Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, estou a fazer um projecto (ainda no papel) de um móvel para carregar com 10 caixas vodafone para receber plantas e possivelmente alevins. Deixo aqui o projecto para verem como possivelmente irá ficar e para deixarem as vossas criticas.

hjkklq8.png

Cumprimentos

Octávio Alves

• Replies 112
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

A filtragem vai ser como no desenho em baixo, tal como indiquei ao membro maneljaquim para fazer a sua filtragem neste DIY (LINK PARA O SEU DIY).

Filtragem: A filtragem funcionava para o aquário e para a caixa vodafone. E como funcionou, vou fazer assim. O filtro vai puxar a água das caixas de baixo para as de cima, entretanto, no outro lado, vai ter um tubo, que quando a água atingir o seu nível, a água volta para as caixas de baixo, deixando assim de correr o risco de fugas. Esse tubo, irá ter uma inclinação em baixo, para criar movimento na água, porque se ficasse a direito iria criar uma grande pressão naquela zona devido a água cair directamente em cima (Fig. 1 e 2).

Iluminação: A iluminação, irá ter 4 lâmpadas de 11W cada, cada lâmpada irá iluminar 12.5 a 15litros (Fig 1).

Passagem de água: A passagem da água pelas caixas, passando umas pelas outras, irá ser feita com um corte quadrangular, com uma rede, para permitir a passagem da água mas impedindo a passagem dos peixes. Pode-se verificar isso na desenho em baixo (Fig. 2).

Fig. 1

caixasvodawe6.png

Fig. 2

caixasp6.png

Cumprimentos

Octávio Alves

Editado por slet
Publicado:
E aquelas metades de cubos?Ou não são metades? Estão é escondidos atrás do pilar do móvel?

Parece-me bem este projecto para alevins.

Sim, estão atrás do pilar, porque se tivessem cortadas a meio iria necessitar de 2 filtros, e a intenção do DIY é poupar e inovar. Assim, poupo num filtro e o móvel aguenta na mesma com o peso das caixas e da litragem.

PS: Editei as imagens, percebe-se melhor a parte das tubagens.

Cumprimentos

Publicado:

o projecto ta muito engraçado e com pernas para andar mas meto a mesma pergunta que o nosso amigo Miguel Reis filtro/bomba?

ja que tas a inovar a numa de poupar e se utiliza-se uma das caixas e fizesses la uma sump?

apenas uma ideia. cumps e vai com esse projecto para a frente

Publicado:

Sim, a minha ideia é mesmo aproveitar uma caixa para fazer um Sump, vou usar um Hydor Bravo 200, 750 l/h. Para 60l irá ter força suficiente para puxar a água. Numa das caixas vou criar o sump com 3 divisões para 3 matérias filtrantes diferentes.

Cumprimentos

Publicado:

Mas não vai ser para bettas machos... isso também eu achava que era o melhor, mas ele lá sabe :twisted:

Se faltar a luz, o sistema pára sem problemas.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Em relação à falta de luz, não há problema pois a água apenas vai par

a baixo se a água atingir o tubo, ou seja, se o filtro não puxar água para cima, o de cima não enche, o nivél de água não sobe, logo não desce para o aquário de baixo.

Em relação aos bettas, ainda não sei, pode ser um projecto a ponderar.

Em relação à doença, qualquer aquário corre esse risco, seja ele de 10, 60 ou 100 litros. Apenas tenho de ir medindo os parâmetros e isso, como todos devemos fazer com os nosso aquários.

Cumprimentos

Publicado: (editado)
Em relação à falta de luz, não há problema pois a água apenas vai par

a baixo se a água atingir o tubo, ou seja, se o filtro não puxar água para cima, o de cima não enche, o nivél de água não sobe, logo não desce para o aquário de baixo.

não é bem assim, como tu tens, a agua vai descer por gravidade do lado da bomba, o que te aconselho, de maneira a se o sistema parar o nível de agua ficar intacto, é meteres uma bomba a mandar para cima, em vez de uma bomba a puxar de baixo

e a saída da agua da bomba teria de ficar fora de agua, senão terias o mesmo problema, não sei se me fiz entender

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:
não é bem assim, como tu tens, a agua vai descer por gravidade do lado da bomba, o que te aconselho, de maneira a se o sistema parar o nível de agua ficar intacto, é meteres uma bomba a mandar para cima, em vez de uma bomba a puxar de baixo

e a saída da agua da bomba teria de ficar fora de agua, senão terias o mesmo problema, não sei se me fiz entender

Eu entendo o que estás a dizer, a saída do filtro vai ficar fora da linha de água, logo a água não volta para trás.

Cumprimentos

Publicado:
acho que ja tens tudo mais que preparado so te posso dizer se tens dinheiro começa ja a fazer se nao tens juna algum e comela pq o projecto ta bom e muito bem pensado.

boa sorte vou acompanhar o projecto

Eu já tenho alguma madeira na casa dos meus avós, vou tentar ir lá amanha a tarde, e mal chegue a casa é por mãos à obra, depois é só esperar que a minha namorada me traga algumas caixas de telemóvel, que ela trabalha numa loja de telemóveis, se ela não conseguir arranjar as 10, vou aqui à vodafone de Torres Vedras, que é minha vizinha, e vejo se têm as restantes, eu já tenho uma 4 cá em casa, só faltam as 6 restante.

Obrigado pelo apoio.

Publicado:

entao esta tudo encaminhado para vermos esse projecto a funcionar =)

quanto ao problema de inundaçao so tens que meter a saida de agua para a sump de maneira a que so deça agua para a sump quando atinguir no pantamar superior o nivel que tu desejares para agua no aqua =)

cumps

Publicado:

Agradeço a tua ajuda (e de todos).

Sempre que houver actualizações vou postando aqui, para que vocês possam ir vendo e criticando a evolução do projecto.

Digo já também, que as criticas, não são propriamente más, por existe criticas boas. E eu agradeço imenso todas as criticas, porque fazem como que me mantenha desperto para possíveis problemas que possam surgir e corrigi-los.

Se amanha sempre conseguir ir buscar as madeiras, já sabem, amanha já cá está o inicio da sua construção.

Cumprimentos

Octávio Alves