Recommended Posts

Publicado

Boas

Comprei a semana passada um aquário de 60x40x30 para me iniciar.

Coloquei um substrato no fundo e por cima um areão, previamente fervido. Adicione-lhe umas pedras e madeira como decoração, também fervidos, e 2 espécies de plantas, a Echinodorus parviflorus e a Hera vermelha. O problema é que passados 2 dias a água começou a ficar turva, amarelada, e estou a notar que as Echinodorus parviflorus estão a morrer. Tenho um filtro biológico Biobox 1, e forneco iluminação durante cerca de 8 horas por dia. Que poderá estar a acontecer e o que devo fazer?

Obrigado

Publicado:
Que poderá estar a acontecer e o que devo fazer?

Obrigado

para ja nao faças mais nada alem de ler primeiro e montar o aquario depois.

o que te esta a acontecer e muito simples, devias deixar o aquario ciclar e depois começar a adicionar alguma fauna e depois alguma flora.

mas com os erros e que aprendemos. nao mexas mais por enquanto tudo o que fizeres agora so vai agravar a situaçao.

Le muito

Publicado:

Lamento mas não concordo com o Paulo A Santos.

Não sou nenhuma perita mas por aquilo que tenho lido por cá, e se pesquisarmos "como iniciar o ciclo" são muitos os tópicos que te aconselham a ter plantas. Alias, quantas mais melhor pois ajudam muito a controlar os parâmetros da água, consumindo nitratos, fosfatos e bla bla bla. Agora as plantas só não fazem tudo. É preciso fazer TPAs frequentes, sobre tudo no inicio, e acrescentar uns caracois para também ajudarem a ciclar (tipo Planorbis Corneus, Physas, nada de ampalurias ou assim pois são sensíveis)

Põe aqui o setup completo do teu aqua, nome dos substratos, frequencia das TPAs, resultados dos testes, os membros mais experientes irão precisar desses elementos para te ajudar.

Depois de o ferver tentas-te deixar o tronco em agua para ver se já não largava nada??? É que por vezes não basta só ferver o tronco, tem de ficar de molho por uns tempos.

O facto da água estar amarelada pode não ter nada a ver com as plantas morrerem. A água pode estar amarela devido ao tronco, e as plantas morrerem por terem vindo fracas e não aguantarem as mudanças, ou porque lhes falta alguma coisa tipo Co2 ou algum nutriente específico. Há plantas que melam no inicio mas que depois recuperam e ficam bem lindas.

Acho que deverias ter lançado este tópico na secção "Plantas"

Publicado:
Lamento mas não concordo com o Paulo A Santos.

cada um tem a opiniao que tem.

apenas estamos aqui para ajudar ou tentar ajudar e enriqueçer os nossos conhecimentos.

para responder a pergunta do Joao iria fazer aqui um testamento coisa que ja esta feita e refeita por ai no forum.

por exemplo esta Echinodorus parviflorus e de um grau de dificuldade medio.

nao me parece ser uma boa escolha para um aquario com uma semana.

por isso recomendei ler um pouco.

Publicado:

Paulo não leves a mal aquilo que eu disse. Tens razão estamos aqui para nos ajudar uns aos outros, e nem sempre estamos todos de acordo.

Tens toda a razão quando dizes que o João deve pesquisar, também já eu o disse.

Tens razão quando dizes que há plantas com necessidades especificas, também o deixei entender.

Apenas não concordei com o facto de lhe dizeres para ciclar o aqua, depois meter fauna, e no fim flora. Sem fauno ou flora, não há ciclo. Só isso.

Tudo de bom para os 2.

Publicado:

nada disso ZABOU

nao estou nem vou ficar chateado, nem tal coisa me passou pela cabeça, longe de mim estar aqui para fazer qualquer tipo de conflito, como ja disse cada um pensa como pensa.

o comentario que eu fiz aplica-se apenas a pergunta do Joao, nao num modo generalizado.

Publicado:
para ja nao faças mais nada alem de ler primeiro e montar o aquario depois.

o que te esta a acontecer e muito simples, devias deixar o aquario ciclar e depois começar a adicionar alguma fauna e depois alguma flora.

mas com os erros e que aprendemos. nao mexas mais por enquanto tudo o que fizeres agora so vai agravar a situaçao.

Le muito

O que fiz foi exactamente ler alguns tópicos e foi assim que comecei. Tem sido amplamente aconselhado colocar algumas plantas de inicio, e só passadas 1 ou 2 semanas colocar alguns, poucos peixes. Foi isso que fiz. Agora vou esperar uns dias pra ver o que acontece.

Obrigado na mesma

Publicado:

Boas,

na minha opiniao os troncos é que te estão a por a agua amarelada.

Quanto as plantas, tens de ter calma e fazer tudo certinho como já deves ter lido por aqui.

As vezes temos os parametros todos certos e tudo para que corra bem e va-se lá saber porque acaba tudo por correr mal.

Muita calma e muita leitura.

Um Abraço

Publicado:

Paulo na boa :D

João continuo a achar que deverias mudar ou lançar um tópico no forum das plantas.

Faz testes, indica o teu setup completo e logo vés. Como diz o Paulo há plantas mais delicadas, que precisam de cuidados específicos, se esperares muito tanto pode a planta recuperar como pode morrer de vez.

Tenta não custa nada.

Até lá no teu lugar fazia TPAs frequentes para melhorar a cor da água.

Boa sorte.

Isabel "Zabou"

Publicado:
Boas

Comprei a semana passada um aquário de 60x40x30 para me iniciar.

Coloquei um substrato no fundo e por cima um areão, previamente fervido. Adicione-lhe umas pedras e madeira como decoração, também fervidos, e 2 espécies de plantas, a Echinodorus parviflorus e a Hera vermelha. O problema é que passados 2 dias a água começou a ficar turva, amarelada, e estou a notar que as Echinodorus parviflorus estão a morrer. Tenho um filtro biológico Biobox 1, e forneco iluminação durante cerca de 8 horas por dia. Que poderá estar a acontecer e o que devo fazer?

Obrigado

Boas!

Muito provavelmente a água está turva devido ao tronco e/ou ao areão.

Outra possibilidade é de o filtro ser em segunda mão e não teres lavado muito bem antes de o montar, tento ele expelido toda a sujidade que tinha acumulado.

O tronco depois de fervido (mesmo dentro na panela enquanto a água ferve) ainda tem de ser mantido dentro de água durante bastante tempo. Depende dos troncos, mas tens de ir mudando a água do recipiente até ele parar mesmo de turvar a água e a deixar amarela como indicas que te acontece.

O areão se for de rio também têm tendencia para turvar a água nos primeiros tempos e se não tapas-te bem o substracto o mesmo irá acontecer.

Qualquer destas possibilidades não ajuda no crescimento das plantas.

Qual a tua iluminação já agora?

Abraço

Publicado:
Boas!

Muito provavelmente a água está turva devido ao tronco e/ou ao areão.

Outra possibilidade é de o filtro ser em segunda mão e não teres lavado muito bem antes de o montar, tento ele expelido toda a sujidade que tinha acumulado.

O tronco depois de fervido (mesmo dentro na panela enquanto a água ferve) ainda tem de ser mantido dentro de água durante bastante tempo. Depende dos troncos, mas tens de ir mudando a água do recipiente até ele parar mesmo de turvar a água e a deixar amarela como indicas que te acontece.

O areão se for de rio também têm tendencia para turvar a água nos primeiros tempos e se não tapas-te bem o substracto o mesmo irá acontecer.

Qualquer destas possibilidades não ajuda no crescimento das plantas.

Qual a tua iluminação já agora?

Abraço

Eu comprei um kit Aquadream 60 que trazia uma lampada de 15W.

Mas se calhar o problema é mesmo do tronco. Vou experimentar tirar e realizar umas TPAs para ver se resolve o problema, e vou limpar melhor o tronco.

Publicado: (editado)

Boas! Todas as plantas devem ser colocadas na altura da montagem,antes de se fazer o ciclo. Devemos até colocar logo todas as plantas que queremos manter no aquário,quanto mais melhor.

Depois ,como te disseram tens de fazer o ciclo do azoto ao aquário,o que leva umas 3 a 4 semanas minimo.Neste tempo não podes colocar peixes.

O amarelo da água são os Taninos do tronco,é completamente inofensivo,aliás alguns peixes adoram.

O teu problema é a luz. 15W para 60L é mesmo insuficiente para manter plantas.Mais duas lâmpadas de 15W,para prefazer uns 45W,já conseguias manter plantas menos exigentes,pois mesmo assim não é muita luz. Tens também de colocar um pouco de fertilizante liquido para as plantas.

Por vezes,as plantas que compramos morrem,mas não retires o pé que está enterrado,pois pode surgir outra planta habituada às novas condições.Mas deves pôr mais luz.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)

Olha só para teres uma ideia eu comprei um tronco numa loja da especialidade, já limpo e tratado... tive o tronco cerca de 1 mês e meio dentro de um balde com água (ainda lá está) e só agora deixou de deitar essa cor amarelada, já está a cerca de uma semana no balde e a água mantém-se limpa. Também o fervi varias vezes mas não me parece que seja essa a solução pois cada vez que é fervido deita sempre aquela cor. Embora como já foi dito a água amarela não faz mal aos peixes, alguns até gostam porque recria o seu habitat natural, mas se fores como eu (pessoalmente acho feio) só tens uma solução mete o tronco na água têm paciência e deixa o tempo fazer o trabalho.

Editado por _FUZY_
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!