labutes77 Publicado Outubro 26, 2008 Publicado Outubro 26, 2008 (editado) comprei a 2 semanas este bichinhos , como sendo camarao arco iris ... ja pesquisei na net mas nao aparece nada parecido. tenho outros camaroes , red , white pearl , madeira , iberico e amanos . queria saber que especie é esta para nao misturar com outros e evitar hibridos.por agora estao na creche dos red. sao do tamanho dos red´s mas mais corpulentos , esverdiados , com umas manchas tipo tigrado. deixo aqui estes videos , espero que consigam ver bem ... obrigado. Editado Outubro 26, 2008 por labutes77 " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
André Geraldes Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Penso que é o Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Green Se for este ha possibilidade de se cruzar com os red's
Sergio Torres Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Iria dizer que são ibericos mas como já tens, conheces os nossos! Assim sendo, acho que deve ser algum neocaridina! Yellow/green em apuramento mas, É SÓ MESMO UM "ATIRA PARA O AR"! Boa sorte na identificação! Já agora, se quiseres pertencer ao entre margens, diz algo! AbraçO! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
labutes77 Publicado: Outubro 26, 2008 Autor Publicado: Outubro 26, 2008 sao mais encorpados do que os red , nem sei se este sera o tamanho adulto, como disse so os tenho a 2 semanas. comprei-os na loja na gare do oriente , e para variar a informaçao foi muito limitada. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Eu tenho camarões semelhantes a esses ca em casa. Quem mos arranjou também não tinha certeza da identificação, mas palpitava que fosse Neocardina heteropoda var. Brown. Actualmente já tive tempo para confirmar essa identidade visto que cruzam com Neocardina heteropoda var. Red (vulgo red cherry) e originam camarões de ambas as cores, mas não hibridos, visto que têm capacidade de se reproduzirem novamente.
André Geraldes Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Eu acho que é neocaridina var green ou yellow
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Eu acho que é neocaridina var green ou yellow E qual das especies de Neocardina? Se achares que é Neocardina heteropoda é um bocado relativo dizeres que é var. Green ou var. Yellow, visto que a variabilidade genética é imensa... O que interessa mesmo é que são da mesma especie dos Red Cherry, logo cruzam, mas não geram hibridos!
André Geraldes Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 E qual das especies de Neocardina?Se achares que é Neocardina heteropoda é um bocado relativo dizeres que é var. Green ou var. Yellow, visto que a variabilidade genética é imensa... O que interessa mesmo é que são da mesma especie dos Red Cherry, logo cruzam, mas não geram hibridos! Sim o Neocaridina heteropoda, por isso eu disse que era yellow ou green sao quase iguais e podem cruzar com os red's... Mete ai mais um video ou umas fotos pa tirarmos as duvidas cpts
labutes77 Publicado: Outubro 27, 2008 Autor Publicado: Outubro 27, 2008 e no caso de se cruzarem com os red ? originaram o que ? camaroes verdes ? vermelhos ? as bolinhas ? as riscas ... ? eu nunca cruzei camaroes de cores diferentes ... e com os meus white pearl sera que tb se cruzam ? ? ? nota : NUNCA MAIS COMPRAR ANIMAIS SEM SABER O QUE SAO !!!! " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 (editado) bem,vou tentar esclarecer algumas coisas que aqui foram ditas labutes77 bem, como camarão arco-íris, apenas conheço uma espécie, antigamente conhecida por Caridina sp blue(esta denominação deixou de ser usada pois a descendência não é azul) ou como agora é chamado por Malayan Shrimp, arco-íris,pois mudam de cor com muita facilidade passado de verde, azul, vermelho, rosa e tons intermédios com muita facilidade agora o que me leva a desmentir o que disse em cima, é o facto de dizeres que tem manchas tipo tigrado, se for um tigrado tipo caridina cf. cantonensis "tiger", então não pode ser malayan shrimp, e viro-me para um camarão que tem circulado no mercado portugues como (pelos visto nao apenas um nome) "green´s", que são nada mais nada menos que um cruzamento entre caridina cf. cantonensis "tiger" com caridina babaulti green, estes apresentam a mesma coloração que os Neocaridina heteropoda var green, mas com a diferença que apresenta um pouco do tigrado dos Caridina cf. cantonensis "tiger" e são bem maiores que os Neoacaridina heteropoda(não interessa a variante) o facto de lhe chamarem arco íris, não me surpreende, pois á semelhança dos Malayan, estes quando submetidos a uma variação grande de um dos parametros, tendem a ficar vermelhos(não tão intenso com o vermelho dos red´s), pois eu mantenho esta espécie, e enquanto estavam em agua filtrada e quente, mantinham essa cor, mas quando os mudem para um "pseudo lago", passaram a esse tal vermelho andred Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Green, não existe, apenas existem os white(white pearl) e os blue (blue pearl) Sergio Torres camarão ibérico (Atyaephyra desmaresti), nunca podia ser, pois a sua fisionomia é diferente entre os green/yellow, green ate que é plausível, o que nao acredito pelas razoes que apresentei em cima, yellow, definitivamente não, pois mantenho-os e o amarelo é mesmo nítido Diogo HC Matias ora, vamos ver se me faço entender esses brown que falas, não são nenhum apuramento, são green cruzados com red´s, e a sua coloração tende a escurecer cada vez mais ao longo da idade, os red´s têm genes muito mais fortes, pois foram intensivamente apurados ao longo do tempo, logo não sofrem muitas alteraçoes, agora os green, uma vez que sao relativamente recentes, não são tão apurados, logo mais vulneráveis a combinações genéticas que possam ter com os red´s por exemplo, daí começarem a ficar mais escuros ficando castanhos, não são híbridos uma vez que tanto os red´s, como green´s, brown ou yellow, são todos a mesma espécie, mudando apenas a mutação cromática. não é por dar descendência fértil que um camarão deixa de ser híbrido, é híbrido quando duas espécies(falando de nomenclaturas cientificamente aceites) se cruzam entre si, podendo ou não gerar descendência fértil, mas são híbridos, como é o caso que apresentei em cima entre os babaulti green e "tiger", que geram descendência fértil. sei que isto contraria o conceito de espécie, mas é a mais pura verdade e inclusive fiz com que uma "stora" minha de biologia me mandasse calar a meio de uma aula quando a confrontei com um maço de folhas que corroboram o que estou a dizer, apenas me chamou no final da aula para me dizer para não contrariar o que vem nos livros durante as aulas para não baralhar ninguém e que ia levar as folhas ao seu professor(naquela altura colega de profissão) da faculdade para esclarecer alguns pontos, como estava no final do ano lectivo e eu abandonei a escola, nunca mais falei com ela Editado Outubro 27, 2008 por Carlos Couceiro
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 e no caso de se cruzarem com os red ? originaram o que ? camaroes verdes ? vermelhos ? as bolinhas ? as riscas ... ? eu nunca cruzei camaroes de cores diferentes ... e com os meus white pearl sera que tb se cruzam ? ? ? nota : NUNCA MAIS COMPRAR ANIMAIS SEM SABER O QUE SAO !!!! isso ja devia estar interiorizado, seja para camaroes, seja para peixes ou outros animais, sob pena de termos algumas desilusoes um alerta, tens red´s e blue pearl no mesmo aqua? é que eles cruzam, e geram hibridos ferteis
André Silvestre Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 e que são nada mais nada menos que um cruzamento entre caridina cf. cantonensis "tiger" com caridina babaulti green, estes apresentam a mesma coloração que os Neocaridina heteropoda var green, mas com a diferença que apresenta um pouco do tigrado dos Caridina cf. cantonensis "tiger" e são bem maiores que os Neoacaridina heteropoda(não interessa a variante)... pois eu mantenho esta espécie, e enquanto estavam em agua filtrada e quente, mantinham essa cor, mas quando os mudem para um "pseudo lago", passaram a esse tal vermelho Carlos, o que te leva a dizer que os Tiger cruzam com os babaulti? Fizeste essa experiência? Tens fotos desses camarões? Tenho curiosidade em ver os camarões fruto desse cruzamento. Se puderes colocar umas fotos e desenvolver um pouco mais sobre isto, agradecia. Abraço, André
labutes77 Publicado: Outubro 27, 2008 Autor Publicado: Outubro 27, 2008 obrigado pelas ajudas ... nao tenho os blue, tenho um aqua de 120cm com os red , amanos , e madeira. noutro aqua de 45cm tenho white pearl e ibericos , os recem chegados por agora estao no infantario dos red´s. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
labutes77 Publicado: Outubro 27, 2008 Autor Publicado: Outubro 27, 2008 CARLOS COUCEIRO , nos meus nao noto alteraçoes na cor , esverdiados , como sempre com as tais riscas irregulares mais escuras " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 Carlos, o que te leva a dizer que os Tiger cruzam com os babaulti? Fizeste essa experiência?Tens fotos desses camarões? Tenho curiosidade em ver os camarões fruto desse cruzamento. Se puderes colocar umas fotos e desenvolver um pouco mais sobre isto, agradecia. Abraço, André boas André, não fiz a experiência, mas essa informação chegou-me através de alguém bastante conhecedora, como me pediram para não cometar muito este facto, não vou avançar com nomes, talvez não deva estar a levantar estas questões, mas os camarões que tenho, têm o corpo bastante entroncado e de um tamanho considerável(comparativamente a Neocaridinas heteropoda) com riscas de tiger(apenas na zona inferior) e quando estavam num aqua com as condições todas apresentavam tons verdes, após a mudança para agua fria e nao filtrada, muitos deles mudaram a sua cor para vermelho fotos, é-me impossível, pois no lago não é possível capta-los, e não tenho fotos deles inicialmente
André Silvestre Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 boas André, não fiz a experiência, mas essa informação chegou-me através de alguém bastante conhecedora, como me pediram para não cometar muito este facto, não vou avançar com nomes, talvez não deva estar a levantar estas questões, mas os camarões que tenho, têm o corpo bastante entroncado e de um tamanho considerável(comparativamente a Neocaridinas heteropoda) com riscas de tiger(apenas na zona inferior) e quando estavam num aqua com as condições todas apresentavam tons verdes, após a mudança para agua fria e nao filtrada, muitos deles mudaram a sua cor para vermelho fotos, é-me impossível, pois no lago não é possível capta-los, e não tenho fotos deles inicialmente Carlos, não percebo o porquê desse secretismo todo... As ideias e experiências do hobbie são para se discutir, partilhar, não para as guardarmos às sete chaves. Se é algo que essa pessoa que te informou experienciou e tu próprio constataste isso, porquê estar a fazer segredo de tal? Ainda para mais quando é uma informação tão importante quanto o crossbreading. Além disso, não é querer desmentir-te ou à pessoa que te informou mas informações dessas devem ser fundamentadas e complementadas com registos visuais ( fotos, vídeos), de modo a ter alguma credibilidade. Formular teorias, qualquer um pode, não achas? Esse " anónimo" não tem fotos dos camarões?
labutes77 Publicado: Outubro 28, 2008 Autor Publicado: Outubro 28, 2008 (editado) parece que encontrei "Neocaridina heteropoda"... sao como este mas nao tao transparentes , sao mais verdes , mas as riscas condizem perfeitamente. será a variedade selvagem ????? http://www.theshrimpfarm.com/pics/hetero_large_1.jpg Editado Novembro 8, 2008 por labutes77 " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
labutes77 Publicado: Abril 10, 2009 Autor Publicado: Abril 10, 2009 e sao mesmo a variedade selvagem ... confirma-se. obrigado a todos pela ajuda. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Recommended Posts