Hugo RSF Publicado: Outubro 9, 2003 Autor Publicado: Outubro 9, 2003 Ainda em relação aos testes. Não é importante saber a salinidade/densidade? Para ler isto julgo que existem uns aparelhos (hidrómetros presumo) que o fazem, certo? E importante saber este parâmetro, não é?! Este aqui http://www.hagen.com/usa/aquatic/product.c...=01092020020101 por 2 contos é caro? Existem outros parâmetros que é necessário saber? Pelo que vi nas fichas dos vossos aquário não, mas nunca se sabe... Obrigado! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Outubro 9, 2003 Publicado: Outubro 9, 2003 viva a meu ver nao e caro pelo menos em relaçao aos preços aqui da minha zona. e sim e bastante importante. fica bem luis
Marco Madeira Publicado: Outubro 10, 2003 Publicado: Outubro 10, 2003 Oi... O nome é densimetros. Existem de dois tipos: os que flutuam cerca de 7 a 10 euros e os de caixa acrilica com um pendolo um pouco mais caros á volta dos 20 euros... Abraço...
Hugo RSF Publicado: Outubro 13, 2003 Autor Publicado: Outubro 13, 2003 Marco, Diogo, Manklit, Sérgio, Luis, Paulo e outros que me têm ajudado a montar um aquário de reef, As coisas vão avançando e o meu "filho" (vosso "sobrinho ) está a tomar forma. Situação actual: Neste momento já acabei de constuir o móvel e o aquário furado (1 1/4'') já lá está em cima, com a sump furada (1 1/4'') por trás e o refugio em baixo. Preciso agora de umas dicas à cerca da filtragem/refugio. Eu estava a pensar fazer uma coisa do género: A água sai do aqua pelo furo, entra na sump que está por trás deste, e depois "cai", também por um furo para o refugio onde voltará ao aqua através de uma bomba Ocean Runner 3500. A sump terá um compartimento de filtragem e outra parte (pelo menos metade) vazia. Este compartimento vazio servirá de quarentena quando os peixes forem adequiridos. Nesta altura a água sairá directamente do aquário para o refugio sem passar pela sump. Acham bem? Vale a pena este método de quarentena? (amanhã conto colcoar uma foto do esquema). A minha dúvida é que material filtrante deve ter a sump e o que deve ter o refugio. Pelo que tenho lido/ouvido a sump pode ter esponja/bio balls/perlon/cerâmica... A sump vai ter cerca de 40 litros (o que era para ser o aquário principal no inicio deste já logo post. Como as coisas mudam... ) e apenas servirá para filtragem mecânica (a não ser que seja melhor outra qualquer coisa...) Por sua vez o refugio terá cerca de 50 litros e estava a pensar em algo próximo disto: Agora veêm as dúvidas: 1º - Que areão deve levar o aquário e o refugio? (estava a pensar em areia viva para o aquário porque consigo comprar a uma pessoa que se está a desfazer dele. o refugio deve levar o mesmo? Quantos cm de altura para um caso e outro?) 2º - Que deve ser colocado no refugio? Estava a pensar em rocha viva e macroalgas ou mangrooves... 3º - QUe iluminação deve ter o refugio? Estava a pensar em 2 x 15W PC 6400K, chegará? 3º - O setup está OK, assim? Mais uma vez, e não me canço de o referir, muito obrigado a todos os "tios" deste projecto. P.S.: Estou à espera da encomenda que fiz, na próxima semana. Encomendei: Aquamedic Midiflotor Skimmer. Aquamedic 3 Stage Reverse Osmosis Unit 90l/Day (pois é, acho que ultrapassei o "bloqueio mental" que tinha referente a isto...) Aquamedic Ocean Runner 3500 ...e poupei cerca de 20 contos... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 Então? Não gostaram de ser apelidados de "tios"? Faz uma pessoa mais velha, não é?! :D Esqueçam os tios então... Este é o esquema que penso implementar: ...e que passo a explicar: A sump serviria também de quarentena/hospital quando os peixes fossem comprados ou estivessem doentes. Em condições normais a água percorrerá o fluxo rosa, ou seja, aquário - sump - refúgio - aquário, estando assim a torneira 1 fechada. Quando precisar de quarentena ou hospital, fecho a torneira 2 e o fluxo do aquário passa a ser aquário - refúgio - aquário, fluxo azul, ficando a sump isolada do sistema. Alguns problemas/cuidados que detectei e peço a vossa ajuda para ver se não me esqueci de nada: - Tenho de ter muito cuidado com a saida da água da sump. Se entupir tenho a sala inundada. Mas como a sump não terá nada a não ser materia filtrante, julgo que o risco é mínimo. Os outros entupimentos prendem-se com o normal funcionamento de um sistema aquário-sump, e isso já sei que tenho a fazer. - Quando fizer de hospital, terei de retirar as materias filtrantes e não sei bem onde as vou colocar para as bacterias não morrerem... talvês no refugio, não sei... - Quando estiver a servir de quarentena, estou a pensar deixar as materias filtrantes na sump, mas se houver algum problema ou doença, terei de as substituir todas o que pode causar uma súbita alteração do sistema, mas como terei rocha viva e o refugio, conto que isto não traga problemas em demasia, estou certo? Em alternativa tb as colocarei no refugio... - Para fazer as trocas de água, fecho as duas torneiras e desligo a bomba. Retiro a água da sump, encho com nova água e torno a ligar a torneira 2 e a bomba. Os bichos nem stressam com mangueiras dentro do aquário, e coisas dessas... :D (e os meus Altuns bem que stressam com isso...) Que vos parece? Está-me a faltar alguma coisa? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Oi Hugo, Pelo que já aprendi aqui no forum, os aquario de reef não devem ter materiais filtrantes alem da rocha e area viva. Não existe necessidade de filtragem mecanica. Isto só irá fazer aumentar os nitratos no aquario. É muito importante uma boa altura de areia de coral entre os 8 a 12 cm. Não consigo ver a imagem do sump. João Assunção
SD Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Viva, Aqui um dos tios não consegue ver nada também... Sérgio Dantas Abraços
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 vejam lá se agora já veêm... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
SD Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Viva, Não, nem o avatar.... deve haver aí algum problema... Sérgio Dantas Abraços
Marco Madeira Publicado: Outubro 14, 2003 Publicado: Outubro 14, 2003 Oi Hugo... Quanto ao Tio, já sou tio de 9, por isso mais um menos um.... he he he!! Sim, o esquema parece-me muito bem... Esquece os materiais filtrantes.... apenas uma boa camada de substracto de 8 a 12 e montes e montes de macroalgas e mangais.... de resto mais nada !! Quanto á iluminação do refugio também está ok... deve chegar. De resto parece-me tudo muito bem... Abraço...
Hugo RSF Publicado: Outubro 14, 2003 Autor Publicado: Outubro 14, 2003 Obrigado Marco ainda bem. Mas nem se deve colocar uma esponja ou pelo menos bio balls? Sempre iriam albergar bacterias nitrificantes, não?!... Essa camada de substrato, deve ser igual para o refugio? O refúgio também deve ter essa camada de substrato? P.S.:Marco, depois se puderes apaga estes post em a cima por causa da questão das imagens. Considero este post uma biblia para quem queira montar um aquário marinho e sendo assim, e como já vai longo, quanto menos posts e informação desnecessári tiver, melhor. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Oi... Se quiseres por as bioballs tudo bem.... mas eu não punha!! Eu falei do substracto era para o refugio !! no sump se não vais ter lá nada não vale a pena. Se fizeres quarentena então põe igual... Abraço...
Hugo RSF Publicado: Outubro 15, 2003 Autor Publicado: Outubro 15, 2003 Não! A sump só era para ter materia filtrante, mas se não se deve colocar nada então será apenas um reservatório com água, que servirá para quarentena/hospital de vez em quando. Eventualmente alguma areia para os peixes não se sentirem tão estanhos... Li, depois de colocar este post, num artigo algures, que nem se deve usar bio-balls com rocha viva. Parece que provoca o colapso do sistema em menos de nada... Sempre pensei que se deveria usar alguma espécie de filtragem mecânica, mais que não fosse para "produzir" algumas bacterias, mas também é verdade que filtros mecânicos são excelentes albergadores de nitrato e deve ser por isto que em água salgada não devem ser usados, estou certo?!.... mas se assim é, quanto melhor Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Olá, Penso que ninguém reparou mas o que estás a propor fazer é a água sair do aqua passar à sump, depois para o refugio e depois para o aqua. Muito bem o problema que vejo aqui é que vais ter circulação a mais no refugio!!! Deves ligar o refugio directamente ao aqua ou então à sump, mas nunca deves passar água com um débito de 3500 litros/hora! Corrijam-me se estou errado Quanto à filtração com a lã e as bioballs só a podes fazer (como eu faço) caso tenhas muita rocha viva (quando falo em muita estou a falar de 100kg para um aqua de 1 metro), caso contrário estarás a aumentar o nível de nitratos do teu aqua, como já foi dito. PS - não consigo ver imagens dos esquemas!!!
Hugo RSF Publicado: Outubro 15, 2003 Autor Publicado: Outubro 15, 2003 Pois... Não sei que se passa com as fotos , mas se visses (podes ver no link), reparavas que o refugio terá dois vidros/acrílicos dentro do aquário que servem de "balizas". Ou seja a água entra, tem de subir a "barreira" e só quando atinge o topo dessa barreira, entra no refugio. Julgo que assim não serão 3500L/h no refugio, nem coisa que se pareça... Estarei errado? O link para quem não vê as fotos é este: http://br.f1.pg.photos.yahoo.com/ph/hugors...otos.yahoo.com/ Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Outubro 15, 2003 Publicado: Outubro 15, 2003 Olá, Já vi os esquemas e continuo a achar que não estará bem! Lá por teres os 2 vidros não vais deixar de ter um fluxo de água de 3500 litros/hora e por isso acho que deves ligar o refugio em paralelo ou à sump ou directamente ao aqua. A bomba de retorno deve estar no último compartimento do Sump. Vê este exemplo, pois pode ser uma solução para o teu caso: Repara que da bomba de retorno há uma saída (provavelmente com uma torneira) que leva a água para o refúgio. A bomba de retorno leva a água directamente para o aqua (tubo verde).
Hugo RSF Publicado: Outubro 15, 2003 Autor Publicado: Outubro 15, 2003 Pois... é uma hipótese. Mas o refugio não pode ter muita movimentação, é? Continuo a achar que nunca terá muita movimentação. não sei... Eu posso encher um balde de 5 litros em 2 minutos, criando muita movimentação e encher o mesmo balde em 1 minuto criando menos movimentação.... mas tenho de analisar a questão, nada como testar que deve estar prestes a acontecer (com água doce ainda). Obrigado pela ajuda! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Dias Publicado: Novembro 25, 2003 Publicado: Novembro 25, 2003 Caro Hugo Já temos uma ideia do que tens poupado. Podes dar um cálculo do valor já gasto no salto para a aqua salgada. Nem é preciso contabilizar, luz, água, peixes e invertebrados. Ficou dentro do teu orçamento inicial ou ultrapassou-o em mais de 1000%. Um abraço
Hugo RSF Publicado: Novembro 25, 2003 Autor Publicado: Novembro 25, 2003 Ficou +/- dentro do previsto! Vejamos (Em escudos que entendo-me (ainda) melhor): - Aquário 100x40x30 = 8.200$00 - Aqua Medic Ocean Runner 3500 = 16.400$00 - Aqua Medic Midiflotor = 13.000$00 - Aqua Medic Easy Line Reverse Osmosis 90 l/day = 22.000$00 - Shego optimal 250l/h = 4.000$00 - Acrílicos e cola para modificar a sump = 5.000$00 - Tubagens, ligações, encaixes, mangueiras, torneiras, abraçadeiras e etc = 7.000$00 E penso que é só. Dá tudo 75.600$00. Eu tinha estimado perto de 65, mas sem os acrílicos e colas, e sem a parte das tubagens. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Hugo RSF Publicado: Dezembro 11, 2003 Autor Publicado: Dezembro 11, 2003 Bom, Resolvi colocar as novidades neste tópico porque continuo a achá-lo de muito interesse para quem quizer montar um reef. As coisas estão nestes termos: Tenho o sistema a funcionar com água salgada da nossa costa, areia, rocha viva, rocha aquaconnect no refugio (este sem areia ainda), skimmer, aquecedores, luzes, etc.... Está tudo a funcionar, sem peixes ou corais à cerca de 2/3 semanas. Estou também a repor a água evaporada com kalk. A pingar de um depósito de 20L. Só ontem chegou o meu medidor de PH e densidade, por isso só ontem pude mudar mais parâmetros. Aqui vão: - PH: 8.24-8.26 (Hoje de manha notei o ph um pouco mais baixo, é normal descer com a noite?) - Densidade: 1026 (diria que está um pouco alta, não. Resolve-se com água de ro, certo? O valor a atingir deve se 1023/1024, não é isso?) - Alcalinidade: 1.8 Meq/L (está muito baixa, não está?! Terei de aumentar este parâmetro senão posso ter mudanças de PH. Devo acrescentar Bicabornato de sódio ou o que devo fazer? - Nitratos: 0 (estão a zero desde que coloquei a areia, à duas semanas atràs +/-. A areia que coloquei foi uma areia viva da... Num me lembro do nome . Marco, dás-me uma ajuda? Agora veem alguma perguntas : -Os nitratos não deveriam ter já aumentado em 2 semanas? Coloquei a RV este FDS (8kg +/-), mas mesmo não havendo peixes ou "produtores" de amónia, não deviam já ter aumentado? - A alcalinidade está baixa, deverei corrigi-la? Não tenho ainda teste de calcio, por isso só posso(devo) corrigir quando o tiver. Vou-me guiar por este artigo para o fazer, o que pensam? http://www.advancedaquarist.com/issues/nov...ov2002/chem.htm Aliás como me tenho guiado por muitos do Randy. - Continuo a ter microbolhas no aquário e sump. Dificilmente devo conseguir eliminá-las por complecto, porque tenho o que posso apelidar de uma cascata do niagara na sump, para fazer altura para o skimmer. Tenho de ver se consigo minimizar aquilo, mas acho complicado... :D - Tenho a temperatura a 23º-24º, quando a HQI está ligada, mas quando desliga a temperatura desde muito, para rondar os 21º. Isto é problemático, presumo... Também tenho apenas um aquecedor de 75W, porque o outro partiu-se. Podem ver algumas fotos aqui (colocando o endereço directamente no Address do Navegador: http://hugorsf.tripod.com/fotos/1.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/2.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/3.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/4.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/5.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/6.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/7.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/8.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/9.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/10.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/11.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/12.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/13.JPG http://hugorsf.tripod.com/fotos/14.JPG Obrigado! :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João Cotter Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 - PH: 8.24-8.26 (Hoje de manha notei o ph um pouco mais baixo, é normal descer com a noite?)É perfeitamente normal durante a noite a descida do PH devido à acumulação de CO2. Como é que tens o refúgio a funcionar em termos de horário de iluminação?O refúgio deverá estar iluminado 24h/dia ou então em horário oposto à da iluminação do aquário, para que ocorra uma menor acumulação de CO2 durante a noite. Já agora mostra-nos umas fotos do refúgio e restante filtragem. - Densidade: 1026 (diria que está um pouco alta, não. Resolve-se com água de ro, certo? O valor a atingir deve se 1023/1024, não é isso?) Não. A densidade está óptima (até porque as tuas temperaturas são baixas). Com este nível de densidade consegues melhores resultados de concentração de cálcio e outros elementos (principalmente quando a água é nova). - Alcalinidade: 1.8 Meq/L (está muito baixa, não está?! Terei de aumentar este parâmetro senão posso ter mudanças de PH. Devo acrescentar Bicabornato de sódio ou o que devo fazer?De facto convem aumentares a dureza porque está muito baixa mas faz isso muito lentamente para não destabilizares outros parâmetros, como o cálcio. Compra um teste de cálcio e controla também este parâmetro.Para aumentar exclusivamente a dureza (caso o cálcio esteja nos parâmetros normais), aconselho um buffer líquido (como o Pro dKH da Kent) pois não terás dificuldades em dissolver o produto e com menores efeitos secundários. Já agora, que marca de sal é que estás a usar? Se ambos tiverem baixos (Ca e KH) aconselho um produto que adicione os 2 elementos (do tipo bi-composto parte A e B ou então um reactor líquido). Convém apontares o KH para 3,5 mas não o faças precipitadamente. Tem atenção ao cálcio. -Os nitratos não deveriam ter já aumentado em 2 semanas? Coloquei a RV este FDS (8kg +/-), mas mesmo não havendo peixes ou "produtores" de amónia, não deviam já ter aumentado? Com rocha viva e areia viva é suposto os nitratos não darem sinal de vida, portanto não te preocupes. Controla antes a amónia e os nitritos. - Tenho a temperatura a 23º-24º, quando a HQI está ligada, mas quando desliga a temperatura desde muito, para rondar os 21º. Isto é problemático, presumo... Também tenho apenas um aquecedor de 75W, porque o outro partiu-se. Tenta apontar para os 25º e estabilizar aí. Espero que tenha ajudado alguma coisa. Um abraço. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Hugo RSF Publicado: Dezembro 11, 2003 Autor Publicado: Dezembro 11, 2003 É perfeitamente normal durante a noite a descida do PH devido à acumulação de CO2. Como é que tens o refúgio a funcionar em termos de horário de iluminação? O refúgio deverá estar iluminado 24h/dia ou então em horário oposto à da iluminação do aquário, para que ocorra uma menor acumulação de CO2 durante a noite. Ai sim? Não fazia ideia, porque é que de noite há mais CO2 que de manhã? Relembro que não tenho qualquer animal vivo a não ser RV. O aquário está iluminado 10 horas/dia e a sump/refugio em contra-ciclo, sendo que apagam, 1/2 hora depois da do aquário acender e acendem 1/2 hora antes da do aquário apagar. Fotos já estão on-line, mas no yahoo e não-sei-porquê nunca conseguem ver as minhas fotos do yahoo. mas passo a explicar: A água cai do aquário e entra numa torre onde está o skimmer. Dessa torre cai, e aqui é que tenho a tal catarata do Niagara, para um compartimento vazio. desse compartimento vai para o refugio, onde apenas tenho Rocha aquaconnect, por enquanto, do refugio vai para o último compartimento onde tenho a bomba de retorno. Nada de materias filtrantes, apenas 4 pedaços de esponja de malha grossa para minimizar o barulho da catarata. Não. A densidade está óptima (até porque as tuas temperaturas são baixas). Com este nível de densidade consegues melhores resultados de concentração de cálcio e outros elementos (principalmente quando a água é nova). Ai sim? Optimo então Já agora, que marca de sal é que estás a usar?Sal do mar . Uso água natural! Com rocha viva e areia viva é suposto os nitratos não darem sinal de vida, portanto não te preocupes. Controla antes a amónia e os nitritos.Pois... Tenho de comprar um teste de amónia para água salgada, porque parece que os de água doce são diferentes Espero que tenha ajudado alguma coisa. Um abraço. Ajuda-se sempre. :D Nem que seja para saber mais uma opinião . Obrigado! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
João Cotter Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 Ai sim? Não fazia ideia, porque é que de noite há mais CO2 que de manhã? Relembro que não tenho qualquer animal vivo a não ser RV.Durante a noite o CO2 vai acumulando. O momento do dia em que o PH costuma ser mais baixo é a manhã antes do aquário ser iluminado.Já tens concerteza muitas algas e cianobactérias em crescimento que não são visíveis a olho nú. Existe ainda muita fauna e flora em suspensão. Vieram na RV, areia e na água salgada natural. Não te esqueças que com uma dureza tão baixa as oscilações do PH agravam-se muito. De qualquer modo parece-me que as tuas oscilações de PH ainda não têm grande significado. Contudo, deverás começar já a corrigir lentamente o KH (e se calhar o cálcio). Sal do mar . Uso água natural! Aí está uma das explicações para a dureza ser baixa. A água do mar de uma zona de recife tem uma dureza que ronda os 2,5 meq/L. Na nossa costa os níveis de dureza carbonatada serão um pouco mais baixos. O sal sintético comum (ex.: IO) a uma densidade de 1.026 gera uma dureza de cerca de 3,3 a 3,4 meq/L quando a água é nova. É aconselhável manter níveis de dureza mais elevados no aquário que no mar porque o aquário está mais exposto a compostos orgânicos e a factores que acidificam e geram oscilações no PH. Por outro lado, aquários muito populados com corais duros, Tridacnas, etc., irão gerar um rápido e elevado consumo de dureza carbonatada. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 Em relação à dureza eu e o marco também já tinhamos debatido isso pois achei estranho ele ter que adicionar buffer no aquário para ter niveis normais ao contrário do meu caso que só o hidróxido é suficiente para a manter. A diferença do aquário do marco para o meu, é que ele usa exclusivamente água natural da nossa costa e eu uso sal artificial. Em principio estará aí a causa desse valor baixo de dureza. Mas quem usa sal artificial também pode ter esse problema. Antes de se misturar o sal deve-se ter o cuidado de arejar bem água doce de modo a que se dissipe a maior parte do CO2 e suba o pH. O CO2 presente na água vai consumir uma grande parte dos carbonatos do sal artificial. É por isso que algumas marcas de sal (poucas)incluem um extra de cálcio e carbonatos na sua composição para contrabalançar as eventuais perdas. O Reefcrystals da Aquarium Systems é um dos que é enriquecido. manklit Aluga-se este espaço.
João Cotter Publicado: Dezembro 11, 2003 Publicado: Dezembro 11, 2003 É por isso que algumas marcas de sal (poucas)incluem um extra de cálcio e carbonatos na sua composição para contrabalançar as eventuais perdas. O Reefcrystals da Aquarium Systems é um dos que é enriquecido. Segundo análises efectuadas, o enriquecimento do Reefcrystals, apesar de existente, é quase nulo. O Reefcrystals é fundamentalmente marketing da Aquarium Systems para poder vender outro sal mais caro que o IO. A adição constante de kalk e/ou outros aditivos e/ou utilização de um reactor de cálcio gera muito maiores níveis de Ca e KH do que a mudança do Instant Ocean para o Reefcrystals. No meu caso, quando a água salgada nova apresenta um KH mais baixo que o normal (às vezes acontece, possivelmente devido ao factor que referiste), adiciono-lhe um pouco de buffer e assim corrijo a situação. Reefman João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
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