o que colocar num aquario de 50 litros?


buteo

Recommended Posts

boas noites

 

gostava de saber as vossas opiniões para o que colocar dentro de um aquario de 50 litros?

 

não vou colocar plantas naturais, pois acho que é um aquario muito pequeno para o fazer, e ia tornar-se um bocadinho caro.

 

outra duvida que tenho é qual a quantidade de areão que devo colocar no fundo?

 

também gostava d colocar peixes de pequenas dimensões, para ter um maior nº de peixes possiveis e o maior nº de variedadaes possivel?

 

e gostava que me dessem algumas recomendações do que poderiafazer no aaquario.

Editado por buteo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... Plantas naturais era mesmo muito recomendado... não axo nada que tenhas um aquário pequeno para plantas naturais... na minha opniao todos os aquarios deviam ter... mas isso já sou eu... Quanto aos peixes... tens duas soluções... ou medes o ph da tua agua da torneira e te aguentas com o que ele aguantas... ou tentas alterar o PH que sai para as espécies que queres... mas antes de mais convem saber que tipos de peixes é que queres... para se ver se são compatíveis...

 

Por exemplo eu optei por ter peixes que se ambientam melhor em aguas mais acidas, por exemplo os neons e os tetra fantasma, mas isso já depende de cada um...

 

Antes de mais mede o PH, GH, e KH da tua agua de casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... Plantas naturais era mesmo muito recomendado... não axo nada que tenhas um aquário pequeno para plantas naturais... na minha opniao todos os aquarios deviam ter... mas isso já sou eu... Quanto aos peixes... tens duas soluções... ou medes o ph da tua agua da torneira e te aguentas com o que ele aguantas... ou tentas alterar o PH que sai para as espécies que queres... mas antes de mais convem saber que tipos de peixes é que queres... para se ver se são compatíveis...

 

Por exemplo eu optei por ter peixes que se ambientam melhor em aguas mais acidas, por exemplo os neons e os tetra fantasma, mas isso já depende de cada um...

 

Antes de mais mede o PH, GH, e KH da tua agua de casa...

 

eu gostava de uns gupies ede uns tetra e de uns neons, mas gostava tambem de colocar uns molly

 

não fui medir agora os parametros, mas sei, quando tinha o aquario que o pH anda por volta do neutro, normalmente um pouco abaixo 6.7 a 6.9/7 quanto à dureza da agua est tende a ser mole o outro factor não imagino nunca tinha feito reparo nele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com esse pH e a dureza baixa, é mais natural dedicares-te aos néons e tetras.

Os guppys e as mollys são mais de águas alcalinas. Até eram capazes de se "aguentarem", mas não se sentiriam completamente ambientados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ninguém referiu uma "coisita" muito importante! Não te esqueças de meter água lá dentro... os peixes agradecem ;) .

 

Quatro quilos de substracto e deves ficar com uns três centímetros de "solo". Coloca umas plantas naturais de baixa manutenção, o ecossistema agradece imenso, termostato e filtro em funcionamento durante um mês, vais controlando os parâmetros e decides se adaptas a "qualidade" da água aos peixes que pretendes, os escolhes outro tipo de peixes conforme a qualidade da água. Esta segunda hipótese é "mais fácil", mas cada um enfrenta o desafio como quer.

 

As respostas que te deram anteriormente são, como é óbvio, totalmente válidas.

 

Cumps e força nisso :)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois se calhar a água é importante :)

;)

 

mas que tipo de substrato devo colocar, é que já tenho areão (quando tive peixes) e não me apetecia muito um substracto para colocar plantas.

 

e quais as plantas que devo colocar (de baixa manutenção) e que quantidades para um aquario de 50l?

 

Nota: eu já tive o aquario, mas como dá um bocadinho de trabalho(não tinha tempo para a manutenção e estava a ficar uma miséria) e por falta de espaço em casa (aquilo estava um bocado apertado) acabei por desistir, mas agora gostava de voltar, por isso queria aproveitar ao máximo os conselhos e informações aqui do forum. na altura eu fui fazendo o que eu achava o que era melhor e até nãome safei nada mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quais as plantas que devo colocar (de baixa manutenção) e que quantidades para um aquario de 50l?

 

Nomes não te sei dizer pq não sou mt entendido na parte botânica do aquário... lol... mas axo que não te deves preocupar assim tanto com o limite... metes ate ficar bonito e não tenhas tantas q não consegues ver os peixes (lembra-te sempre que as plantas não só vou ajudar a oxigenar a agua, como tambem a equilibrar a agua)...

 

Há espécies que preferem mais vegetação que outras... há umas que são mais tímidas que outras... como o Tilapia disse, com esses parâmetros ias meter neons (ou alterar os paramentos para o que queres, neste caso supeir o PH para ligeiramente alcalino para os guppys), e acredita que um cardume grande de neons com uma boa vegetação é lindo mesmo, e eles agradecem pq gostam muito dos seus refúgios...

 

Por isso convem mesmo comprares uns testes para fazeres á agua.. e depois vão servir para o futuro para monitorizares o teu aquário... tens por exemplo o JBL Easy Test que faz 5 em 1, PH, GH (dureza da agua), KH (capacidade de tampão da agua), NO2 (nitritos) e NO3 (Nitratos), tb convém comprares um de amonia para agora a fazer inicial para ciclares o aquário...

 

Só uma pergunta... tu sabes como se processa o ciclo inicial... ai não há duvidas certo? (perguntar não ofende e de inicio é bem mais importante que escolher os peixes... deixar ciclar e estabilizar para tirar os parâmetros á agua... pq basicamente a agua da tua torneira pode sair a 7.2 e quando ta no aquário baixar para os 6.5, devido a decorações por exemplo ou CO2, que se não ligas as plantas não tens q t preocupar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas semanas é relativo... há aquários que podem ciclar em menos outros em mt mais... o meu conselho a ti, se quiseres fazer tudo como deve ser e garantir a melhor qualidade para a agua era fazeres:

 

Mete toda a decoração... plantas e interiores... a teu gosto... mas como já falamos... plantas não fazem mal a ninguém... e há espécies bem resistentes que não te tens q preocupar...

 

- Iniciares o ciclo normalmente

- Meteres um pouco de comida na agua (pouca, como se tivesses a alimentar um peixe só), trituras bem e metes dentro de agua

- Compra um um caldo para estimular o crescimento de bactérias e aplica conforme as instruções para a quantidade de agua que tens

- Compra uns testes e faz testes periódicos ate não detectares qualquer vestígio de nitritos e amonia... se não tiveres o teste de amonia pelo menos garante que os nitritos tão a zeros e que detectas um pouco de Nitratos, mas aconselho-te vivamente a monitorizares todos... Isso quer dizer que o teu aquário esta clicado

 

Podes tirar mais informações aqui: testes e ciclo

 

Finalmente quando tudo tiver estabilizado começa a meter peixes gradualmente, não metas logo a fauna toda... tenta começar pelos mais resistentes e ir metendo mais a pouco e pouco...

 

Espero ter sido explicito...

Abraço

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, a montagem e o cilclo está percebido. (obrigado a todos pelos conselhos)

 

agora precisava de ajuda era a escolher plantas que não precisem de muita manutenção, que sejam resistentes e que sejam económicas tanto na compra como depois em nutrir essas plantas, pois como já referi tenho areão e não queria agora comprar outro substrato para plantas.

por isso quem quiser ajudar agradeço, mas por favor dêem nomes às plantas para puder conhecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Musgo e fetos de Java e anúbias.

Estas duas últimas por vezes vêem agarradas a troncos. Manutenção=0.

O CO2, o NO3, o PO4 e outros oligo-elementos presentes habitualmente na água chegam. E claro, luz.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Musgo e fetos de Java e anúbias.

Estas duas últimas por vezes vêem agarradas a troncos. Manutenção=0.

O CO2, o NO3, o PO4 e outros oligo-elementos presentes habitualmente na água chegam. E claro, luz.

Cumps.

 

 

obrigado Tilipia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio no aquario vou colocar os neons e alguns tetra

 

a pergunta é quais os tetra que devo colocar? e qual a quantidade de peixes?

 

também gostava de colocar uns invertebrados? é possivel. (gostava de uns camarões, não muito de caracois)

 

Ps: sei que por norma deve-se colocar 1cm de peixe por um litro de água, mas isto com peixes pequenos resulta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou colocar mais uma pergunta para ajudarem-me

eu apenas consigo 25W de luz, gostava de saber se esta luz é suficiente para o musgo e fetos de java e anúbias, visto ser estas as que me recomendaram?

 

já agora podem responder, quem quiser à mensagem anterior

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio no aquario vou colocar os neons e alguns tetra

 

a pergunta é quais os tetra que devo colocar? e qual a quantidade de peixes?

 

também gostava de colocar uns invertebrados? é possivel. (gostava de uns camarões, não muito de caracois)

 

Ps: sei que por norma deve-se colocar 1cm de peixe por um litro de água, mas isto com peixes pequenos resulta?

Essa regra é muito subjectiva. Tens de usar o teu bom-senso. Imagina 35 néons de 1,5 cms num aquário de 50 litros... é muita gente.

 

 

vou colocar mais uma pergunta para ajudarem-me

eu apenas consigo 25W de luz, gostava de saber se esta luz é suficiente para o musgo e fetos de java e anúbias, visto ser estas as que me recomendaram?

 

já agora podem responder, quem quiser à mensagem anterior

obrigado

Para essas plantas, essa luz chega muito bem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres forma de por a agua em condições podias por um casal ou trio de similis ou outro conchinicula pequeno.

Não precissavas de muita iluminação, bastava pores umas valisnerias e conchas e ficava porreiro. Era isso que fazia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem me dera a mim ter essa luz quer dizer eu tenho essa luz o aquario é que é mmaior

 

outra planta que nao precisaa de nada sao as cryptos muitas especies e as cabombas mas as cabombas ja tens que andar a cortar que se torna xato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres forma de por a agua em condições podias por um casal ou trio de similis ou outro conchinicula pequeno.

Não precissavas de muita iluminação, bastava pores umas valisnerias e conchas e ficava porreiro. Era isso que fazia.

 

para esses peixes é necessário um pH um bocado elevado, o que se torna dificil de manter, pois o pH da minha zona tem sempre tendência a estar ligeiramente inferior a 7, outra questão é arranjar os peixes (não os conhecia) mas gostei muito deles, é que moro nos açores e por vezes é dificil arranjar algumas espécies...

é assim não podemos ter de tudo paciência ;)

 

 

 

quem me dera a mim ter essa luz quer dizer eu tenho essa luz o aquario é que é mmaior

 

outra planta que nao precisaa de nada sao as cryptos muitas especies e as cabombas mas as cabombas ja tens que andar a cortar que se torna xato

 

~vou pensar nas cryptos, as cabombas está fora de questão (não tenho muito feitio para jardineiro, fico farto)

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

o meu aquario no lado do aquecedor têm uns riscos esbraquiçados que parece Sujidadade mas não é, pelo menos já esfreguei com alguma intensidade e não saiu, também não é rachado nem algo parecido, se alguem souber como retirar aquilo agradecia? ( embora não faça mal ao aquario mas estéticamente não fica lá muito bonito)

 

estive a encher o aqua de àgua hoje não sei se coloco algum producto ou deixo mais para mais tarde (estava a pensar colocar aquasafe, mas já me disseram que este producto serviria apenas quando se faz TPA, isto é verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

o meu aquario no lado do aquecedor têm uns riscos esbraquiçados que parece Sujidadade mas não é, pelo menos já esfreguei com alguma intensidade e não saiu, também não é rachado nem algo parecido, se alguem souber como retirar aquilo agradecia? ( embora não faça mal ao aquario mas estéticamente não fica lá muito bonito)

 

estive a encher o aqua de àgua hoje não sei se coloco algum producto ou deixo mais para mais tarde (estava a pensar colocar aquasafe, mas já me disseram que este producto serviria apenas quando se faz TPA, isto é verdade?

 

 

Não! deves meter a quantidade cerrta ou seja ves a medida que é apara 10 litros e metes o adequado para 50 litros mas, é claro, nas tpa's tambem

 

manda-me uma mensagem com o teu e-mail que eu envio-te um DvD explicativo da Tetr9

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os similis sao fixes mas arranjar ai nao sei se consegues nunca tive ai nao sei como é mas eu para aquas pequenos prefiro plantas e peixes tropicais mas em aquas grandes tanganicas e malawi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites

 

gostava de saber as vossas opiniões para o que colocar dentro de um aquario de 50 litros?

 

não vou colocar plantas naturais, pois acho que é um aquario muito pequeno para o fazer, e ia tornar-se um bocadinho caro.

 

outra duvida que tenho é qual a quantidade de areão que devo colocar no fundo?

 

também gostava d colocar peixes de pequenas dimensões, para ter um maior nº de peixes possiveis e o maior nº de variedadaes possivel?

 

e gostava que me dessem algumas recomendações do que poderiafazer no aaquario.

 

 

boas

 

na minha opiniao plantas verdadeira fica sempre bem em qualquer aqua seja qual for o tamanho,uma planta tapete e uma o duas de fundo com poucas especies de peixes tipo cardume de bebados ou cardinais com umas viuvas o barbos . no enicio toda gente quer ter muita variedade de peixes iso e um erro porque depois juntas especies que nao se dao e a problemas no aqua, fika bem boa sorte, secalhar 2 sacos ou 3 de 5 kilos de ariao deve dar fica bem boa sorte

Editado por fini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o problema é que aqui não é muito fácil arranjar plantas, mas isso resolvia-se mandava vir daí o problema é que o areão é pobre em nutrientes e eu não queria gastar dinheiro em fertelizantes. por isso precisava de umas plantas (em especial uma que serviçe de tapete, mas que não fosse nada exigente em nutrientes, ou seja, colocava no aquario e não pensava mais nela, e não morresse é claro, mas axo que destas plantas não existem,pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ver se consigo arranjar mesmo musgo de java (estou em negociações), acho que é a melhor opção.

 

mas gostava de fazer umas perguntas

1- este musgo não é preciso de fertilizar?

 

2- peixes viviparos não "atacam" este musgo?

 

3 ele espande-se rapidamente?

 

obrigado

 

ps. já agora podem dizer a que preço costumam comprar uma dose?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.