Recommended Posts

Publicado

Estou a montar um aqua com 2000x750x600 mm, depois de muita consulta, estou em duvida em relação ao tipo de filtros a utilizar, gostaria de analizar algumas opiniões e experiencias sobre filtragem em aquas deste tamanho.

Publicado:

Olá,

Independentemente se é para salgado ou doce a melhor solução para essa litragem é sem dúvida uma sump.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Ola

Estou completamente de acordo com o Diogo, pois um sump pode filtrar a água com também actuar como filtro biológico. Com certeza que não terá dificuldade em encontrar neste forum vários exemplos, principalmente nos salgado.

Até sempre.

Rui

Publicado:

boas

sem duvida nenhuma que com uma sump ficarias mto melhor servido e nao necessitas de ter mtos filtros pa fazer 2700l(3x o volume do teu aqua).

por metade desse volume ja é o suficiente com uma sump mas nada como fazer contas ao q gastas nos filtros e em uma sump mas com sump tens mais beneficios tais como maior litragem do teu sistema esconderes todo o equipamento na sump pa ficares com mais espaço no aqua principal.

Publicado:

Desculpem se a pergunta não foi explicita. Passo a explicar melhor:

Durante varios anos montei alguns aquarios com relativo sucesso, onde as perdas de peixes sempre foram pequenas, mas isto á 10 anos e sempre com placas de fundo. Agora resolvi ajudar a minha filha com 9 aninhos, nesta extraordinaria obra. Portanto, os meus conhecimentos estão um pouco desatualizados e esquecidos. Mas com aplicação chegamos lá.

1º O aquario é de agua doce.

2º Não faço ideia do que é uma SUMP.

3º A ideia que fiquei das lojas da especialidade, é que o primeiro objectivo é vender os produtos encalhados e portanto cada um diz a sua coisa ..... posso estar enganado, mas é o que parece.....

4º Conto com a vossa ajuda de forma a que o investimento seja válido e que daqui a alguns meses vos possa mostrar umas fotos fabolásticas.

um abraço

Artur Lavinha

Publicado:

Mesmo sendo um aquário de água doce o melhor sistema é mesmo uma sump.

É que se fores meter filtros exteriores gastas um balurdio.

Uma sump é simplesmente um aquário dividido em diversas secções onde efectuas filtragem biológica e mecânica. A água é enviada para a sump por efeito de sifão e devolvida ao aqua por meio de uma bomba.

A sump fica, claro está, por baixo do aquário principal.

Se utilizares as funções de pesquisa vais ver algumas por aqui. Inclusivamente existem tópicos recentes sobre o assunto.

Boa sorte no teu regresso aos peixolas :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Depois de alguma pesquisa pela net, não foi dificil perceber o que é uma sump, mas houve uma ideia que me pôs em pânico .... e se falta a luz ????..... vou criar rãs!!! hé! hé! hé!

Há uma solução para evitar a inundação, que é pôr a saida do aquario quase ao nivel da agua, o que mesmo assim, num aquario de 2 metros pode trazer muita agua no chão, então lembrei-me do autoclismo.

Uma boia de autoclismo montada na sump de forma a que quando a água chegue a um nivel considerado de risco desferre a saída do aquario.

Será que resulta ???

Obrigado pela vossa ajuda, já deu muito jeito.

Publicado:

O objectivo é sempre dimensionar a sump e a altura da saida do sistema para que quando falte a luz a sump não transborde...e isso é facilmente conseguido ajustando a quantidade de água que se coloca no aqúário! Pesquisa por sistemas de "overflow" ou "overflow box" e podes esquecer a boia de autoclismo! até porque quando a luz voltasse tinhas um sistema desferrado, e a bomba de baixo voltava a funcionar...e ficavas com uma bomba a trabalhar em seco e possivelmente com o aquario de cima a transbordar!

Pedro ALves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Ola

Todos os meus aquarios que tem ligação com o sump são furados na parte lateral + - a 2,5 cm da parte de cima. Além de procurar ter sump de maneira a que receba á agua que cai e não transborde pela falta de electricidade ou quer a bomba pare.

Mas o principalé que à saida de cada aquario monto pelo lado de dentro um T o que permite que não saia mais água do que aquela que está ao nivel da parte cima. Esse T não permite o efeito de sifão, pois a parte de cima do T começa a meter ar e como tal com entrada do ar não se efectua a sifonagem

Julgo que fiz entender mas se houver alguma dúvida procurarei explicar melhor.

Até sempre

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!