Montagem (ou não) de um aquário marinho.

Recommended Posts

• Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não sei quais os níveis de pureza do vendido no supermercado, mas se for bastante puro podes ir adicionando lentamente ao aquário e previamente bem dissolvido em água de osmose.

Depois de cada adição mede o KH após umas 2 horas.

Eu pessoalmente prefiro o produto que já te tinha referido... é bem mais caro :arrow: mas é mais seguro e tem outros elementos com uma composição equilibrada.

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Partilhar nas redes sociais

Oi...

Já vi as fotos... está bonito... continua com as trocas de água...

em relação ao bicabornato podes usa-lo sem problemas, mas com moderação... podes usar uma colher por dia até chegares ao pretendido...

quanto a alternativas tem o produto que o Reefman disse que é bom ou o Liquid reactor da kent que eleva o KH e o calcio ionicamente equilibrados...

Abraço...

Bom, entretanto já fiz mais medições e os resultados são os seguintes:

- PH: 8.14

- Densidade: 1026 (pode continuar assim? Não terei falta de oxigéneo? Bem... Com a cascata do Niagara que tenho duvido... :))

- Temperatura: 23º-24º (apenas com 75W???)

- Calcio: 420 mg/l

- Amónia: 0

- Fosfatos: 0

- Alcalinidade: 2.6 meq/l (depois da correcção com BS)

O skimmer continua a deitar apenas água, embora suja. Vou ainda hoje fazer uma muda de água de 10litros aproximadamente.

Parece-vos tudo bem, por enquanto?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Oi...

não te preocupes com a densidade a não ser que passe dos 1030... qualquer mudança deve ser feita devagar... mas o ideal é 1025...

Temperatura... entre os 26 e os 27 ...

não te preocupes com a amonia... quando os nitritos zerarem espeta lá um peixe !!

o resto está bacano !!

Abraço...

Não me digas que fui comprar o teste de amónia para nada ... Sempre pensei que que fosse mais importante que o de nitritos...

Existe algum maneira de saber os valores de nitritos, sem teste. lol Estão caros os teste, porra! Outro dia gastei 8 contos só em 3 testes :)

Onde arranjo essa equipa de limpeza que falas? Na nossa costam há?

Oi...

não é que não precises, mas o de nitrito bastava... porque é quase duplamente proporcional em valor á amonia... se tiveres 10 ppm de nitrito é porque deves andar á volta de 4 ou 5 ppm de amonia...

Abraço...

Podias ter poupado nos testes. Um mês depois do aquário montado levavas uma amostra de água a uma loja que eles faziam os testes.

Eu só uso KH e cálcio, se bem que este último há muito tempo que não uso.

manklit

Aluga-se este espaço.

Puxa, se ainda for comprar o teste de nitrito, vou à falência e não coloco nenhum peixe :lol:

Os testes são caríssimos :)

Pensei que se não houvesse nitratos, nem amónia, também não haveria nitritos porque o cilo estava completo, por isso comprei amónia.

A amónia e os nitratos estão zerados!

O que entendes por rocha viva curada?

Tenho perto de 8 quilos de rocha viva, agora se é curada ou não, não faço ideia. Veio de um outro aquário já estabelecido à muito tempo...

Já agora aproveito para perguntar duas coisas:

- Estão-me a surgir umas manchas amareladas no areão, presumo que sejam algas, estou certo? O que devo fazer?

- Estão-mea surgir uma espécie de casulos na rocha viva. Não sei explicar bem, mas para quem já viu ovos de caracois é igualzinho, o que poderá ser? É "bom" ou "mau"? Parece mesmo uma postura de caracois, de cor branca com pontinhos escuros, do tamanho de parte de trás de uma caneta +/-. Sugestões?

O que entendes por rocha viva curada?

Tenho perto de 8 quilos de rocha viva, agora se é curada ou não, não faço ideia. Veio de um outro aquário já estabelecido à muito tempo...

Depois de um longo processo de transporte até ao lojista morrem muitos seres na rocha e a RV tem um odor perfeitamente reconhecível :):lol: . A introdução desta RV num aquário vai gerar um acréscimo brutal de nutrientes. Assim é normal esta RV passar por um período de cura num aquário ou reservatório específico para o efeito e com um potente escumador.

Quando a RV já não tiver o odor (arghh :wink: ) já está curada e poderá ser introduzida no aquário.

Não é o teu caso, visto que esta RV está mais que curada. No entanto, uma vez que se trata ainda de pouca quantidade de RV, aconselho-te a testares os nitritos antes de introduzires seres vivos. Leva uma amostra de água a um lojista...

Estão-me a surgir umas manchas amareladas no areão, presumo que sejam algas, estou certo? O que devo fazer?

Essas manchas amareladas vão passar a castanhas e são algas comuns no início de qualquer aquário. É normal desaparecerem ao fim de poucas semanas se não houverem silicatos no aquário.

Caso não queiras arriscar, podes utilizar um removedor de fosfatos e silicatos. Não compres dos baseados em óxido de alumínio pois têm efeitos adversos. Os à base de óxido de ferro são os melhores (ex.: RowaPhos e o da Two Little Fishies).

Estão-mea surgir uma espécie de casulos na rocha viva. Não sei explicar bem, mas para quem já viu ovos de caracois é igualzinho, o que poderá ser? É "bom" ou "mau"? Parece mesmo uma postura de caracois, de cor branca com pontinhos escuros, do tamanho de parte de trás de uma caneta +/-. Sugestões?

Se forem em forma de tubo devem ser pequenos worms, nada de preocupante. No entanto não estou a ver bem o que possa ser. Podes colocar alguma foto?

Reefman

João Cotter

OK, vou tentra tirar uma foto hoje, mas não sei se ainda assim se conseguirá ver alguma coisa, vamos a ver...

Logo à noite coloco a foto.

Em relação às algas no areão, não as devo tapar com areia, para morrerem por falta de luz?

Em relação às algas no areão, não as devo tapar com areia, para morrerem por falta de luz?

Não vale a pena. Dificilmente consegirás lutar contra esse boom temporário de cianobactérias sem um removedor de silicatos.

À partida, desaparece tudo tão depressa como aparece.

Podes remexer levemente a superfície da areia só para evitar que a camada de algas isole a areia.

Reefman

João Cotter

Bem, aqui estão as fotos com a qualidade possível...

Pic_171_5.jpg

Pic_171_6.jpg

Pic_171_7.jpg

Pic_171_8.jpg

Pic_171_9.jpg

Pic_171_10.jpg

Pic_171_11.jpg

Pic_171_12.jpg

Pic_171_13.jpg

Pic_171_14.jpg

Pic_171_15.jpg

Dá para ver nas imagens (penúltima e antepenúltima) o tal foco branco? O que poderá ser?

Esse foco branco, é estático ou mexe-se? Se for estático parece uma esponja mas pode ser tanta coisa... não te preocupes com isso.

Em relação às algas o pior ainda está para vir, por isso tens que ter muita paciência pois há alturas em que a vontade de desistir é grande.

No entanto, se seguires as regras da boa conduta reefística :D concerteza que conseguirás.

manklit

Aluga-se este espaço.

Pois, é como disse, parece igualzinho a uma postura de caracois. Tenho algumas no plantado e é igual...

Não se mexe e não me parece vivo, embora seja subjectivo...

Obrigado manklit e outros, se isto der para o torto vocês, os tios do projecto, também são culpados :D Mas acham que a coisa está a ir bem?

O que posso fazer neste momento? Só esperar? Notei agora mesmo que existe uma mancha de cor esverdeada na rocha, devem ser algas verdes, não? É bom sinal, pelo que li, correcto?

Oi Hugo...

Vais no bom caminho não te preocupes... acima de tudo vai com calma... esta fase é perfeitamente normal... continua com as trocas semanais e mais nada... ajuda bastante se nesta fase começares a controlar KH e Calcio...

Abraço...

O KH e o calcio estão nos valores apresentados em cima. Se bem que ontem acabou o kalk (pelos vistos dura +/- semana e meia) e só volto a coloca amanhã!

Não sei se é coincidência ou não, talvês até nem seja, mas as alga sestão a aparecer na parte do aquário que tem menos movimentação...

Sim, acho que está tudo a ir bem.

Tal como disse o Marco, controla o KH e o Ca, principalmente o KH.

Se conseguires manter o KH a 3,5 meq (10º dKH) e o cálcio a um nível razoável, quase de certeza que as algas desaparecem rapidamente.

A movimentação na água também é muito útil e ajuda o desenvolvimento da alga coralina.

Reefman

João Cotter

Uma pequena correcção ao post do Reefman que se deve ter enganado e em vez de cianobacterias queria dizer diatomaceas uns posts atras.

A esponja de fosfatos da KentMarine também não contem aluminio e na minha experiencia é muito eficaz . Não nos podemos esquecer que por vezes no tratamento de águas da companhia são usados fosfstos para diminuir o chumbo e silicatos para evitar a corrosão dos canos e esta é aprincipal fonte de silicatos e fosfstos .e de facto poucas membranas de osmose removem, eficazmente silicatos . Em águas muito carregadas seria melhor usar uma membrana de boa qualidade complementada por uma resina desionizadora que remova silicatos.

Rui Ferreira de Almeida

Uma pequena correcção ao post do Reefman que se deve ter enganado e em vez de cianobacterias queria dizer diatomaceas uns posts atras.
Obrigado pela correcção. De facto foi um lapso. ;)

A esponja de fosfatos da KentMarine também não contem aluminio e na minha experiencia é muito eficaz .

A Kent argumenta que não contem alumínio. Contudo creio que o aspecto e a reacção inicial em contacto com a água é muito semelhante ao Phosguard da Seachem que contem mesmo óxido de alumínio!

Por outro lado, os produtos à base de óxido de ferro têm de ser conservados fechados e húmidos antes da utilização e creio que não é esta a situação do produto da Kent. Qual o princípio activo do produto da Kent?

Quanto às osmoses e resinas desionizadoras, concordo perfeitamente e penso que está implícita entre nós a necessidade destes elementos para manter os níveis baixos dos fertilizantes e metais pesados. Mesmo assim estes booms iniciais de diatomáceas ;) têm tendência a aparecer inicialmente e depois a desaparecer.

Um abraço

Reefman

João Cotter

Mesmo assim estes booms iniciais de diatomáceas  têm tendência a aparecer inicialmente e depois a desaparecer.

Espero bem que sim! ;)