Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Já á algum tempo tenho pensado em me dedicar á criação de apistogrammas.

Para isso gostava de perguntar ao pessoal daqui do forum, que tipo de aqua eles gostam.

tive a ver uns foruns inglês sobre os apisto's, e pelo que percebi,

como substracto gostam de areia só não consegui é perceber que tipo de areia(escura, clara...),

plantas não deve ter muitas pois o seu biotopo não tem muitas, é mais é troncos, rochas, e das oucas plantas que tem é uma enchinodorus, agora pergunto, será que eles não apreciam plantas de tapete?

águas ácidas como é caracteristico do biotopo amazónico(das zonas de águas escuras)

eu já pesquisei bastante mas infelizmente a informação sobre eles é poucas e a que há é quase tudo em outra lingua, ou então sou eu que não estou a procurar nos sítios certos.

pessoal, uma ajudinha ao íniciante neste tipo de ciclideos...

obrigado

Editado por Baixinho
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Alguns sites, muito bons, em inglês.

http://www.dwarfcichlid.com/index.php

http://forum.apistogramma.com/

Não faço ideia se o biotipo tem plantas ou não, mas o que é certo é que os criadores os mantêm em aquas densamente plantados - musgo de java parece ser um must - e com bastantes esconderijos (folhas secas, túneis, troncos, etc). As plantas proporcionam protecção, abrigo e melhoram a qualidade da água. Vê as fotos destes exemplos:

- http://www.dwarfcichlid.com/Good_habitat.php

http://www.ciclideos.com/forum/apistogramm...iacao-t322.html

Também é recomendado um substrato escuro. A água deverá ser ácida e mole

Abraço,

NCR

Publicado:

Segundo li, o biotopo deles não constuma ter muitas plantas.

Vê isto:

http://apcforum.xpto.net/viewtopic.php?f=13&t=21

é um tipo de aqua biotopo amazónico do rio negro.

segundo li é deste tipo de aqua que gostam, mas umas plantinhas não ficavam nada mal.

Publicado:
Segundo li, o biotopo deles não constuma ter muitas plantas.

Vê isto:

http://apcforum.xpto.net/viewtopic.php?f=13&t=21

é um tipo de aqua biotopo amazónico do rio negro.

segundo li é deste tipo de aqua que gostam, mas umas plantinhas não ficavam nada mal.

Sim se queres fazer um biotopo, uma simulaçao do habitat natural, de um apistogramma, deves ter areia como substrato (costuma ser utilizada clara), utilizar troncos ramificados ou raizes, podes por algumas rochas e bastantes folhas secas.

Podes tentar por algumas echinodorus para tornar o aquario mais verde mas segundo sei os rios que algumas especies de apistogrammas habitam tem apenas troncos, folhas e areia.

Esse link que deste tem exemplos muito bons!

Publicado:
Sim se queres fazer um biotopo, uma simulaçao do habitat natural, de um apistogramma, deves ter areia como substrato (costuma ser utilizada clara), utilizar troncos ramificados ou raizes, podes por algumas rochas e bastantes folhas secas.

Podes tentar por algumas echinodorus para tornar o aquario mais verde mas segundo sei os rios que algumas especies de apistogrammas habitam tem apenas troncos, folhas e areia.

Esse link que deste tem exemplos muito bons!

exacto

para mim foi dos aquas de biotopo amazónico mais bem conseguido que vi.

tu dizes que se constuma usar areia clara, mas o quê, areia de silica?

eu acho que não íria ficar lá muito natural, não achas?

talvez mêta um enchinodorus bleheri ou outra... ainda tenho que pennsar bem no assunto...

ainda tocando no assunto da areia...

...onde posso arrajar areia meio escura meio clara? nas lojas costuma ser a que preços?

convinha ser uma que não alterasse o ph

Publicado: (editado)
tu dizes que se constuma usar areia clara, mas o quê, areia de silica?

ainda tocando no assunto da areia...

...onde posso arrajar areia meio escura meio clara? nas lojas costuma ser a que preços?

convinha ser uma que não alterasse o ph

Sim de silica penso que seja fina e clara de mais mas, como disseste um intermédio já é bom. Penso que seja +- a textura e cor da areia de praia, mas o mais importante é que utilizes areia, depois se queres mais clara ou mais escura, mais fina ou mais grossa já é ao teu gosto!

E como disseste tenta arranjar uma que nao te altere o pH, especialmente que o faça subir... Porque, como sabes, os apistogrammas gostam de águas mais acidas.

Tenta arranjar na Naturline, eles costumam ter uma variada gama de substratos e de hardscape.

talvez mêta um enchinodorus bleheri ou outra... ainda tenho que pennsar bem no assunto...

Como já disse em muitos dos habitats dos apistogrammas não existem muitas plantas, e se existirem, penso que sejam echinodorus porque são originarias da América do Sul e dão se em areia, por isso podes usar enchinodorus bleheri que só por si já vai dar um novo aspecto ao aquário!

Nao sei que iluminação vais usar, mas sei que os apistogrammas tem uma luz fraca como preferência e se optares por essa via podes sempre usar fetos de java, anubias, etc. que eles nao se vao importar nada! ;)

Editado por jpp
Publicado:
Sim de silica penso que seja fina e clara de mais mas, como disseste um intermédio já é bom. Penso que seja +- a textura e cor da areia de praia, mas o mais importante é que utilizes areia, depois se queres mais clara ou mais escura, mais fina ou mais grossa já é ao teu gosto!

E como disseste tenta arranjar uma que nao te altere o pH, especialmente que o faça subir... Porque, como sabes, os apistogrammas gostam de águas mais acidas.

Tenta arranjar na Naturline, eles costumam ter uma variada gama de substratos e de hardscape.

Sabes me dizer algum exemplos de preços das areias?

na aquaplante também há dessas areias?

Como já disse em muitos dos habitats dos apistogrammas não existem muitas plantas, e se existirem, penso que sejam echinodorus porque são originarias da América do Sul e dão se em areia, por isso podes usar enchinodorus bleheri que só por si já vai dar um novo aspecto ao aquário!

Nao sei que iluminação vais usar, mas sei que os apistogrammas tem uma luz fraca como preferência e se optares por essa via podes sempre usar fetos de java, anubias, etc. que eles nao se vao importar nada! :lol:

sim, uns fetos ou umas anubias também não ficavam nada mal.

eu vou mete-los num aqua de 80L, quantos wats é que achas que eles íam achar o ideal?

talvez se eu metesse a lampada directamente por cima da planta para ela aproveitar a maior parte da luz e deixava a outra zona sem luz fazendo uma espécie de zona escura para eles se sentirem mais seguros.

Publicado:

A areia que tenho no meu aquário é a mais indicada para o aqua que tu pretendes, custou-me 10€ cada saco de 10kg, parece areia da praia, mas não é, e não altera o ph nem a dureza da água, clica no link para veres a areia:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=110441&hl=

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Publicado:
A areia que tenho no meu aquário é a mais indicada para o aqua que tu pretendes, custou-me 10€ cada saco de 10kg, parece areia da praia, mas não é, e não altera o ph nem a dureza da água, clica no link para veres a areia:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=110441&hl=

sim, eu já tinha dado uma vista de olhos no teu post(bom projecto), mas onde é que a compras-te?

Publicado: (editado)
sim, uns fetos ou umas anubias também não ficavam nada mal.

eu vou mete-los num aqua de 80L, quantos wats é que achas que eles íam achar o ideal?

Ja sabes que especie vais por no aquario? atenção que cada especie tem o seu devido habitat!

Acho que cerca de 30W ja chega para o biotopo...

talvez se eu metesse a lampada directamente por cima da planta para ela aproveitar a maior parte da luz e deixava a outra zona sem luz fazendo uma espécie de zona escura para eles se sentirem mais seguros.

É uma boa ideia! Assim sempre podem escolher o lado que preferem! E depois logo nos dizes o que eles preferem tambem!

AquaPicanço

Aproveitas e das um mergulhinho! ;)

E aquela areia deve ser a mais indicada! Tem a textura e cor que te disse e não altera o pH nem a dureza da água!

Editado por jpp
Publicado:
dizes que se constuma usar areia clara, mas o quê, areia de silica?

Boas,

Quanto à areia - clara - tens uma que fica lindíssima no aqua e não altera o PH. O problema é que é um inferno para lavar...Trata-se da areia para obras do Maxmat que custa €5,00 cada saca de 40 kgs

Abraço,

NCR

Publicado:
Boas,

Quanto à areia - clara - tens uma que fica lindíssima no aqua e não altera o PH. O problema é que é um inferno para lavar...Trata-se da areia para obras do Maxmat que custa €5,00 cada saca de 40 kgs

mas é clarinha tipo a de silica ou é mais escura?

porque é que dá tanto trabalho a limpar?

qual é o nome dela na loja? ... areia do rio?

Publicado:
mas é clarinha tipo a de silica ou é mais escura?

porque é que dá tanto trabalho a limpar?

qual é o nome dela na loja? ... areia do rio?

É clarinha tipo a de silica. Aliás, é capaz de ser sílica.

Dá trabalho porque...vem suja, né?

O nome não sei. Tem um pedreiro desenhado na capa.

Abraço,

NCR

• 2 semanas depois...
Publicado:
Eles gostam mais de mais de areia clara,podes por e entre outras... para tapete podes por Riccia fluitans,Eleocharis parvula...

enchinodorus bleheri, anubias nana e talvez lotus já tavam no meu projecto.

as outras de tapete não me parece pois íam precisar de mais luz, e eles não gostam lá muito.