Montagem (ou não) de um aquário marinho.


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Ainda em relação aos testes. Não é importante saber a salinidade/densidade?

 

Para ler isto julgo que existem uns aparelhos (hidrómetros presumo) que o fazem, certo?

 

E importante saber este parâmetro, não é?!

 

Este aqui http://www.hagen.com/usa/aquatic/product.c...=01092020020101 por 2 contos é caro?

 

Existem outros parâmetros que é necessário saber? Pelo que vi nas fichas dos vossos aquário não, mas nunca se sabe...

 

Obrigado!

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Marco, Diogo, Manklit, Sérgio, Luis, Paulo e outros que me têm ajudado a montar um aquário de reef,

As coisas vão avançando e o meu "filho" (vosso "sobrinho :oops: ) está a tomar forma.

 

Situação actual:

Neste momento já acabei de constuir o móvel e o aquário furado (1 1/4'') já lá está em cima, com a sump furada (1 1/4'') por trás e o refugio em baixo. Preciso agora de umas dicas à cerca da filtragem/refugio.

 

Eu estava a pensar fazer uma coisa do género:

A água sai do aqua pelo furo, entra na sump que está por trás deste, e depois "cai", também por um furo para o refugio onde voltará ao aqua através de uma bomba Ocean Runner 3500.

A sump terá um compartimento de filtragem e outra parte (pelo menos metade) vazia. Este compartimento vazio servirá de quarentena quando os peixes forem adequiridos. Nesta altura a água sairá directamente do aquário para o refugio sem passar pela sump. Acham bem? Vale a pena este método de quarentena? (amanhã conto colcoar uma foto do esquema).

 

 

 

A minha dúvida é que material filtrante deve ter a sump e o que deve ter o refugio. Pelo que tenho lido/ouvido a sump pode ter esponja/bio balls/perlon/cerâmica... A sump vai ter cerca de 40 litros (o que era para ser o aquário principal no inicio deste já logo post. Como as coisas mudam... :)) e apenas servirá para filtragem mecânica (a não ser que seja melhor outra qualquer coisa...)

 

Por sua vez o refugio terá cerca de 50 litros e estava a pensar em algo próximo disto:

refugio.jpg?bcbJoi_AQuxo3.Qy

 

Agora veêm as dúvidas:

 

1º - Que areão deve levar o aquário e o refugio? (estava a pensar em areia viva para o aquário porque consigo comprar a uma pessoa que se está a desfazer dele. o refugio deve levar o mesmo? Quantos cm de altura para um caso e outro?)

 

2º - Que deve ser colocado no refugio? Estava a pensar em rocha viva e macroalgas ou mangrooves...

 

3º - QUe iluminação deve ter o refugio? Estava a pensar em 2 x 15W PC 6400K, chegará?

 

3º - O setup está OK, assim?

 

Mais uma vez, e não me canço de o referir, muito obrigado a todos os "tios" deste projecto.

 

P.S.: Estou à espera da encomenda que fiz, na próxima semana. Encomendei:

 

Aquamedic Midiflotor Skimmer.

Aquamedic 3 Stage Reverse Osmosis Unit 90l/Day (pois é, acho que ultrapassei o "bloqueio mental" que tinha referente a isto...)

Aquamedic Ocean Runner 3500

 

...e poupei cerca de 20 contos... :oops:

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Então? Não gostaram de ser apelidados de "tios"? Faz uma pessoa mais velha, não é?! :D Esqueçam os tios então... :(

 

Este é o esquema que penso implementar:

Esquema%20completo.jpg?bcmo7i_ADmG31voy

 

...e que passo a explicar:

 

A sump serviria também de quarentena/hospital quando os peixes fossem comprados ou estivessem doentes.

 

Em condições normais a água percorrerá o fluxo rosa, ou seja, aquário - sump - refúgio - aquário, estando assim a torneira 1 fechada.

 

Quando precisar de quarentena ou hospital, fecho a torneira 2 e o fluxo do aquário passa a ser aquário - refúgio - aquário, fluxo azul, ficando a sump isolada do sistema.

 

Alguns problemas/cuidados que detectei e peço a vossa ajuda para ver se não me esqueci de nada:

 

- Tenho de ter muito cuidado com a saida da água da sump. Se entupir tenho a sala inundada. Mas como a sump não terá nada a não ser materia filtrante, julgo que o risco é mínimo. Os outros entupimentos prendem-se com o normal funcionamento de um sistema aquário-sump, e isso já sei que tenho a fazer.

 

- Quando fizer de hospital, terei de retirar as materias filtrantes e não sei bem onde as vou colocar para as bacterias não morrerem... talvês no refugio, não sei...

 

- Quando estiver a servir de quarentena, estou a pensar deixar as materias filtrantes na sump, mas se houver algum problema ou doença, terei de as substituir todas o que pode causar uma súbita alteração do sistema, mas como terei rocha viva e o refugio, conto que isto não traga problemas em demasia, estou certo? Em alternativa tb as colocarei no refugio...

 

- Para fazer as trocas de água, fecho as duas torneiras e desligo a bomba. Retiro a água da sump, encho com nova água e torno a ligar a torneira 2 e a bomba. Os bichos nem stressam com mangueiras dentro do aquário, e coisas dessas... :D (e os meus Altuns bem que stressam com isso...)

 

Que vos parece?

Está-me a faltar alguma coisa?

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Oi Hugo,

 

Pelo que já aprendi aqui no forum, os aquario de reef não devem ter materiais filtrantes alem da rocha e area viva.

Não existe necessidade de filtragem mecanica.

Isto só irá fazer aumentar os nitratos no aquario.

É muito importante uma boa altura de areia de coral entre os 8 a 12 cm.

 

Não consigo ver a imagem do sump.

 

João Assunção

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Oi Hugo...

Quanto ao Tio, já sou tio de 9, por isso mais um menos um.... he he he!!

Sim, o esquema parece-me muito bem...

Esquece os materiais filtrantes.... apenas uma boa camada de substracto de 8 a 12 e montes e montes de macroalgas e mangais.... de resto mais nada !!

Quanto á iluminação do refugio também está ok... deve chegar.

De resto parece-me tudo muito bem...

Abraço...

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Obrigado Marco :( ainda bem.

 

Mas nem se deve colocar uma esponja ou pelo menos bio balls? Sempre iriam albergar bacterias nitrificantes, não?!...

 

Essa camada de substrato, deve ser igual para o refugio? O refúgio também deve ter essa camada de substrato?

 

P.S.:Marco, depois se puderes apaga estes post em a cima por causa da questão das imagens. Considero este post uma biblia para quem queira montar um aquário marinho e sendo assim, e como já vai longo, quanto menos posts e informação desnecessári tiver, melhor.

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Não! A sump só era para ter materia filtrante, mas se não se deve colocar nada então será apenas um reservatório com água, que servirá para quarentena/hospital de vez em quando. :) Eventualmente alguma areia para os peixes não se sentirem tão estanhos... :wink:

 

Li, depois de colocar este post, num artigo algures, que nem se deve usar bio-balls com rocha viva. Parece que provoca o colapso do sistema em menos de nada...

 

Sempre pensei que se deveria usar alguma espécie de filtragem mecânica, mais que não fosse para "produzir" algumas bacterias, mas também é verdade que filtros mecânicos são excelentes albergadores de nitrato e deve ser por isto que em água salgada não devem ser usados, estou certo?!.... mas se assim é, quanto melhor 8)

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Olá,

 

Penso que ninguém reparou mas o que estás a propor fazer é a água sair do aqua passar à sump, depois para o refugio e depois para o aqua. Muito bem o problema que vejo aqui é que vais ter circulação a mais no refugio!!!

 

Deves ligar o refugio directamente ao aqua ou então à sump, mas nunca deves passar água com um débito de 3500 litros/hora! Corrijam-me se estou errado :wink:

 

Quanto à filtração com a lã e as bioballs só a podes fazer (como eu faço) caso tenhas muita rocha viva (quando falo em muita estou a falar de 100kg para um aqua de 1 metro), caso contrário estarás a aumentar o nível de nitratos do teu aqua, como já foi dito.

 

PS - não consigo ver imagens dos esquemas!!!

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Pois... :wink:

 

Não sei que se passa com as fotos :) , mas se visses (podes ver no link), reparavas que o refugio terá dois vidros/acrílicos dentro do aquário que servem de "balizas". Ou seja a água entra, tem de subir a "barreira" e só quando atinge o topo dessa barreira, entra no refugio.

 

Julgo que assim não serão 3500L/h no refugio, nem coisa que se pareça... Estarei errado?

 

O link para quem não vê as fotos é este: http://br.f1.pg.photos.yahoo.com/ph/hugors...otos.yahoo.com/

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Olá,

 

Já vi os esquemas e continuo a achar que não estará bem!

Lá por teres os 2 vidros não vais deixar de ter um fluxo de água de 3500 litros/hora e por isso acho que deves ligar o refugio em paralelo ou à sump ou directamente ao aqua.

 

A bomba de retorno deve estar no último compartimento do Sump.

 

Vê este exemplo, pois pode ser uma solução para o teu caso:

 

5249sump16.bmp

 

Repara que da bomba de retorno há uma saída (provavelmente com uma torneira) que leva a água para o refúgio. A bomba de retorno leva a água directamente para o aqua (tubo verde).

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Pois... é uma hipótese.

 

Mas o refugio não pode ter muita movimentação, é? Continuo a achar que nunca terá muita movimentação. não sei... :wink:

 

Eu posso encher um balde de 5 litros em 2 minutos, criando muita movimentação e encher o mesmo balde em 1 minuto criando menos movimentação.... mas tenho de analisar a questão, nada como testar :) que deve estar prestes a acontecer (com água doce ainda).

 

Obrigado pela ajuda!

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  • 1 mês depois...

Caro Hugo

Já temos uma ideia do que tens poupado. Podes dar um cálculo do valor já gasto no salto para a aqua salgada. Nem é preciso contabilizar, luz, água, peixes e invertebrados. Ficou dentro do teu orçamento inicial ou ultrapassou-o em mais de 1000%.

Um abraço

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Ficou +/- dentro do previsto!

 

Vejamos (Em escudos que entendo-me (ainda) melhor):

 

- Aquário 100x40x30 = 8.200$00

- Aqua Medic Ocean Runner 3500 = 16.400$00

- Aqua Medic Midiflotor = 13.000$00

- Aqua Medic Easy Line Reverse Osmosis 90 l/day = 22.000$00

- Shego optimal 250l/h = 4.000$00

- Acrílicos e cola para modificar a sump = 5.000$00

- Tubagens, ligações, encaixes, mangueiras, torneiras, abraçadeiras e etc = 7.000$00

 

E penso que é só. Dá tudo 75.600$00. Eu tinha estimado perto de 65, mas sem os acrílicos e colas, e sem a parte das tubagens.

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  • 3 semanas depois...

Bom, Resolvi colocar as novidades neste tópico porque continuo a achá-lo de muito interesse para quem quizer montar um reef.

 

As coisas estão nestes termos:

 

Tenho o sistema a funcionar com água salgada da nossa costa, areia, rocha viva, rocha aquaconnect no refugio (este sem areia ainda), skimmer, aquecedores, luzes, etc.... Está tudo a funcionar, sem peixes ou corais à cerca de 2/3 semanas.

 

Estou também a repor a água evaporada com kalk. A pingar de um depósito de 20L.

 

Só ontem chegou o meu medidor de PH e densidade, por isso só ontem pude mudar mais parâmetros. Aqui vão:

 

- PH: 8.24-8.26 (Hoje de manha notei o ph um pouco mais baixo, é normal descer com a noite?)

- Densidade: 1026 :arrow: (diria que está um pouco alta, não. Resolve-se com água de ro, certo? O valor a atingir deve se 1023/1024, não é isso?)

- Alcalinidade: 1.8 Meq/L :arrow: (está muito baixa, não está?! Terei de aumentar este parâmetro senão posso ter mudanças de PH. Devo acrescentar Bicabornato de sódio ou o que devo fazer?

- Nitratos: 0 :arrow: (estão a zero desde que coloquei a areia, à duas semanas atràs +/-. A areia que coloquei foi uma areia viva da... Num me lembro do nome :lol: . Marco, dás-me uma ajuda?

 

Agora veem alguma perguntas :P :

 

-Os nitratos não deveriam ter já aumentado em 2 semanas? Coloquei a RV este FDS (8kg +/-), mas mesmo não havendo peixes ou "produtores" de amónia, não deviam já ter aumentado?

 

- A alcalinidade está baixa, deverei corrigi-la? Não tenho ainda teste de calcio, por isso só posso(devo) corrigir quando o tiver. Vou-me guiar por este artigo para o fazer, o que pensam?

http://www.advancedaquarist.com/issues/nov...ov2002/chem.htm Aliás como me tenho guiado por muitos do Randy.

 

- Continuo a ter microbolhas no aquário e sump. Dificilmente devo conseguir eliminá-las por complecto, porque tenho o que posso apelidar de uma cascata do niagara na sump, para fazer altura para o skimmer. Tenho de ver se consigo minimizar aquilo, mas acho complicado... :D

 

- Tenho a temperatura a 23º-24º, quando a HQI está ligada, mas quando desliga a temperatura desde muito, para rondar os 21º. Isto é problemático, presumo... Também tenho apenas um aquecedor de 75W, porque o outro partiu-se.

 

Podem ver algumas fotos aqui (colocando o endereço directamente no Address do Navegador:

 

http://hugorsf.tripod.com/fotos/1.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/2.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/3.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/4.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/5.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/6.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/7.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/8.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/9.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/10.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/11.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/12.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/13.JPG

http://hugorsf.tripod.com/fotos/14.JPG

 

Obrigado! :D

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- PH: 8.24-8.26 (Hoje de manha notei o ph um pouco mais baixo, é normal descer com a noite?)
É perfeitamente normal durante a noite a descida do PH devido à acumulação de CO2. Como é que tens o refúgio a funcionar em termos de horário de iluminação?

O refúgio deverá estar iluminado 24h/dia ou então em horário oposto à da iluminação do aquário, para que ocorra uma menor acumulação de CO2 durante a noite.

 

Já agora mostra-nos umas fotos do refúgio e restante filtragem.

 

- Densidade: 1026  (diria que está um pouco alta, não. Resolve-se com água de ro, certo? O valor a atingir deve se 1023/1024, não é isso?)

 

Não. A densidade está óptima (até porque as tuas temperaturas são baixas). Com este nível de densidade consegues melhores resultados de concentração de cálcio e outros elementos (principalmente quando a água é nova).

 

- Alcalinidade: 1.8 Meq/L  (está muito baixa, não está?! Terei de aumentar este parâmetro senão posso ter mudanças de PH. Devo acrescentar Bicabornato de sódio ou o que devo fazer?
De facto convem aumentares a dureza porque está muito baixa mas faz isso muito lentamente para não destabilizares outros parâmetros, como o cálcio. Compra um teste de cálcio e controla também este parâmetro.

Para aumentar exclusivamente a dureza (caso o cálcio esteja nos parâmetros normais), aconselho um buffer líquido (como o Pro dKH da Kent) pois não terás dificuldades em dissolver o produto e com menores efeitos secundários.

Já agora, que marca de sal é que estás a usar?

 

Se ambos tiverem baixos (Ca e KH) aconselho um produto que adicione os 2 elementos (do tipo bi-composto parte A e B ou então um reactor líquido).

Convém apontares o KH para 3,5 mas não o faças precipitadamente. Tem atenção ao cálcio.

 

-Os nitratos não deveriam ter já aumentado em 2 semanas? Coloquei a RV este FDS (8kg +/-), mas mesmo não havendo peixes ou "produtores" de amónia, não deviam já ter aumentado?

 

Com rocha viva e areia viva é suposto os nitratos não darem sinal de vida, portanto não te preocupes. Controla antes a amónia e os nitritos.

 

- Tenho a temperatura a 23º-24º, quando a HQI está ligada, mas quando desliga a temperatura desde muito, para rondar os 21º. Isto é problemático, presumo... Também tenho apenas um aquecedor de 75W, porque o outro partiu-se.

 

Tenta apontar para os 25º e estabilizar aí.

 

Espero que tenha ajudado alguma coisa. Um abraço.

 

Reefman

João Cotter

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É perfeitamente normal durante a noite a descida do PH devido à acumulação de CO2. Como é que tens o refúgio a funcionar em termos de horário de iluminação?  

O refúgio deverá estar iluminado 24h/dia ou então em horário oposto à da iluminação do aquário, para que ocorra uma menor acumulação de CO2 durante a noite.

Ai sim? Não fazia ideia, porque é que de noite há mais CO2 que de manhã? Relembro que não tenho qualquer animal vivo a não ser RV.

 

O aquário está iluminado 10 horas/dia e a sump/refugio em contra-ciclo, sendo que apagam, 1/2 hora depois da do aquário acender e acendem 1/2 hora antes da do aquário apagar.

 

Fotos já estão on-line, mas no yahoo e não-sei-porquê nunca conseguem ver as minhas fotos do yahoo. mas passo a explicar:

 

A água cai do aquário e entra numa torre onde está o skimmer. Dessa torre cai, e aqui é que tenho a tal catarata do Niagara, para um compartimento vazio. desse compartimento vai para o refugio, onde apenas tenho Rocha aquaconnect, por enquanto, do refugio vai para o último compartimento onde tenho a bomba de retorno. Nada de materias filtrantes, apenas 4 pedaços de esponja de malha grossa para minimizar o barulho da catarata.

 

 

Não. A densidade está óptima (até porque as tuas temperaturas são baixas). Com este nível de densidade consegues melhores resultados de concentração de cálcio e outros elementos (principalmente quando a água é nova).

Ai sim? Optimo então :lol:

 

 

Já agora, que marca de sal é que estás a usar?
Sal do mar :arrow: . Uso água natural!

 

Com rocha viva e areia viva é suposto os nitratos não darem sinal de vida, portanto não te preocupes. Controla antes a amónia e os nitritos.
Pois... Tenho de comprar um teste de amónia para água salgada, porque parece que os de água doce são diferentes :arrow:

 

Espero que tenha ajudado alguma coisa. Um abraço.
Ajuda-se sempre. :D Nem que seja para saber mais uma opinião :arrow: . Obrigado!

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Ai sim? Não fazia ideia, porque é que de noite há mais CO2 que de manhã? Relembro que não tenho qualquer animal vivo a não ser RV.
Durante a noite o CO2 vai acumulando. O momento do dia em que o PH costuma ser mais baixo é a manhã antes do aquário ser iluminado.

Já tens concerteza muitas algas e cianobactérias em crescimento que não são visíveis a olho nú. Existe ainda muita fauna e flora em suspensão. Vieram na RV, areia e na água salgada natural. Não te esqueças que com uma dureza tão baixa as oscilações do PH agravam-se muito.

De qualquer modo parece-me que as tuas oscilações de PH ainda não têm grande significado. Contudo, deverás começar já a corrigir lentamente o KH (e se calhar o cálcio).

 

Sal do mar  . Uso água natural!

 

Aí está uma das explicações para a dureza ser baixa. A água do mar de uma zona de recife tem uma dureza que ronda os 2,5 meq/L. Na nossa costa os níveis de dureza carbonatada serão um pouco mais baixos.

O sal sintético comum (ex.: IO) a uma densidade de 1.026 gera uma dureza de cerca de 3,3 a 3,4 meq/L quando a água é nova.

É aconselhável manter níveis de dureza mais elevados no aquário que no mar porque o aquário está mais exposto a compostos orgânicos e a factores que acidificam e geram oscilações no PH. Por outro lado, aquários muito populados com corais duros, Tridacnas, etc., irão gerar um rápido e elevado consumo de dureza carbonatada.

 

Reefman

João Cotter

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Em relação à dureza eu e o marco também já tinhamos debatido isso pois achei estranho ele ter que adicionar buffer no aquário para ter niveis normais ao contrário do meu caso que só o hidróxido é suficiente para a manter.

 

A diferença do aquário do marco para o meu, é que ele usa exclusivamente água natural da nossa costa e eu uso sal artificial.

 

Em principio estará aí a causa desse valor baixo de dureza.

 

Mas quem usa sal artificial também pode ter esse problema.

Antes de se misturar o sal deve-se ter o cuidado de arejar bem água doce de modo a que se dissipe a maior parte do CO2 e suba o pH. O CO2 presente na água vai consumir uma grande parte dos carbonatos do sal artificial. É por isso que algumas marcas de sal (poucas)incluem um extra de cálcio e carbonatos na sua composição para contrabalançar as eventuais perdas. O Reefcrystals da Aquarium Systems é um dos que é enriquecido.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

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É por isso que algumas marcas de sal (poucas)incluem um extra de cálcio e carbonatos na sua composição para contrabalançar as eventuais perdas. O Reefcrystals da Aquarium Systems é um dos que é enriquecido.

 

Segundo análises efectuadas, o enriquecimento do Reefcrystals, apesar de existente, é quase nulo. O Reefcrystals é fundamentalmente marketing da Aquarium Systems para poder vender outro sal mais caro que o IO.

 

A adição constante de kalk e/ou outros aditivos e/ou utilização de um reactor de cálcio gera muito maiores níveis de Ca e KH do que a mudança do Instant Ocean para o Reefcrystals.

 

No meu caso, quando a água salgada nova apresenta um KH mais baixo que o normal (às vezes acontece, possivelmente devido ao factor que referiste), adiciono-lhe um pouco de buffer e assim corrijo a situação.

 

Reefman

João Cotter

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