preciso de ajuda com a sump


Recommended Posts

tenho uma aqua com uma sump montada, mas tenho um pequeno problema...

 

quando a bomba de retorno manda a agua para cima quase que fica a trabalhar a seco, e a agua que vai para o aquario é tanta que o tubo de retorno faz muito barulho, o problema é que para eliminar esse barulho era bom por qualquer coisa no topo que nao deixasse entrar tanto ar acabando com o ruido, o senao é que a agua tambem passa a correr um pouco menos para baixo e ai sim a bomba passa quase a trabalhar a seco. uma solução seria por a bomba com menos caudal. o que ja tentei fazer pois ela tem uma peça que gira na parte de saida da agua o que eu tenho quase a certeza que é uma valvula o senão é que eu nao noto diferença nenhuma no caudal da bomba.

 

a bomba em questao é uma AP2500

 

http://www.wallaquaria.com/index.php?main_...vqma0k5gsom83i0

 

mais alguem tem uma bomba destas ou que a conheça para me ajudar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive os mesmos problemas.

Para diminuir o caudal, fiz uma bifurcação com torneiras no tubo de injecção. Um lado segue para o aqua, o outro volta a entrar na SUMP. É claro que com este método a velocidade de passagem da água na SUMP é maior, mas ao mesmo tempo também passa mais vezes.

Para reduzir o barulho, de retorno de água, comprei no MAXMAT um tubo em PVC com um encaixe afunilado (é usado para unir tubos sucessivo de PVC). O que fiz foi cortar esse "funil" e serrar uns dentes que para além de reduzirem o ruído, também impedem que os peixitos mais pequenos ou camarões sejam sugados. Também se podem cortar os "dentes" directamente no tubo de retorno, mas assim, posso remover facilmente a peça para limpar.

Editado por rui kid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.