Luis Dias Publicado Outubro 20, 2008 Publicado Outubro 20, 2008 Viva, Um 'pequeno' erro de calculo fez com que o meu overflow não aguentasse o caudal da minha bomba de retorno. Uma vez que não queria ter que fazer um novo, gostaria de saber qual que melhor maneira de reduzir o caudal da bomba, sem com isso forçar o rutor e reduzir o tempo de vida da bomba. A maneira mais facil seria utilizar uma torneira, mas acho que isso iria dar cabo do rutor... outra maneira que me lembrei foi utilizar metros e metros de mangueira até a bomba se 'cansar' e perder força... enfim, ideias. O que custumam fazer, nestes casos? Cmprts, Luis.Dias
AGA Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 Viva, Um 'pequeno' erro de calculo fez com que o meu overflow não aguentasse o caudal da minha bomba de retorno. Uma vez que não queria ter que fazer um novo, gostaria de saber qual que melhor maneira de reduzir o caudal da bomba, sem com isso forçar o rutor e reduzir o tempo de vida da bomba. A maneira mais facil seria utilizar uma torneira, mas acho que isso iria dar cabo do rutor... outra maneira que me lembrei foi utilizar metros e metros de mangueira até a bomba se 'cansar' e perder força... enfim, ideias. O que custumam fazer, nestes casos? Cmprts, Luis.Dias Luís, penso que a solução da torneira, para o rotor, é igual ao da mangueira comprida, pois no fundo apenas vai acrescentar perdas de carga ao sistema. (nos 2 casos) As perdas de carga num sistema são "normais", quer sejam na tubagem, nos "cotovelos", em altura ou restrições... resta saber até que ponto a redução de caudal é feita, sem que exista sobreaquecimento, etc (se estivesses a elevar a água a uma altura maior, a redução de caudal e o "esforço" adicional da bomba também acontecia). Mesmo num filtro "canister" o pessoal costuma pronunciar-se muito contra a redução de caudal, esquecendo que essa redução ocorre normalmente à medida que o filtro se vai sujando! Não sei se essa bomba vem com alguma indicação de caudal mínimo ou curva que te possa dar indicações sobre o que será razoável. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Luis Rodrigues Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Boas por ordem tenho 3 sugestões sendo a primeira a que não gostas: 1ª muda o overflow. Se ele não aguenta o caudal da bomba, será que não vais ter problemas depois? 2ª muda de bomba para uma mais fraca. 3ª um T á saida da bomba com uma torneira para a saida que não vai para o aquario. Atravez da torneira regulavas o fluxo da agua que não ia para cima. abraço
Pedro Conceição Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Eu ia dizer o mesmo que o Luis Rodrigues disse, sendo a mais barata a 3a MEGA ARQUIVO
Luis Dias Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Viva Pessoal, A 3ª ideia do Luis chega a ser excepcional de tão simples. Principalmente se o excedente de agua for para o inicio da própria sump. :D AGA, tens toda a razão nas considerações que fazes, sem duvida algo a ter em conta. A todos, muito obrigado. Luis.Dias
AntonioRod Publicado: Outubro 23, 2008 Publicado: Outubro 23, 2008 Viva Pessoal, A 3ª ideia do Luis chega a ser excepcional de tão simples. Principalmente se o excedente de agua for para o inicio da própria sump. AGA, tens toda a razão nas considerações que fazes, sem duvida algo a ter em conta. A todos, muito obrigado. Luis.Dias Boas, Encontrei uma bomba da EHeim, por exemplo, que podes regular o fluxo do débito. http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=900
Recommended Posts