Elkoko Publicado Outubro 22, 2008 Share Publicado Outubro 22, 2008 bom foi o seguinte as minhas ampularias meteram ovos mas hoje quando acordei o cacho estva dentro de agua no fundo do aquario removi logo e meti-o num copo dentro do aquario. a pergunta é será que já não sai nada desse cacho? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 22, 2008 Share Publicado: Outubro 22, 2008 boas, por varias vezes que isso me aconteceu, tentei sempre colocaralgo dentro do aqua, de maneira a que o cacho ficasse fora de aguao mais perto possivel do local ondeoutrora tinha estado colado, nunca me nasceu nada desses cachos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Octávio Alves Publicado: Outubro 22, 2008 Share Publicado: Outubro 22, 2008 Boas, aproveito o tópico para perguntar, a minha ampulária sempre pôs ovos, mas nunca nasceram, agora que morreu o macho ela continua a por ovos, poderá nascer alguma coisa? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Elkoko Publicado: Outubro 22, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2008 boas, por varias vezes que isso me aconteceu, tentei sempre colocaralgo dentro do aqua, de maneira a que o cacho ficasse fora de aguao mais perto possivel do local ondeoutrora tinha estado colado, nunca me nasceu nada desses cachos é um facto que eu não sei quantas horas ou minutos ele esteve naquelas condições visto que caiu durante a noite. mas vou tentar que saia de la alguma coisa era a 1º vez :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 22, 2008 Share Publicado: Outubro 22, 2008 Boas, aproveito o tópico para perguntar, a minha ampulária sempre pôs ovos, mas nunca nasceram, agora que morreu o macho ela continua a por ovos, poderá nascer alguma coisa? se morreu o macho, nuca irá nascer nada, mas ela ira continuar a meter ovos na maioria dos caracois de agua doce os caracois sao hermafroditas insuficientes, ou seja, têm os dois sexos, mas nao se fertilizam a si proprios, necessitam de ser dois especimes para fazerem as trocas no caso das ampularias, isso nao acontece, pois so têm um sexo, havendo machos e femeas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 22, 2008 Share Publicado: Outubro 22, 2008 é um facto que eu não sei quantas horas ou minutos ele esteve naquelas condições visto que caiu durante a noite. mas vou tentar que saia de la alguma coisa era a 1º vez :D nao te preocupes, iram fazer nova desova, podes tentar na mesma que eles ecludam, mas é muito dificil se nao impossivel, pois eu tentei por mais de 6 vezes e alguns cachos eu sei que estiveram apenas escassos minutos dentro de agua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Elle Publicado: Outubro 24, 2008 Share Publicado: Outubro 24, 2008 Boas, aproveito o tópico para perguntar, a minha ampulária sempre pôs ovos, mas nunca nasceram, agora que morreu o macho ela continua a por ovos, poderá nascer alguma coisa? Pelo que sei sobre ampulárias,elas têm a possibilidade de "guardar" o esperma,logo mesmo depois de o macho morrer há a possibilidade de reprodução...desde que ela tenha alguma reserva guardada...corrijam me se estiver errada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Limede Publicado: Outubro 24, 2008 Share Publicado: Outubro 24, 2008 pelo que eu sei a Elle tem toda a razão. Cump Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 24, 2008 Share Publicado: Outubro 24, 2008 Som,eu já tive uma Ampulária apenas,a primeira que tive há alguns anos e estando sozinha desovou e nasceram crias. As fêmeas têm é de ser fertilizadas uma vez e apenas com essa única fertilização podem desovar vários cachos.Depois quando acaba o ''stock'' já necessitam de nova fertilização,ou seja uma fêmea que esteja sozinha não desova para sempre,há um limite. Elkoko, depende do tempo que o cacho esteve dentro de água.Se foi pouco não há problema nenhum. Pode acontecer é que os ovos da parte de fora do cacho sequem. Quando isto acontece,os ovos que estão mais para o interior,ao eclodirem, as Ampulárias tentam ''abrir caminho'' até à saida,pois estão tapadas pelos ovos secos. Pode acontecer que as Ampulárias de dentro não consigam sair. Quando isto acontece,se passarem 20 a 25 dias da desova e os ovos de fora estiverem secos,abram o cacho que pode haver lá dentro miniaturas.Removam-nas com cuidado,pois são seres muito frageis. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 30, 2008 Share Publicado: Novembro 30, 2008 Uma história engraçada que culmina com a razão deste tópico: Vi pela 1ª vez uma ampulária qd comecei este hobbie em finais de Agosto... tinha cerca de 2 cm, não mto grande, apaixonei-me pelo bicho e resolvi comprar um. Passado cerca de 1 mês esteve às portas da morte, a casca começou a "descascar", era atacada pelos bótias, perdeu a cor, estava quase branca e a partir de certa altura apenas se limitava a boiar à superfície. Pensei: pronto, esta já n se safa. Pesquisei e lá comecei a introduzir decalcit na água depois de cada TPA. Resultado: rapidamente as zonas da casca q estavam a cair desapareceram, nunca mais tornou a boiar, limita-se a passear por todo o aqua, a comer algas... e o melhor de tudo, TRIPLICOU de tamanho... está XXL. Continuando a história... hoje, após quase 4 meses, apareceu-me um cacho de ovos dentro de água (agarrei no cacho, enxuguei-o e pendurei-o num gancho fora de água, daqueles de prender o termostato). Mas como é possível??? Sempre se soube q este caracol n é hermafrodita... conseguirá ele guardar o esperma durante 4 meses??? O mais estranho é q pesquisei tb a forma de confirmar o sexo da ampulária, e está confirmadissimo q é um macho pois o aparelho reprodutor destes é facilmente detectável se segurarmos o animal de determinada maneira (sifão à esquerda, genitália à direita)... e esta hein? Relativamente ao cacho... vou seguir o conselho do Vasco e vou andar de olho no caso de alguma mini-ampulária estiver desesperada por sair de lá de dentro. Ricardo Domingues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel C Publicado: Novembro 30, 2008 Share Publicado: Novembro 30, 2008 (editado) Boas, Deixem-me ser um pouco ironico. Tens ai uma ampulária travesti!! Cumps, Editado Novembro 30, 2008 por Manuel C O meu aquário em construção Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Novembro 30, 2008 Share Publicado: Novembro 30, 2008 Uma história engraçada que culmina com a razão deste tópico: Vi pela 1ª vez uma ampulária qd comecei este hobbie em finais de Agosto... tinha cerca de 2 cm, não mto grande, apaixonei-me pelo bicho e resolvi comprar um. Passado cerca de 1 mês esteve às portas da morte, a casca começou a "descascar", era atacada pelos bótias, perdeu a cor, estava quase branca e a partir de certa altura apenas se limitava a boiar à superfície. Pensei: pronto, esta já n se safa. Pesquisei e lá comecei a introduzir decalcit na água depois de cada TPA. Resultado: rapidamente as zonas da casca q estavam a cair desapareceram, nunca mais tornou a boiar, limita-se a passear por todo o aqua, a comer algas... e o melhor de tudo, TRIPLICOU de tamanho... está XXL. Continuando a história... hoje, após quase 4 meses, apareceu-me um cacho de ovos dentro de água (agarrei no cacho, enxuguei-o e pendurei-o num gancho fora de água, daqueles de prender o termostato). Mas como é possível??? Sempre se soube q este caracol n é hermafrodita... conseguirá ele guardar o esperma durante 4 meses??? O mais estranho é q pesquisei tb a forma de confirmar o sexo da ampulária, e está confirmadissimo q é um macho pois o aparelho reprodutor destes é facilmente detectável se segurarmos o animal de determinada maneira (sifão à esquerda, genitália à direita)... e esta hein? Relativamente ao cacho... vou seguir o conselho do Vasco e vou andar de olho no caso de alguma mini-ampulária estiver desesperada por sair de lá de dentro. bem,situações possiveis: -o que tu viste dentro de água não eram ovos de ampulária, e a tua ampulária pode realmente ser um macho -ou aquilo era mesmo um cacho de ovos de ampulária, e aqui não há margem, tens uma fêmea e viste mal a sexagem do animal agora uma coisa podes ter a certeza, não vai nascer nada, para além de ter caído dentro de agua, os ovos não estão fertilizados, mesmo que essa teoria do armazenamento de sémen seja verdade, pois as ampulárias só acasalam em adultas, coisa que a tua não era quando foi para tua casa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 30, 2008 Share Publicado: Novembro 30, 2008 Boas, Deixem-me ser um pouco ironico. Tens ai uma ampulária travesti!! Cumps, Espero bem q não! Enganou-me durante mto tempo! Ricardo Domingues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Domingues Publicado: Novembro 30, 2008 Share Publicado: Novembro 30, 2008 bem,situações possiveis: -o que tu viste dentro de água não eram ovos de ampulária, e a tua ampulária pode realmente ser um macho -ou aquilo era mesmo um cacho de ovos de ampulária, e aqui não há margem, tens uma fêmea e viste mal a sexagem do animal agora uma coisa podes ter a certeza, não vai nascer nada, para além de ter caído dentro de agua, os ovos não estão fertilizados, mesmo que essa teoria do armazenamento de sémen seja verdade, pois as ampulárias só acasalam em adultas, coisa que a tua não era quando foi para tua casa Não tenho outro animal no aqua q consiga desovar aquilo. Realmente nunca vi uma fêmea... os sites q pesquisei apenas mostram a foto de um macho e o aparelho genital proeminente qd seguramos no animal fora de água. Quanto ao cacho... qd o tirei da água e enxuguei, os ovos mais superfíciais partiram e saiu um líquido gelatinoso, talvez por serem mto maduros. Vou aguardar na mesma cerca de 25 dias antes de deitar fora o cacho, só por descargo de consciência. Ricardo Domingues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Domingues Publicado: Dezembro 7, 2008 Share Publicado: Dezembro 7, 2008 Nem foram precisos 25 dias... já tenho mini ampulárias a passear pelo aqua. Espectacular! Por ironia do destino, fiquei com ampulárias pequenas mas a mamã sofreu um acidente ao tentar fugir do aqua e morreu Ricardo Domingues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ne82 Publicado: Dezembro 17, 2008 Share Publicado: Dezembro 17, 2008 [nao é bem assim, pelo menos nomeu caso nao o foi.. a minha ampularia que ja estava no aqua a uns tres meses construi agora dois casulos dos quais ja teve "copias", cerca de centenas... como poderia acontecer se nao tenho casal? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Dezembro 17, 2008 Share Publicado: Dezembro 17, 2008 Boas, eu tenho duas e andam muitas vezes enrroladas uma na outra, tenho 3 cachos nos vidros do aqua porcima da zona de água, um dos cacho tem cerca de 3 semanas e não vejo nada a sair de lá, será que não são fecundados??? ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts