Recommended Posts

Publicado

Queria saber se alguém já conseguiu reproduzir ramiresis e se me podem dar algumas dicas. Sendo que eu já comprei dois casais coloqueios num aquário grande com peixes peqenos e calmos , e os peixes pequenos mantêm-se e os ramiresi das duas vezes acabaram por me morrer passado pouco tempo.

Se me conseguirem ajudar agradeço a vossa ajuda!!

Publicado:
Queria saber se alguém já conseguiu reproduzir ramiresis e se me podem dar algumas dicas.

Parece-me que a questão não é tanto a reprodução, mas sim a manutenção. E para mim os rams ainda são mais esquisitos que os discos. É curioso que recentemente comprei 3 dessas flores de estufa para fazer companhia aos meus discos. Pois bem: passaram dois dias a comer que nem porcos e estavam mortos na manhã do terceiro dia.

Publicado:

Boas a todos!!

Os ramiresis são dos peixes mais sensíveis ao nitritos, nitratos, amónia, etc. Para os conseguir manter os valores destes tem se ser 0 ou quase 0.

Pelo que sei se a qualidade da água for boa para eles reproduzem-se facilmente!

Espero ter ajudado!

Abraços!

Nuno Carvalho

Publicado:
Os ramiresis são dos peixes mais sensíveis ao nitritos, nitratos, amónia, etc. Para os conseguir manter os valores destes tem se ser 0 ou quase 0.

Tratar da água eu (acho que) sei e até consigo manter esses valores baixos de forma estável ao longo do tempo. Sei que os rams são sensíveis e até os comprei com um objectivo: servir de alarme para o caso de haver sarilho potencial para os discus. Não esperava é que se fossem de forma tão rápida.

Bah! Hei-de arranjar forma.

Publicado:

Boas,

Tenho o meu Ramirezi à 4 meses e até tem crescido bastante e aparenta estar saudavel apesar de algumas variações do Ph.

Já me morreram 3 Botias palhaço e 2 Rasboras e o Ramirezi continua na boa :shock:

Acho q o meu não é assim tão sensivel como os vossos. :D

Publicado:

Oi krebs

Não te posso dar grandes informações, apesar de eu ser tb um fã dos ramirezis, no entanto quando comprei o meu último exemplar o dono da loja disse-me que esta tem de ser feita num aquario com o casal e com um pequeno cardume de peixes calmos tipo neons.

É obvio que tens de te informar bem dos parametros da água ( mole e de ph penso que abaixo de 7 ), por outro lado tens de os alimentar com comida viva (artémias, larvas de mosquito de vermelho ) durante algum tempo.

Se a femea ficar com a barriga um pouco "inchada" e avermelhada é bom sinal.

Por outro lado tens de ter no aqua plantas ou pedras ou decoração lisa que o casal vai limpar e onde será feita a postura e o cuidado dos ovos.

" Aconselho-te" a ser metódico e a fazeres registos escritos de todo processo, para que o possas corrigir posteriormrnte, ou melhorar.

Se obtiveres resultados diz qualquer coisa.

cumprimentos

Agostinho mgm[/u]

Publicado:

Olá a todos,

Os ramirezis na minha opinião são dos peixes que melhor ficam num aquário plantado, e se se hanbientarem mostram todo o seu esplendor... garandes barbatanas dorsais e cores espectaculares.....

Eu já reproduzi ramirezis tanto em aquario comunitário ( é mt fixe ver os pais a protegerem os ovos e os alevinos), como num aquário isolado.....

"Receita" para reprodução de ramirezis:

-Água a 27ºC ou a 28ºC

-Água MUITO mole ( KH inferior a 1,5º )

-Nitritos a zero

-Ph entre 5,8 e 6,4

Outras notas:

-Eles gostam muito de desovar em Anúbias nana

-Pôr uns xistos na vertical e na horizontal, porque eles gostam de realocar a ninhada durante o dia, pasando-os todos à noite para o local de desova

- Areão nao é necessário ( mas podem pôr)

-Podem por umas plantinhas nos vasos dentro do aquario ou no areão caso queiram optem por pôr areão

- Por o filtro fraco até à desova e desligá-lo um dia após a postura.

- trocas de 15% +/-, de 3 em 3 dias com agua MESMOS parâmetros.

E é tudo o que me ocorre agora.... qualquer coisa mais eu posto respostas depois......

Se quiserem ver algumas das minhas posturas...

http://cosmos.oninetspeed.pt/hugocoutinhos...quariofilia.htm

Um abraço... e boas posturas.....

:wink:

Hugo

Publicado:
"Receita" para  reprodução de ramirezis:

-Água a 27ºC ou a 28ºC

-Água MUITO mole ( KH inferior a 1,5º )

-Nitritos a zero

-Ph entre 5,8 e 6,4

Poizé,

tenho isso tudo, excepto o kh, e incluindo os xistos e as anúbias. Os marrecos foram-se na mesma.

Publicado:

Olá a todos,

Chtorm, mas os "marrecos" foram-se quanto tempo depois de os comprares?? É que se calhar ressentiram-se da diferença de pârametros relativamente ao aquário onde foram criados ( ou mantidos na loja por muito tempo o que é pouco provável dado a grande procura que eles têm), e os parâmetros a que tu tinhas inicialmente a tua água...

Especialmente no caso dos ramirezis, que são muito sensíveis no que toca às mudanças de parâmetros bruscas, é essencial perguntar a que parâmetros eles eram mantidos nos tanques de criação, ou mesmo pedir ao vendedor que teste a agua aquando da compra, para termos a ideia exacta da qualidade da água...

O que acontece por vezes é que eles são mantidos com +/- os parâmetros do que se têm a agua do aquário, o que faz com que algum pessoal que os compra não tenha razão de queixa quanto à sensibilidade dos "marrecos".....

Um abraço

Hugo Silva:P