Baryancistrus morreu com que doenca ,porquê?


Ricardo Nobre

Recommended Posts

Aquq 140 lts reais

tinha 1 baryancistrus 9 cm

tem: 1gibbiceps 11 cm,9neons,4 botias,2 ramirezis,1 peixe elefante,6 coridoras,3 caridinas japonicas,?red cherys no musgo de java;3platys;6guppyes;2 betas macho em sitio proprio e separados:2 betas femea.

 

O baryancistrus estava no aqua a 8 meses,comecou por sair da sua toca e ficou colado ao vidro do aqua perto das saida eentradas dos filtros durante 5 dias antes de morrer. A unica causa aparente foi a fomacao de 3 pequenas manchas descoloradas na pele que só notei 3 dias antes da sua morte.(ver imagens).

b1.jpg

Como adoro os meus peixes e quando algum morre a unica causa aparente sáo manchas brancas nas barbatanas(normalmente só uma e pequena, e alguns nem se nota visivelmente nada)gostaria de saber se alguem aqui no forum me pode ajudar na identificacao da ou das doencas e erradicar as mesmas para prevenir futuros dissabores.

b2.jpg

Desde já, obrigado.

Ricardo Nobre

b4.jpg

Editado por Ricardo Nobre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup e Parametros da Agua ?

Baryancistrus é extremamente sensivel a nitratos...Como estava o teu areão ?

Os L´s na sua generalidade necessitam, quer de forte corrente, quer de alguma madeira...

Qual a alimentação que lhes davas ?

 

Parece-me um comunitário demasiado diversificado em termos de necessidades (Ph, temperaturas,...)

Lamento a perda!

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup e Parametros da Agua ?

Baryancistrus é extremamente sensivel a nitratos...Como estava o teu areão ?

Os L´s na sua generalidade necessitam, quer de forte corrente, quer de alguma madeira...

Qual a alimentação que lhes davas ?

 

Parece-me um comunitário demasiado diversificado em termos de necessidades (Ph, temperaturas,...)

Lamento a perda!

 

 

Nunonovo;

Agradeco desde já a tencao e vou tentar escrever todos os pontos que conheco do meu aqua.

Eu conheco todas as necessidades do baryancistrus e tenho feito tudo o que está ao meu alcance para o bem estar dos meus peixes assumindo desde já que como novato neste hoby (1 ano) sei muita teoria e pouca pratica, que me levam a cometer erros e com os quais tenho aprendido muito.Logo quando um peixe fica doente ou morre tenho que assumir a culpa como minha.(o meu maior erro é ter especies com diferentes necessidades no mesmo aqua)

 

Aqua: 101x45x50 (140 litrs reais medidos por min.)

2 termometros de precisao com temp de 27 graus celsius.(as vezes diferem de apenas 1 grau)

medidas tiradas por testes de fitas da tetra (TETRATEST 5 IN 1, nao dao valores certos):

-ph entre 6.5 e 6.8

-kh mais ou menos 4

-gh baixo (so 1 quadrado muda de cor na fita.)

nitritos=0

Nitratos = 25

 

testes de gotas:

nitratos =25

fosfatos= 0.5

 

Manutencao:

-15 em 15 dias aspirar o areao (nao todo pois 10% tem musgo de java e nao o tiro pois tem alvins e camaroes pequenos)

-tpa de 15 em 15 dias de 30 ltrs

-limpar filtro interno todas as semanas excepto ceramicas)(biobox2)

-limpar o filtro externo todas as 3 ou 4 semanas (tetratec ex 1200:1200ltrs hora)

 

Items no aqua de relevancia:

-2 troncos em madeira com anubias nana

-3 cavernas em que cabe qualquer peixe que tenho no aqua

-plantado de elodeas ,1 cabomba,musgo de java e anubias.

 

O meu areao tem 7.5cm de altura e está claro não apresentando problemas.

A comida que dava ao baryancistrus embora nao o via a comer pois so sai no escuro, era dada depois de apagar as luzes e consistia em pastilhas sera well-ships, ou da tetra pleco min (com spirulina), ou da tetra para peixes herviboros. dava tambem bloodworms congeladas que ainda dou para o peixe elefante.

 

Conclusão: desde que o peixe morreu que já me morreram 1 platy e 2 gupyes cada um com um intervalo de 24 horas e aparenta que ainda tenho mais 2 doentes. notei que um gupy ficou com a cauda desfeitaem poucas horas, logo posso concluir que tenho um problema de bacterias que me estão a atacar os peixes mais debilitados pois os outros nao aparentam problemas.

 

Desconfio que o gibbiceps tenha causado stress ao baryancistrus e que lhe tenha retirado comida, uma vêz que ambos são territoriais e o gibbiceps já estava a ficar maior.Talvez isto tenha debilitado o peixe e este tenha ficado doente.

Mas sinto que há mais qualquer coisa só que não sei o que é.

 

Obrigado pela atenção,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais