusões inconclusivas:

"A côr intensifica-se com a idade"... no entanto estas duas parecem ter a mesma idade e são diferentes:

Corydoras20schwartzi20-20coridora20.jpg

Outras curiosidades:

- Para além de Schwartzi também é conhecida por corydora Tigre, Apache ou Mapache.

- A forma correcta de escrever é Corydora e não coridora porque vem da familia das Corydoradinae.

A Corydora que tem uma lista preta dorsal é a Corydora Agassizi

images13.jpg

Por fim decido-me na compra de 4 Corydoras de lista negra e vou vendo o comportamento, se a cinzenta ficar de parte compro mais 4 cinzentas, acho que ainda sobra espaço, o aquário leva 60 litros, vivem bem os 10 elementos e duas ampulárias marfim.

de qualquer forma se alguém souber porque é que as corydoras schwartzi podem apresentar dois tons tão distintos, faça favor de partilhar...

obrigada

Luisa Fonseca