Recommended Posts

Publicado:
- PH: 8.27  

- Salinidade 1028  (não é demasiado?)  

- Calcio: 420 mg/l  

- Alcalinidade: 2 meq/L  (é pouco, não é?)  

Oi...

Salinidade nao e grave mas baixa com RO

Calcio... ok!

KH - um pouco baixo...

Nunca mistures BS com kalk... reajem um com o outro e da asneira.

Coloca o BS em um dia e o kalk nouro. A tua salinidade alta tem a ver com o BS. Tens de ter atencao pois o BS faz aumentar a salinidade....

quanto as algas.... esta tudo bem, e normal... continua com trocas 10%, kalk e se puderes coloca equipa de limpeza... ja podes por um peixe... pode ser que ele venha do Porto... he he he

Abraço...

• Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Ok ;)

Mas mesmo com o KH baixo, o PH, tem-se mantido minimamente estável...

Mas a qualquer momento pode "disparar" para baixo pu para cima, não é?! Ok, tenho de ver melhor isso.

E se em vez de juntar ao kalk, juntar à água natural que uso para as mudas? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

É como o Nélson diz, cuidado com o BS. Não se esqueçam que estão a administrar sódio ao aquário e podem desequilibrar a química da água.

Já tinha falado com o Marco sobre o facto dele ter que usar BS para manter o kH. Pensámos que tal se deva ao uso de água natural e não o sal artificial que proporciona um KH mais alto.

Como o Marco faz TPA semanais religiosamente, não tem problemas em relação a eventuais desequilíbrios provocados pelo uso do BS.

Mas é perfeitamente possível mantêr o KH da água apenas com hidróxido de cálcio, tal e qual como faço no meu sistema. No entanto, se o aquário estiver apinhado de SPSs, é capaz de ser mais difícil mas neste caso a minha escolha recaía não para o BS mas sim para um reactor de cálcio + hidróxido de cálcio gota a gota.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

manklit eu no meu caso n consigo...

estou usando bio calcio da tropic marin...é caro mas o melhor que há...

mas estou pensando num projecto interessante para reposição de calcio e kh, mas só depois de terminar os outros... :oops::o :D :roll:

Publicado:

Nélson, tenta aumentar a evaporação ainda mais, só assim poderás repôr mais hidróxido.

Porque é que não compras um reactor de cálcio?

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Já nao percebo...

Então mas a minha água de reposição é o kalk a pingar. Por isso eu perguntei se poderia adicionar BS ao kalk. Parece que não, então perguntei se poderia adicionar à água natural que uso nas trocas...

Como é que vou juntar o BS a água doce? Ou o que me qrecomendam para resolver o meu (aparente) problema?

Publicado:

Eu uso só hidróxido de cálcio, mais nada. Consigo manter o KH nos 11, 12 se bem que até acho alto demais. Se calhar preciso de mais SPS :lol:

Se não consegues mantêr o kh, aumenta a evaporação com uma ventoínha e doseia mais kalk mas experimenta não usar BS. Faz isto durante pelo menos uma semana e não falhes um dia!!!!

Se isto não resultar o que aconselho são os aditivos de duas partes A+B da kent, ou o C-balance da Twolittlefishies. Com estes garanto-te que funciona.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi...

Hugo...

simplificando `e o seguinte...

Usa kalk sempre na reposicao de agua doce...

Se mesmo assim, tens problemas com o KH podes fazer o que o pessoal disse. Aditivos como os que o Manklit disse, (O liquid reactor da Kent marine tambem `e muito bom) ou aumentas a evaporacao e assim mais kalk tens de dosear por dia, ou ainda colocas o BS. Nao vais ter problemas porque andas a fazer trocas semanais assim como eu. O problema do BS `e apenas verificar a salinidade durante as trocas semanais, nao tem nada de mais...

no caso de usares BS nao coloques no mesmo dia do kalk. Fazes um dia kalk e no outro BS e depois retomas o kalk... uma vez por semana usa BS e nos outros kalk. Assim e que faco e nao tenho problemas nenhuns...

Abraço...

Publicado:

Percebi. A minha pergunta era se não poderia adicionar BS à água natural que uso para fazer as trocas, visto ser esta o problema do KH baixo. Adicionava BS à água natural que iria trocar e assim já entrava água com KH correcto. É melhor através de Kalk, é?

Marco, como sabes também estou a usar uma dose bem a baixo do recomendado de kalkwasser. 2 colheres de café para 15 litros de água. Será que aumentando um pouco a dosagem não minimizaria também o problema? Não me refiro a aumentar a dosagem de kalk no aquário que se manteria, digo a aumentar a concentração de kalk no depósito de 15 litros que está a pingar para o aqua... Será que sim? Será melhor não? :lol:

Publicado:

oi...

o BS so deve ser usado com a agua doce... se doseares com agua salgada grande parte do bicabonato precepita-se na mistura com os outros sais...

deves dilui-lo com agua doce e depois de estar completamente diluido e que deves dosea-lo no aqua.

podes comecar a usar concentracoes de kalk maiores, mas verifica as alteracoes de PH no sistema vs pingas...

Abraço...

Publicado:

Finalmente acho que consegui uma foto +/- dos tais "casulos" parecidos com posturas de caracois. Vejam lá se percebemo que são esses dois "focos" brancos na rocha. Pelo que percebi ontem pareceu-me que de um deles (em outra rocha que não esta) saiu uma "coisa" vermelha muito pequena em forma de espiral :lol:

Pic_171_24.jpg

Entretanto como estou muito muito contente que acabaram de chegar os meus dois livros que encomendei dos states, pela módica quantica de 62 Eur.:

- Marine Fishes: 500+ Essential-To-Know Aquarium Species do Scott W. Michael

- Aquarium Corals: Selection, Husbandry, and Natural History do Eric H. Borneman.

Dizia eu que como estou muito feliz e mais certo é não dormir nada esta noite, aqui ficam mais uma fotos do aquário que todos ajudaram a "por de pé" :)

Pic_171_16.jpg

Pic_171_17.jpg

Pic_171_18.jpg

Pic_171_19.jpg

Pic_171_20.jpg

Pic_171_21.jpg

Pic_171_22.jpg

Pic_171_23.jpg

Pic_171_25.jpg

Publicado:
Entretanto como estou muito muito contente que acabaram de chegar os meus dois livros que encomendei dos states, pela módica quantica de 62 Eur.:

- Marine Fishes: 500+ Essential-To-Know Aquarium Species do Scott W. Michael

- Aquarium Corals: Selection, Husbandry, and Natural History do Eric H. Borneman.

Quanto tempo demoraram a entregar os livros? Já tinha comprado na Amazon o Reef Keeping do Alf Jacob Nilsen e do Svein A. Fossa e a entrega foi rapidissima. Estes já encomendei á cerca de um mês e nada.

Um abraço,

Miguel Antunes

Publicado:

Também comprei na Amazon américana, se bem que vêm com carinbo da Alemanha :lol: .

Encomendei dia 8, eles enviaram dia 13 e chegou hoje. No site podes ver a estimativa de tempo de chegada. A minha acabava ontem, por isso já estava preocupado, mas como sei que nesta altura os CTT estão com atraso na entraga de correio internacional, estava à espera do final da semana, para começar a "mexer-me". Chegou hoje, por isso está tudo em ordem :)

Publicado:

Tenho acompanhado e por isso é que estou a estranhar. Encomendei no dia 9 e só agora é que vão enviar o reef fishes porque pelos vistos não estava disponivel para entrega. Talvez o teu tenha sido dos ultimos a ser enviado e depois acabou o stock...

Um abraço e boas leituras,

Miguel Antunes

Publicado:

Pois... vê lá isso. a mim demorou pouco menos de 1 mês, mas enviaram poucos idas depois da encomenda. Só conta a partir do momento em que eles enviam.

Publicado:

Hugo,

Estive a ver as tuas fotos e parece-me que tens aí um problema eminente de filamentosas. Aconselho-te a corrigir isso imediatamente antes que seja tarde.

Como já muitos aqui o disseram, tens forçosamente de subir o teu KH.

Tenta tirar mais proveito da kalkwasser que é das melhores coisas que podes adicionar ao aquário.

O teu cálcio está bom (mas será que o teste está a dar um valor correcto?). Para teres 420 de Ca e apenas 2 meQ/l de dureza tens aí um bom desequilibrio que tens que corrigir.

Esquece o Liquid Reactor que não te vai resolver nada e tenta subir o KH. Sugiro o Pro dKH Buffer da Kent. À medida que o teu KH for subindo, o teu Ca irá descendo mas não te preocupes com isso. Quando conseguires ter um Kh de 3 meQ/l já o teu Ca é capaz de rondar os 320 mg/l.

Por esta altura já terás níveis mais equilibrados.

A partir daqui deverás começar a trabalhar em elevar o Ca + KH. Se tiveres a tirar proveito da kalkwasser usa também, tal como sugeriu o manklit, o Tech CB da Kent ou o C-Balance, pois estes produtos adicionam cálcio e dureza de forma equilibrada (a longo prazo tornam-se caros).

A melhor alternativa é um reactor de cálcio mas isso implica um grande investimento inicial.

Quando tiveres níveis de Ca iguais aos actuais e KH de 4 meq/l vais ver que não há filamentosa que aguente.

Reefman

P.S.: as mudas de água também dão uma grande ajuda

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

• 1 ano depois...