subir niveis de Kh e Gh


davidsb

Recommended Posts

Boas!

 

tenho um problema que deve ser comun a muitos na zona de lisboa.

 

Niveis baixos de kh e Gh

 

Tenho dois aquas

 

um já ciclado de 60 lts com valores de kh de 2 e gh 5 ph 6

 

um a ciclar á uma semana com valores de kh de 9 (aqui penso que não está mal) e gh5 ph 7.5

 

Penso que os valores por si não são perigosos no imediato mas podem ocorrer alteraçoes repentinas no ph e isso sim é mau.

 

pelo que tenho lido no forum é possivel aumentar estes valores em 3 ou 4 dh adicionando carbonato de calcio ou então

 

para subir só o kh bicabornato de calcio.

 

Pergunto se alguem já experimentou estes produtos ou outros e qual o resultado

 

obrigado pela atenção

 

Cumps.

 

David b.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me valores demasiado diferentes para aquários com a mesma água de origem.

 

Que peixes pretendes manter?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

tenho um problema que deve ser comun a muitos na zona de lisboa.

 

Niveis baixos de kh e Gh

 

Tenho dois aquas

 

um já ciclado de 60 lts com valores de kh de 2 e gh 5 ph 6

 

um a ciclar á uma semana com valores de kh de 9 (aqui penso que não está mal) e gh5 ph 7.5

 

Penso que os valores por si não são perigosos no imediato mas podem ocorrer alteraçoes repentinas no ph e isso sim é mau.

 

pelo que tenho lido no forum é possivel aumentar estes valores em 3 ou 4 dh adicionando carbonato de calcio ou então

 

para subir só o kh bicabornato de calcio.

 

Pergunto se alguem já experimentou estes produtos ou outros e qual o resultado

 

obrigado pela atenção

 

Cumps.

 

David b.

 

Cuidado com a utilização do bicarbonato de cálcio. Não sobe apenas o KH mas também o pH.

Eu também tenho um KH baixo e utilizei bicarbonato de cálcio pois li aqui no fórum e em vários sites que subia o KH sem uma grande alteração do pH o que não é verdade pois o pH disparou.

 

Para subir o KH em 4º é recomendado um colher de chá de bicarbonato por cada 50 litros de água. Para 100 litros adicionei um pouco menos que 2 colheres de chá e o meu KH apenas passou de 30ppm para 50ppm no entanto o meu pH disparou de 7.2 para 7.7

Tive muita dificuldade em voltar a baixar o pH e a subida repentina do mesmo provocou baixas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me valores demasiado diferentes para aquários com a mesma água de origem.

 

Que peixes pretendes manter?

 

Cumps

 

 

no aquario de 60 lts tenho 6 neons , 2 platis 1 kuli, 2 coridoras 1 viuva 1 pleco, 1 barbo tigre 1 botia palhaço

 

no de 230 lts tenho 2 espadas e um barbo (secalhar já sao demais uma vez que o aqua tem uma semana)

 

os valores são correctos fiz os testes 2 vezes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a utilização do bicarbonato de cálcio. Não sobe apenas o KH mas também o pH.

Eu também tenho um KH baixo e utilizei bicarbonato de cálcio pois li aqui no fórum e em vários sites que subia o KH sem uma grande alteração do pH o que não é verdade pois o pH disparou.

 

Para subir o KH em 4º é recomendado um colher de chá de bicarbonato por cada 50 litros de água. Para 100 litros adicionei um pouco menos que 2 colheres de chá e o meu KH apenas passou de 30ppm para 50ppm no entanto o meu pH disparou de 7.2 para 7.7

Tive muita dificuldade em voltar a baixar o pH e a subida repentina do mesmo provocou baixas.

 

Então e se reduzir a dose para metade achas que é viavel?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no aquario de 60 lts tenho 6 neons , 2 platis 1 kuli, 2 coridoras 1 viuva 1 pleco, 1 barbo tigre 1 botia palhaço

 

no de 230 lts tenho 2 espadas e um barbo (secalhar já sao demais uma vez que o aqua tem uma semana)

 

os valores são correctos fiz os testes 2 vezes

Isso está para o "misturado" mas vou tomar como referência os neons, dado que me parecem os mais sensíveis. Eles gostam de águas macias e pH baixo (consequentemente kH baixo). Com kH = 2 podes ter problemas, mas tomando o kH do outro aquário por referência pode ser que isso não esteja estabilizado...

 

Mede o kH da água da torneira, os valores de LX devem ser superiores a 2. Se tiveres um kH=3, 4 já está bem... não comeces a adicionar bicarbonato se não for mesmo necessário, pois ficas "escravo" dessas pequenas afinações.

 

Vê bem as necessidades dos peixes e a sua compatibilidade, para decidires quem vais colocar em qual aquário (até pode ser que chegues à conclusão que deves ter um aquário ao qual endureces mais a água e sobes um pouco o pH e no outro aquário não tocas, para não estragar...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está para o "misturado" mas vou tomar como referência os neons, dado que me parecem os mais sensíveis. Eles gostam de águas macias e pH baixo (consequentemente kH baixo). Com kH = 2 podes ter problemas, mas tomando o kH do outro aquário por referência pode ser que isso não esteja estabilizado...

 

Mede o kH da água da torneira, os valores de LX devem ser superiores a 2. Se tiveres um kH=3, 4 já está bem... não comeces a adicionar bicarbonato se não for mesmo necessário, pois ficas "escravo" dessas pequenas afinações.

 

Vê bem as necessidades dos peixes e a sua compatibilidade, para decidires quem vais colocar em qual aquário (até pode ser que chegues à conclusão que deves ter um aquário ao qual endureces mais a água e sobes um pouco o pH e no outro aquário não tocas, para não estragar...)

 

Cumps

 

 

Realmente penso que é esquisito ter este kh 2 porque a agua é amesma nos dois , fiz hoje uma tpa amanha vou fazer novos testes a ver se aumenta.

 

tambem nao me agrada muito adicionar quimicos...

 

 

obrigdo pelas sugestoes

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a utilização do bicarbonato de cálcio. Não sobe apenas o KH mas também o pH.

Eu também tenho um KH baixo e utilizei bicarbonato de cálcio pois li aqui no fórum e em vários sites que subia o KH sem uma grande alteração do pH o que não é verdade pois o pH disparou.

 

Para subir o KH em 4º é recomendado um colher de chá de bicarbonato por cada 50 litros de água. Para 100 litros adicionei um pouco menos que 2 colheres de chá e o meu KH apenas passou de 30ppm para 50ppm no entanto o meu pH disparou de 7.2 para 7.7

Tive muita dificuldade em voltar a baixar o pH e a subida repentina do mesmo provocou baixas.

Boas,

Lamento o que te aconteceu. Eu, pessoalmente nunca experimentei esse método. Retirei-o doutro fórum onde me deram este link: http://www.dataguru.org/misc/aquarium/CalK...p;pHChange=0.00.

 

O fórum em questão é o The Tropical Tank.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.