Parametros da agua


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho um aqua panoramico de 140L uteis, e os parametros da agua andam a volta de:

 

pH- 7,3+-

GH- >=180ppm = 10 dGH

KH- >=240ppm = 13,5 dKH

 

Corrijam-me por favor se a conversao nao estiver correcta, e q os meus testes estao em ppm.

 

O pH nao esta mau, mas como tenho um casal de Ramirezis devia baixar ao menos para 7, para isso tenciono injectar CO2, vou tratar disso este fim de semana, comprar acido muriatico, e fazer o sistema das 2 garrafas, q me impressionou!

 

Mas o meu problema e o KH q axo algo elevado, nao deveria andar nos 5dKH?? Para tb manter as suas propriedades tampao para o pH.

Para isso pensei na turfa da SERA, ou em misturar agua de garrafao com poucos minerais como a do LIDL ou mesmo desmineralizada(Destilada)

 

Agora, como uso agua da torneira nas TPAs, se tentar controlar os parametros da agua do aqua, nao sera pior a emenda q o soneto, tenho algum receio de com as TPAs desregular os parametros novamente... E nao conseguir valores estaveis.

 

 

Os peixes q tenho de momento sao:

 

2 Rams

1 Betta

2 Bottia palhaco

1 Bottia Lohachata (Yoyo)

2 Danios Zebra (a pensar em adquirir mais 2)

 

 

Os peixitos nao aparentam estar desconfortaveis com a qualidade da agua, deverei tentar alterar alguns valores?? Ou mais vale nao mexer!

 

Agradeco qualquer tipo de observacoes da vossa parte, mesmo q nao sejam relacionados com a agua, qualquer ajuda e sempre bem vinda!

 

Cumprimentos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os peixes não aparentam estar desconfortáveis porque o pH (7,3) é o parâmetro que mais afecta a vida deles e a diferença para o pH encontrado nos seus habitats não difere muito desse.

 

Por outro lado queres que o KH faça de tampão ao pH. Com esse valor é difícil ter um tampão tão eficiente. Na verdade, quanto mais alto o KH mais "inmovível" se torna o pH.

 

A injecção de CO2 já será um factor preponderante para a baixa do KH para níveis em que o pH já se possa controlar. Para já eu não meteria a turfa: já são coisas a mais a baixar o KH/pH. Vai aos poucos.

 

Para as TPAs usa uma mistura de água de garrafão com a da torneira por forma a obteres os valores mais próximos dos do aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH- 7,3+-

GH- >=180ppm = 10 dGH

KH- >=240ppm = 13,5 dKH

Corrijam-me por favor se a conversao nao estiver correcta, e q os meus testes estao em ppm.

O pH nao esta mau, mas como tenho um casal de Ramirezis devia baixar ao menos para 7, para isso tenciono injectar CO2, vou tratar disso este fim de semana, comprar acido muriatico, e fazer o sistema das 2 garrafas, q me impressionou!

Mas o meu problema e o KH q axo algo elevado, nao deveria andar nos 5dKH?? Para tb manter as suas propriedades tampao para o pH.

Para isso pensei na turfa da SERA, ou em misturar agua de garrafao com poucos minerais como a do LIDL ou mesmo desmineralizada(Destilada)

Agora, como uso agua da torneira nas TPAs, se tentar controlar os parametros da agua do aqua, nao sera pior a emenda q o soneto, tenho algum receio de com as TPAs desregular os parametros novamente... E nao conseguir valores estaveis.

 

Olá, confirma a medição desse valor de KH, pois se realmente for esse não vais conseguir baixar para ph7 e nem sei como tens 7,3.

Mesmo que uses injecção de co2 não consegues consumir esse KH todo, como vais para o co2 artesanal o que acontece é que vais ter muita produção no inicio e menos no fim das reações, originando altos e baixos de ph que são piores para os peixes que um ph ligeiramente alto.

Misturas com água mineral é caro e dá-te trabalho, para isso tenta encontrar uma água melhor aí na tua zona (fonte ou de outra rede de distribuição).

A turfa funciona mas vai amarelar a água. Tens a osmose que custa dinheiro mas resolve o problema.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas opiniões, que de facto nao me surpreenderam!

 

Ja tenho o reactor químico de CO2 a funcionar, vamos ver a evolução do pH e do KH, mesmo com o KH tao elevado acho q deve baixar alguma coisa, espero!

 

Com este metodo talvez nao havera tantas oscilacoes de pH como com o metodo da fermentacao, penso eu!

 

Para as TPAs axo q vou continuar com a agua de torneira devidamente decantada, coisa q confesso nao ter feito, 15%/semana axo ser suficiente para a quantidade de peixes q tenho de momento!

 

Claro q agradeco mais opinioes!!

 

Cumprimentos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.