Montagem (ou não) de um aquário marinho.


Recommended Posts

Olá Rui,

 

A esponja de fosfatos da KentMarine também não contem aluminio e na minha experiencia é muito eficaz . Não nos podemos esquecer que por vezes no tratamento de águas da companhia são usados fosfstos para diminuir o chumbo e silicatos para evitar a corrosão dos canos e esta é aprincipal fonte de silicatos e fosfstos

 

Também utilizei a esponja de fosfatos da Kent e realmente é muito eficaz, mas tem um efeito secundário que pode ser indesejável - os Sarcophytons realmente sentem muito a sua presença e o meu ficou fechado durante 2 semanas e coincidiu com a aplicação da esponja.

 

Deixo uma questão: se tivermos pré-filtros em quantidade suficiente nas nossas OI´s, não será inteligente colocarmos num deles uma esponja de fosfatos, evitando assim a permanência no aquário?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

os Sarcophytons realmente sentem muito a sua presença e o meu ficou fechado durante 2 semanas e coincidiu com a aplicação da esponja
Isto vem reforçar as minhas desconfianças no Phosphate Sponge da Kent. O óxido de alumínio é particularmente perigoso para Sarcophytons.

Em muitos casos verificou-se mesmo a morte destes corais.

 

Deixo uma questão: se tivermos pré-filtros em quantidade suficiente nas nossas OI´s, não será inteligente colocarmos num deles uma esponja de fosfatos, evitando assim a permanência no aquário?

 

Porque não usar removedores de fosfatos à base de óxido de ferro já que são perfeitamente seguros em aquários de recife e mais duradouros?

 

Os antí-fosfatos libertam alguns resíduos na água (nocivos ou não). Ao colocar esta media antes da membrana da osmose acabamos por sobrecarregar a osmose com mais partículas. Se queres ver-te livre de óxido de alumínio desta forma, vais estar a provocar um desgaste da membrana com óxido de alumínio (e outros).

Por outro lado, existe uma adição constante de fosfatos no aquário, independentemente da água nova que se adiciona. Os fosfatos estão na comida dos peixes, nas algas, nas rochas, etc.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou bater na mesma tecla. Para quê usar esses anti-fosfatos dentro ou fora do aqua sem ser numa emergência? Além de não ser natural é mais uma despesa desnecessária. Mesmo o Rowaphos que não tem os efeitos secundários do seachem por exemplo, é completamente desnecessário na minha opinião.

 

Em relação ao uso antes das membranas na OI, não acredito que seja vantajoso pois existem outros minerais e poluentes na água da torneira, em muito maior quantidade do que fosfatos.

 

Reefman, que diferenças notas no teu aquário se deixares de usar o Rowaphos?

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, aquelas manchas amareladas no areão, estenderam-se agora às rochas :lol:

 

As rochas estão todas amarelas e o areão também. O que faço?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reefman, que diferenças notas no teu aquário se deixares de usar o Rowaphos?
Bem, eu tive de usar RowaPhos por causa de um desequilíbrio (DSB => quebra na dureza) que levou ao aparecimento de micro-algas.

Com o RowaPhos consegui controlar o desenvolvimento das algas que têm estado a morrer aos poucos.

 

Os utilizadores de RowaPhos em aquários equilibrados alegam que conseguem ter uma ausência quase total de fosfatos, o que facilita o desenvolvimento e crescimento dos corais. Por outro lado também alegam que um aquário permanentemente com RowaPhos desde a sua montagem nunca irá ter um surgimento de micro-algas. Um exemplo é o aquário espectacular do David Saxby.

 

As rochas estão todas amarelas e o areão também. O que faço?

 

É normal que tenham um boom e que depois desapareçam.

Eleva lentamente a dureza para 10º dKH e se depois disto as diatomáceas continuarem a desenvolver-se arranja um bom removedor de fosfatos/silicatos.

Convem ainda teres muito movimento na água.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito movimento eu tenho! :lol:

 

Mas estas algas, não impedem o crescimento de algas coralinas? E quanto à equipa de limpeza, que (quase) ninguém me responde :lol: , não será altura de adicionar? O que? Onde encontro?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes já com a coralina.

Quanto à equipa de limpeza, para o teu aquário aconselho uns 4 ou 5 ophiurus, uns 20 eremitas pequenos e o máximo que puderes de turbo snails. Não te esqueças de ver primeiro os nitritos (em princípio não tens, mas só para ficares descansado...)

Não aconselho ouriços porque atacam em força a alga coralina. Tenho um diadema gigante que se farta de comer coralina :lol:

 

Nem sempre estão disponíveis nas lojas. Tenta dar uma volta às melhores neste fds e vê o que têm.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se forem camarões. Fazem alguma limpeza e são de graça :lol: .

Tens de fazer uma adaptação cuidadosa. Atenção à temperatura e salinidade. O transporte para casa deverá ser o mais rápido possível.

 

Aquela "parafernália" infelizmente é cara no nosso país :lol: . Depende das importações e dos lojistas.

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Hugo qual e a pressa ???

vai com calma... esta fase e mesmo assim... da umas semanas ao aquario... nao tenhas pressa. controla apenas kh e calcio...

 

Quanto aos removedores sou totalmente contra... estou com o manklit... e so gastar dinheiro e passa-se a depender de quimicos... trrocas de agua com boa agua e paciencia...

 

quanto a equipa de limpeza... uns quantos nassarios ermitas e turbos... nao ponhas muitos porque ainda nao a nada para eles comerem e depois morrem a fome.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é pressa nenhuma. Sabes bem que não estou apressado para fazer tudo para ontem :)

 

É que aquilo está a ficar tudo amarelo... mas se é normal, óptimo :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os utilizadores de RowaPhos em aquários equilibrados alegam que conseguem ter uma ausência quase total de fosfatos, o que facilita o desenvolvimento e crescimento dos corais. Por outro lado também alegam que um aquário permanentemente com RowaPhos desde a sua montagem nunca irá ter um surgimento de micro-algas. Um exemplo é o aquário espectacular do David Saxby.

 

Eu não dúvido que o Rowaphos mantenha os fosfatos a zero, mas a verdade é que há inúmeros aquários que não usam nada disso e que são "também" espectaculares. O aquário de Sr. Deltec :) é fabuloso mas sempre são 15000L com escumadores enormes e 300 peixes. Ele próprio diz que está "overstocked" e aí claro convém usar.

 

Vê por exemplo os TOMT da reefkeping. Há muitos que não usam nada de resinas anti- fosfatos. É só por ser possível fazer as coisas sem isso que a considero uma despesa supérflua. Mas como disse atrás, acho conveniente ter à mão para emergências. Admito no entanto, que num aquário com alguns anos de funcionamento seja mais difícil controlar o nível de fosfatos pois quer queiramos quer não, haverá sempre uma acumulação. Talvez nesse caso, e se o numero de peixes for muito elevado, seja necessária a utilização continua.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manklit,

eu nunca afirmei que era importante ter sempre um anti-fosfatos. Aliás, concordo perfeitamente contigo quanto à utilização só para emergências e para aquários sobrepopulados de peixes.

Eu só defendi um tipo de anti-fosfatos em detrimento de outro tipo que pode ser prejudicial a corais moles.

 

Por isso aconselhei ao Hugo o uso de anti-fosfatos só se a coisa se tornar descontrolada.

 

Se eu não tivesse o problema que tive não estaria a usar o RowaPhos.

 

Marco,

Quanto aos removedores sou totalmente contra... estou com o manklit... e so gastar dinheiro e passa-se a depender de quimicos... trrocas de agua com boa agua e paciencia.

Pelo que percebi o manklit não é contra removedores mas tem uma opinião sensata com a qual concordo.

Nunca digas "desta água nunca beberei..."... :)

Espero que nunca tenhas um problema de filamentosas ou um súbito acréscimo de fosfatos. Irias ver a utilidade destas medias.

Não vejo qual a dependência em relação a químicos de que falas!!???? Que químicos???

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, fiquei esclarecido.

 

Também nunca digo desta água não beberei, até porque como já referi antes, tenho em casa um frasco de Phosguard da Seachem, para as emergências. Não comprei na altura o da Rowaphos porque custava 70 e tal euros e este custou 17. A quantidade também não é a mesma mas naquela altura não podia gastar mais.

 

A quem comprar também aconselho o Rowaphos (pelo que li)

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Pelo que percebi o manklit não é contra removedores mas tem uma opinião sensata com a qual concordo.  

Nunca digas "desta água nunca beberei..."...  

Espero que nunca tenhas um problema de filamentosas ou um súbito acréscimo de fosfatos. Irias ver a utilidade destas medias.  

Não vejo qual a dependência em relação a químicos de que falas!!???? Que químicos???  

 

Oi...

Desculpem se fui um pouco agressivo com a resposta, mas se calhar a resposta não foi bem interpretada porque não expliquei tudo...

 

Quanto ao desta água não beberei... não é bem assim!! :):arrow:

Já tive bastantes problemas de algas no principio e quando passava nas lojas a sugestão era sempre... anti-isto + anti aquilo + anti outra coisa qualquer e nunca resolvi o problema definitivamente.... também já passei por isso e sei que é bastante frustrante ver o aquario apinhado de algas mas a solução é bem simples...

Água de qualidade + Kalk + Macroalgas + equipa de limpeza + TPA´s

e foi assim que nunca mais tive problemas....

 

Eu nunca disse que naõ usei esse tipo de soluções, apenas disse e digo que sou totalmente contra porque defendo outras soluções... e atenção que não disse que naõ funcionava ou que era mau ou que era bom. Apenas disse que sou contra... por ter passado por elas e por ter gasto pipas de dinheiro com esses produtos é que não aconcelho o seu uso...

Eu defendo a mesma ideia do manklit (aliás falamos disso na Aquadecor),

 

Reefman, quantos aos quimicos... estou-me a referir aos antis - isto e anti- aquilo....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que temos que distinguir várias situações para não corrermos o risco de fazermos generalizações ,porque de facto não existem aquários iguais nem sequer aquariofilistas iguais .

Não poderemos fazer as mesmas recomendações para um aquariofilista experiente ou para ou iniciado.A capacidade , a velocidade e a eficácia de resposta de um aquariofilista experiente a um surto de microalgas por um qualquer desiquilibrio é muito diferente da de um aquariofilista iniciado .

De facto um aquariofilista experiente e informado percebe o que se passa no seu aquário pelo tipo de algas que crescem ,e pelo comportamento dos corais e dos peixes, sem necessitar de grandes análises contantes à água nem do que eu chamaria alguns mecanismos de defesas , os tais químicos ou adsorventes, para evitar ou resolver problemas . Apenas usam os testes e os químicos em situações pontuais para confirmar diagnosticos e resolver "crises "

Quem está a começar não tem muitas vezes a experiencia, conhecimentos e " setups " suficientes , precisa de alguma " muletas "para prevenir "crises " ou pelo menos suavizá-las .A pressa em colocar peixes e corais é quase incontrolável. Quem não passou por isso ?

Nestes casos , e particularmente nas fases iniciais o uso de uma esponja de fosfatos e silicatos de uma forma adequada, aliada ao controlo da alimentação , mudanças maiores de água, uso de detritivoros e comedores de algas e remoção mecanica é muito útil , até que o aquário estabilize , se coloque mais rocha viva, se compre uma boa OI ,se melhore a circulação e a iluminação ,se compre um bom escumador e muitaz vezes e, infelizmente, que morram alguns peixes e não tenhamos a tentação de comprar mais logo a seguir.

Quando identificamos o tipo de algas que crescem e compreendemos a que excesso de nutrientes estão ligadas ( cianobacterias -materia organica ; diatomaceas - silicatos ;filamentosas - fosfatos e nitratos )e que factores fisicos influenciam o seu crescimento ( iluminação , correntes ,temperatura ,alcalinidade, calcio ) estaremos aptos a determinar qual a causa da e que medidas teremos que tomar para controlar o seu crescimento.

A utilização de químicos é um tratamento sintomático que permite resolver ou atenuar o problema temporariamente, ou disfarçar insuficiências ou excessos ,enquanto que a compra de uma OI ou de mais rocha viva ou de um bom escumador ou passar a fazer mais mudanças de água é um tratamento dirigido á causa dos problemas e tenderá a ser mais duradouro .

Existem linhas de orientação e princípios básicos a respeitar ,mas penso que de facto não diria " desta água ,a das esponjas ,não beberei ",até porque já a bebi e continuo a beber quando faço asneiras ou tenho menos tempo e a recomendá-la quando se justifica.

 

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Como todos já usei anti- isto e anti-aquilo por tudo e por nada - hoje em dia e ao fim de quase 2 anos o meu aquário está completamente estabilizado e não preciso de nada.

 

Concordo com o Rui - um bom escumador, uma boa iluminação, movimentação e muita Rocha Viva são essenciais para atingir o equilibrio.

 

Hoje em dia dou-me ao luxo de fazer TPA´s quase de mês a mês sem que tenha problemas! :wink:

 

A reposição com água de OI e Kalk penso ser indispensável para manter todos os factores quimicos da água em perfeito equilibrio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Ferreira de almeida con todo o respeito os removedores de fosfatos /silicatos e nitratos em nada abonam o bom funcionamento e a natural evolução do corpo aquatico.

Maturar o aquario é desde logo um percurso pelo tempo que pode ser diminuido com tpa`s e adicção de animais que possam acelerar o ciclo do nitrogenio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nelson

 

Não me parece que tenha sido isso que escrevi.

 

Tentando resumir, se uma pessoa não tiver tido oportunidade( tempo ,dinheiro ,desconhecimento etc ) de se vacinar e apanhar uma constipação ,tem que tomar um antibiotico e um antipirético. Claro que o melhor teria sido vacinar-se e não apanhar nenhuma constipação .

 

Nunca falei em nitratos e não acredito em esponjas de nitratos em água salgada e nem sequer acredito em disnitrificadores comerciais porque é virtualmente impossivel manter um ORP negativo contante no seu interior.

 

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver se nos entendemos :D

 

Quando falo am antí-fosfatos não me estou a referir a químicos que se adicionam à água do aquário e alteram a sua composição.

Refiro-me sim a uma media em formato de granulado que retem os fosfatos quando a água é forçada a passar por ela (parecida com o carvão activado).

Não defendo de maneira nenhuma a adição de químicos para este propósito.

 

Água de qualidade + Kalk + Macroalgas + equipa de limpeza + TPA´s  

e foi assim que nunca mais tive problemas....

Ok! Com o que dizes, ainda assim é possível acontecerem azares. Não estás livre de um ataque de filamentosas. E depois, pensas que é só com esses elementos que enumeraste que te vais livrar de determinadas espécies de micro-algas? Pode ser que sim, mas muitas vezes é necessário combater em todas as frentes, mesmo utilizando removedores de fosfatos (inofensivos).

Vejamos o meu caso: água de qualidade + Kalk + macroalgas num grande refúgio + equipa de limpeza + grande e eficiente escumador + ozono + reactor de cálcio + OI e desionizador + quilos e quilos e quilos de RV + DSB + muita corrente + fraca adição de nutrientes (míseros 5 peixinhos em cerca de 750L)

Parecia que estava protegido contra tudo :lol:

Mas... :cry: a dureza começou a cair e tentei de tudo para repô-la nos valores normais mas não conseguia.

O pH tornou-se oscilante e por esta altura já a filamentosa dominava.

Nitratos e Fosfatos não detectáveis (mas também os testes nunca detectam os fosfatos quando estes já são prejudiciais).

A coralina começou a morrer. Fiz de tudo até que descobri a origem dos problemas: a DSB.

Desde que tirei que a situação começou a melhorar, estou a retomar os valores de KH, a coralina está a regressar e a filamentosa a desaparecer. Muito me têm ajudado os removedores de fosfatos nesta crise, uma vez que com o KH baixo os fosfatos não precipitavam.

 

Depois há outra questão: fazer mudas de água em aquários grandes é complicado porque só consigo mudar 17% de cada vez, mesmo em momentos de crise. Mesmo assim mudo 125L de cada vez. Para fazer 125L de água salgada preciso 1,5 dias (como record pessoal :D )

 

Aquários pequenos são mais sensíveis a variações mas também são mais fáceis na resolução de crises.

 

Não comprei na altura o da Rowaphos porque custava 70 e tal euros e este custou 17.

Atenção que 1L de RowaPhos dá para 1800L de água salgada. 70 e tal euros??? Onde é que viste o preço? Cá no nosso país é mais barato!

 

Como todos já usei anti- isto e anti-aquilo por tudo e por nada - hoje em dia e ao fim de quase 2 anos o meu aquário está completamente estabilizado e não preciso de nada.  

 

Concordo com o Rui - um bom escumador, uma boa iluminação, movimentação e muita Rocha Viva são essenciais para atingir o equilibrio.

 

Sim, como eu já disse, esses elementos aparentemente parece que resolvem tudo, mas não se iludam... existem demasiadas variáveis que podem afectar o equilíbrio de um aquário e depois não vai ser só "um bom escumador, uma boa iluminação, movimentação e muita Rocha Viva" que nos vão fazer sair do desiquilíbrio. :lol:

 

Desculpem-me a minha dramatização mas é que as coisas não podem ser colocadas assim de forma tão simplista...

 

Só para acabar, penso ainda que muitas vezes os desiquilíbrios nada têm a ver com a experiência do aquariofilista e/ou questões estruturais e de funcionamento do aquário. Muitas vezes devem-se a factores externos não controláveis, como equipamento que falha, poluição atmosférica, temperatura exterior, falha eléctrica, detergente cai no aquário :wink: , etc. e depois é preciso resolver as situações, e elas acontecem... :P

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que toda a gente tinha percebido que estavas a falar de granulado...

 

Atenção que 1L de RowaPhos dá para 1800L de água salgada. 70 e tal euros??? Onde é que viste o preço? Cá no nosso país é mais barato!  
É mais barato?? Este preço foi mesmo para 1Kg e no nosso país, há uns meses atrás. O meu problema na altura era não querer dispender essa quantia, por isso optei pelos 17€ mas felizmente ainda não foi necessário.

 

 

Muitas vezes devem-se a factores externos não controláveis, como equipamento que falha, poluição atmosférica, temperatura exterior, falha eléctrica, detergente cai no aquário  , etc. e depois é preciso resolver as situações, e elas acontecem...  

 

Quando referes a temperatura exterior estás a falar no impacto que tem na temperatura do aquário não?? Acho que é a única influência possível.

Em relação ao detergente, isso já te aconteceu?

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais barato?? Este preço foi mesmo para 1Kg e no nosso país, há uns meses atrás.
Estranho! :lol: Vou tentar ver quanto é que fica cá...

 

Quando referes a temperatura exterior estás a falar no impacto que tem na temperatura do aquário não??

Correcto! Principalmente no último Verão e para quem não tinha chiller.

 

Em relação ao detergente, isso já te aconteceu?

A mim não mas conheço um caso de constante intoxicação do aquário e só depois é que descobriram que era a mulher da limpeza que lavava o vidro do aquário com detergente e acabavam por cair algumas gotas lá para dentro :wink:

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Ok! Com o que dizes, ainda assim é possível acontecerem azares. Não estás livre de um ataque de filamentosas. E depois, pensas que é só com esses elementos que enumeraste que te vais livrar de determinadas espécies de micro-algas? Pode ser que sim, mas muitas vezes é necessário combater em todas as frentes, mesmo utilizando removedores de fosfatos (inofensivos).  
É com aquilo que disse que nunca mais tive qualquer problemas com algas... os azares podem acontecer com qualquer pessoa seja fazendo aquilo que aconcelhei ou não...

Quanto aos removedores de fosfatos continuo a não defende-los... e penso que não são necessarios para combater todas as frentes de microalgas... o meu aquario anterior e o presente confirmam isso...

Geralmente quando os problemas continuam mesmo fazendo o que disse então ai o problema é mesmo com a água da localidade ou algum procedimento errado por parte do aquariofilista ou familiares...

Geralmente tem mesmo a ver com a água e apenas uma boa unidade de RO + DI irá resolver o problema !!

 

Vejamos o meu caso: água de qualidade + Kalk + macroalgas num grande refúgio + equipa de limpeza + grande e eficiente escumador + ozono + reactor de cálcio + OI e desionizador + quilos e quilos e quilos de RV + DSB + muita corrente + fraca adição de nutrientes (míseros 5 peixinhos em cerca de 750L)  

Parecia que estava protegido contra tudo  

Mas...  a dureza começou a cair e tentei de tudo para repô-la nos valores normais mas não conseguia.  

O pH tornou-se oscilante e por esta altura já a filamentosa dominava.  

Não falaste nas trocas de água... Como e em que periodicidade é que as fazias ?? Controlavas bem a entrada de Co2 no sistema do reractor de calcio ?? A movimentação era adequada e principalmente na superficie ?? Não sei, o aquario parece que tinha tudo para dar certo ?? E hoje em dia já não tens algas nenhumas?? como é a água da tua zona ??

 

Correcto! Principalmente no último Verão e para quem não tinha chiller.  
Usa ventuinhas que te safas... Dão algum trabalho a montar e regular, mas não tens problemas de temperatura !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falaste nas trocas de água... Como e em que periodicidade é que as fazias ?? Controlavas bem a entrada de Co2 no sistema do reractor de calcio ?? A movimentação era adequada e principalmente na superficie ?? Não sei, o aquario parece que tinha tudo para dar certo ?? E hoje em dia já não tens algas nenhumas?? como é a água da tua zona ??
Cheguei às 2 mudas de água semanais (250 L por semana). O reactor controlo-o fundamentalmente através da medição do KH à saída do mesmo. De qualquer modo, o problema não vem daqui. Tenho muito cuidado com o CO2.

Tenho cerca de 10000l/h de corrente só à superfície.

Ainda tenho alguma filamentosa mas está muito melhor.

Quanto à água é da zona de Lisboa e depois dos pré-filtros, osmose e desionização vem completamente purificada e desmineralizada.

 

Usa ventuinhas que te safas... Dão algum trabalho a montar e regular, mas não tens problemas de temperatura !!

Eu não tive este problema felizmente. O calor era muito 8) mas consegui aguentar-me com 3 ventoinhas sem complicações. A evaporação é que chegava quase aos 20l/dia. :roll:

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois é amigos, venho apresentar algumas novidades do meu aqua.

 

Já inseri o primeiro ser vivo (digno desse nome). Uma muda de xénia castanha pulsante, patrocínio muito apreciado do "tio" Marco Madeira :D e que tem crescido mais que qualquer planta do meu plantado :roll: . Obrigado mais uma vez, Marco!

 

Entretanto ontem medi novamente os valores + importantes e os resultados foram:

 

- PH: 8.27

- Salinidade 1028 ;) (não é demasiado?)

- Calcio: 420 mg/l

- Alcalinidade: 2 meq/L :shock: (é pouco, não é?)

 

Já tinha aqui referido que a alcalinidade estava baixa, lembram-se? Na altura adicionei Bicabornato de Sódio e os valores subiram bastante para níveis mais correctos, mas pelos vistos tendem a descer ao longo do tempo. Alheio não deverá ser o facto de usar água natural. A água natural tem um KH muito baixo, certo?!

 

Como poderei resolver esta questão? Eu pensei em adicionar o BS directamente ao Kalk e assim a dosagem seria progressiva. Isto porque como o meu kalk dura +/- 1 semana não teria de ter muito controle sobre o kh, que vos parece? Tem algum problema? Será que não irá adiantar nada? quais as alternativas?

 

Em relação à salinidade, também julgo que está bem elevada, não é? Água natural também, mas aqui pode-se resolver com adição de água de RO, correcto?

 

Entretanto "descobri" uma espécie de conquilha pequena no meu aqua. Anda agarrada ao vidro e tem mesmo a forma de uma conquilha com duas "cascas" e o "animal" lá dentro. O que poderá ser?

 

As algas amarelas pararam, agora tenho tido algumas verdes, tipo cabelo a crescer na rocha viva.

 

Obrigado desde já! :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais