rgcouto Publicado Outubro 25, 2008 Share Publicado Outubro 25, 2008 Boa noite. Faz hoje semana e meia que comprei o meu betta macho. Tenho actualmente 3 fêmeas pq uma inacreditavelmente, saltou fora. Nem é inexperiência minha a ranhura por onde saiu era mais pequena que ela. Bom, se tenho os bettas há uma semana e meia pq o título? Hoje é um dia de alguma alegria para mim. Coloquei na 2ª feira à noite uma betta fêmea com o meu betta macho, numa garrafa de plástico, água ao mesmo nível, etc... Na 4ª soltei-a e hoje... bem, hoje vieram os abraços e os ovos! O facto de ter conseguido que dois bettas acasalassem, em "tão pouco tempo" anda de braço dado com o facto de pouco saber disto, na verdade. A fêmea ia comendo 30% dos ovos à medida que os ia soltando, enquanto o macho tratava dos outros 70%. E não sei se por sorte, dois ovos estão no ninho! Ou seja, ou saltaram para lá e ficaram lá presos, ou o macho teve noção das coisas e tratou de meter lá dois para ñ parecer mal. A fêmea, depois de alguns abraços foi retirada. Parecia q já tinha acabado pq se colocou duas vezes atrás do termostato, portanto, retirei-a. Qt aos ovos, terá sido por acaso q lá foram parar? Há bettas que comem alguns e cuidam de outros? É normal na "primeira vez" de um macho acontecer isto, certo? Mas cuidará ele dois dois ovos que restam? Obg. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Lourenço Publicado: Outubro 26, 2008 Share Publicado: Outubro 26, 2008 Olá rgcouto e bem vindo a esta aventura dos bettas Para ser mais fácil vou dar a minha opinião no teu texto. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa diz. cumpr. antónio Boa noite. Faz hoje semana e meia que comprei o meu betta macho. Tenho actualmente 3 fêmeas (porque tantas?....vais chegar a um ponto em que não vais saber onde colocar tanto betta... pq uma inacreditavelmente, saltou fora. Nem é inexperiência minha a ranhura por onde saiu era mais pequena que ela. Pensavas tu... pode ter sido um motivo que justificase o salto...tipo um insecto voador entre o vidro e a agua enquanto houver forças para saltar... Bom, se tenho os bettas há uma semana e meia pq o título? Hoje é um dia de alguma alegria para mim. Coloquei na 2ª feira à noite uma betta fêmea com o meu betta macho, numa garrafa de plástico, água ao mesmo nível, etc... Na 4ª soltei-a e hoje... bem, hoje vieram os abraços e os ovos! O facto de ter conseguido que dois bettas acasalassem, em "tão pouco tempo" anda de braço dado com o facto de pouco saber disto, na verdade. A fêmea ia comendo 30% dos ovos à medida que os ia soltando ( os primeiros são sempre comidos ), enquanto o macho tratava dos outros 70%. E não sei se por sorte, dois ovos (Se fores como eu que acho sempre muito poucos e depois qdo. vejo-os a nadar... :-D, multiplica sempre por 10 os que tu ves) estão no ninho! Ou seja, ou saltaram para lá e ficaram lá presos, ou o macho teve noção das coisas e tratou de meter lá dois para ñ parecer mal. As proximas 48 horas o macho vai estar num conta-relógio entre apanhar os que caiem e a colocar outros. A revolver o ninho e até se for preciso faz a " mudança" completa para outro ponto do aquario. Por isso deixa-o trabalhar sossegado (importante) nesta fase e com um minimo de luz) A fêmea, depois de alguns abraços foi retirada (Aqui é que acho que fizeste mal...demora +-2 horas umas menos outras mais) . Parecia q já tinha acabado pq se colocou duas vezes atrás do termostato, portanto, retirei-a. (Pois ...acho que fizeste mal devias ter esperado, os "abraços" mais produtivos são quase na parte final...depois de ela já ter comido alguns ) Qt aos ovos, terá sido por acaso q lá foram parar? Há bettas que comem alguns e cuidam de outros? É normal na "primeira vez" de um macho acontecer isto, certo? Mas cuidará ele dois dois ovos que restam? Pode ser que o casal seja muito novo...mas não é justificação para tão poucos ovos (devem ser muitos mais...) Ele vai cuidar/defender eles até achar que vale a pena.... Obg. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rgcouto Publicado: Outubro 26, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2008 Olá rgcouto e bem vindo a esta aventura dos bettas Para ser mais fácil vou dar a minha opinião no teu texto. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa diz. cumpr. antónio Olá António. Esqueci-me de um detalhe importante. Para ñ estar a criar outra conta, eu entro na conta do meu colega de apartamento, o RGCouto, embora eu seja outra pessoa, o Artur. :D ( Espero q ñ haja problemas qt a isso. ) Ele é mais activo na zona dos Guppies. :D António, os abraços duraram pelo menos 2 horas, realmente. Deu para ir buscar o almoço, comer, etc... E atenção que qd vi o primeiro já devia ter havido mais... Agr tenho um pequeno problema... Tenho as 3 fêmeas num comunitário, mas a ferida ( q desovou ) está na maternidade. Está ferida e ñ vão os outros tentar fazer alguma coisa... Tenho duas "cá fora", e a mais bonita ( a minha grande esperança para criações futuras ) está smp por baixo de plantas rasteiras e smp parada. Se lá toco no vidro ou movimento a água, ela sai de lá, nada normalmente, mas poucos minutos depois já lá está de novo. Os outros peixes até a pensam morta, já que lá vão todos juntos, mas se a vêem mexer voltam atrás. Os peixes têm a doença das "pintas brancas", mas hoje o RGCouto já trás o produto para resolver a questão. Será disso? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Lourenço Publicado: Outubro 26, 2008 Share Publicado: Outubro 26, 2008 .....Os peixes têm a doença das "pintas brancas", mas hoje o RGCouto já trás o produto para resolver a questão. Será disso? Olá Pode ser uma das causas. Agora só vendo a evolução da doença. Cump. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rgcouto Publicado: Outubro 27, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 27, 2008 OláPode ser uma das causas. Agora só vendo a evolução da doença. Cump. A fêmea morreu ontem à noite. Como foi a mais bonita q já vi, estou profundamente desolado. Já apliquei o produto e "rezo" agr para a segunda ñ morrer tb. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dário Publicado: Outubro 27, 2008 Share Publicado: Outubro 27, 2008 A fêmea morreu ontem à noite. Como foi a mais bonita q já vi, estou profundamente desolado. Já apliquei o produto e "rezo" agr para a segunda ñ morrer tb. Em relação ao que tu chamas de "doença das pintas brancas" que na verdade é Ictio é melhor dares uma vista de olhos pelo forum e procura posts ou artigos sobre essa doença, vais ver, assim, que raramente a aplicação de produtos ou fármacos é a mais fácil ou a melhor solução. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts