Reprodução de Bettas


rgcouto

Recommended Posts

Boa noite.

 

Faz hoje semana e meia que comprei o meu betta macho. Tenho actualmente 3 fêmeas pq uma inacreditavelmente, saltou fora. Nem é inexperiência minha a ranhura por onde saiu era mais pequena que ela.

 

Bom, se tenho os bettas há uma semana e meia pq o título?

 

Hoje é um dia de alguma alegria para mim. Coloquei na 2ª feira à noite uma betta fêmea com o meu betta macho, numa garrafa de plástico, água ao mesmo nível, etc... Na 4ª soltei-a e hoje... bem, hoje vieram os abraços e os ovos!

 

O facto de ter conseguido que dois bettas acasalassem, em "tão pouco tempo" anda de braço dado com o facto de pouco saber disto, na verdade. A fêmea ia comendo 30% dos ovos à medida que os ia soltando, enquanto o macho tratava dos outros 70%. E não sei se por sorte, dois ovos estão no ninho! Ou seja, ou saltaram para lá e ficaram lá presos, ou o macho teve noção das coisas e tratou de meter lá dois para ñ parecer mal.

 

A fêmea, depois de alguns abraços foi retirada. Parecia q já tinha acabado pq se colocou duas vezes atrás do termostato, portanto, retirei-a.

 

Qt aos ovos, terá sido por acaso q lá foram parar? Há bettas que comem alguns e cuidam de outros?

 

É normal na "primeira vez" de um macho acontecer isto, certo? Mas cuidará ele dois dois ovos que restam?

 

Obg.

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rgcouto e bem vindo a esta aventura dos bettas :)

Para ser mais fácil vou dar a minha opinião no teu texto.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa diz.

cumpr.

antónio

 

Boa noite.

 

Faz hoje semana e meia que comprei o meu betta macho. Tenho actualmente 3 fêmeas (porque tantas?....vais chegar a um ponto em que não vais saber onde colocar tanto betta...:) pq uma inacreditavelmente, saltou fora. Nem é inexperiência minha a ranhura por onde saiu era mais pequena que ela. Pensavas tu...:) pode ter sido um motivo que justificase o salto...tipo um insecto voador entre o vidro e a agua :) enquanto houver forças para saltar...

 

Bom, se tenho os bettas há uma semana e meia pq o título?

 

Hoje é um dia de alguma alegria para mim. Coloquei na 2ª feira à noite uma betta fêmea com o meu betta macho, numa garrafa de plástico, água ao mesmo nível, etc... Na 4ª soltei-a e hoje... bem, hoje vieram os abraços e os ovos!

 

O facto de ter conseguido que dois bettas acasalassem, em "tão pouco tempo" anda de braço dado com o facto de pouco saber disto, na verdade. A fêmea ia comendo 30% dos ovos à medida que os ia soltando ( os primeiros são sempre comidos :? ), enquanto o macho tratava dos outros 70%. E não sei se por sorte, dois ovos (Se fores como eu que acho sempre muito poucos e depois qdo. vejo-os a nadar... :-D, multiplica sempre por 10 os que tu ves) estão no ninho! Ou seja, ou saltaram para lá e ficaram lá presos, ou o macho teve noção das coisas e tratou de meter lá dois para ñ parecer mal.

As proximas 48 horas o macho vai estar num conta-relógio entre apanhar os que caiem e a colocar outros. A revolver o ninho e até se for preciso faz a " mudança" completa para outro ponto do aquario. Por isso deixa-o trabalhar sossegado (importante) nesta fase e com um minimo de luz)

 

A fêmea, depois de alguns abraços foi retirada (Aqui é que acho que fizeste mal...demora +-2 horas umas menos outras mais) . Parecia q já tinha acabado pq se colocou duas vezes atrás do termostato, portanto, retirei-a. (Pois ...acho que fizeste mal devias ter esperado, os "abraços" mais produtivos são quase na parte final...depois de ela já ter comido alguns ;) )

Qt aos ovos, terá sido por acaso q lá foram parar? Há bettas que comem alguns e cuidam de outros?

 

É normal na "primeira vez" de um macho acontecer isto, certo? Mas cuidará ele dois dois ovos que restam? Pode ser que o casal seja muito novo...mas não é justificação para tão poucos ovos (devem ser muitos mais...) Ele vai cuidar/defender eles até achar que vale a pena....

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rgcouto e bem vindo a esta aventura dos bettas ;)

Para ser mais fácil vou dar a minha opinião no teu texto.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa diz.

cumpr.

antónio

Olá António. Esqueci-me de um detalhe importante. Para ñ estar a criar outra conta, eu entro na conta do meu colega de apartamento, o RGCouto, embora eu seja outra pessoa, o Artur. :D ( Espero q ñ haja problemas qt a isso. ) Ele é mais activo na zona dos Guppies. :D

 

António, os abraços duraram pelo menos 2 horas, realmente. Deu para ir buscar o almoço, comer, etc... E atenção que qd vi o primeiro já devia ter havido mais...

 

Agr tenho um pequeno problema... Tenho as 3 fêmeas num comunitário, mas a ferida ( q desovou ) está na maternidade. Está ferida e ñ vão os outros tentar fazer alguma coisa... Tenho duas "cá fora", e a mais bonita ( a minha grande esperança para criações futuras ) está smp por baixo de plantas rasteiras e smp parada. Se lá toco no vidro ou movimento a água, ela sai de lá, nada normalmente, mas poucos minutos depois já lá está de novo. Os outros peixes até a pensam morta, já que lá vão todos juntos, mas se a vêem mexer voltam atrás.

 

Os peixes têm a doença das "pintas brancas", mas hoje o RGCouto já trás o produto para resolver a questão. Será disso?

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pode ser uma das causas. Agora só vendo a evolução da doença.

Cump.

A fêmea morreu ontem à noite.

 

Como foi a mais bonita q já vi, estou profundamente desolado. Já apliquei o produto e "rezo" agr para a segunda ñ morrer tb.

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea morreu ontem à noite.

 

Como foi a mais bonita q já vi, estou profundamente desolado. Já apliquei o produto e "rezo" agr para a segunda ñ morrer tb.

Em relação ao que tu chamas de "doença das pintas brancas" que na verdade é Ictio é melhor dares uma vista de olhos pelo forum e procura posts ou artigos sobre essa doença, vais ver, assim, que raramente a aplicação de produtos ou fármacos é a mais fácil ou a melhor solução.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais