uzumaki Publicado Outubro 26, 2008 Publicado Outubro 26, 2008 Boas eu estou agr a começar neste fantastico mundo que é a aquariofilia e ainda estou a montar o meu aquario a minha duvida é que eu comprei um filtro externo da eheim um 2211 classic e n sei se a parte do filtro k devolve a agua ao aquario (o tubo prefurado) deve fikar mergulhado na agua ou deve fikar por cima da agua. Agradecia k me dessem uma ajudinha! Abraço pa tds Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Boas eu estou agr a começar neste fantastico mundo que é a aquariofilia e ainda estou a montar o meu aquario a minha duvida é que eu comprei um filtro externo da eheim um 2211 classic e n sei se a parte do filtro k devolve a agua ao aquario (o tubo prefurado) deve fikar mergulhado na agua ou deve fikar por cima da agua. Agradecia k me dessem uma ajudinha! Abraço pa tds Olá Uzumaki, Se colocares as especificações (setup) do teu aqua ajudaria imenso. A flauta sob a água faz com q hajam menos trocas gasosas com o ar, menos barulho, se adicionares CO2 menos perdas do mesmo e pelo contrário menos oxigenação. A flauta acima da água faz-te o contrário. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
uzumaki Publicado: Outubro 26, 2008 Autor Publicado: Outubro 26, 2008 Olá Uzumaki,Se colocares as especificações (setup) do teu aqua ajudaria imenso. A flauta sob a água faz com q hajam menos trocas gasosas com o ar, menos barulho, se adicionares CO2 menos perdas do mesmo e pelo contrário menos oxigenação. A flauta acima da água faz-te o contrário. Obrigado pela resposta! Entao o meu aqua é de 60 lts (60x30x30) tenho um termostato de 100w da rena e vai albergar só camaroes n sei se o k eu diss ajuda mas se axares k falta qualquer coisa avisa k eu digo :D abraço! Citar
barros.rodolfo Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Podes usar a flauta mergulhada na água, depois só tens de regular a direcção da mesma consoante a fauna que tens e se gostam ou não de correntes. Podes até mesmo mergulhá-la dentro de água com os orifícios para cima para a água não ganhar aquela espécie de gordura à tona. Citar
merlin Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Detalhando um pouco mais a resposta que já foi dada, a posição da saída do filtro, para efeitos da filtragem, é indiferente. No entanto pode-se aproveitar a saída do filtro para cumprir 2 outros objectivos: oxigenação e correntes. A oxigenação da água é obtida através das trocas gasosas que se dão à superfície da água do aquário. Quanto maior for a área da superfície do aquário maior é a oxigenação da água. No entanto, os nossos aquários geralmente têm áreas limitadas pelo que para aumentar o volume de oxigenação é preciso aumentar a agitação da água à superfície. Para agitares a água podes usar uma bomba de ar com uma pedra difusora que te vai provocar uma agitação na superfície ou, aproveitar a saída do filtro para provocar essa agitação. Nesse caso deves colocar a saída do filtro acima do nível da água. Ao colocares a saída do filtro acima da água, para além de agitares a superfície da água também vais criar uma corrente de água cuja intensidade varia com o fluxo de água do filtro vs dimensão do aquário. Quanto a mim, poderá haver quem tenha opinião diferente, é benéfico ter essa corrente para a circulação de água no aquário para além de que criar um efeito agradável com as plantas que tiverem na zona da corrente e alguns peixes gostam de andar a nadar ao sabor / contra essa corrente. No entanto, tem atenção que alguns peixes não gostam da corrente e podem se refugiar para as zonas do aquário onde não chega a corrente o que pode limitar os movimentos desses peixes e não é bom. Se criares a referida corrente de água, deves observar o comportamento dos teus peixes e se eles não gostarem tens que mudar a posição da tua saída do filtro. Para que não seja criada a tal corrente de água, podes à mesma colocar a saída do filtro acima do nível da água mas, em vez das saídas estarem apontadas para o interior do aquário, podes apontar as saídas na direcção do vidro por forma a que a água que sai do filtro bata no vidro e depois é que entra no aqua. A agitação da superfície é menor mas será qb a não ser que tenhas algo no aquário que te consuma muito O2. Outro aspecto, ao teres a saída do filtro acima do nível da água, principalmente se estiver a apontar para o interior do aqua, vais ver que vai provocar o barulho de uma mini cascata. Há quem goste e quem não goste desse barulho. Podes controlar a intensidade desse barulho variando a distância a que colocas a saída do filtro em relação à superfície da água. Mais afastado = mais barulho e mais agitação (e mais salpicos, atenção se não tiveres tampas), junto à superfície = nenhum barulho, agitação suficiente e sem salpicos. :-D Espero ter ajudado (e não complicado), fica bem. Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Olá, Eu tenho no meu aqua c camarões o mesmo filtro, tenho algumas plantas de baixa/média manutenção mas sem adicionar CO2 nem fertilizantes. O aqua é DIY e tem 64*40*30cm e coloquei a flauta ao nível da água mas submersa lateralmente e contra o vidro, agita a superfície q.b. e não ganha essa "gordura" (bactérias) superficial. Se quiseres posto foto a demonstrar. Boa sorte Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
uzumaki Publicado: Outubro 26, 2008 Autor Publicado: Outubro 26, 2008 Olá,Eu tenho no meu aqua c camarões o mesmo filtro, tenho algumas plantas de baixa/média manutenção mas sem adicionar CO2 nem fertilizantes. O aqua é DIY e tem 64*40*30cm e coloquei a flauta ao nível da água mas submersa lateralmente e contra o vidro, agita a superfície q.b. e não ganha essa "gordura" (bactérias) superficial. Se quiseres posto foto a demonstrar. Boa sorte Sim era fixe se me pudesses mostrar como fizeste é que da maneira como eu tenho axo que está a provocar demasiada agitaçao existem muitas bolhas de ar em todo o lado lol e faz com que pareca k a agua esta um pouco turva! abraço Citar
Godlike Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Se é para camarões opta por meter a flauta ao nivel da coluna de água contra o vidro, assim as trocas gasosas e a corrente são suficientes. cumps Citar Cumps
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 (editado) Ajudou? Editado Outubro 26, 2008 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
uzumaki Publicado: Outubro 26, 2008 Autor Publicado: Outubro 26, 2008 Ajudou? Sim sim ajudou obrigado olha la já agr tenho outra duvida disseram m que quando se poe os troncos no aquario a agua pode ficar com uma tonalidade tipo chá por causa do tronco se assim for o que é que se pode fazer para o evitar ou arranjar?? Dsc lá estas perguntas todas mas é que pronto inda so principiante nestas coisas abraço Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 Podes ferver os troncos e/ou deixá-los de molho durante alguns dias num balde e ires mudando a água até q esta não tenha mais cor. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts