jpospr Publicado Outubro 31, 2008 Publicado Outubro 31, 2008 Boas Tenho andado com uns problemas em relação dos Nitratos, que andavam pelos 240 :D , entretanto umas TPA's e a coisa tem estado a melhorar. Se bem que depois voltam a aumentar, e ainda não percebi a minha fonte de Nitratos. Qualquer das formas os Nitratos continuam sem baixar dos 20 ou 40. O que para mim para já acho muito bom tendo em conta o valor de partida... (Isto é o que faz nunca ter comprado o teste dos Nitratos) Como tenho o aqua recentemente plantado de forma razoável, antes tinha só uma anubia e uma planta que não sei o nome, decidi fazer um CO2 "gelatina" que está a bombar bem e comecei a fertilizar o aqua com Fosfatos e Potássio e com micro-elementos. Acontece que tenho feito as medições sempre à mesma hora e colocado os fertilizantes depois de fazer as medições, e o que venho a notar é que os Fosfatos sempre que os meço, 24h depois estão sempre a zeros. Existe alguma forma de manter os fosfatos num valor razoável de forma constante para que o consumo de Nitratos tb aumente? Pq assim quando acabam os fosfatos o Nitrato tb deixa de ser consumido. Tenho red cherrys no aqua, os fosfatos são muito agressivos para eles? É que custa-me estar a deitar quase 20ml para dentro de um aqua de 60L, ficar com o valor dos fosfatos no 1,5 ou 2 e depois na noite a seguir já estar de novo a zeros. Setup: Aqua de 60L 2 lampadas de 36W, 8h diárias 1 filtro eheim 2211 2 sacos JBL BioNitratex para baixar os nitratos 2 ottos 1 viuva 7 neons 1 corydora um batalhão de cherrys Glossostigma Pogostemon hemianthus uma "ketrefada" de plantas flutuantes que não sei o nome, tem as folhas pequenas e redondas, pelo que sei "mamam" nitratos Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Luís Fortunato Publicado: Novembro 1, 2008 Publicado: Novembro 1, 2008 Olá mais uma vez. Existe alguma forma de manter os fosfatos num valor razoável de forma constante para que o consumo de Nitratos tb aumente? Pq assim quando acabam os fosfatos o Nitrato tb deixa de ser consumido. Sem ser essa que referes, não há... só se usares um fertilizador automático, ou uma bomba peristáltica. Porque não começas a fertilizar duas vezes por dia? Antes de saíres de casa, e antes de te deitares, por exemplo... Tenho red cherrys no aqua, os fosfatos são muito agressivos para eles? É que custa-me estar a deitar quase 20ml new_Eyecrazy.gif para dentro de um aqua de 60L, ficar com o valor dos fosfatos no 1,5 ou 2 e depois na noite a seguir já estar de novo a zeros. Se os níveis de PO4 baixam nessa grandeza num dia, é sinal que eles estão a ser consumidos... óptimo, pois como tu já referiste, os NO3 vão ser igualmente consumidos, ou pelo menos, outras fontes de azoto. Em relação a animais, e mesmo a plantas, um excesso de PO4 no aquário não acarreta grandes problemas, nem preocupações. Podes ter níveis bem altos, arrisco a dizer que na ordem dos 30~50 ppm, que são totalmente inócuos para os animais e plantas no aquário... já com as algas, isso é outra história, mas adiante. plantas flutuantes que não sei o nome, tem as folhas pequenas e redondas, pelo que sei "mamam" nitratos Lemna minor... será? Geralmente, todas as plantas flutuantes são boas consumidoras de azoto. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jpospr Publicado: Novembro 2, 2008 Autor Publicado: Novembro 2, 2008 Obrigado Luís mais uma vez por responderes a um das minhas várias questões. Pois bem parece-me que tenho feito tudo bem até agora, hoje foi dia de TPA, não quero estar a fazer TPA's todos os dias para baixar os Nitratos e optei por fertilizar, da forma como disse antes. Vamos ver durante esta semana como as coisam correm, tenho algumas algas filamentosas no aqua,mas depois de uma 1ª limpeza não me parecem que tenham aumentado. Estou a ver se encontro uns SAE mas a AquaPlante em Benfica nem a Naturline têm tido esses peixes. As minhas flutuantes cada folha é concava (virada para baixo) do tamanho de uma ervilha (cada folha) tenho algumas maiores. T^wm se reproduzido de uma forma suberba e para que não me façam sobra no aquário inteiro, com duas ventosas em cada lado do aquário e com uma linha criei uma fronteira para que elas não se disperçassem, tem funcionado, as que saem elimino-as. Vou ver se consigo postar umas fotos delas Mais uma vez obrigadão pela resposta e por me teres tirado as duvidas em relação aos fosfatos...estava-me a fazer um bocado de "espécie" andar a colocar 10ml lá para dentro...mas de facto quando volto a medir no dia seguinte está tudo consumido. Vou tentar fertilizar 2x por dia....se bem que de manhã é sempre tudo a despachar...pegar na mota e trabalho !! Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts