hugoneto Publicado Outubro 21, 2008 Publicado Outubro 21, 2008 Viva, Depois de muita leitura (embora ainda precise de mais e mais) e de observar outros aquas, começo finalmente a ter uma ideia para o meu novo aqua... Para já o que tenho para o setup: - Aqua 120x40z54 (260 litros brutos; talvez uns 200 litros efectivos) - Fundo com vinil preto - Filtro externo Fluval 305 - Aquecer (ainda não comprei, mas vou para 200-250W) - Iluminação - tenho encomendada uma calha 120cm 4x36W - para o que pretendo (ver abaixo), que jogo de lâmpadas aconselham? A ideia base que tenho é esta: ao centro/atrás (ligeiramente descentrado para a esquerda) vai ficar toda a tubagem e o aquecedor; é nesta zona que quero colocar uma parte plantada no aqua, com 3 camadas simples e de cerca de 40-50cm largura (de trás para a frente, planta alta verde, outra média de outra cor e finalmente uma camada baixa/rasteira verde também). Que plantam de baixa manutenção aconselham para as 3 camadas: alta, média e baixa? Como esta zona vai estar descentrada para a esquerda, no canto direito será uma zona mais elevada atrás, para criar algum dinamismo e maior sensação de profundidade. No entanto, a toda a volta desta zona plantada vou deixar um espaço amplo com areia fininha (daquela dos sacos 25Kgs para piscinas do AKI). Este espaço vai ter aqui e ali grupos de pedras que recolhi num riacho no Gerês para criar mais abrigos. Sei que vou ter um desafio grande que é criar uma separação física entre o substrato na zona plantada e o resto com areia fina... Alguém tem ideias de como o fazer? FAUNA: - 10 Tetra Neon - 6 Tetra Rosa - 5 Tetra do Congo - 3 Ramirezi - Casal Danio Zebra (e futuros descendentes... para breve) - Alguns pequenos camarões (que aconselham?) - Um caracól pequeno para ajudar na limpeza O meu actual aqua de 60L vai servir para hospital e também para ganhar experiência com plantados, vou aí começar um projecto novo, mais tarde. Entretanto tenho um aqua de 18L que está neste momento dedicado a criação com o casal de Dânio Zebra. Agradeço todas as sugestões/dicas que me possam dar... estou entusiasmado com a ideia base para o projecto, vamos lá ver como fica depois. Vou tentar colocar aqui fotos à medida que vou avançando! Citar
alexandre sampaio Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Caro colega, infelismente não posso te ajudar muito, sou novo por aqui e tenho um aqua de 40l a mais ou menos um ano, e acabei de colar os vidros de um aqua de 250 bruto, também to cheio de dúvidas, mas desejo boa sorte e parabéns pelo aqua, só de titaco, que tal um limpa vidro para ajudar na limpeza sds Citar Alexandre Sampaio ahmsampaio@yahoo.com.br
hugoneto Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Olá Alexandre, Obrigado por participares, de facto já me lembrei de um limpa-vidros, mas não gosto nada desses peixes, pelo que vou tentar resolver com outras opções. Força também nesse novo projecto! Citar
hugoneto Publicado: Outubro 22, 2008 Autor Publicado: Outubro 22, 2008 Ora aqui vai um update sobre este projecto... Ontem ao final da tarde estava com a pica toda para avançar e como este não vai ser o móvel em que vou ter o aqua no longo prazo, decidi avançar (uma vez que dentro de alguns meses vou ter que refazer tudo outra vez...). Gastei umas valentes horas, pois andei a experimentar várias coisas. O que queria conseguir a todo o custo era separar bem o substrato fértil das plantas com areão grosso por cima do resto do aqua em que coloquei apenas areia finia (sílica para filtros de piscinas, à venda no AKI). Eram cerca das duas da matina quando terminei o serviço... para quem começou por volta das 19h, foi um lindo serão... Aqui fica um sumário do que tenho neste momento: - Filtro Fluval 305 - Aquecedor Fluval 300W (sei que é um pouco acima das necessidades, mas é investimento para futuro... regulo um pouco menos na temperatura...) - Comprei algumas embalagens plasticas para colocar no fundo do aqua em sequência na zona que pretendia plantar, assim em cada uma coloquei substrato fértil e por cima um areão grosso; no resto do aqua decorei com pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês e com a tal areia de sílica Flora: - Parte trás (zona alta), para ocultar o material no fundo - Egeria densa - Egeria naja - Egeria ? (esta era mto fixe, mas não sei o nome ; tenho ainda que procurar) - Zona intermédia - Anubias Heterophylla - Zona baixa/frente - Anubia Nana - Anubia Nana Mini - Musgo de Java Fauna: - Ainda é cedo... para já estão no aqua de 60L enquanto este cicla... Dados recolhidos hoje: - Temperatura: 26ºC - pH: 7.5 - Gh: 2 - NH3/NH4: 0 - CO2: OK Mais logo coloco fotos que fui tirando ao longo do serão com o passo-a-passo. Agora vamos ver se não tenho problemas... para já o pH está acima do que pretendo, mas vou esperar para ver como evolui... A calha de iluminação chega amanhã, vai ser uma 4x36W: vou colocar 2xluz branca, 1x aquaglow, 1x flora - será suficiente? exagerado? Em relação às plantas, alguma dica para iniciante? Estas plantas vão requerer CO2 ou a iluminação será suficiente? Quando devo começar a usar fertilizante líquido? Acham necessário? Obrigado a todos os que possam ajudar!!! Citar
hugoneto Publicado: Outubro 22, 2008 Autor Publicado: Outubro 22, 2008 (editado) Ok, tal como prometido hoje de manhã, cá vão as primeiras fotos da montagem e do aqua como está hoje (ou quase): 1. Aqua vazio 2. As tais caixinhas para colocar o substrato fertil para a zona plantada (aqui ainda pensava colocar tudo à esquerda, mas como no sítio onde está a luz solar vem deste lado, optei por colocar do lado direito a zona plantada para que todas as plantas sejam expostas - das mais baixas para as mais altas) 3. E assim alterei para a direita; tenho já aqui também o tronco que vou colocar na zona plantada, em diagonal a sair do canto traseiro 4. Usei algumas pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês quer para suportar a zona plantada e melhor separar com a camada de areia fina de silica que para o resto da decoração 5. Depois de bem lavada, comecei a colocar a areia de silica na zona à volta da parte plantada; a ideia começava agora a tomar forma... 6. Comecei muito lentamente o processo de enchimento inicial do aqua, com a ajuda de um prato no fundo para evitar grande reboliço 7. Infelizmente não fotografei o passo-a-passo durante a colocação das plantas, acho que com a excitação toda e o avançado das horas acabei por que esquecer.... 8. E este foi o aspecto final mal tinha tudo pronto e ligado o filtro No final, acho que gostei do que consegui fazer com o pouco que sei e que aprendi com alguma leitura. Espero agora conseguir tratar bem das plantas e dos peixes, como nunca tive plantas naturais antes sei que vai ser um grande desafio! Comentários, sugestões e críticas são MUITO benvindas! NOTA: As fotos não estão grande coisa para quem é fotógrafo amador, mas não tava com pachorra para montar um setup decente e portanto usei apenas um flash controlado remotamente que segurei na mão e coloquei em ângulo. Assim que o aqua tiver digno de fotos de jeito, vou tratar disso! Até lá, perdoem-me os que entendem de fotografia!.... Editado Outubro 22, 2008 por hugoneto Citar
João Faria Publicado: Outubro 22, 2008 Publicado: Outubro 22, 2008 Ok, tal como prometido hoje de manhã, cá vão as primeiras fotos da montagem e do aqua como está hoje (ou quase): 1. Aqua vazio 2. As tais caixinhas para colocar o substrato fertil para a zona plantada (aqui ainda pensava colocar tudo à esquerda, mas como no sítio onde está a luz solar vem deste lado, optei por colocar do lado direito a zona plantada para que todas as plantas sejam expostas - das mais baixas para as mais altas) 3. E assim alterei para a direita; tenho já aqui também o tronco que vou colocar na zona plantada, em diagonal a sair do canto traseiro 4. Usei algumas pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês quer para suportar a zona plantada e melhor separar com a camada de areia fina de silica que para o resto da decoração 5. Depois de bem lavada, comecei a colocar a areia de silica na zona à volta da parte plantada; a ideia começava agora a tomar forma... 6. Comecei muito lentamente o processo de enchimento inicial do aqua, com a ajuda de um prato no fundo para evitar grande reboliço 7. Infelizmente não fotografei o passo-a-passo durante a colocação das plantas, acho que com a excitação toda e o avançado das horas acabei por que esquecer.... 8. E este foi o aspecto final mal tinha tudo pronto e ligado o filtro No final, acho que gostei do que consegui fazer com o pouco que sei e que aprendi com alguma leitura. Espero agora conseguir tratar bem das plantas e dos peixes, como nunca tive plantas naturais antes sei que vai ser um grande desafio! Comentários, sugestões e críticas são MUITO benvindas! NOTA: As fotos não estão grande coisa para quem é fotógrafo amador, mas não tava com pachorra para montar um setup decente e portanto usei apenas um flash controlado remotamente que segurei na mão e coloquei em ângulo. Assim que o aqua tiver digno de fotos de jeito, vou tratar disso! Até lá, perdoem-me os que entendem de fotografia!.... Boas, O problema das fotos é que não as vejo. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
hugoneto Publicado: Outubro 22, 2008 Autor Publicado: Outubro 22, 2008 Boas,O problema das fotos é que não as vejo. Cumps. Alterei os links das fotos no post inicial, espero que agora já consigam ver... Citar
hugoneto Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Alguém me pode dizer se já conseguem ver as imagens que coloquei ontem? Citar
algarveboy20 Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Boas! Eu consigo ver as fotos, gostei do aquario já agora e a forma como o fizes-te abraços Citar
NoExperience Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 (editado) hugo boa tarde, não me considero um expert na matéria mas os teus Ramirezi vão fazer a vida negra aos camarões. acho que devias pensar mesmo numa equipa de limpeza: tenho otto, sae e pitull no meu comunitário e posso dizer que se os dois primeiros dão vida pelo modo de agir, os ultimos - que não gostas, mal se vêem, pois são muito mais activos à noite e quando há luz só querem que não os chateem. procuro um macho ramirezi para a mina femea, se puderes ajudar agradeço-te. boa sorte! ah: PROJECTO FANTASTICO! Um abraço zé Editado Outubro 23, 2008 por NoExperience Citar
hugoneto Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Olá, Obrigado pelos teus comentários. Como posso distinguir nos Ramirezi os machos das fêmeas? Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Olá, Obrigado pelos teus comentários. Como posso distinguir nos Ramirezi os machos das fêmeas? boas o aquario está muito bom, quanto á destinção as femeas têm a barriga rosada e apresentam as cores menos intensas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Roger1143 Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Olá Alexandre,Obrigado por participares, de facto já me lembrei de um limpa-vidros, mas não gosto nada desses peixes, pelo que vou tentar resolver com outras opções. Uns caracóis talvez sejam uma opção, mas há alguns limpa-vidros pequeninos muito bonitos (mas claro, depende dos gostos). Citar MEU AQUA
Roger1143 Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Alguém me pode dizer se já conseguem ver as imagens que coloquei ontem? As fotos estão visiveis... Citar MEU AQUA
hugoneto Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Obrigado a todos. Continuo indeciso quanto a equipa de limpeza para vidros e para fundo. Que peixes e invertebrados aconselham num comunitário? Sugestões são muito bem vindas!! Citar
NoExperience Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Boas a todos, se os Ramirezi forem muito novos vai ser dificil veres a mancha rosa, mas decididamente é essa a forma. em alguns locais afirmam que a ?barbatana ?de cima nos machos tem as duas ?espinhas? da frente maiores mas posso-te dizer que a minha fêmea quando dá para espantar os vizinhas e eriça aquilo intimida muito macho! posso-te dizer que comprei os Rams com aprox. 5/6 meses e passado 1 mês fizeram a primeira postura e aí era bem possivel observar a manch rosa. O macho tem um comportamento mais agressivo e curioso na busca da comida e dos espaços do aqua: ambos comiam à mão passadas poucas semanas. Se tiveres dois machos podes sempre por uma fêmea. o inverso é que é proibido: elas são muito ciumentas, eles sabem que estão lá com essa função: limpar o local e permitir a fecundação!!!! Um abraço zé boas o aquario está muito bom, quanto á destinção as femeas têm a barriga rosada e apresentam as cores menos intensas. Citar
hugoneto Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Boas a todos, se os Ramirezi forem muito novos vai ser dificil veres a mancha rosa, mas decididamente é essa a forma. em alguns locais afirmam que a ?barbatana ?de cima nos machos tem as duas ?espinhas? da frente maiores mas posso-te dizer que a minha fêmea quando dá para espantar os vizinhas e eriça aquilo intimida muito macho! posso-te dizer que comprei os Rams com aprox. 5/6 meses e passado 1 mês fizeram a primeira postura e aí era bem possivel observar a manch rosa. O macho tem um comportamento mais agressivo e curioso na busca da comida e dos espaços do aqua: ambos comiam à mão passadas poucas semanas. Se tiveres dois machos podes sempre por uma fêmea. o inverso é que é proibido: elas são muito ciumentas, eles sabem que estão lá com essa função: limpar o local e permitir a fecundação!!!! Um abraço zé Boas, Eu acho que tenho dois machos e uma fêmea, mas digo-te que podem bem ser os três machos, para mim que não tenho muita experiência com eles não é nada fácil de distinguir... Um deles parece-me sempre ter cores mais esbatidas, mais tímido, etc... comportamento distinto, logo acho que pode ser uma fêmea. O tempo dirá... Citar
hugoneto Publicado: Outubro 23, 2008 Autor Publicado: Outubro 23, 2008 Aqui fica uma foto de há minutos do aqua, agora já mais establizado e com os primeiros peixes para ajudar na ciclagem. O pH baixou para os 7 e parece estar a estabilizar por aqui. Temperatura mantive nos 26ºC para já. Os novos habitantes parecem estar a gostar... Citar
hugoneto Publicado: Outubro 24, 2008 Autor Publicado: Outubro 24, 2008 Viva, A calha que instalei tem 4 lâmpadas 36W 7200K. Será que isto é suficiente para a flora que coloquei? Aconselham a troca de algumas das lâmpadas por outras? Se sim, quais? Que gama de Kelvins é ideal? Obrigado por toda a ajuda que possam dar! Citar
NoExperience Publicado: Outubro 24, 2008 Publicado: Outubro 24, 2008 Hugo bom dia, salvo opinião dos MEstres, pessoalmente deixava estabilizar mais um pouco antes de mudar o que já tens: nã queres estar a gastar dinheiro desnecessariamente certo? Se as plantas crescerem é porque tens a luz indicada, se os peixes estiverem saudaveis é porque têm comida qb e restantes condições boas. se alguma detas coisas variar, aí preocupava-me com mudanças.... citando quem me ajudou nos dois aquas que tive: testes e aditivos são opções, a natureza não tem nada disso e não deixa de funcionar - a nós meros experimentadores restará observar e ir melhorando.... alguma coisa que possa ajudar, dispoe! Um abraço zé Citar
hugoneto Publicado: Outubro 24, 2008 Autor Publicado: Outubro 24, 2008 Olá Zé, Realmente tens toda a razão... se com estas lâmpadas as plantas se desenvolverem bem, preciso deixar assim. Já gastei uma porrada de dinheiro com tudo isto, poupar algum ajudava agora... Obriigado pela dica! Citar
NoExperience Publicado: Outubro 24, 2008 Publicado: Outubro 24, 2008 depois das ajudas que tive é o minimo que posso fazer. passando a publicidade - e de certeza que vou levar porrada já de seguida!!! - comprei na naturline (s. domingos de rana) uma opção para co2 baratissima em que usas uma garrafinha pequena e posso dizer que a explosão no crescimento das plantas foi bem visivel. aliado a isto está também o facto das proprias plantas serem de crecimento rápido. o que te quero dizer é que mesmo para o CO2 tens opções baratas e que, até ver, funcionam. Um abraço e boa sorte zé Olá Zé, Realmente tens toda a razão... se com estas lâmpadas as plantas se desenvolverem bem, preciso deixar assim. Já gastei uma porrada de dinheiro com tudo isto, poupar algum ajudava agora... Obriigado pela dica! Citar
Rnim Publicado: Outubro 24, 2008 Publicado: Outubro 24, 2008 Boas ... Isto são gostos mas eu no teu lugar apostava em muitas mais plantas. Citar Abraço, Rnim
hugoneto Publicado: Outubro 24, 2008 Autor Publicado: Outubro 24, 2008 Obrigado pela sugestão, mas a razão de ter isto pouco plantado tem a ver com a minha falta de experiência com plantas. Tenho que ir andando e vendo... :D Citar
Paula Castanheira Publicado: Outubro 24, 2008 Publicado: Outubro 24, 2008 O aqua está bem agradável e esses tetras são muito bonitos, só faltam mesmo mais umas plantas. Podes optar por plantas fáceis e de crescimento rápido para começar :D Citar <!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>
Recommended Posts