Cris_Nunes Publicado Outubro 22, 2008 Publicado Outubro 22, 2008 Olá! Já há uns tempos que reparei em alguns caracóis no meu aqua, muito pequenos, e que suspeito terem vindo com as plantas. Entretanto tenho reparado em algumas folhas de feto de java e valsinérias roídas, que desconfio ser obra destes meninos... Isto porque hoje me apercebi que os caracóis já não são tão pequenos como isso... são transparentes e já tenho uns quantos num tronco com musgo de java... Será que vou ter problemas com eles?? Deixo o setup do meu aqua e as fotos possiveis destes invasores :D 60x30x30 - 45L reais Filtro 450L/h - neste momento em 200L/h Termostato 100W lampada 15W pH~7 Temperatura: 26ºC Flora Anúbia Anã Valisnéria Musgo de Java Feto de Java Fauna 2x SAE 3x Corys
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 bem, as fotos nao ajudam muito, mas tenho 99% de certeza que o caracol da foto é um juvenil de planorbis corneus se assim for, nao te roeu planta nenhuma, sao caracois detritivoros, ou seja, alimentam-se de restos de comida ou de folhas de plantas mortas, sao uma benece para o aquario, mas tens de ter controle na comida que das aos peixes para que nao se reproduzam em demasia é por isso tambem um bom indicador se das comida em excesso aos peixes, caso eles se reroduzam demais
kardo Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 concordo com o carlos !! é um juvenil de planorbis corneus 100% de certezas que é.... tenho muitos... Abraços, Ricardo.APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOSWEB SITE EM: Ver AquiHUNF !! (Marrões!!)
Cris_Nunes Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Ah, ok, sendo assim fico mais descansada! Então há outro culpado de as minhas valisnérias estarem roídas... ou então sou eu mesma a culpada porque se passa algo com as minhas plantas! Obrigada pela ajuda!
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Ah, ok, sendo assim fico mais descansada! Então há outro culpado de as minhas valisnérias estarem roídas... ou então sou eu mesma a culpada porque se passa algo com as minhas plantas! Obrigada pela ajuda! podes ter alguma carencia a nivel de nutrientes que esteja a fazer com que as plantas fiquem com as pontas mortas, aí sim, os caraois aproveitam
Cris_Nunes Publicado: Outubro 25, 2008 Autor Publicado: Outubro 25, 2008 Consegui tirar uma foto melhor (andei a explorar um bocado a minha máquina)! Só para me confirmarem se a espécie é mesmo inofensiva para as minhas plantas:
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 25, 2008 Publicado: Outubro 25, 2008 essa foto nao diz mesmo nada, tenta tirar uma foto com essa qualidade, mas com o caracol de perfil
Vasco Matos Publicado: Outubro 26, 2008 Publicado: Outubro 26, 2008 É este da ultima foto pelo menos deve ser um Planorbis Rubrum.Inofensivo para as plantas saudáveis. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Cris_Nunes Publicado: Novembro 1, 2008 Autor Publicado: Novembro 1, 2008 essa foto nao diz mesmo nada, tenta tirar uma foto com essa qualidade, mas com o caracol de perfil Espero que estas fotos ajudem:
Sergio Torres Publicado: Novembro 1, 2008 Publicado: Novembro 1, 2008 Diria ampularia pequena ou então planorbis qualquer coisa! De qualquer forma, se as plantas forem anubias estás sempre safa! São duras de roer! lol Agora os fetos até pode ser que mordisquem! Mas dificilmente! É a opinião de um leigo! lol Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Cris_Nunes Publicado: Novembro 1, 2008 Autor Publicado: Novembro 1, 2008 O meu problema não são as anúbias... são as valisnérias! Mas elas agora parecem-me mais saudáveis, comecei a por um bocado de fertilizante... por isso eles não devem andar lá a comer. Obrigada pela ajuda!
Vasco Matos Publicado: Novembro 2, 2008 Publicado: Novembro 2, 2008 O meu problema não são as anúbias... são as valisnérias! Mas elas agora parecem-me mais saudáveis, comecei a por um bocado de fertilizante... por isso eles não devem andar lá a comer. Obrigada pela ajuda! 100% de certeza que é um Planorbis Rubrum.Esse não te comeu nada por certo.Tenho dezenas e dezenas num aqua plantado,se por acaso os caracois que lá tenho comessem plantas...já não era plantado à muito tempo. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Carlos Couceiro Publicado: Novembro 2, 2008 Publicado: Novembro 2, 2008 100% de certeza que é um Planorbis Rubrum.Esse não te comeu nada por certo.Tenho dezenas e dezenas num aqua plantado,se por acaso os caracois que lá tenho comessem plantas...já não era plantado à muito tempo. totalmente de acordo,sao planorbis corneus rubrum (caracol rubi) e nao fazem nada a plantas saudaveis, apenas a folhas ja mortas ou moribundas
Cris_Nunes Publicado: Novembro 12, 2008 Autor Publicado: Novembro 12, 2008 Obrigada pela ajuda pessoal. E têm razão. Aqui esta caracolada não me come as plantas, só as pontinhas mortas. E eu que nunca tinha visto a boca de um caracol presenciei um ontem a andar pelo vidro . Dois deles já estão bem grandinhos!
Recommended Posts