Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

apesar de me ter registado no fórum há bastante tempo (por curiosidade) só me aventurei neste hobby em Agosto. E aqui começo com o meu primeiro pedido de ajuda.

Em Agosto comecei com um Aqua de 54L, abaixo segue a lista de peixes que deram entrada no mesmo, por ordem de chegada:

- 1 Plecostomus;

- 5 Rásboras harlequim (um morreu passadas duas semanas, pelo que adquiri mais 3 e passaram a 7);

- 2 Bótia palhaço;

- 2 Danios zebra rosa;

- 1 Caracol Maçã;

- 2 Colisas azul;

- 2 Guppys;

- 2 Abelhinhas;

- 1 SAE.

Parece muita coisa mas, os rásboras, zebras e guppies eram tão pequenos que nem pareciam encher o aqua... o problema começou quando todos começaram a crescer... O mais notável foi o Pleco, que passado nem 1 mês tinha crescido mais de metade do seu tamanho, os rásboras cresceram um pouquinho tal como os guppies, e os zebras triplicaram.

Agora no início de Outubro adquiri um Aqua 180L, comecei a ciclagem e o primeiro habitante a ser transferido foi o Pleco devido ao seu grande tamanho para este aqua de 54L (deve ter uns 6 cm). Seguiu-se o casal de colisas, que eram os maiores a seguir ao anterior e também o SAE.

1ª reacção após ter transferido o Pleco... deixei de ver os bótia :-D

Tenho dois mini-troncos com um buraco onde eles se encondem de noite... pelo que parece, enfiaram-se lá e nunca mais os vi, até esta manhã... em que encontrei um morto com umas dentadas na face (provavelmente as abelhinhas, deram conta dele) e outro de barriga para cima bastante taquipneico, provavelmente terá o mesmo fim.

A minha dúvida... será que foi a saída do pleco que originou este problema? Podem ter sentido a falta dele... eles pareciam-me contentes até então. A morte de ambos quase ao mesmo tempo é muito estranha.

Qualquer resposta de ajuda será bem-vinda!

Ricardo Domingues

Publicado:

Boas,

Não me parece que tenha sido por desgosto.

Pode ter havido alguma doença que só afectou os bóttias.

É apenas uma hipótese.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
Boas,

Não me parece que tenha sido por desgosto.

Pode ter havido alguma doença que só afectou os bóttias.

É apenas uma hipótese.

Cumps.

Sim também pensei nisso. O 2º bótia também acabou por morrer. Eles ficaram superficialmente um bocado escuros.

A nova notícia é que tenho um rásbora a ficar moribundo e também com umas manchas escuras, não come e mantém-se sempre num canto do aqua. Já andei a ver aqui no fórum, já há quem se tenha queixado disto mas não vejo respostas :lol:

OS bótias esconderam-se após a saída do pleco e as mortes/enfraquecimento após a TPA de ontem!

Ricardo Domingues

Publicado:

Talvez seja bom postares os valores possíveis da água. Mesmo que utilizes a água da mesma torneira, há parâmetros que podem mudar de um dia para o outro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

Boas

Podes encontrar alguns dos sintomas presentes nesta página?

Ajudava a obter uma possível (e esperada) cura.

Abraço

Publicado:

Obrigado pela dica! Esta página está excelente, algumas imagens até arrepiam.

Passei pelas fotos várias vezes e não encontrei exactamente aquilo que se está a passar com os meu peixes. Vendo bem... olhando para a última foto "Worms in Eye", podemos ver que esse peixe tem umas pintas pretas, no entanto elas fazem parte do padrão do próprio peixe... imagina que o meu rásbora está assim, com pintas, escuro, enfezado, a nadar sempre no mesmo sítio...

Quanto aos bótias, não ficaram com pintas mas sim com uma tonalidade bastante escura. Ou talvez uma mancha escura mais alargada... entenda-se assim.

Ricardo Domingues

Publicado:

Notícias:

Comprei e já apliquei Omnipur, a água ficou toda verde!

Morreram os 2 zebras rosa e 1 résbora :D

1 rásbora está em estado crítico!

O engraçado é que os Guppies e as abelhinhas estão na maior...

Devido à morte dos bótias, estou a ter uma praga de mini caracóis!!!

Ricardo Domingues

Publicado:
Notícias:

Comprei e já apliquei Omnipur, a água ficou toda verde!

Morreram os 2 zebras rosa e 1 résbora :lol:

1 rásbora está em estado crítico!

O engraçado é que os Guppies e as abelhinhas estão na maior...

Devido à morte dos bótias, estou a ter uma praga de mini caracóis!!!

Devido ao medicamento e ao aumento de temperatura para 28º a 29º, houve um brusco aparecimento de minhocas brancas minúsculas nos vidros (talvez devido às artémias que tenho dado). Pelo que pude confirmar aqui, são inofensivas para os peixes... no entanto a ampulária passou pelo vidro e lavrou uma parte delas, espero q n lhe faça mal tb.

Em relação ao rásbora em estado crítico... tb já se foi! Este "bicharoco" já me está a dar que fazer!

Ricardo Domingues

Publicado:

Outro rásbora morto!

Os guppies estão a dar de si...

Criação minúscula (tinham umas 3 semanas) q estava na maternidade foi dizimada...

:mrgreen:? Alguma dica?

Ricardo Domingues