Discus em água alcalina


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Olá pessoal,

lendo uma máteria no site português Darkdiscus, me surpreendi com a afirmação de que discus criado em água alcalina com PH até 7.5 favorece o seu crescimento. Eu sempre achei que a água teria que ser ácida mas é citado o sucesso dos criadores alemães como prova. Já postei essa dúvida no fórum do Aquahobby e resolvi ver por aqui também a opinião de todos.

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A resposta à sua questão é simples. Os Discus em água alcalina e dura tem mais minerais disponíveis para formação do esqueleto e como tal, podem atingir dimensões maiores e mais rápido comparando com peixes mantidos em água branda e ácida. No entanto, a água branda e ácida é obrigatória para um bom sucesso na reprodução, quer na postura, quer na eclusão, quer na sobrevivencia dos alevins.

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Oi Caotropheus,

eu possuo 5 discos em um aquário de 200 litros, todos menos um, parecem-me atrasados no crescimento ou pelo menos ficaram para trás já que meu azul cobalto está bem maior, e, julgo agora, que talvez se eu retirassem a turfa poderia ter melhores resultados. A água da torneira já vem com PH 6,8º e com turfa cai para 6.2º. É claro que eu faria isso com todo cuidado e sem mudanças bruscas. Será que isso pode ajudar em algo?

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Oi

 

PH alcalino, até 7,5, e água dura, são factores que, para além do que já foi dito, inibem a desova dos discos (Vitor Hugo Quaresma).

Este aspecto é importante pois as fêmeas deixam de crescer após a 1ª postura.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

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Olá a todos. De facto quando escrevi isso referia-me a crescimento e não reprodução.

No entanto não é factor obrigatório para um optimo crescimento.

Acho que muita água limpa e boa alimentação são o mais importante. O resto são prendas.

Acho que não é necessário retirar turfa ou subir ph ou kh. Eu só utilizo uma dureza maior porque é o que a torneira me dá. Neste momento tb utilizo turfa e consigo manter o ph a 7 e estou contente com os resultados.

Para quem quiser pode sempre adicionar trace elements em pequena quantidade. Utilizei os da seacham em tempos mas agora é so mesmo água torneira passada por dois copos de filtragem e um pouco de turfa e fé em Deus.

abraços

Cumprimentos

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Já agora gostaria de corrigir uma questão

 

foi afirmado noutro lugar algures na net e sobre um artigo que escrevi que não é recomendável utilizar a turfa durante a fase de crescimento dos discus porque ela acidifica a água.

 

De certo que alguma ideia ficou menos compreendida!!!

 

Turfa e crescimento quanto sei não estão relacionados e nunca recomendei retirar a turfa durante o crescimento.

 

Abraço para o pessoal e em especial para o Faber.

Cumprimentos

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E já agora deixo o artigo que escrevi sobre turfa:

 

A turfa em sido bastante utilizada em aquários no mundo inteiro com grande sucesso.

Este material liberta ácidos tânicos, fulvicos e húmicos que fazem diminuir a dureza de carbonatos e o pH, por meio de trocas de iões. A turfa remove também alguns metais pesados e outras toxinas que podem estar presentes na água, ao mesmo tempo que confere à água, algumas características semelhantes às da água no habitat natural dos Discus.

Na fase de crescimento e depois manutenção, a utilização de turfa é prescindível. Digo prescindível, porque além dos peixes nessas fases passarem bem sem turfa, esta tem o inconveniente de tornar a água amarela acastanhada. Os Discus sentem-se bem mas para quem gosta de apreciar um aquário transparente, esta coloração torna-se desagradável.

A turfa, tal como o carvão, é uma mais valia no tratamento e acondicionamento da água quando se pretende uma água macia e ácida, mas com valores altos de dureza, a utilização de turfa não serve rigorosamente para nada devido ao forte efeito tampão sentido. Apenas suja a água!

Na reprodução, a turfa é muito importante. Muitas vezes é o que falta de forma a fazer com que os peixes desovem.

Pode ser comprada em lojas de aquários ou lojas de jardinagem, mas tendo o cuidado de verificar se a turfa não contém aditivos que possam prejudicar os peixes.

Pode ser utilizada em mais ou menos quantidade, devendo ser retirada quando atingido o valor de pH desejado ou ao fim de mais ou menos um mês de utilização.

Cumprimentos

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E as minhas ideias sobre água para Discus.

Quem tiver paciencia para ler pode depois dizer se discorda de alguma ideia para se discutir e eu melhorar a coisa.

 

 

A água Ideal

 

Jim E. Quarles, no seu livro Success With Discus volume 1, inicia o capítulo referente ao tema água da seguinte forma:

How clean is clean? How pure is pure? How soft is soft?

Estas questões, vindas de uma pessoas que dedicou grande parte da sua vida aos Discus, deixam-me a pensar que quando se toca neste assunto, é quase como discutir o sexo dos anjos. Qual é boa ou má? E qual é a melhor água?

Numa das minhas visitas a um fórum de discussão estrangeiro sobre Discus que costumo frequentar com alguma frequência, alguém comentava que antes de mudar de casa , utilizava água da torneira sem qualquer tratamento e sempre manteve e reproduziu Discus com facilidade e sem ter grandes problemas. Ao mudar de casa, para outra região, passou a tratar a água que lhe saia da torneira. Talvez por ter uma água menos boa, ou apenas por querer dar condições ideais aos peixes, pensou ele. Passou a utilizar osmose, turfa, rezinas, carvão e mais uma série de coisas. Resultado, os sucessos na manutenção e reprodução dos Discus baixaram consideravelmente.

Pegando neste caso de exemplo e baseando-me em algumas experiências que tenho realizado, cheguei à conclusão que à parte de qualquer tratamento da água, a qualidade da água que nos sai da torneira é muito importante. Acredito também que muitas mudas de água são uma mais valia na manutenção destes peixes.

 

Nesta fase, importa falar um pouco da origem dos Discus vendidos no nosso país. Alemães, Asiáticos, Americanos ou nacionais? Ora, os Discus exportados do continente Americano, apesar de quanto a min serem os mais conseguidos em termos de cor, são vendidos a preços muito altos. Um bom exemplo são os peixes do criador Jack Wattley. Peixes muito bons, mas caros.

Sobre os Asiáticos, são peixes que hoje em dia têm a fama de serem tratados com hormonas. Muitas vezes isso acontece, mas há excepções à regra. São peixes mais baratos, mas que é preciso ter alguma sorte no stock comprado.

Relativamente aos Alemães, posso dizer que quase todos os Discus que tenho em minha casa neste momento, são de origem Alemã. São peixes relativamente baratos. Uma das coisas que alguns criadores alemães têm em conta, é fazer crescer os peixes em Ph's relativamente altos. Falo de peixes que se adaptam bem até pH's de 7 ou 7,5 o que é importante.

 

A meu ver, é errado misturar Discus de diferentes origens. Melhor seria comprá-los directamente ao criador e todos da mesma origem em número de 6 a 8 peixes.

Continuo a pensar que o segredo para manter Discus saudáveis, passa por mudar água, muita e limpa, factores de stress o mais reduzidos possíveis e boa alimentação.

A minha última referência vai para os nacionais. Caros, poucos!

 

Em conclusão, a água óptima para Discus deve ser uma água limpa, livre de cloro, cloramina, metais pesados, pesticidas, amónia, nitritos, nitratos em excesso, fosfatos e com valores de pH, KH, dH e temperatura controlados e dentro dos intervalos aceitáveis.

 

 

O pH e os Discus

 

Dependendo da sua resistência, origem, espécie e objectivo a alcançar, é possível manter Discus num intervalo de pH entre, aproximadamente 5 e 8. Valores baixo de pH, diminuem consideravelmente os problemas com doenças já que baixam consideravelmente o número de bactérias prejudiciais aos peixes, tornam a amónia menos inofensiva já que esta se transforma em amoníaco, mas podem provocar um efeito negativo na colónia de bactérias do filtro.

O pH em aquários de reprodução/nascimento, crescimento ou manutenção, deve ter valores diferentes. Num aquário onde se pretenda fazer crescer Discus, o pH deve ter valores entre 7 e 7,5 de forma a optimizar o crescimento dos peixes. Nos meus aquários, tenho normalmente o pH entre 6,8 e 7 tanto para adultos como para jovens e não tenho tido problemas. Para reprodução, valores mais baixos de pH devem tentar ser alcançados.

 

 

Dureza total (dH) e Alcalinidade (KH)

 

Nem sempre é possível dispôr de uma água ideal em termos de dureza e pH. De facto, é sempre mais fácil ajustar a dureza da água para cima do que para valores mais baixos, mas não é de todo impossível. Isto pode ser feito durante o processo de acondicionamento ou mesmo no aquário.

É possível que possa surgir alguma confusão quando se fala em termos como dureza total, alcalinidade e alcalino. De facto são coisas distintas.

O termo alcalino é utilizado em termos de medida de pH. Diz-se que uma água é alcalina quando apresenta valores de pH geralmente superiores a 7.

Os termos dureza total e alcalinidade são outra coisa e são medidas de grande importância quando se fala por exemplo em manutenção e reprodução de Discus. Mais importante do que a dureza total é a alcalinidade e até porque está fortemente relacionada com o pH.

A dureza total, é normalmente medida em graus Alemães - ºd ou ppm CaCo3 e é constituída por carbonatos e não carbonatos.

A alcalinidade, também sinónimo de dureza de carbonatos (KH) ou efeito tampão, refere-se à parte de sais de cálcio e de magnésio existentes na forma de carbonatos e é normalmente medida em graus Alemães - ºd ou ppm CaCo3. Note-se que 1,00 ºd equivale a 17,80 ppm CaCo3 e 1 ppm CaCo3 equivale a 1 mg/litro CaCo3. Assim 1,00 ºd equivale a 17,80 mg/litro CaCo3 na água.

Para se poder diferenciar melhor o tipo de água em termos de dureza total e alcalinidade, podemos considerar intervalos de valores para perceber melhor o que pode ser considerado água macia, intermédia e dura.

 

Água macia -- 3dH e 0-50 ppm CaCo3 ou 0-2,81 ºd.

Água macia moderada -- 3-6 dH e 50-100 ppm CaCo3 ou 2,81 ºd-5,62 ºd.

Água levemente dura (ou levemente macia) -- 6-12 dH e 100-200 ppm CaCo3 ou 5,62 ºd-11,24 ºd.

Água dura moderada -- 12-18 dH e 200-300 ppm CaCo3 ou 11,24 ºd-16,85.

Água dura -- acima de 18 dH e acima de 300 ppm CaCo3 ou 16,85ºd.

 

Apesar de dH e KH serem coisas distintas, os seus valores podem coincidir ou não mas geralmente o dH assume valores ligeiramente superiores aos do KH.

Na manutenção e crescimento de Discus, podem considerar-se intervalos entre 6 a 18 dH e 100-300 ppm CaCo3 ou 5,62 ºd-16,85 sem quaisquer problemas.

Já para a reprodução, é necessário água macia e portanto, abaixo de 3 dH e 50-100 ppm CaCo3 ou 2,81 ºd-5,62 ºd.

Estes valores não são obrigatórios mas aconselháveis.

 

 

Tratamento e acondicionamento

 

O tratamento e acondicionamento da água, pressupõe a eliminação de substâncias nocivas e modificações químicas da água de forma a obter condições ideais aos peixes.

Algumas dessas substências nocivas, são o cloro e a cloramina.

 

Pode definir-se cloramina como sendo um aditivo ou substância que combina cloro com amónia. Enquanto o cloro serve como um desinfectante, a amónia estabiliza o cloro. Sendo assim, o gás do cloro não é libertado da água por meio por exemplo de forte oxigenação da água devido a amónia.

Por necessidade de eliminação de agentes patogénicos tornando a água própria para consumo, é adicionada a água das nossa torneira esta substância. Para nós humanos, isso não tem efeitos visíveis na nossa saúde mas nos peixes pode ter um efeito nefasto. As membranas dos sistemas de RO também são afectadas com esta substância.

Várias são as forma de eliminar a cloramina como seja a adição de certos produtos à venda no mercado. Outra forma, e é a melhor forma de fazer isso a meu ver, é acondicionar a água para depois a poder tratar e estabilizar.

No tratamento desta água, pode ser utilizado carvão. O uso do carvão é defendido por alguns e fortemente desaconselhado por outros tantos. Existe a crença, e aqui não defendo ninguém, de que por exemplo nos discus, o uso do carvão pode provocar a doença do buraco na cabeça ou no caso dos amantes de aquários plantados, o carvão retira os trace elements tão essenciais ao crescimento e manutenção das plantas.

Refiro-me neste caso a utilização do carvão no acondicionamento da água e não utilizado directamente nos nossos aquários. Assim, nenhum dos problemas acima referidos se põe. Pessoalmente não o utilizo em aquários de peixes e plantas.

A coisa funciona assim. O carvão elimina o cloro onde da cloramina resta a amónia. A amónia daí resultante, pode ser eliminada/transformada por meio do processo de nitrificação. Amónia - nitritos - nitratos. Claro que para isso é necessário incluir um filtro ciclado que pode levar apenas esponja. Se me perguntarem, então e esses nitratos? Penso que serão de tal forma reduzidos que se tornam insignificantes para os peixes. De qualquer forma, quando abrimos a torneira, eles já lá estão em menor ou maior quantidade.

Caso não haja possibilidade de acondicionar a água primeiro, passar a água da torneira por carvão e melhorar a eficácia do filtro biológico no nosso aquário de forma a eliminar rapidamente a amónia resultante.

Isto tudo se existir cloraminas na nossa água. Muitas vezes elas não são adicionadas e este processo deixa de fazer sentido.

Deixando de parte a questão da cloramina, um tanque de acondicionamento de água ou de envelhecimento, normalmente este processo é conseguido a partir das 24 horas, ajuda também a estabilizar temperatura e ph. A temperatura pode ser ajustada aos aquários por meio de aquecedor. O ph pode ser estabilizado por meio de forte oxigenação feito por bombas de ar, o que vai causar movimento na água e portanto libertação de gás carbónico. O ph tende então a estabilizar em valores mais altos.

Se houver espaço para este tipo de acondicionamento e se se conseguir montar um sistema eficaz de transferir a água para o tanque de acondicionamento e depois para os nossos aquários, podem ser levadas a cabo mudanças de agua diárias em menor ou maior quantidade sem muito esforço e com a certeza que teremos peixes mais saudáveis.

Particularizando, no caso dos discus, que precisam de muitas e boas mudas de água, este processo de acondicionamento e sistema de transporte de água é uma mais valia. Resta depois saber escolher qual a melhor água. Porque a água utilizada no crescimento não deve ou não tem que ter a mesma composição da água utilizada na manutenção de adultos ou muito menos na criação. E isto tudo, sempre que se possa, deve ser controlado não dentro do nosso aquário mas durante o processo de acondicionamento da água.

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Cumprimentos

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Olá pessoal,

quero esclarecer então o mal entendido. Perguntei realmente se a turfa prejudica o crescimento dos discus e realmente deixei a entender que essa informação foi tirada do site Darkdiscus. Deixo claro então que NÃO foi isso que ocorreu! Usei realmente um termo incorreto e prejudiquei o nosso amigo Nuno. Nuno, peço desculpas por isso e tomei a liberdade de corrigir o erro, afim de que futuros visitantes não tirem conclusões erradas

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Antes de começar esta mensagem quero expressar uma venia ao Nuno. Concorda plenamente no que foi dito.

No entanto, queria expressar tambem a minha experiencia:

tenho discus +- 10 anos. Ja tive diversas criaçoes mas ha cerca de 1 ano tudo parou. Os parametros da agua foram sempre os recomendados quer para o mantimento como tambem para a criaçao.

Como ja estava a ficar cansado pelo insucesso, resolvi fazer uma mudança grande de agua sem introduzir agua de osmose:

Se os parametros eram e foram sempre: PH 6,5; GH 4; KH 2, a partir desta muda de agua passaram a ser PH 7; GH 14 e KH 0.

Passada 1 semana tinha 4 casais a desovar e continuam de 15 a 15 dias a desovar.

Quando tomei esta atitude foi uma de cansado do insucesso e do genero que fome nao passariam mas aqueles cuidados e preocupaçoes de agua de osmose, mudanças dia sim dia nao tinham acabado.

Nuno no meu pensamento diz-me que por vezes teremos de deixar correr a natureza e nao andarmos muito a volta dos aquarios.

OK RUI

Ate sempre e estou aberto a opinioes quer sejam a favor ou nao.[/b]

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Ola

Com efeito todas as desovas tiveram sucesso.Isto no ponte de vista dos alevins terem nascido. Cheguei a verificar os alevins a comer no dorso dos pais. No entanto quando me preparava para fabricar artemia verifiquei que os pais nao estavam muito interessados pelos filhos. E entao perdi as criaçoes. Penso que tudo sera derivado a dois factores:

1 - A dureza da agua alta.

2 - O facto de eu ministrar a comida para substituir a alimentaçao dos pais ter poloido a agua.

E tambem Hugo no fundo tambem estou a ficar um pouco cansado pois sao 7 aqs. totalizando 1 500 l com 35 discus, como deve calcular sao ferias que nao se fazem, limpezas constantes, etc, etc....

E quando quero vender a criaçao tenho de pedir por favor e a preços baixissimos.

Fiz muita criaçao de escalares e pelos mesmos motivos tambem parei.

Ok Rui

Ate sempre.

Ps: Troco mensagens com um grande criador espanhol e ele explicou-me que criadores alemaes e asiaticos usam por vezes o sistema de alteraçao das condiçoes da agua quer no PH e GH para obterem sucesso. So que teem um metodo de abaixamento de PH e GH para haver sucesso na criaçao.

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  • 5 anos depois...

rui estive a ler as afirmações de todos e não comento pq sou novato em discos.

Dese já quero agradecer a todos pq aprendo muito com as vossas duvidas qe geralmente são as minhas tambem, mas estou a dirigir-me ao rui pq numa frase afirmou que fazia criação e n os tinha a quem vender, eu neste momento tenho 3 discoa e estou a pensar adquirir mais dois, por acaso n tes algum site ou fotos de discos para venda?

obrigado a todos mais uma vez

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rui estive a ler as afirmações de todos e não comento pq sou novato em discos.

Dese já quero agradecer a todos pq aprendo muito com as vossas duvidas qe geralmente são as minhas tambem, mas estou a dirigir-me ao rui pq numa frase afirmou que fazia criação e n os tinha a quem vender, eu neste momento tenho 3 discoa e estou a pensar adquirir mais dois, por acaso n tes algum site ou fotos de discos para venda?

obrigado a todos mais uma vez

 

Boas

 

Manda mp ao Hugo porque o post é tão antigo e pode nao ser lido.

 

 

Os Discos gostao de água ácida.

Se eles ficarem em água alcalina podem morrer.

 

Boas

 

Isto é completamente mentira.Desde que o pH seja estável não há problema.Depende também do alcalino, mas tendo em conta que agua alcalina é acima de 7não há problema, e vivem perfeitamente até 8 de pH.

Cumprimentos

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Boas

 

EHEH isto é que se chama ressuscitar um tópico...

Para os menos atentos este tópico é de 2003!!!

 

5 anos depois já morreram peixes nasceram outros e envelhecemos todos nyah

 

 

Isto é completamente mentira.Desde que o pH seja estável não há problema.Depende também do alcalino, mas tendo em conta que agua alcalina é acima de 7não há problema, e vivem perfeitamente até 8 de pH.

 

Varez eu não sou tão radical, vamos lá...

Durante os ultimos anos mantive só exemplares selvagens e garanto-te que a tua afirmação não é linear.

Tem mesmo a ver com a proveniência.

Alias parece ser certo que o "rendimento" do sistema imunitário dos discos é inversamente proporcional ao PH, como alias doutros peixes de agua ácida.

Porque razão é que de facto, os ovos rebentam por pressão osmótica? Porque é necessária para esta espécie, que a agua exterior tenha menos sais do que o interior do ovo, para que a larva se liberte dos produtos metabolicos que produz, isto por um fluxo osmotico.

Para os alevins é exactamente o mesmo, porque haveria de mudar para os mais crescidos? Será que passam a urinar? :wink:

Simplesmente existe uma faixa de tolerância, mas que não deve ser exagerada e PH=8 parece-me á partida que o KH já estará alto demais, pois a base do PH é logarítmica de base 10.

È como pôr um pseudotropheus em PH 6, ele vive, não sobrevive?

Quanto ao argumento dos sais disponiveis carece de ser aprofundado, já que a absorção de metais alcalinoterrosos para a formação de esqueleto é feita mais pelo sistema digestivo, do que por trocas osmóticas com o meio aquoso.

Alem de tudo, como já foi escrito atras, e bem, uma água com PH mais baixo é mais segura, com excepção feita á colónia de bacterias é uma questão de ser ponderado, poderá ser é mais dificil de encontrar em algumas torneiras do nosso Portugal!

Uma coisa é certa, alguem tem Discos, que tenha água com GH e KH baixo e que use sais para o aumentar...conheces?eu não, mas se houver que contraponha.

 

Mas para não alongar, o mais importante como frisaste é de facto não haver variações de PH!

Porque esta discussão é como o sexo dos anjos...em 15 anos continua igual.

Mas claro como cada um tem a sua opinião, esta é mesmo só a minha.

 

Abraços a todos

Editado por Hugo Santos

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Boas

 

Peço desculpa mas pensei que se estava a falar de Discus de cativeiro.Quanto aos selvagens o máximo dos máximos aconselhável é 7.4.Isto na minhas perspectiva.Se falarmos de selvagens dou-lhe razão.Quanto aos de cativeiro vou responder por tópicos ao que disse para facilitar.

 

.Os discus selvagens vivem em aguas acidas, quanto mais acida for a agua menos bactérias existem na agua, logo o sistema imunitário não está preparado para viverem em aguas mais alcalinas por virtualmente terem mais bacterias, mas e se usarmos um ozonizador o caso muda de figura. :wink:

 

.Tal como disse a dureza ser proporcional ao pH ou vice versa tenho a dizer que a agua pura de osmose como praticamente não tem kh nem gh torna-se instável logo mais perigosa. Outro problema com a agua de osmose é o facto da falta de minerais, o que pode trazer problemas aos discus, não sei se já fez a experiência mas os discus juvenis crescem mais rápido em pH acima de 7 porque como o gh e kh são maiores a carência de minerais é menor e por mais uma serie de razões que não vem ao interesse.

 

.Sou totalmente contra meterem Ciclideos africanos em pH abaixo de 7.6, porque a maioria é selvagem ou perto disso ou mesmo quando distante do selvagem 99% foram criados em agua alcalina.Quanto aos discus de cativeiro o caso muda de figura, digamos o pigeon blood quantas gerações já viveu em agua com ph por exemplo de 7,5? 20? 30? o que não invalida ao facto de na procriação ser necessário kh e gh e pH mais baixos.

 

."Para os alevins é exactamente o mesmo, porque haveria de mudar para os mais crescidos? Será que passam a urinar?" Esta parte não percebi... nyah

 

. Para finalizar "Uma coisa é certa, alguém tem Discos, que tenha água com GH e KH baixo e que use sais para o aumentar...conheces?eu não, mas se houver que contraponha". Eu uso bicarbonato de sódio/ decalcit / cloreto de potássio, aumento o pH, kH e gH e como é lógico a condutividade....Porquê o kh e gh quase nulo não me dá segurança, e excepto a reprodução só vejo vantagens e muitas.Conheço também muita gente que usa bicarbonato de sódio ou sal (cloreto de sódio) não só pela mesma razão mas por outras...

Cumprimentos

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olá

 

Afinal ressuscitou mesmo.

 

Porque esta discussão é como o sexo dos anjos...em 15 anos continua igual.

Mas claro como cada um tem a sua opinião, esta é mesmo só a minha.

 

De qualquer forma vou responder, para ficar claro o que eu disse, não para contrapor qualquer opinião, pois respeito-as.

 

Alem de tudo, como já foi escrito atras, e bem, uma água com PH mais baixo é mais segura, com excepção feita á colónia de bacterias é uma questão de ser ponderado

Quando digo PH mais baixo, não digo 6 ou menos por isso falei na colónia de bactérias.

Como tal tambem não disse que a água teria de ser de osmose, ou disse? Claro que isso implica um crash em pouco tempo.

 

O pigeon blood "saiu" na decada de 80, há não mais de 30 anos, em questões de adaptabilidade evolutiva não significam nada nos outros 5 milhões de anos de evolução, na minha opinião.

 

Sou totalmente contra meterem Ciclideos africanos em pH abaixo de 7.6, porque a maioria é selvagem ou perto disso ou mesmo quando distante do selvagem 99% foram criados em agua alcalina

 

Pergunto, qual é a diferença, porque é que não os criamos em agua branda?Muitos até se reproduzem ou não?

 

ara os alevins é exactamente o mesmo, porque haveria de mudar para os mais crescidos? Será que passam a urinar?" Esta parte não percebi... icon_confused.gif

 

De facto os peixes como o disco não urinam e como tal livram-se dos produtos do metabolismo osmoticamente, para tal e para que o fluxo seja do interior para o exterior, a água deve ter menos concentração de sais do que o sangue do animal.

 

Conheço também muita gente que usa bicarbonato de sódio ou sal (cloreto de sódio) não só pela mesma razão mas por outras...

 

Cloreto de sódio por essa razão não há-de ser pois o cloreto de sódio não mexe nem no GH nem no KH, apenas na condutividade, é uma questão de química, quanto a outras razões não sei...

 

Eu uso bicarbonato de sódio/ decalcit / cloreto de potássio, aumento o pH, kH e gH

 

Usas para aumentar para que valores? GH? KH?PH?

De certeza que estamos a falar de valores dentro do que falámos.

 

Não acredito que tenhas aí um ciclideo afro ::D:

 

Agora deixarei os outros falarem.

 

Abraços

Editado por Hugo Santos

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Pela experiencia que tenho com Discos de cativeiro, água alcalina, abaixo de 8 e mais duras os pequenitos crescem mais e mais depressa, é possível viverem saudáveis sem problemas. Se forem criados dentro desses parametros, até é possível haver lugar a acasalamento, mas nascem poucos pequenitos.

 

 

Francisco Ramalho

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  • 2 semanas depois...

ola a todos. tenho 5 discos a bem pouco tempo. ate agora tenho lido tudo e mais alguma coisa sobre estes peixes, na net, em livros revistas, enciclopedias (...) e a conclusao que posso tirar e que os criadores de discos sao como qqc outro criador de qqc outra especie mesmo de aves e mamiferos. quero assim dizer com isto que nem tudo e assim tao complicado como os pseudo entendidos tao sempre a postar por aqui( porque so mesmo por aqui e que surgem complicaçoes atras de + complicaçoes) e a verdade e que o maior segredo de adaptaçao esta nos proprios discus ou em outros animais criados em cativeiro. tenham os cuidados basicos boa alimentaçao, uma agua sã e sobretudo apreciem os vossos animais. para quem pensa vir a criar este peixe, pesquise fora da net e o unico e o melhor conselho que dou leiam muito fora daqui e sigam os vossos criterios segundo tudo o que leram fora daqui. vao ver que por vezes ate aparecem por aqui algumas respostas entre umas e outras que ajudam a ligar a informaçao. e em bem pouco tempo vais tar a introduzir os 1os discus com sucesso no teu aquario.

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