Montagem (ou não) de um aquário marinho.


Recommended Posts

- PH: 8.27  

- Salinidade 1028  (não é demasiado?)  

- Calcio: 420 mg/l  

- Alcalinidade: 2 meq/L  (é pouco, não é?)  

 

Oi...

 

Salinidade nao e grave mas baixa com RO

Calcio... ok!

KH - um pouco baixo...

 

Nunca mistures BS com kalk... reajem um com o outro e da asneira.

Coloca o BS em um dia e o kalk nouro. A tua salinidade alta tem a ver com o BS. Tens de ter atencao pois o BS faz aumentar a salinidade....

 

quanto as algas.... esta tudo bem, e normal... continua com trocas 10%, kalk e se puderes coloca equipa de limpeza... ja podes por um peixe... pode ser que ele venha do Porto... he he he

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ok ;)

 

Mas mesmo com o KH baixo, o PH, tem-se mantido minimamente estável...

 

Mas a qualquer momento pode "disparar" para baixo pu para cima, não é?! Ok, tenho de ver melhor isso.

 

E se em vez de juntar ao kalk, juntar à água natural que uso para as mudas? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o Nélson diz, cuidado com o BS. Não se esqueçam que estão a administrar sódio ao aquário e podem desequilibrar a química da água.

 

Já tinha falado com o Marco sobre o facto dele ter que usar BS para manter o kH. Pensámos que tal se deva ao uso de água natural e não o sal artificial que proporciona um KH mais alto.

 

Como o Marco faz TPA semanais religiosamente, não tem problemas em relação a eventuais desequilíbrios provocados pelo uso do BS.

Mas é perfeitamente possível mantêr o KH da água apenas com hidróxido de cálcio, tal e qual como faço no meu sistema. No entanto, se o aquário estiver apinhado de SPSs, é capaz de ser mais difícil mas neste caso a minha escolha recaía não para o BS mas sim para um reactor de cálcio + hidróxido de cálcio gota a gota.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manklit eu no meu caso n consigo...

estou usando bio calcio da tropic marin...é caro mas o melhor que há...

mas estou pensando num projecto interessante para reposição de calcio e kh, mas só depois de terminar os outros... :oops::o :D :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já nao percebo...

Então mas a minha água de reposição é o kalk a pingar. Por isso eu perguntei se poderia adicionar BS ao kalk. Parece que não, então perguntei se poderia adicionar à água natural que uso nas trocas...

 

Como é que vou juntar o BS a água doce? Ou o que me qrecomendam para resolver o meu (aparente) problema?

 

Gracias :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso só hidróxido de cálcio, mais nada. Consigo manter o KH nos 11, 12 se bem que até acho alto demais. Se calhar preciso de mais SPS :lol:

 

Se não consegues mantêr o kh, aumenta a evaporação com uma ventoínha e doseia mais kalk mas experimenta não usar BS. Faz isto durante pelo menos uma semana e não falhes um dia!!!!

Se isto não resultar o que aconselho são os aditivos de duas partes A+B da kent, ou o C-balance da Twolittlefishies. Com estes garanto-te que funciona.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Hugo...

simplificando `e o seguinte...

 

 

Usa kalk sempre na reposicao de agua doce...

Se mesmo assim, tens problemas com o KH podes fazer o que o pessoal disse. Aditivos como os que o Manklit disse, (O liquid reactor da Kent marine tambem `e muito bom) ou aumentas a evaporacao e assim mais kalk tens de dosear por dia, ou ainda colocas o BS. Nao vais ter problemas porque andas a fazer trocas semanais assim como eu. O problema do BS `e apenas verificar a salinidade durante as trocas semanais, nao tem nada de mais...

no caso de usares BS nao coloques no mesmo dia do kalk. Fazes um dia kalk e no outro BS e depois retomas o kalk... uma vez por semana usa BS e nos outros kalk. Assim e que faco e nao tenho problemas nenhuns...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi. A minha pergunta era se não poderia adicionar BS à água natural que uso para fazer as trocas, visto ser esta o problema do KH baixo. Adicionava BS à água natural que iria trocar e assim já entrava água com KH correcto. É melhor através de Kalk, é?

 

Marco, como sabes também estou a usar uma dose bem a baixo do recomendado de kalkwasser. 2 colheres de café para 15 litros de água. Será que aumentando um pouco a dosagem não minimizaria também o problema? Não me refiro a aumentar a dosagem de kalk no aquário que se manteria, digo a aumentar a concentração de kalk no depósito de 15 litros que está a pingar para o aqua... Será que sim? Será melhor não? :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi...

o BS so deve ser usado com a agua doce... se doseares com agua salgada grande parte do bicabonato precepita-se na mistura com os outros sais...

deves dilui-lo com agua doce e depois de estar completamente diluido e que deves dosea-lo no aqua.

 

podes comecar a usar concentracoes de kalk maiores, mas verifica as alteracoes de PH no sistema vs pingas...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente acho que consegui uma foto +/- dos tais "casulos" parecidos com posturas de caracois. Vejam lá se percebemo que são esses dois "focos" brancos na rocha. Pelo que percebi ontem pareceu-me que de um deles (em outra rocha que não esta) saiu uma "coisa" vermelha muito pequena em forma de espiral :lol:

 

Pic_171_24.jpg

 

Entretanto como estou muito muito contente que acabaram de chegar os meus dois livros que encomendei dos states, pela módica quantica de 62 Eur.:

 

- Marine Fishes: 500+ Essential-To-Know Aquarium Species do Scott W. Michael

 

- Aquarium Corals: Selection, Husbandry, and Natural History do Eric H. Borneman.

 

Dizia eu que como estou muito feliz e mais certo é não dormir nada esta noite, aqui ficam mais uma fotos do aquário que todos ajudaram a "por de pé" :)

 

 

Pic_171_16.jpg

Pic_171_17.jpg

Pic_171_18.jpg

Pic_171_19.jpg

Pic_171_20.jpg

Pic_171_21.jpg

Pic_171_22.jpg

Pic_171_23.jpg

Pic_171_25.jpg

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto como estou muito muito contente que acabaram de chegar os meus dois livros que encomendei dos states, pela módica quantica de 62 Eur.:

 

- Marine Fishes: 500+ Essential-To-Know Aquarium Species do Scott W. Michael

 

- Aquarium Corals: Selection, Husbandry, and Natural History do Eric H. Borneman.

 

Quanto tempo demoraram a entregar os livros? Já tinha comprado na Amazon o Reef Keeping do Alf Jacob Nilsen e do Svein A. Fossa e a entrega foi rapidissima. Estes já encomendei á cerca de um mês e nada.

 

Um abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também comprei na Amazon américana, se bem que vêm com carinbo da Alemanha :lol: .

 

Encomendei dia 8, eles enviaram dia 13 e chegou hoje. No site podes ver a estimativa de tempo de chegada. A minha acabava ontem, por isso já estava preocupado, mas como sei que nesta altura os CTT estão com atraso na entraga de correio internacional, estava à espera do final da semana, para começar a "mexer-me". Chegou hoje, por isso está tudo em ordem :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado e por isso é que estou a estranhar. Encomendei no dia 9 e só agora é que vão enviar o reef fishes porque pelos vistos não estava disponivel para entrega. Talvez o teu tenha sido dos ultimos a ser enviado e depois acabou o stock...

 

Um abraço e boas leituras,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... vê lá isso. a mim demorou pouco menos de 1 mês, mas enviaram poucos idas depois da encomenda. Só conta a partir do momento em que eles enviam.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Estive a ver as tuas fotos e parece-me que tens aí um problema eminente de filamentosas. Aconselho-te a corrigir isso imediatamente antes que seja tarde.

Como já muitos aqui o disseram, tens forçosamente de subir o teu KH.

Tenta tirar mais proveito da kalkwasser que é das melhores coisas que podes adicionar ao aquário.

O teu cálcio está bom (mas será que o teste está a dar um valor correcto?). Para teres 420 de Ca e apenas 2 meQ/l de dureza tens aí um bom desequilibrio que tens que corrigir.

Esquece o Liquid Reactor que não te vai resolver nada e tenta subir o KH. Sugiro o Pro dKH Buffer da Kent. À medida que o teu KH for subindo, o teu Ca irá descendo mas não te preocupes com isso. Quando conseguires ter um Kh de 3 meQ/l já o teu Ca é capaz de rondar os 320 mg/l.

Por esta altura já terás níveis mais equilibrados.

A partir daqui deverás começar a trabalhar em elevar o Ca + KH. Se tiveres a tirar proveito da kalkwasser usa também, tal como sugeriu o manklit, o Tech CB da Kent ou o C-Balance, pois estes produtos adicionam cálcio e dureza de forma equilibrada (a longo prazo tornam-se caros).

A melhor alternativa é um reactor de cálcio mas isso implica um grande investimento inicial.

Quando tiveres níveis de Ca iguais aos actuais e KH de 4 meq/l vais ver que não há filamentosa que aguente.

 

Reefman

 

P.S.: as mudas de água também dão uma grande ajuda

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

A l e x a n d r e, como consegues saber que uma resina de leito misto já está gasta mesmo quando a não podes ver através de um tubo de PVC????

Obrigado,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais