Recommended Posts

Publicado

Estou desesperado pois nao sei o que fazer em relaçao ao problema da iluminação, pois nao pertendo tirar a tampa do aquario pois nao fica estetico e os unicos HQI que gosto com uma ponte em acrilico custam cerca de 550 e, e demia spara quem ja investiu 1500 e a 3 meses e acabo de mudar de escumador de um seaclone da aquarium sistem para um deltec MCe 600 de sistema hang on ( com capacidade ate 700 litros) e o meu aquario so tem 240 litros.

Assim ja tirei varias infrmações com menbros do forum e pesquisei bastante mas tenho varias duvidas pois pertendia colocar calhas t5 e apliques para lampadas pc pois enho um familiar que e electrecista e poede me fazer montagens estanques mas nao sei que marcas e tipo de iluminação e balastros e calhas devo usar para atingir os 400w que sao necessarios e os 14000 kelvins para poder ter corais , sei que posso fazer tudo isto sem usar HQI mas percisava de referencias e marcas ceras .

Agradeço desde ja a ajuda!!!!!

Publicado:

fala com o ramirezzi,ele vende material para DIY electrico tem balastros lampadas etc. o email dele é ramirezi@netcabo.pt

o ideal para ti éra uma calha com umas 5 lampadas t5 de 56w 10000k e com 2 actinicas t5.

mas atencao isto só é necessario se quiseres por corais duros,porque se for aqua só de peixes ou corais moles nao precisas de tanta luz.axo bem

pensares em por uns 400w de luz se for para corais duros. e outra coisa bastam lampadas de 10.000k depois as actinicas compensam o resto.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Só uma opiniãozinha...

Já experimentaste colocar um espelho atrás das lâmpadas?

Deve aumentar um bocadinho.

Publicado:

Existem reflectores com bracadeiras para agarrar 'as lampadas para fazer isso mesmo, o problema e' que ando 'a procura em varias lojas e neste momento nenhuma das que eu procurei, margem sul e arredores de Lx tem.

Se alguem souber onde ha' na zona de Lx, Stb e arredores envie por MP por favor.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Oi...

400 W ?? mas para que tanto ??

O teu aquario tem quanto de altura ??

Se for menos de 50 cm, espeta ai umas 3 T5 brancas e 1 azul e esta mais que bom. Desde que não queiras ter corais muitos exigentes de luz, tipo acroporas esta mais que bom... com essa luz consegues por ai quase tudo !! :lol:

Abraço...

Publicado:

Exactamente, concordo com o Marco.

Também tenho um aqua com 270 litros com 50 cms de altura e uso uma calha com 4 t5's de 54 watts e até consigo manter acroporas, desde que colocadas bem no topo como é obvio.

Retirar a tampa desse aqua é que era uma coisa bem feita. :wink:

Um abraço

Abraço,

Luis Lopes