Recommended Posts

Publicado

boas, pessoal gostaria de saber se me podem ajudar a mim e talvez tambem as mais alguns que por aqui andam, nao sei se já foi discutido, mas o que é que fazemos quando falta a luz em nossa casa por um longo periodo de tempo, em termos de aquecimento, iluminação e filtragem.

Obrigado a todos pelo grande forum

Publicado:

olá, isto já foi discutido várias vezes. Há opiniões diferentes, mais ou menos assim:

1. Aquecimento.

aquários médios/grandes vão demorar muito tempo a baixar significativamente a temperatura. Muitas horas. Nanos pode ser mais problemático. Em geral, não é preciso fazer nada, mas pode-se sempre aquecer água (a gás!) e meter com cuidadinho e devagarinho.

2. Iluminação

não há-de fazer grande mal às plantas estarem um dia sem luz. Até pode ajudar a comnbater algas.

3. Filtragem.

É aqui que as opiniões se dividem mais.

- há quem ache que as bactérias nitrificantes aguentam muitas horas sem oxigénio a vir da água corrente; Nesse caso, não é preciso fazer nada. Há quem tenha experiência disso mesmo, em que nada se passou, nenhum peixe morreu.

- há quem ache que isso foi sorte, ou simplesmente por ter um aquário muito estável (i.e. grande e/ou sub-povoado, e com muitas plantas a absorverem a porcaria)

A solução para quem se inclina mais para a segunda opinião é meter uma UPS de computador, a alimentar apenas o filtro. Novas custam a partir de €30, mas pode-se usar uma velha que esteja encostada.

Para ligar o termostato à UPS também, é preciso uma UPS mais potente, para aguentar um tempo de carga longo. Pessoalmente, não acho que valha a pena de todo. Eu tenho uma a aguentar o filtro, já me serviu bem...

Publicado:

compras um gerador a gasolina (periOdos muito longos)

tens também um UPC ( ou assim uma coisa) que te pode dar uns bons minutos de energia

ou entao podes tentar fazer tudo com o vento e o sol!

(LOOL) podes fazer um Moinho de vento para te filtrar e uma placa de alumínio ao sol com agua para baixo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!