Montagem (ou não) de um aquário marinho.


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Portanto:

 

- Trocar pré-filtros de 6 em 6 meses (5 contos por cá).

- Trocar membrana de 3 em 3 anos (15 contos por lá :wink: )

 

É isto?

 

Uma pergunta parva, como funciona uma unidade destas? Uma extermidade é ligada a uma torneira normal e a outra extermiadade "devolve" a água já tratada?

 

Água de RO é perto de água destilada, correcto? PH7, KH0 e DH0, é isto?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

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5 contos para cada filtro. Como são no minimo 2... de 6 em 6 meses

 

Os 15 contos da membrana são de 3 em 3 ou mais anos.

 

Esta é a minha:

 

osmose.JPG

 

Em cima à direita há uma torneira que tráz a água da companhia.

 

Passa por um manómetro (7) para medir a pressão, instalado por mim (4€).

 

É importante saberes a pressão a que vem a água pois há um minimo para a osmose funcionar. Nunca menos de 3bar = +/- 40psi.

 

Abaixo disso a osmose ou não funciona ou então produz muito pouca água pura e deita fora muita água "suja".

 

A pressão também varia ao longo do dia por isso só uso a osmose quando a pressão é maior. Na minha casa o valor minimo que apanhei foi um pouco acima de 3bar e o maximo acima de 4.

 

Entre as 18:00 e as 22:30 aprox. a pressão anda na casa dos 3.5bar depois sobe para 4. É a partir desta altura que a uso.

 

Continuando... a água vem da tal torneira, vai pelo tubo vermelho e entra em [/b]1[/b] - pré-filtro de sedimentos de 5 micron. Remove sedimentos e outras particulas solidas.

 

Passa para 2 - pré-filtro de carvão activado granular para retirar o cloro e outros quimicos.

 

Em 3 - pré-filtro de carvão activado de 1 micron, para remover as moléculas dos contaminantes quimicos que não foram removidas pelo anterior.

 

Depois passa pelo tubo branco que tem uma torneirinha azul a meio e entra na membrana 4. Aqui é separada em duas partes. Uma sai pelo tubo amarelo e vai para o esgoto (está lá atrás e naõ se vê). A outra sai pelo tubo azul e é a chamada água de osmose "pura".

 

Na imagem esse tubo azul não está ligado a 5 (resina desmineralizadora de leito misto) porque estou a gastar as minhas resinas antigas e por isso ligo o tubo azul ao meu desmineralizador antigo.

 

A meio do tubo amarelo há a tal válvula 6 que te falei na mensagem anterior. Tem duas posições, a de lavagem da membrana (uma vez por mês, aprox.) e a de funcionamento normal.

 

Tenho isto permanentemente ligado debaixo do lava loiças. Fiz uma derivação da entrada da maquina de lavar e assim não tenho que andar sempre a enroscar e desenroscar isto tudo a uma torneira.

 

A água que sai pelo tubo azul (antes de passar pelas resinas!!!) é excelente para ser bebida.

 

Nunca bebeste água de osmose??? Bebeste sim senhor!!! Muita da água engarrafada que se vende nos supermercados é água de osmose!

 

A água que sai pelo amarelo serve apenas para pores no autoclismo se a quiseres aproveitar. Não a uses nem sequer para regar. A concentração de compostos perigosos é muito grande.

 

Em condições ideais de pressão e temperatura (temperatura ideal = 25ºC) o aparelho produz 1 parte de água boa para 4 partes de agua "má".

 

O DH e e o KH são zero, o pH não consegues medir porque não há iões na água para o fazer. Se conseguires medir o pH é porque a água não está completamente desmineralizada.

 

Aqueles que têm medidores electrónicos de pH que experimentem :wink: aquilo fica completamente maluco.

 

A melhor maneira de aferir a qualidade da água produzida é através disto:

 

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewI...&category=29522

 

O meu vem daqui a 15 dias 8)

 

manklit

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boas

 

na minha opiniao se vais montar um aquario de 70 l ,para mim eu penso que comprares um aparelho de O.I e desnessesario visto que a evaporaçao que vais ter e muito pouca para um tamanho investimento , e como ja disse o marco essa agua tambem e vendida em lojas de aquariofilia .

 

eu por exemplo tenho um aquario de 200 l e a minha evaporaçao por dia (com este calor que se faz sentir agora e com uma ventuinha a funcionar ) e de 1/4 de um garrafao de 5 l por dia .

 

mas se tiveres possibilidades para a adequirir força , e sempre um bom investimento.

 

fica bem

 

luis baia

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Oi Manklit....

As rochas são mesmo secas... já tenho uma no meu novo aquario e estou muito satisfeito. Custam 6 euros o kilo e acho que são uma excelente escolha para quem está a montar um novo. Pode-se misturar metade viva com metade morta e assim o investimento é muito menor...

:)

Abraço...

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Olá,

 

A rocha que o Marco está a falar e que realmente fica bastante bem (eu já vi o novo aquário dele), pode ser comprada na Red Fish em Telheiras.

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Vou pesquisar isso das rochas porque preciso de muita para um aqua maior que vem pró ano.

 

Estou muito inclinado a fazer a da www.garf.org pois essa ainda sai muito mais barata e já vi fotos de aquas espectaculares feitos à base dessas rochas.

 

No entanto vou investigar essas da RedFish a próxima vez que lá for, até porque calculo que sejam prontas a usar. As da garf têm que estar de molho a curar muito tempo antes de serem usadas :)

 

Obrigado pesoal.

 

manklit

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Manklit,

Dizes que utilizando essas resinas de leito misto e água directamente da torneira, gastaria em 3 meses o equivalente a uma RO, percebi bem?

 

Quanto custam essas resinas?

 

Eu tinha falado nas resinas anionica e cationica porque tinha visto num site a forma de fazer um dionizador com elas, confere aqui http://www.myreef.hpg.ig.com.br/projetodeionisador.htm

 

Qual a principal dferença entre estas resinas e a mista?

 

 

O facto da resina se estragar (pelo que percebi seja que resina for) é por causa do cloro que sai da torneira ou de outra qualquer coisa?

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O objectivo das resinas é retirar à água todos os componentes dissolvidos (bons e maus) e deixar apenas H2O.

 

É isso que faz uma resina de leito misto. Uma osmose ou um desionizador de resinas separadas também o fazem mas a água que produzem não é tão "H2O" como a produzida pela de leito misto.

 

Esse site que indicas usa uma resina de leito misto a seguir a um filtro de carvão. É uma mistura de resina aniónica e catiónica. É uma só resina!!!

 

No caso das de leito separado, a catiónica está separada da aniónica. Tenho disso cá em casa e como te disse até as dou se quiseres.

 

Aqui tens um exemplo:

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...e&userid=460783

 

 

O carvão já sabes o que retira e prolonga a vida da resina.

 

A vida da resina depende como é óbvio da qualidade da água que queres purificar. Por isso é que um quilo de resina (com carvão activado) apenas deu, no meu caso, para produzir 30L de água da torneira da zona oeste.

 

Há concerteza outras zonas no país em que a resina durava muito mais (Coimbra e Viseu por ex.) e outras em que produzia ainda menos (alentejo).

 

Se um quilo de resina custar 4cts e a resina durar tanto como a minha no caso da água da torneira, para 70L de água precisas de 16cts de resina só para encher o aquário.

 

Depois tens que contar com a evaporação e reposição. Se gastares 20L por mês, em 3 meses gastas mais 8 contos. Já vamos em 24cts.

 

Tens ainda que comprar o material para fazer o desionizador e o modulo do carvão activado. Não acredito que gastes menos de 10cts. Já vamos em 34cts.

 

Não preciso dizer mais pois não? :)

 

A não ser que mores numa zona em que a água da torneira é muito pouco mineralizada, a tua melhor opção tirando a OI, é um desionizador como o que está nesse site brasileiro mas para purificar água de supermercado tipo água do luso. A melhor é a Glaciar e a Sete Fontes. São das mais baratas e as que têm menos sólidos dissolvidos=» maior longevidade das resinas.

 

Para encheres o aquario precisas de 14 garrafões ou menos. Nunca gastais mais de 2cts.

 

Neste caso das águas de supermercado não precisas do carvão para nada. Já é menos uma despesa. :)

 

A resina de leito misto talvez arranjes muito mais barato em lisboa. Eu comprei em Leiria e os gajos puxam um bocado o preço. Às vezes há diferenças de preço de 50% de lisboa para o resto do país.

 

Outra dificuldade é encontrares quem te venda a resina a vulso. A Enkrott, especialista no tratamento de água, vendia-me um saco de 25kg de RLM a €17/kilo + iva = 20€ x 25 = 500€ (só rindo!!!)

 

Mas se arranjo a vulso em Leiria tambem deves arranjar em Lx.

 

Tenta encontrar uma loja que ainda tenha para lá perdido um Tap Water Purifier da Aquarium Pharmaceuticals. Ficavas com o desionisador construido. Conheço uma loja que há uns dois ou três meses tinha um ainda dentro da caixa. Não sei se ainda tem.

 

Em relação à tua última pergunta... as resinas gastam-se. Trocam os seus iões (H+ e OH-) pelos que a água tráz. É uma permuta. Atenção a algumas resinas que em vez de fazerem a permuta por H+ e OH- fazem por Na+ e CL-. Quando comprares a resina tensque especificar isso ao vendedor.

 

manklit

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Ok, percebi.

 

Mas então as resinas separadas não se podem juntar? :(

 

Como utilizavas as resinas separadas? " compartimentos um com cada resina por onde a água passava? Ou misturadas na mesma?

 

É pá, estou tentado a construir um deionisador, até para os meus outros aquários. Se então mas quiseres/puderes dar eu agradeço. Envias pelo correio à cobrança, por exemplo... (não sei se vens com regularidade a Lisboa, senão encontro-me contigo no chamado algures :oops: )

 

Á água de RO só juntas o sal, para um aquário salgado?

É que para um doce terei sempre de juntar água de RO com água da torneira, para colocar diversos compostos na água, em salgados pode ser apenas água de RO para trocas + sal/Kalk?

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Mas então as resinas separadas não se podem juntar?
Podem... pelo fabricante.

 

Como utilizavas as resinas separadas? " compartimentos um com cada resina por onde a água passava? Ou misturadas na mesma?

 

Não cheguei a utilizar as resinas separadas porque me pus a fazer contas ao que ia gastar e decidi-me pela OI. As que tenho estão novas.

 

As resinas que usei e uso ainda são de leito misto.

 

As resinas separadas têm que se usar separadas. Não podes ser tu a misturá-las.

 

A razão do uso de resinas separadas prende-se com o facto de estas poderem ser regeneradas depois de exaustas como expliquei atrás.

 

As grandes fabricas fazem isso pois poupam muito €€€€. Mesmo assim compram toneladas de resinas. À fabrica que me arranjou as minhas, as resinas ficavam a 100 paus o kilo!!!!

 

Se então mas quiseres/puderes dar eu agradeço. Envias pelo correio à cobrança, por exemplo... (não sei se vens com regularidade a Lisboa, senão encontro-me contigo no chamado algures
Pode-se combinar isso. Pode ser que arranje um "pombo correio". PM me.

 

Á água de RO só juntas o sal, para um aquário salgado?  

 

Sim só se junta o sal e mexe-se bem até dissolver completamente.

 

manklit

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oi pessoal

 

tenho lido nas vossas mensagens tudo o que e nessesario ao aquario de agua salgada mas ainda nao vi ninguem aconselhar a compra de um hydrometer para medir a salinidade do aquario .

 

para quem vem de um aquario de agua doce pode talvez numca ter ouvido falar em tal coisa.

 

a mim foi a primeira coisa que me foi aconselhado a comprar juntamente com o escumador.

 

perdoem-me se estiver errado.

 

luis baia

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Viva,

 

Hugo: os melhores locais na zona de Lisboa serão no Guincho e da costa da caparica para a frente. A agua deve ser colectada o mais à frante possivel porque junto à praia há sempre muita areia e residuos à tona e se estivermos a falar de verão a melhor hora é à noite se for no inverno a qualquer hora.

 

Luis: sim de facto o hidrometro é um instrumento importante para ler a salinidade da agua e a densidade.

Sérgio Dantas

Abraços

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oi, pessoal

 

eu neste momento estou a colectar a agua da praia da adraga , pelas ultimas mediçoes uma praia das + limpas da nossa zona , foi uma das primeiras praias a ter bandeira azul , mas a do guincho tambem e muito boa.

 

luis baia

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E que tipo de tratamento dão posteriormente à água? Cálcio, kalk?

 

Outra pergunta parva para quem percebe minimamente de salgados: Como se processam as trocas de água? de 3 em 3 meses já li, semanalmente já ouvi... como é?

 

É que pelo que sei não é como a água doce que temos de fazer trocas constantes, quantas mais melhor, o que implica que não se gaste tanta água e que a utilização de água natural seja um caso a considerar...

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ora bem

 

eu no meu caso meto 10 litros de agua natural (praia) todas as semanas.

 

visto que a agua do mar tambem apressa a entrada de vida microscopica no aquario fazendo com que o aquario se estabilize + depressa (quando e um montado recente).

 

em termos de tratamento , eu meto a agua no aquario tal como vem .

sem tratamento algum.

 

o calcio e outros testes faço-os 1 vez por mes.

 

mas a quem defenda que se deve mexer o menos possivel na agua para se conseguir uma boa estabilidade , e quem mude uma vez por mes, etc.

 

eu como estou perto das praias sempre vou dar uma volta apanho umas algas para o aquario uns caracois e outras coizas.

 

luis baia

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Será então que para água salgada uma unidade de RO é assim tão bom investimento?

 

Se existem poucas trocas/reposições de água (isto falando em aquários relativamente pequenos), até usar água destilada ou engarrafada pode ser um bom "negócio". :(

 

Estou a pensar seriamente em avançar com o salgado. Continuo a informar-me mais e a ler artigos e sugestões para tentar não fazer nada de errado e talvês até opte pelo 160 litros, isso ainda não sei bem... Vamos a ver no que dá...

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Hugo tu não deverias ficar intimidado por aquas salgados (mesmo os pequenos), repara nisto:

 

Nunca tive aquários de água salgada, mas tenho me mantido informado, e leio regularmente há muito tempo revistas de água salgada, claro é só teoria, pratica não tenho nenhuma, mas acho que tenho direito a esta opinião...

:(

 

 

1º factor:

 

Bactérias nitrificadoras:

muitas tem a actividade óptima no pH dos oceanos, aliás quase a totalidade delas...

 

A acidez dos aquários que mantens (com injecção de cO2). é um mau ambiente para as bacterias nitrificadoras, é uma das razões que tornam os discos em peixes dificeis (acidez da água necessária para estes, acidez que mete as bacterias a trabalhar a meio gás e mesmo paradas).

 

portanto neste aspecto irás ter menos problemas...

 

2º factor:

 

Existe uma caracteristica na água salgada que é quase impossivel de se ter em água doce, os escumadores funcionam muitissimo bem nestes ambientes, repara estes retiram muitos das materias orgâncias (e não só), antes destas poderem criar qualquer problema, conheço pessoas com aquários de corais que não muda água há uns meses... (com reposição de água destilada e oligoelementos) se fosse um aquário de água doce...não teria sucesso concerteza (muito menos num plantado)

 

3º factor:

 

alguns elementos que tu mantens actualmente (plantas no teu aquario plantado) são artificialmente mantidas debaixo de água, estas na realidade não são verdadeiras aquáticas (anfibias, aquaticas temporarias), sobrevivem por mais de 2 meses por exemplo só com injecção de CO2, tentar adaptar seres vivos a um meio ambiente que não é o ideal, requer conhecimento e dificuldades.

 

também existem alguns seres vivos marinhos que não estão propriamente adaptados ao meio dos nossos aquários

 

exemplos:

1-Alguns mangais são de água salobra, têm dificuldades na adaptação a ambientes verdadeiramente salgados.

 

2-alguns corais, peixes e invertebrados são de água mais profundas(com mais pressão, e com a maior temperatura de luz que daí advem)

 

com a maior diversidade que existe nas escolhas que podemos ter no meio salgado (existe mais mar que terra, ou rios), é fácil de escolher apenas e apenas aqueles animais que irão florescer no nosso "ecossistema".

 

Uma coisa que reparei nas minhas deambulações pelo sector marinho, é que se queres ter sucesso tens de fabricar "correntes" marinhas no aquário (bombas de água, powerheads), num aquário plantado o importante é a luz, aqui a importância reincide na luz mas também na movimentação da água (abaixo e no nivel da água), os niveis de oxigénio em meios aquáticos salgados costuma se mais reduzido, é necessário maiores precauções a este respeito.

 

com a experiência que tens com plantados e com a experiencia que tens com algumas das plantas mais dificeis de se propagar, não deves ter receio...

As diferenças são até favoráveis aos aquários de água salgada, a diferença que custa mais é os preços dos componentes e dos animais...

 

se não fosse isso já me tinha atirado para água salgada

 

Uma ideia:

Com a tua experiencia em plantas, poderias ser usar a sump para exportar nutrientes, usar algas para esse efeito, posso te garantir que é mais fácil de manter que as plantas que tens actualemente nos teus aquários...

:(

 

E agora a minha palavrinha final...

ter salgados pode ser mais fácil que um aquário de água doce plantado.

MAS, repito, mas só se o aquariofilo tiver bons conhecimentos, e se este investigar antes de efectuar qualquer compra de animais!

 

Sabem porque é que a malta dos salgados não consegue manter alguns tipos de corais?

E quando se tem alguns destes dificeis estes não duram muito, e geralmente todo o aquário entra em declineo?

 

É que os gajos são animais com recursos, aqueles mais fáceis são aqueles de fácil propagação, são sempre os primeiros colonizadores nos recifes depois da morte provocada por grandes tempestades...

Os outros corais, os que depois substituem estes "colonizadores", são de EVITAR!

 

Porquê?

alguns têm braços com pontas com veneno, os braços chegam a atingir 1 metro (imaginem!!! ), outros têm ataques quimicos que resultam nos recifes na destruição dos "colonizadores" à sua volta, isto num aquário é complicado, com as maiores concentrações do veneno o coral mata tudo em volta (incluindo a ele próprio), alguns desses corais nem se sabe bem o que fazem, muitas das vezes são mal identificados... imagina

 

garanto que grande parte deles têm estratégias estranhas de defesa e ataque.

 

Bom, não é só nos corais que podemos ter problemas...

há também uma multitude de peixes "problemáticos"...

 

portanto, um aquário salgado pode se tornar num aquário bem fácil de se manter, mas só se o aquariofilo prestar atenção e reflectir e investigar bem as compras...

 

o que os gajos das lojas possam dizer é sempre bom de ouvir... mas é também necessário investigar e quando digo investigar, é tentar descobrir 2º opiniões, e comprovar em diferentes meios que hoje estão ao nosso dispor, mas mantendo sempre alguma cépticidade (esta palavra existe?)

 

como já não és novato nos aquários, deverás concerteza saber que não deves comprar nada por impulso só porque é bonito. Existem coisas imperceptiveis e estranhas no mundo aquático salgado (que ainda ninguém compreende).

 

de preços que era a tua questão estou um pouco fora...tenho andado a evitar...um dia destes...

:)

 

pessoal dos salgados, como aquariofilo de água doce pergunto se não existirá corais de água superficiais?

 

O sol ao meio dia no equador atinge 5800K ao nivel do mar, não haverá corais que aguentem estas temperaturas (ou ligeiramente mais altas?), corais que costumam estar até 2-3 metros, de certeza que há.

Se for o caso o hugo poderia poupa mais uns cobres nas luzes HQI...

;)

e mesmo assim adquirir com confiança esses corais...

 

Abraços!

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Manklit, tu dissestes "O DH e e o KH são zero, o pH não consegues medir porque não há iões na água para o fazer. Se conseguires medir o pH é porque a água não está completamente desmineralizada. "

 

Acredito que não se consiga medir o pH com medidores electrónicos (disso não percebo patavina), mas estás a referir também aos outros (os antigos com reagentes)?

 

o pH é uma medida logaritmica (A diferença entre 6,5 vs 7 pH, e 5 vs 4,5 pH não é a mesma coisa).

 

SE tivessemos água com um pH a 7, estariamos em presença de uma situação de equilibrio, equilibrio entre os iões de H+ e de iões OH- (constituintes da água H2O).

 

Os testes de pH medem a relação entre OH- e H+, muito H+ temos água ácida, muito OH- temos o contrário (água alcalina).

 

Água pura deveria dar o equilibrio total (pH 7) !

e deveria ser possivel medir essa situação!

pelo menos com os reagentes comuns que se usam...

 

Abraços!

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O problema é mesmo esse, com os reagentes e com as condições que temos em casa é que não se consegue mesmo.

 

A água destilada acabada de produzir funciona como um iman e como está tão pura qualquer coisa que "apanhe" do exterior é logo incorporada e dissolvida.

 

Se nada mais forte contrariar o efeito, o pH da água descerá (rapidamente) devido

à entrada do CO2 atmosférico que formará H2CO3 (ácido). Só que isto pode ser temporário uma vez que qualquer elemento que seja puxado para a água pode contrariar esse efeito no sentido oposto.

 

Já experimentei medir água pura acabada de produzir e o valor do mostrador varia erráticamente entre valores absurdos.

 

Li, e volto a frisar que li, que com os testes de liquidos ainda é pior. Medes agora e dá-te um valor (esquesito), medes a seguir outra amostra e já te dá outro. Nunca experimentei até porque não tenho testes desses.

 

O pH deveria ser 7 realmente mas em casa não temos condições de impedir a entrada de CO2 por exempo.

 

Como o mais comum é haver formação de H2CO3 por entrada de CO2, é comum a informação que o pH varia entre 5.5 e 7.

 

Outra coisa que sei é que não se deve beber água desmineralizada. Algumas resinas trazem esse aviso de fábrica. O resultado segundo consta é que a água destilada absorve minerais dos tecidos por onde passa.

 

Podes procurar informação mais detalhada sobre isso no google e vais ver que encontras uma explicação mais eleborada que a minha. Não tenho nenhum curso de química e a única medição que fiz foi a que referi atrás.

 

Também gostava de perceber melhor este "fenómeno". Se encontrares alguma coisa sobre o asunto diz.

 

Em relação à temperatura de cõr das lampadas... Os primeiros aquas de recife com sucesso (alemães) usavam as Osram 5200K suplementadas com actinicas. Foi assim desde o inicio da década de 80 até meados dos anos 90 altura em que surgiram as 6500K e só depois se passou para 10000 e mais.

 

Portanto é possivel manter os corais nessa tempertura de côr. A questão prende-se mais com o aspecto amarelado das lampadas e o efeito visual que provoca. Nas quintas de corais a temperatura de cor que se utiliza quando a luz natural não está disponivel são os 6500K. Os corais ganham cores mais vivas debaixo destas lampadas do que as 10000 ou + Kelvin.

 

Presentemente já se põe em causa o uso das actinicas para aquarios onde apenas habitem seres dos primeiros 5 a 10m de profundidde no habitat natural.

 

Mas como é que se sabe a que profundidade foram recolhidos os corais quando os compramos. Nas lojas não há qualquer tipo de informação sobre isso. Além disso os corais têm capacidade de se adaptar a diferentes intensidades de luz.

 

Já mergulhei em recifes naturais e cheguei a ver acroporas castanhas a menos de um metro da superficie com os raios de sol a incidirem com força. Bem mais abaixo 10m e mais, havia muitas azuis e purpura lindas e com muito menos luz. E também cheguei a ver o inverso e não eram colónias pequenas como vemos nos aquarios, eram colonias enormes que tinham colonizado com sucesso aquelas zonas e que se tinham adaptado aos diferentes tipos de luz.

 

A cor do recife mais perto da superficie assemelha-se mais às lampadas 5200-6000K. Quanto mais para baixo mais azulada é a cor e maior é a temperatura de cor. Isso como te disse e presenciei nalguns corais e em heteractis magnificas é canja :( pois têm capacidade de se adaptar às diferentes condiçoes de luz.

 

Moral da história, o hugo pode usar essas lampadas de 5200K e poupar muito dinheiro só que daqui a uns tempos vai querer mudar para 10000K e na minha opinião mais vale esperar um pouco e comprar logo como deve ser pois no fim acaba por gastar mais.

 

Também compreendo que prefira experimentar com o material mais barato no inicio para ver se gosta e se quer continuar ou não...

 

Outra coisa em relação a ouvir os "gajos" das lojas, cuidado com isso. O objectivo de qualquer profissional de comercio é vender e alguns não olham a meios para despachar o material.

 

Na maior parte das lojas a que fui onde havia anémonas e perguntava que tipo de luz precisavam, a resposta era sempre uma marine-glo e uma power-glo...enfim

 

Há que ler, ler e ler outra vez. Os livros (bons) são o melhor meio de aprendizagem.

 

Há algumas excepções em relação a lojas mas são tão poucas que se podem contar com os dedos de uma mão.

 

 

manklit

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Ena pá que grande "discussão". Isto está a correr bem :)

 

Vitor, eu não tenho "medo"/"receio" de ir para um aquário salgado, em termos de o conseguir manter, concordo que manter uma macandra não deve ser em nada mais fácil que manter um palhaço de água salgada. A questão é mesmo os materiais que devo usar e que peixes comprar, até por causa das incompatibilidades.

 

O que mais me está a custar é a questão da Unidade de RO :(. Nem é pelo preço em si, mas estive desde o início a balançar entre comprar e não comprar para o aquarismo doce e optei sempre por nunca comprar... Agora "custa-me" um pouco comprar uma...

 

Devo mesmo avançar para o salgado se conseguir desfazer-me dos discus e thomasis que estão no aquário de 160L. a ver vamos... :(

 

Pode ser que a Aquadecor "traga" algumas ideias...

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Mankrit, Água pura não tem carbonatos (efeito tampão), e qualquer coisa faz logo efeito, como a água gosta de estar em equilibrio com a atmosfera começa a receber CO2, e sem os carbonatos para o impedir este CO2 mete a água ácida, e é mesmo ácida.

 

Claro que tu já conheces esta situação (fazes referencia a ela), pelos vistos esta discussão foi mais linguistica, tinhas dito que não se consegue medir o pH, eu digo que se consegue...esses valores malucos de acidez são valores reais de acidez...se meteres uma insignificancia de carbonatos o pH sobe logo para proximo de 7, porque o CO2 não é assim tanto, mas repara isto é real são valores reais (embora esquisitos).

 

Mankit, pensando melhor podes ter razão, algum elemento poluente nos tubos de ensaio (mesmo pouco que seja) pode e fará o seu efeito na água pura...(uma ideia para quem usa reagentes liquidos será usar tubos lavados com água pura, talvez assim se evita-se as irregularidades), mas nos caso em que existe as irregularidades, a água recolhida para o teste ficou com esse pH...é real, mas pode ser diferente da água donde foi recolhido...

:(

Estamos ambos com razão...

 

Hugo, o teu problema (e o meu) com os aquas salgados é os euros, euros, euros, não estás intimidado com eles e ainda bem...

:(

 

já podes poupar alguma coisa e comprar uma lampada de 6500 k HQI (proxima deste valor), o mankrit percebe disto, e aprova, porque não tentar algo que pouca gente usa?

(comprar animais que habitam nos primeiros 5 metros)

 

Já estás habituado a estas temperaturas nos aquarios de água doce, e sinceramente nós achamos que é uma cor branca...

Mas claro basta olhar para uma de 10000k para começar a achar que é amarela...

:)

 

lampadas de 10000k só em lojas da especialidade e nós sabemos que os preços praticados são algo exagerados para o nosso poder de compra (portugueses em geral)

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Mankrit esse efeito da água pura poder ser nefasto nos nossos corpos tem uma justificação, também não sei muito de quimica nem fisica, mas eis o que sei:

 

este efeito passa-se em todo lado, até nos nossos peixes, um peixe de água ácida troca iões e água pelas guelras (tal como um de água salgada), mas tem as guelras como membrana de "osmose", repara para se manter saudável, o peixe bebe água mas não perde minerais, sem a "membrana de osmose", a água dentro do corpo do peixe tentaria se equilibrar com a que estava fora... ficava um peixe sem sangue e sem minerais...

:(

 

para os de água salgada (ou peixes do rift), o que se passa é o inverso, o corpo tenta manter um nivel de mineralização inferior ao mundo que o rodeia, e são as guleras que permitem alguns elementos de passar, não deixando outros de entrar (é uma membrana de osmose muito selectiva),

 

já percebem agora porque é importante ter os peixes com um determinado nivel de pH...senão kaput.

 

os nossos corpos passa-se o mesmo, bem como em qualquer lugar, tudo tenta entrar em equilibrio, um buraco no vaivem espacial e os astronautas seriam sugados para o exterior, o vacuo não tem nada e se o interior da nave está cheia de substâncias, há uma tentativa de se achar o tal equilibrio.... morre tudo "xupado" pelo vácuo.

 

agora repara no que pode acontecer com água com pouca mineralização (até água do luso), bom esta mitura-se com a outra e deixa de causar problemas na corrente sanguinea, mas... (isto agora é extrapolações da minha parte, o que eu gosto mais de fazer)...imaginem, nos intestinos em vez de ser absorvida pela corrente sanguineas esta tentava mas era puxar os nutrientes do sangue, hum...

talvez uma boa maneira de emagrecer, sem efeitos nefastos, mas não sou médico e vou me calar por aqui, posso estar a dizer baboseiras...

:(

 

Abraços!

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