Iluminação para aqua de 120cm


Recommended Posts

Boas,

 

Ando a pensar em montar um aquario de 120x40x50 essencialmente para me iniciar na aventura que são os discus... banana rock

 

Agora a minha duvida tá na iluminação que este deve ter visto que tambem vou querer ter algumas plantas.

 

Tou a pensar fazer mesmo eu porque o aquario à partida terá apenas tampas em vidro, então devo fazer uma especie de tampa em madeira que irá albergar as lampadas (ideia tirada de um DIY aqui do forum). Queria era saber que lampadas e balastros é que me aconselham.

 

Tinha pensado em talvez 2xT5-54W - 114.9Cm ou então 4xT8-30W - 89.5Cm, que dizem? E que balastros devo utilizar para estas lampadas?

 

 

Desde já obrigado pelas opiniões.

 

Cumps

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ando a pensar em montar um aquario de 120x40x50 essencialmente para me iniciar na aventura que são os discus... :-D

Agora a minha duvida tá na iluminação que este deve ter visto que tambem vou querer ter algumas plantas.

Tou a pensar fazer mesmo eu porque o aquario à partida terá apenas tampas em vidro, então devo fazer uma especie de tampa em madeira que irá albergar as lampadas (ideia tirada de um DIY aqui do forum). Queria era saber que lampadas e balastros é que me aconselham.

Tinha pensado em talvez 2xT5-54W - 114.9Cm ou então 4xT8-30W - 89.5Cm, que dizem? E que balastros devo utilizar para estas lampadas?

 

Olá, para plantas que não sejam exigentes em termo de iluminação eu escolhia a 1ª hipotese, como as lampadas são maiores dão luz também para as pontas do aqua. Balastros eléctrónicos, para estas lampadas penso que tem mesmo que ser.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ando a pensar em montar um aquario de 120x40x50 essencialmente para me iniciar na aventura que são os discus... :-D

 

Agora a minha duvida tá na iluminação que este deve ter visto que tambem vou querer ter algumas plantas.

 

Tou a pensar fazer mesmo eu porque o aquario à partida terá apenas tampas em vidro, então devo fazer uma especie de tampa em madeira que irá albergar as lampadas (ideia tirada de um DIY aqui do forum). Queria era saber que lampadas e balastros é que me aconselham.

 

Tinha pensado em talvez 2xT5-54W - 114.9Cm ou então 4xT8-30W - 89.5Cm, que dizem? E que balastros devo utilizar para estas lampadas?

 

 

Desde já obrigado pelas opiniões.

 

Cumps

 

Tendo em conta a tua ideia eu recomendo o uso das duas 54W, podes por uma 8000K e uma 6500K e vao ajudar as plantas e realcar a cor dos Discos, tendo em conta os consumos energeticos usa apenas balastros electronicos.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que a 1º hipótese seja a melhor. Para ficar perfeita, optaria por 4x54W com dois sistemas de interruptores independentes. Para quê? Apenas ficavas já com mais iluminação para quando quiseres esticar um pouco mais com as plantas..

 

Digo isto pois é o que estou a fazer, Tenho um aquário de 120L no inicio e para a montagem que estou a iniciar, 72W é o suficiente mas... e depois? Depois preciso de mais luz e irei comprar uma nova calha? Não.. compro já uma que dê para o futuro e uso agora metade do sistema.

 

Espero que tenhas percebido o meu raciocínio.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que a 1º hipótese seja a melhor. Para ficar perfeita, optaria por 4x54W com dois sistemas de interruptores independentes. Para quê? Apenas ficavas já com mais iluminação para quando quiseres esticar um pouco mais com as plantas..

 

Digo isto pois é o que estou a fazer, Tenho um aquário de 120L no inicio e para a montagem que estou a iniciar, 72W é o suficiente mas... e depois? Depois preciso de mais luz e irei comprar uma nova calha? Não.. compro já uma que dê para o futuro e uso agora metade do sistema.

 

Espero que tenhas percebido o meu raciocínio.

 

 

Cumps

 

Boas Miguel,

 

Concordo com a tua teoria mas lembrate que os Discus nao gostam de muita luz......

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas rapidas respostas,realmente tambem estava mais inclinado para a hipotese das T5.

 

Agora outra duvida, ainda hoje estive no AKI à procura de materiais para a calha, mais numa de ver preços que outra coisa, mas vi balastros por cerca de 10/15€não faço é ideia se estes serão electronicos ou nõa? Como posso saber isso? E outra coisa que me deixou algumas duvidas foram as lampadas, vi umas quantas lampadas OSRAM (até penso ser uma boa marca) T8 de 30 e 36W 6500k por cerca de 5/7€. Ora, pra mim que estou acostumado a ver lampadas nas lojas de animais por no minimo 12€ achei um bocado estranho. Posso mesmo meter lampadas daquelas no aquario ou elas são diferentes em alguma coisa que me está a escapar?

 

Já agora outra coisa, tambem por lá vi algumas calhas de iluminação para outros fins que não a aquariofila (para cozinhas, garagens etc...) e até estavam bastante baratas, que tipo de balastros é que essas calhas devem trazer? Será que dá para adaptar? Basicamente digam-me lá o que devo ter em conta ao comprar tanto as lampadas como os balastros para não meter agua... :-D E já agora não se sinjam às opções que apresentei no inicio, sou novo nisto posso não estar a considerar outras opções simplesmente por não as conhecer..

 

Mais uma vez obrigado pelas repostas.

 

Cumps

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Concordo com a tua teoria mas lembrate que os Discus nao gostam de muita luz......

 

Cumps

Sergio

 

 

Pois eu tambem já estava a ter isso em conta, e de qualquer forma a iluminação será para ficar dentro de uma tampa em madeira feita à medida do aquario, por isso não vale a pena gastar já dinheiro, se um dia me quiser esticar mais com as plantas logo compro o resto do material e monto que espaço deve haver com fartura...

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que a 1º hipótese seja a melhor. Para ficar perfeita, optaria por 4x54W com dois sistemas de interruptores independentes. Para quê? Apenas ficavas já com mais iluminação para quando quiseres esticar um pouco mais com as plantas..

 

Digo isto pois é o que estou a fazer, Tenho um aquário de 120L no inicio e para a montagem que estou a iniciar, 72W é o suficiente mas... e depois? Depois preciso de mais luz e irei comprar uma nova calha? Não.. compro já uma que dê para o futuro e uso agora metade do sistema.

 

Espero que tenhas percebido o meu raciocínio.

 

 

Cumps

 

 

Viva,

 

Tudo depende...umas plantas... se estamos a falar de anubias, fetos, musgo... qualquer pouca luz é suficiente mas se forem plantas de tapete tipo glosso 72 watts é insuficiente.

 

Dir-te-ia que mais vale a mais do que a menos...mas isto é muito relativo e pessoal.

 

Para as dimensões que tens já tive 3 x 54 e agora tenho 4 x 54, com dois interruptores, apenas um amigo - o Paulo - fez uma alteração na calha para poder ter 2 fichas e assim ligar cada uma a um temporizador. Uma faz 8 horas e a outras 6 horas (acende 1 hora depois e desliga-se 1 hora antes (Muito obrigado ao Paulo).

 

Moral da história:

 

- Tinha uma calha com 6 meses que vendi muito mais barata e tive que comprar outra;

 

- Os meus Discus ainda não andam com bengala (

Boas Miguel,

 

Concordo com a tua teoria mas lembrate que os Discus nao gostam de muita luz......

 

Cumps

Sergio

)

 

- Tudo é relativo, não existem resultados iguais e depende das espécies de plantas que pretendes ter, assim com os peixes.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que são mais baratos por causa do IRC e as calhas que falas já estejam prontas a funcionar acho que devem trazer os balastros ferromagnéticos, penso eu

 

Mais baratas por causa do IRC?!?! Como assim?

 

Então e quais são as principais diferenças entre os balastros ferromagnéticos e os electronicos?

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo nada de electronica e tb anda a querer por uma calha com mais luz no meu aqua. Tanto quanto já me informei os balastros electrónicos dispensam a utilização do arrancador e além disso são mais eficasses a estabilizar o fluxo de energia que percorre o gás das lâmpadas sejam elas T8 ou T5, como consequência estas têm um melhor rendimento em termos de iluminação, visto que as oscilações no gás fazem variam a intensidade lunimosa. Para além desta preciosidade os balastros electronicos perdem menos energia, os outros perdem muito mais energia sob a forma de calor e resistência para além do próprio arrancador.

 

Resumindo uma calha com balatros eletrónicos dá maior intensidade de luz e menor consumo de energia.

 

Corrijam-me se estiver engando

Luis Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tudo depende de até onde queres ir! Se pretendes discus e algumas plantas de baixa manutenção 2x54w T5 chegam perfeitamente, mas como já foi referido se para a frente te queres aventurar em plantas de tapete, plantas vermelhas ai já te aconselho a optares por 4x54w T5...

 

Com as 4x54w consegues ter uma boa mistura e obter um espectro muito bom para plantas.. como configuração 1x4200+2x6500+1x8000.

Com esta configuração consegues ter também alguma corrrecção de cor para não a água não ficar com tom amarelo... e o espectro mais alto (8000k) irá salientar a cor dos discus e claro melhorar o espectro.

 

Podes comprar balastros duplos e meter 2 circuitos independentes.

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem sou da opiniao que 2x54w é suficiente para plantas de baixa manutençao, mas dependende muito do tipo de plantas que queiras meter no aqua.

Eu por ex, tenho um aqua 120x40x50 , com 200 litros uteis e com a iluminaçao 4x54 w ... ou seja , iluminaçao superior a 1 watt/litro e posso exprimentar varios tipos de plantas.

Se optares por 4x54w ... tens necessariamente de fertilizares em doses correctas e pensares em injectar co2 ... porque senao arriscas um grande boom de algas. Iluminaçao intensa necessita obrigatoriamente de grandes quantidades de nutrientes na agua. Co2, micros,macros... e claro .... mais trabalho nas podas .... :twisted:

Se vais optar por Discus, tens logo 2 grandes inconvenientes.... os discus não gostam de iluminaçao intensa e algumas plantas não gostam de temperaturas de 28-29 graus. Na minha opinião , a temperatura ideal para um bom plantado deve ser 24-25 graus.

Espero ter sido útil. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.