s|n Publicado Agosto 9, 2004 Publicado Agosto 9, 2004 Oi É assim, após um boom de algas e de um problema grave de bactérias que me matou todos os Guppy's juvenis, 1 adulto e 2 Neons. Estou a recomeçar com o meu aqua de 60Cm. Neste momento tem Elodea (daqui a 1 ou 2 dias vou pôr musgo de java) 5 neons (tinha mais mas 1 suicidou-se e 2 ficaram doentes), 1 guppy macho e 1 fêmea. Gostaria de sugestões relativamente a plantas e peixes para ir repovoando o meu aqua (ainda n tá completamente ciclado). Existem 3 espécies que eu gosto, mas provavelmente nenhuma delas poderá ser posta neste aqua: Escalares, Krib's, Ramirezi's (posso pôr alguma destas??) Para além disto tenho 1 aqua de 12L, que usava como criadeira de guppy's, mas que de momento apenas tem areão 1 planta artificial (a luz tá avariada) e 2 cory's, e para o qual também se aceitam sugestões. Foto: Aqua 60 Cm Agradeço sugestões porque estou um pouco desanimado e sem ideias.... Setup: Dimensões:60x33x35 Substracto:7kg areão de rio Iluminação:36 Watt Sylvania Daylight Filtro interno Hydor com saída adaptada em chuveiro submerso. Temperatura: actualmente 26º-28º (sem aquecedor) Parâmetros: De momento não tenho nenhum teste. TPA: 15-20L semanais Dimensões:40x15x15 Substracto:2,5Kg areão de rio Iluminaçãoluz natural (calha 15Watt Aquapor avariada) Filtro interno espuma e areão (n é FBF) ligado a Bomba de ar Temperatura:actualmente 26º-28º (sem aquecedor) Parâmetros: De momento não tenho nenhum teste. TPA: 5L semanais Fiquem Bem
Trigoc Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Bem eu poria 4 corys + 1 ou dois casais de trighocaster leeri ou colisas lalia , são peixes extremamente bonitos e normalmente resistentes .Isto para o de 60 cm . Em relação ao pequeno tambem tenho um montado com areia e xisto e só tenho um cabeça de leão nele ( peixe de agua fria ) mais que isso é estar a fazer sofrer os bichos ( na minha opinião ). Um abraço MM
Mónica Nunes Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Boas. Se eu fosse a ti no aquario de 60 tirava o guppy, deixava os neons e comprava um casal de escalares, pois podes ter perfeitamente nesse aquario. Guppys com neons não da certo, pois os parametros da agua não sao os mesmo. Planta o aquario de 12L, e mete um casal de guppys e as corydoras, tens que ir controlando a quantidade de peixes, pois guppys reproduzem-se mto facilmente. All the pretty things are going to hell!!!
Valter Silva Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Guppys com neons não da certo, pois os parametros da agua não sao os mesmo Ele nao sabe quais os parametros da agua Portantanto nao faz sentido dizer que e' melhor este ou aquele peixe! Mas, como os escalares sao muito resistentes e adaptam-se bem a tudo, coloca escalares! Um casal ficaria a matar Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Mónica Nunes Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Boas. Se nao tens os testes basicos para fazer a água deverias ter, pois os teus peixes podem estar a sofrer. E continuo a dizer que guppys com neons não presta, mas cada um é que sabe do seu aquario, eu queria muito por cardinais no meu aquario, mas nao pus porque tenho o ph a 7.2, foi uma atitude racional, apesar de gostar imenso. All the pretty things are going to hell!!!
s|n Publicado: Agosto 9, 2004 Autor Publicado: Agosto 9, 2004 Pois eu actualmente não tenho testes, mas já tive teste de Ph daqueles que são uma tira de papel, e embora fosse pouco preciso, indicava-me sempre um pH de 7. Um kit de testes é a minha próxima aquisição, mas estou ainda indeciso relativamente a qual comprar (marca e dimensão do kit) pois são bastante caros. Uma vez que n tenho pedras calcárias no aqua, e tenho apenas um tronco penso que o pH poderá ser, se não neutro, ligeiramente ácido. Eu não pretendo obviamente ter "peixes em sofrimento", mas também penso que muitas especies têm capacidade de se adaptarem a condições que não sendo perfeitas são facilmente toleráveis (espero que isto náo seja mal interpretado). Desde já muito obrigado pelos conselhos, fico à espera de mais,e nomeadamente relativamente ao kit de testes. Fiquem Bem
Mónica Nunes Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Boas. Quanto aos testes que te aconselho comprar, são os de ph, kh, amonia, nitritos, no meu ver os mais importates, embora o de nitratos também seja importante. Eu comprei um kit da nutrafin que foram 35€, penso que aí consegues mais barato. Se o teu ph for realmente de 7 ou abaixo, tens os escalares e os neons que são de águas acidas, embora muitos dos escalares que nos temos ja tenham nascido em ph's superiores a 7 e outros nao (os meus nasceram num ph de 7.4, agora que estao ca em casa o ph ta entre os 7 e 7.2), agora os guppys já requerem um ph de 7.4. Boa sorte com isso All the pretty things are going to hell!!!
petervmaster Publicado: Agosto 9, 2004 Publicado: Agosto 9, 2004 Acho que deves também reduzir a litragem das tpa´s. Se realmente fazes mudas semanais deves só trocar cerca de 10% da agua a não ser que haja algum problema com a qualidade da mesma e nunca te esqueças como é obvio da eliminação do cloro e da temperatura. Com trocas de 15 a 20 litros de àgua como dizes num aqua de 60 Litros alteras logo os valores da àgua. Espero ter de alguma forma ajudado, cumprimentos. Pedro Vieira http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1961_2.jpg
s|n Publicado: Agosto 10, 2004 Autor Publicado: Agosto 10, 2004 Pois, eu normalmente fazia essa litragem de 2 em 2 semanas, mas desde que tive o problema com as algas tava a pensar fazer semanalmente. O que dizes relativamente à alteração dos parâmetros faz todo o sentido, mas por outro lado acho que quase toda a gente faz trocas de mais de 10% semanais... É que 6L por semana também me parece pouco, não sei... Fiquem Bem
Djdodja_PT Publicado: Agosto 10, 2004 Publicado: Agosto 10, 2004 Oi. Metias era um casal de Laetacara (Aequidens) curviceps ou mesmo um casal de ramirezis e um escalar. E definitivamente tiravas o guppy. As corys tb são uma excelente sugestão (Trigoc), senão mesmo indispensáveis. Até podias pôr mais do que 4, já que quase não ocupam espaço num aqua. Os bichos são imparáveis. Sempre a limpar. Se queres mesmo ter as algas controladas aconselhava a compra de pelo menos três Caridina japonica. Muito melhor que qualquer Ottocinclus que para aí ande, além de que bastante mais resistente. Única sujidade que fazem são as mudas de carapaça, mas são facilmente retiradas do aqua. Quanto às TPA's, 6 litros é perfeito se são semanais. E até há aí um artigo no fórum que diz que a melhor maneira de combater as algas é com trocas ainda mais pequenas mas mais frequentes. Deve ser para não haver qualquer acumulação de nitrato nem de fosfato, penso eu. Eu tenho um plantado de 80 lts. Tenho 7 corys, 1 ramirezi verde, 3 L. curviceps, 1 escalar mármore, uma beta fêmea (estes últimos 2 estavam noutro aqua e eram peixes que já não queria, mas tive pena deles e dei-lhes uma segunda chance e estão maravilhosos no meu aqua), 1 cardume de vários tetras (Néons, Matogrosso, Prystella), 3 caridinas e 1 bótia leopardo. A água do aqua é 1 parte água da torneira para 3 de água destilada. Mas isto é a minha maneira de ter a água parcialmente equilibrada em termos de dureza kH ainda que baixo na ordem dos 5 ou 6 graus alemães (e não controlo o kH, tempos idos em que o controlava) e um pouco ácida 6,5; 6,8 (tb não controlo o pH, idem), de modo a que não tenha quedas bruscas de acidez e a proporcionar uma água óptima para os meus peixes. Faço TPA's de 4 em 4 dias de 5 lts, procurando sifonar o fundo, levando os restos e a porcaria, bem como a água mais pesada e mais velha. A minha filtragem é razoável. Tenho dois filtros, um interno e outro externo de pendurar millenium 1000. O único parâmetro que testo é mesmo Nitritos. Acho que sem esse teste, numa fáse inicial de equílibrio do aqua, não ter essa informação é o mesmo que andar no escuro. Já vai longa a minha intervenção mas gostava só de referir que utilizo um sistema de injecção de CO2 daqueles de trazer por casa, que funciona perfeitamente e que considero indispensável para o crescimento de um aqua plantado. O teu aqua está com mt bom aspecto. Não desanimes e força. Um abraço P.S. - Há aí outro artigo no fórum, agora não sei qual é, de um colega que tem um naníssimo plantado (tipo 15 litros) apenas povoado por várias espécies de caridinas. Não lhe faz TPA's, acho que tem um filtrozeco e apenas adiciona água destilada por causa da evaporação. Poderia ser uma hipótese para o teu mais pequeno. O meu aqua de 450 lts http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9946&highlight=
claudiobruno Publicado: Agosto 10, 2004 Publicado: Agosto 10, 2004 oi Estou e reparar nalguma "guerra" entre guppy's e néons. Ora bem, eu sempre tive guppy's com neons e nunca tive problemas... Agora, é da minha opinião, que não devias misturar juntar os néons com os escalares, pois os escalares adoram comer néons... claudiobruno Claudiobruno
petervmaster Publicado: Agosto 11, 2004 Publicado: Agosto 11, 2004 Em resposta ao colega s|n. A melhor maneira penso eu de te ajudar na questão da litragem é descrever-te um caso concreto que se passou comigo. Num aqua que tenho de 60 Litros que foi o 1º aqua caí em algumas asneiras talvez na altura por ser novato no mundo da aquarofilia entre elas as tpa's. Comecei por fazer trocas de quinze em quinze dias cerca de 30% da agua, conclusão, andava os dois dias seguintes a regularizar o ph da àgua com quimicos. Depois comecei a fazer trocas de 15 a 20% agua semanalmente, resultado ficou melhor mas tinha sempre que corrigir o ph. Só comecei a acertar quando fiz os tais 10% semanais com a aspiração do fundo claro, a conclusão foi excelente ou seja o ph estabelizou e nunca mais tive problemas com nitritos nem algas etc. Agora com um aqua de 150 Litros continuo com o mesmo sistema e nunca tive problemas com a agua a náo ser uma vez qua aí sim tive de efectuar uma troca de 20% porque nessa semana tinha colocado um tronco. Outra coisa isto tudo depende como é obvio dos peixes que tens porque se tiveres por exemplo um aqua de discos, neste caso deves fazer trocas de 3 em 3 ou de 5 em 5 dias. Cumprimentos, Pedro Vieira http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1961_2.jpg
hotrodder Publicado: Agosto 13, 2004 Publicado: Agosto 13, 2004 boas! eu punha uns escalares (compra varios pequenos para ver se formam casal, depois ficas com o casal e dás ou vendes os outros),penso que não convem teres mais de 2 quando forem grandes, um cardume de cardinais( são mais coloridos que os neons), umas coridoras e um pleco para te ir comendo as algas. eu tenho um aqua de 60 cm com a seguinte população (hiper populado e à espera para se mudarem para um de 150cm) PEIXES 1 disco 5cm 1 faca preto 13cm 8 neons 8 guppies e alguns alevinos 1 pleco 2 kullies 3 rãs de unhas africanas CARACOIS 2 neritinas (1 zebra e 1 natalensis) 1 physea (alguem comeu os outros) 1 planorbes (alguem comeu o outro) alguns melanoides tuberculata PLANTAS 1 ludwigia rubins 2 valisnerias A Água está cada vez mais Viva!
Recommended Posts