helderp77 Publicado Outubro 23, 2008 Publicado Outubro 23, 2008 Boas pessoal! Deixo o primeiro post na aquariofilia de agua salgada, pois após alguns anos para arranjar coragem, lá me decidi a inciar-me neste campo ! Tenho um aqua de 150x50x50, rocha morta e areia sugarsize, quem me vendeu tratou por esse nome, a minha questão é se devo manter essa areia ou aconselham outra? Pelo que já pesquisei, sei que é boa pois não acumula detritos indesejados... Mas caso a bomba caia no fundo levanta a areia toda, o que seria péssimo! Sugestões??
Luis Rodrigues Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Mantem a areia e prende bem as bombas!!!! Mete o setup completo para o pessoal mandar bitaites!
helderp77 Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Mantem a areia e prende bem as bombas!!!! Mete o setup completo para o pessoal mandar bitaites! Pois as bombas têm as ventosas fracas e não estou a ver como prende-las bem ! ALguem ja modificou pra uma ventosa das grandes ou imen? Que acham? Aqua 150x50x50 da VidroMoldura; 35Kg Areia sugarsize; 40Kg Rocha morta; Sump 100cm; 1 bomba 1100l/h; 2 bombas 1000l/h; 1 bomba 900l/h; 1 escumador Jebo(o que é insuficiente); Quando começar a montagem posto fotos...
Hugo Costa Coelho Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Olá, bem vindo ao mundo dos salgados. Pelo que estou a ler, não estou a gostar do inicio. - Bombas de circulação com pouca litragem (podias dizer o modelo), mas pelos caudais vs dimensão do aquario e pouco -40 kg de rocha morta é muita. É bom que tenhas mais viva que morta -Sump tem bomba de retorno? -Iluminação???? sei que tens uma calha de 2 t5 (esta muito curto) sei tambem que queres por hqi, com 50cm da coluna de agua o melhor mesmo é um calha com 6 t5 -Reactores tens? -Escumador sim de facto não e bom Um conselho pensa, lé muito antes de iniciar a montagem. Pergunta tens aqui uma ajuda o forum e para isso mesmo.
rolim Publicado: Novembro 6, 2008 Publicado: Novembro 6, 2008 Pois as bombas têm as ventosas fracas e não estou a ver como prende-las bem ! ALguem ja modificou pra uma ventosa das grandes ou imen? Que acham? Ola Helder Eu ja tive muitos acidentes com bombas que cairam, felizmente so com a areia mas pode acontecer com bombas de alto fluxo que fiquem em cima de pedras mais altas e comecarem a lancar agua para a calha ou para fora do aquario. Agora prefiro as MaxiJet com clip para o vidro (que compro no RuiMar na Damaia) ou as Turbelle nano stream da Tunze, com himen, que compro na seahorseshop (lola on-line do Fernando Ribeiro que fabrica aquarios que normalmente podes ver nas marisqueiras). Mas tens outras como as Koralia (marca italiana mas penso que sao feitas na China) que penso serem as unicas do genero com veio ceramico e tens ainda as SunSun com bom preco. Quanto a bombas com clip tens ainda as WaveMarea com uma boa relacao caudal/consumo. A de 1000l/h dizem que faz menos de 2W e a de 2400l/h penso que anda pelos 5W. Estas de 2400l/w podes encontrar em segunda mao a precos que variam entre os 15euros (pedidos por quem as compra a vinte e pouco on-line por exemplo na UnderWater) e os 20euros (pedidos por quem as compra por quarenta e tal euros nas lojas convencionais). Eu tenho varias MaxiJet1200 que fazem 1100l/h mas consomem 13W. Tambem tenho uma WaveMarea 2400, uma 3600 e uma de 10000l/h mas esta ja consome cinquenta e tal watts. Penso que devias utilizar destas bombas mas tambem podes manter as tuas comprando para isso "grelha opalina" que podes encostar ao vidro de tras e esconder com alguma rocha e que depois ficara coberta de alga coralina. Prendes as bombas com bracadeiras de plastico. O Sr.Melo Ribeiro que foi membro deste Forum e infelizmente desisitiu da aquariofilia por razoes de saude, utilizava este sistema e funcionava muito bem. Eu utilizo a "grelha opalina" no fundo para evitar acidentes com desabamentos como ja tive um que penso ter morto o camarao Alpheu que nunca mais vi mas felizmente nao partiu nenhum vidro. Estou a pensar comprar outro destes camaroes mas so depois de ter um aquario novo montado com esta grelha no fundo e depois acento as rochas sobre a grelha e so depois ireio por a areia e assim, por muito que o camarao escave nao voltara a retirar areia de onde nao deve e a provocar o desabamento. E assim chegamos a questao da areia. Ja vi aquarios americanos sem nenhuma areia e funcionam muito bem. Mas a areia sendo boa ajuda a manter o Ph. Qual usar? Se queres ter uma Valenciana obrigatoriamente tera que ser SugarSize porque ela alimenta-se de abocanhar bocados de areia para retirar pequenos animais e "devolve" a areia pelas guelras pelo que tera de ser de granulemetria pequena. Se queres um camarao Alpheu em simbiose com um Gobi tera que ser grossa porque eles adoram escavar tocas e grutas o que fazem com grande mestria arrastando pequenos grupos de graos ou mesmo grao a grao e se for fina nunca vao conseguir fazer nada e pode ser mau para eles e para o sistema. Se nao usares uma camada de leito profundo (vulgo DSB Deep Sand Bed) podes de tempos a tempos proceder a sua limpeza como ja vi um biologo, membro deste Forum, fazer. Mas se tiveres a Valenciana, Nassarios, alguns tipos de hermitas ou umas estrelas do mar brancas que se enterram na areia facilmente consegues manter a areia limpa mas deves ter cuidado com a quantidade de materia organica no aquario (cuidado com os excessos de alimentacao). Quanto a rocha, nao sei que dizer. Se for muito compacta 40Kg pode ser pouca mas se for muito porosa 40Kg podem ser suficientes. So vendo. Quanto ao escumador, no inicio nao te aconselho experiencias malucas mas olha que eu ja tive um aquario durante cerca de 3 anos sem escumador, sem caixa depuradora (vulgo sump) e sem muitas mudas de agua. Foi para demonstrar a algumas pessoas que se queixavam dos precos dos aquarios de agua salgada. Como foi possivel? Era um aquario de 100x40x50cm que tinha 2 peixes palhaco, um gobi em simbiose com o camarao Alpheu, o camarao e alguns seticaudatas para ajudarem a consumir restos de comida. So que o "truque" foi sacrificar um terco do aquario para manter Caulerpa e Chaetomorfa o que poderia ser feito com recurso a um refugio escondido. Mas tinha um sarco que cresceu bastante, sinularias, rodactis e um coral duro (Caulastrea) e tudo se manteve bem. Tinha uma calha com lampadas PLL. Se queres um aquario para actinodiscos (verdes mais em cima, azuis no centro e vermelhos em baixo), ricordias e rodactis (que ficara lindissimo) e com poucos peixes, nao precisas de um escumador muito potente, nao precisas (nem deves) de ter bombas muito fortes e nem precisas de luz muito potente. Atencao que se estes corais estiverem semi-fechados em forma de copa em direccao a luz significa que estao com falta de luz e devem ser aproximados da fonte de luz ou aumentar a sua potencia. Se queres um aquario para Acroporas pensa num bom e potente escumador, muita circulacao e muita luz. Se queres um aquario de Tridacnas precisas de boa luz, cuidado com excesso de corrente pois nao se dao bem com ele e pior se estiver directamente sobre elas e quanto a escumador olha que no mes passado estive no Templo Aquatico e em conversa com o Sr.Sergio (dono) e com um biologo aqui do Forum que la estava, fiquei a saber que ha tempos foi montado um aquario, penso que nos EUA, em que o sistema de filtragem era assegurado por um refugio cheio de Tridacnas. Mas claro que nao estamos a falar de 20 nem 30 Tridacnas e sim de uma quantidade muito grande que para nos em Portugal seria impensavel aos precos a que estao. Como podes ver, para te dar alguma opiniao sobre equipamento teria que saber primeiro que "vida" pretendes ter no aquario. Por outro lado, como ja disse noutras vezes, olha que eu nao percebo nada disto. Nao tenho nenhum curso academico sobre estas materias (mas se quiseres podemos falar sobre a actual crise mundial), nao trabalho com elas no meu emprego e por isso so sei muito pouco que resulta do que leio (ultimamente e infelizmente muito pouco), do que vou conversando com varios donos de lojas e dos erros que vou cometendo. Sendo assim, espera por melhores opinioes porque ha aqui pessoas muito mais habilitadas do que eu para te ajudar e nao atribuas muita relevancia ao que escrevi. Depois de leres, fica apenas com uma ideia para procurares a outros opinioes sobre o que foi escrito. Cumprimentos Paulo Rolim
Recommended Posts