Recommended Posts

Publicado

Saudações, :lol:

Tenho um aquario de 60 L com 2 pequenas orandas e 1 shubunkin. Por norma sei que não deveria ter um peixe mais ágil que orandas junto com as mesmas, mas quando acolhi as "renegadas" orandas de uma colega (uma delas é um telescopio preto que vinha com uma cauda rasgada) há cerca de 2 meses atrás já possui-a o shubunkin. Estou neste momento a ver se reuno condições para os mudar para um aquario no minimo com 100 L.

Ontem comprei um filtro da sera para uma oxigenação da água mais optimizada, e umas horas depois começou a ser notorio as manchas rosadas no shubunkin a começarem a aparecer nas guelras. Tive receio que fosse algo contagioso, por isso coloquei-o num recipiente em quarentena. O peixe ultimamente apresenta-se um bocado hiper activo do que o normal (também pelo stress causado de estar num novo recipiente), no entanto não perdeu o apetite e de vez em quando ouço-o a remexer nas pedras do areão no fundo. No recipiente de quarentena coloquei um filtro menos potente e deu-me a sensação de que durante a noite as manchas regrediram um pouco. Ainda assim tenho receio de o colocar novamente com os outros peixes.

Esta manhã as minhas orandas pareciam de perfeita saude.

No aquario de 60L tenho para além do filtro e das 2 orandas, areão de rio e uma planta natural que eles por vezes mordiscam.

Para alimentação dou-lhes os flocos convencionais e ervilhas que parto aos bocadinhos.

Quanto tempo devo esperar para os voltar a juntar? As manchas vão regredir completamente? Há algum produto que deva juntar à água para a recuperação do shubunkin? Deverei fazer um tratamento preventivo às orandas?? :wink:

Publicado:

Boas

quanto as manchas realmente nao faço ideia do que seja mas vim aqui para te dar um conselho:

esses peixes que tens crescem bastante e tanto um aqua com 60 l ou 100 l e super pequeno para esses peixes, poderias trer algum amigo (a) que tivese um lago e oferecer esses peixes ou mesmo um lago publico na tua zona onde os depositases iriam ser bem mais felizes e viveriam com mais condiçoes do que tu lhes podes dar mesmo nnum aqua de 100l sao peixes que fazem bastantes dejectos, e crescem bastante como ja disse.

Faz esse favor tanto a ti pois vais ve ros peixes a nao caberem no aquario e morrerem prematuramente devido a isso e a eles em darlhes uma vida mais saudavel :evilbat:

Cumps

cons.jpg*
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Não tenciono desfazer-me dos peixes, ainda por mais que os adquiri o primeiro quando me mudei para começar a fazer a licenciatura, têm sido uns companheiros. Construi eu propria um aquario de 250L na oficina do politécnico e já tenho o equipamento necessário ás dimensões.

O meu shubunkin recuperou, já nada feliz com os companheiros.

De qualquer das formas obrigada