Montagem (ou não) de um aquário marinho.


Recommended Posts

Oi pessoal,

 

Já tive quase para desistir do Reef, mas a vontade de montar um é mais forte!!! :)

O problema é mesmo os euros, eu estive a fazer contas e ia caindo para o lado!!! :roll:

 

É que as rochas vivas são bem caras (20eur/Kg) mais o substrato (60eur/14Kg), só com isto vou à falência. :? Fora os equipamentos, e mais tarde os corais e peixes!!!

 

A minha questão é em relação à "areia viva": é areia colhida nas nossas praias??? É que assim poupava-se uns belos euros. Mesmo não sendo, há possibilidade de colocar areia de praia??? Já agora podiam dizer as vantagens e desvantagens.

 

Desculpem lá a paciência... :oops:

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hugo...

Por favor, podes fazer tudo o que quiseres mas não uses outra água sem ser de osmose !!! vais ter algas e mais algas e o teu aquario vai ficar imundo !! :roll::oops::)

 

Se não comprares OI compra água nas lojas que é barato... e até podes fazer um acordo do tipo X litros por mês e fazem mais barato ainda... mas a osmose fica-te mais barato que comprares garrafões de água. Agora usares outras águas é que não !!

 

Se optares mesmo por outras águas... nem destilada nem muito menos da torneira.. usa 7 fontes...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Jedi se quiseres poupar é o seguinte:

Não precisas de usar aragonita que é muito cara... podes usar areia de coral mas tem de ser muito fina... quanto mais fina melhor para o sistema desnitrificante. Se não for muito fina tens de usar uma camada maior (12 cm)...

quanto á rocha viva podes começar com dois kilos + 3 kilos de rocha artificial e assim diminuis em muito o investimento inicial... depois vais adicionando tipo 1 kg por mes ou em cada 2 meses... não precisas encher logo o aquario, até porque é engraçado é ires montando-o aos poucos. Alguns corais também trazem pedra o que também diminui o investimento em rocha...

Não desistas porque existem sempre alternativas... eu comecei com 1 Kg de rocha viva... e areia de coral que custava 1 euro o Kg...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, isto já foi dito aqui antes mas digo outra vez. Usa apenas e só água de osmose/desmineralizada para as reposições.

 

A água destilada que se vende nos supermercados não presta!!!! Muita é armazenada em reservatórios de cobre!

 

Porque dizes que a água de osmose que se vende nas lojas é cara? Já perguntaste o preço? Quanto te pediram?

 

Vais acabar por gastar mais dinheiro usando água da torneira. Vais ter uma batalha com as algas (diversas) que nunca vais ganhar. Se comprares três corais por 15cts (baratos!) não os consegues manter assim por muito tempo a não ser que todos os dias metas as mãos no aqua e arranques/escoves tudo bem limpinho. Só aqui compras "meia" osmose.

 

Claro que podes sempre comprar mais corais à medida que uns vão morrendo mas além de ser moralmente condenável acaba por te sair ainda mais dispendioso.

 

Acho que já perdi a conta ao numero de posts em que eu e outros membros te aconselharam a usar água de osmose. Não percebo porque insistes no contrário :roll:

 

Não queiras ter tudo pronto num instante porque neste hobby a velha máxima "a pressa é inimiga da perfeição" aplica-se perfeitamente.

 

Espera mais uns meses e junta mais uns cobres para a OI, um bom escumador e a iluminação que o Marco te disse.

 

Eu neste momento estou na fase de planeamento de um aqua de mais de 1000L e em principio devo tê-lo antes do natal. Preciso de um móvel grande, um escumador de 150cts, 750W HQI ou mais, 300Kg de rocha, ???Kg de areia, várias bombas que me permitam ter uma circulação real de 15000L/h (ou +), reactor de cálcio que estou a construir, CO2, ventoinhas, um furo (grande) na parede da casa para empurrar toda a humidade para a rua....ah peixes e corais e água+sal.

 

Achas que vou ter tudo pronto no Natal? Nem pensar. Para o ano por esta altura ainda não tenho água no aquario de certeza. Vou comprando tudo devagarinho porque o orçamento não dá para mais.

 

Já me informei na EDP sobre aumentar a potencia do quadro e passar para a tarifa bi-horaria. Tudo isto me vai custar uma pequena fortuna. Por isso mesmo prevejo um prazo de dois anos até ter tudo operacional. Claro que adoraria fazer tudo em dois ou três meses mas não o faço porque sei que ia dar "bosta" :oops:

 

Prefiro esperar o tempo que for preciso até ter tudo perfeitinho para arrancar. Embora seja um prazo um pouco comprido, acho que me vai dar muitro gozo passar por estas etapas todas uma de cada vez e não tudo ao mesmo tempo e a poupar de um lado para poder pôr noutro.

 

Fiz isso há 7 ou 8 anos e só tive foi prejuizo. Quem me dera na altura ter acesso a uma fonte de informação como o é esta comunidade. Aproveita-a bem...

 

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem é que quer 20 euros por kgs de rocha viva?n compres...se quiseres posso ver se te consigo arranjar aí por uns 12/13 euros...tem calma...os lojistas em portugal na minha opinião deveriam preocupar-se em chamar mais gente para o hobby, mas acabam por afasta-los...mas com o forum eles estão tramados :roll::oops::):?8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não é possivel comprar rocha viva e corais pela net!!!

 

Pode ser que se poupe uns trocos.

 

PS. Desculpem lá, mas sem querer ser chato e secante, será que alguém me podia explicar por que é que a areia de praia não é boa para o substrato, não tem caracteristicas semelhantes à areia coralina?

 

Fiquem bem... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia da praia é boa desde que seja de uma praia tropical coralina :roll:

 

Agora a sério, a diferença fundamental reside na composição. A das nossas praias é à base de silica e a outra é à base de aragonite ou outra forma de carbonato de calcio como a oolite (acho que se diz assim) por ex.

 

A silica no aquario provoca explosões de diatoms (diatomácias será?) mas já li que este tipo de areia não se dissolve para os valores de ph que normalmente se verificam nos nossos aquas.

 

Há quem tenha experimentado, nos states onde poderia ser, e com bons resultados.

 

Na minha opinião é de evitar pois tentamos imitar um recife e não um biótopo :oops: temperado.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pois é a areia da nossa praia não serve devido à sua composição quimica, é uma pena. Pode no entanto para servir é de viveiro de vermes, ou seja, coloca-se uns kg's de areia numa caixa com agua até tapar coloca-se uns vermezitos , umas TPA'se e em pouco tempo temos uma caixa cheia de vermes prontinhos a ir para o nosso substrato ou refugio, este sim um optimo investimento e baratissimo.

Grande Marco que ninguem nos ouça mas seria dificil esperar o tempo que estive à espera mas não custa nada vender a ideia.... O nano por ex: já está cheio de bicharada!hehehe

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva paulo

 

se usares agua da torneira ou de garrafao podes usar umas resinas que existem no mercado para filtrar a maior parte dos fosfatos e outros , tens e que fazer a agua passar muito lentamente pela resina para ela ter tempo de absorver a maior parte dos detritos.

 

1 emb. nao e muito cara e trata cerca de 120 l de agua .

 

nao e a mesma coiza que o.i mas ajuda bastante.

 

ja agora fica aqui os valores da agua 7fontes:

 

mineralizaçao total (mg/l).........27

 

ph......4.8

 

silica ........10

 

anioes.....bicarbonato(hco3)......<1,8

cloreto(c1)..........7

nitrato(no3).........1,1

catioes......................calcio...........0,5

sodio..........4,0

magnesio........0,8

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao e a mesma coiza que o.i mas ajuda bastante.  

 

 

pois não, não é a mesma coisa, é melhor!

 

Este assunto já foi amplamente desenvolvido neste tópico.

 

É impossivel garantir que uma resina purifique um volume de água pré-determinado. A qualidade da água varia muito.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, tenho novidades.

 

Encomendei (falta-me só confirmar) as seguintes coisas na minha loja favorita:

 

Aqua Medic Ocean Runner 3500

Aqua Medic Midiflotor

Aqua Medic Easy Line Reverse Osmosis 90 l/day

 

Tudo por 50 biscas... :wink:

(Já agora se alguém quizer aproveitar e encomendar alguma coisa podem aproveitar a minha encomenda... banana rock )

 

Venho agora perguntar mais um assunto: Que test kits são importantes?

Presumo que os abituais do ciclo do ozono e que mais? Cilica? PO4 será necessário com RO? Redox? etc...

 

Fico a aguardar respostas, afinal também todos serão um pouco pais deste projecto ;) :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha desculpa mas não me tem sido possível responder-te por causa do PRIZM, mas já estava vendido.

Mas o assunto é outro....qual a loja a que te referes???será que posso saber?...é que tb preciso de uma osmose!!

Cumps,

 

Paulo Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A loja onde tenho comprado tudo e tenho sido muito bem servido (muito mesmo) é: a Samen Mack, que como está em alemão tens de usar o google para passar para inglês.

 

De qualquer maneira eu troco mails com eles (um senhor muito simpático por sinal) pedindo o que quero e ele faz-me a melhor oferta (normalmente com uns descontos maneiros. Depois calcula-me o peso da mercadoria, para calcular os gastos de envio. Ainda inclui um seguro para caso a mercadoria chegue danificada ou não chegue mesmo.

 

Muito bom, sinceramente recomendo. Normalmente o que faço é procurar o que quero nas outras lojas onde o site é melhor e depois pergunto-lhe os preços.

 

Recebem qualquer produto Ehiem todas as 5ª-feiras e tem preços muito bons...

 

Para teres uma ideia já me trocaram um filtro sem saberem se realmente estava danificado (até estava), sem eu pagar mais qualquer coisa por isso e sem eu ter de enviar o filtro estragado de volta.

 

Cá em Portugal, ficaria uns 3 meses á espera de quaquer notícia. Ainda temos muito a aprender no que diz respeito a atendimento pós-venda.

 

Bem, resumindo, se quiseres dar uma vista de olhos no site: http://translate.google.com/translate?hl=e...-8%26oe%3DUTF-8 já traduzida pelo google.

 

Depois se quiseres alguma coisa, ainda estás a tempo porque ainda não efectivei a encomenda. Estou ainda à espera do preço da osmose da Aqua Medic igual a esta mas que faz 30l/dia.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não!!! os preços são mesmo assim :wink:

Pelo que me disse o Mr. R. acho que este de 90l/dia é um modelo antigo e foi substituido por outro e então enquanto o tiverem em stock, vão vendê-lo a este preço. Julgo que a Aqua Medic, vai deixar de mer RO a baixo dos 100l/dia... :roll:

 

 

Quanto aos testes era o que eu pensava ;)

 

Marco, (e outros) qual a melhor bomba para usar no Midiflotor? É comprar a de maior potência ou tem alguma ciência?...

 

Se bem me lembro Marco, disseste que usavas uma de 1000l/h, estou certo? No site da Aquamedic recomendam a Mistral 200 (200l/h) tanto para o midi como para o miniflotor. O que será afinal melhor? Tem alguma ciência?

 

Pelo que li penso que a ciência é ter o maior número de bolhas e mais pequenas, é isto? Se for isto então a ciência é quanto mais potente a bomba melhor, não?! :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

não era não...

O modelo é que era 1000 devo-me ter enganado. Fazia 150l/h. Arranja uma de 200 ou 250 l/h...

O facto das bolhas sairem fininhas deve-se ao tipo de pedra que usas que tem de ser de madeira...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah bom... :wink: Assim está melhor :roll:

 

Vou se calhar arranjar uma de 250L/H.

 

Já agora se calhar uma pergunta parva: Em inglês como se refere reserva alcalina? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que parvo!!! :lol: Eu bem me parecia... :lol:

 

É que nunca tinha ouvido falar em reserva alcalina fora do âmbito da água salgada. Hk, dureza, dureza total, efeito tampão, etc...

 

Valha-me deus... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais