Regra 1 cm/1 litro


João Faria

Recommended Posts

Boas,

Esta regra já nós estamos mais ou menos carecas de ter ouvido falar nela. E também já sabemos que não é aplicável em inúmeros casos. Ciclídeos (por serem territoriais) ou um caso extremo de um pleco com 30 cms dar-se bem num aquário de... 30 cms.

 

Chegou-me à atenção num site que eu perdi de #%()$/&( vista mas vou ver se recupero que menciona, para além desta regra, o facto de a dimensão máxima dos peixes não poder exceder 1/10 (um décimo) do comprimento do aquário.

 

Juntando as duas regras, parece-me já podermos fazer melhor algumas contas de cabeça antes de pormos os peixes às "ombradas" uns aos outros.

 

Não sei se é novidade. Para mim é, e achei interessante postar aqui, precisamente onde tantos principiantes são confrontados com a regra do 1cm/1 litro. Agora têm mais uma para pensar. cheers

 

Escusado será dizer que os tamanhos são em adulto... pronto :grab: já cá não está quem falou.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso acho que a regra 1cm/litro pode apertar muito alguns peixes, em alguns aquários (certamente para CA's 1 cm/ litro será problemático). Em peixes territoriais (ciclídeos) terá "sempre" de ser um rácio com mais água do que isso...

 

É claro que outros factores (para além da agressividade/ territorialidade) condicionam o povoamento, nomeadamente a qualidade da filtragem.

 

Também me parece claro que deixas a ideia que o tal "décimo" não poderá constituir regra a seguir indiscriminadamente, pois nesse caso o meu pleco, que já tem mais de 20 cm, teria de sair do meu aquário com 840 litros brutos, por este só ter 2 m. (aliás, alguns dos CA´s que mantenho, quando chegassem a adultos, também teriam de sair, já que nas fichas apresentam como referência as 10 polegadas...)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico não podia vir em melhor altura,já que tenho visto muitos aquários ultimamente em que existe uma sobrepopulação claro no aquário.

 

Eu penso que tem de haver bom-senso. Temos de ser capazes de simplesmente olhar para o espaço do aquário,olhar para os peixes e ''sentir'' se eles estão apertados ou não. Em muita gente esta medição sensorial está claramente adormecida...

 

É muito comum nos principiantes,pelo menos aqueles que não se prepararam para o hobby,em que mesmo ainda antes do aqua estar ciclado, já desatam a comprar tudo o que respire por guelras. Num mundo onde tudo é executado a uma velocidade incrivel,onde as modas passam à velocidade da luz e tudo anda a um ritmo stressante, não há tempo para calmamente ciclar um aquário como deve ser e ter gosto nisso...

 

Depois é gostos. Eu acho que fica muito melhor ter simplesmente um cardume de uma só espécie de peixe a nadar livremente num aquário,do que ter 30 espécies de cardume diferentes.Esteticamente turva a vista,não há equilibrio,para além da sobrelotação ser um perigo a longo prazo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece claro que deixas a ideia que o tal "décimo" não poderá constituir regra a seguir indiscriminadamente, pois nesse caso o meu pleco, que já tem mais de 20 cm, teria de sair do meu aquário com 840 litros brutos, por este só ter 2 m. (aliás, alguns dos CA´s que mantenho, quando chegassem a adultos, também teriam de sair, já que nas fichas apresentam como referência as 10 polegadas...)

 

Cumps

É óbvio que a regra de 1 cm/1 l era uma regra por demais flexível. A Natureza Viva não se rege por normas matemáticas rígidas.

Apenas achei pertinente, para iniciantes, acrescentar a regra dos 10% de comprimento máximo do peixe em relação ao comprimento do aquário. Sempre lhes dá um ponto de referência do qual com o tempo se libertarão e tornarão mais flexíveis.

Tomemos o teu exemplo: CA com 10 polegadas (25 cms) têm mais de 10% dos 200 cms do aquário... e vai de churrasco...

 

Eu considero estas duas referências (não lhes chamei regras) interessantes para principiantes, sobretudo os que querem fazer a vontade aos putos e pôr tudo o que tenham cores bonitas, berrantes, incompatíveis ou não,(logo se verá)... enfim uma arma para evitarem disparates de sobrepovoação logo de início.

Acreditem que vi numa loja do Entroncamento um Gibbiceps com 20 e poucos cms num aquário de 40 cms. Lá caber cabe e ainda se podem acrescentar mais uns pequeninos...

 

Este tópico não podia vir em melhor altura,já que tenho visto muitos aquários ultimamente em que existe uma sobrepopulação claro no aquário.

 

Eu penso que tem de haver bom-senso. Temos de ser capazes de simplesmente olhar para o espaço do aquário,olhar para os peixes e ''sentir'' se eles estão apertados ou não. Em muita gente esta medição sensorial está claramente adormecida...É muito comum nos principiantes,pelo menos aqueles que não se prepararam para o hobby(...)para além da sobrelotação ser um perigo a longo prazo.

É precisamente este sentido adormecido nos principiantes que mais uma "regra" pode vir a ajudar a evitar mais disparates que tanto vemos por aí.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É precisamente este sentido adormecido nos principiantes que mais uma "regra" pode vir a ajudar a evitar mais disparates que tanto vemos por aí.

Quanto a mim,e se me pedirem opinião vou passar a incluir essa regra na explicação,pois parece-me sensata e com uma margem segura para qualquer peixe.

É dessa margem que falo. Simplesmente os peixes não devem caber à rasquinha no aquário,devem caber à vontade,ter espaço para exercitar.

 

Eu costumo visitar na net galerias com aquários de aquariofilistas estrangeiros,de certas marcas e aquas que foram a concurso e em muitos deles noto que a Fauna está claramente em sobrepopulação. Por vezes há exemplos que não ensinam,por isso ,uma regra faci.ita tudo,em junção com o ''olhar'' clinico do nosso bom-senso.

 

Qual é a vossa opinião sobre as litragens minimas de Escalares e Discus por ex.? Eu acho que manter Discus só em mais de 300L e Escalares nunca em menos de 200/250. Discus FO sou totalmente contra a sua manutenção em cativeiro,porém se alguém for 'mimado' e teimoso o suficiente para 'arrancar' estes belos seres do Paraiso,que nunca os coloque em menos de 500L.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Eu considero estas duas referências (não lhes chamei regras) interessantes para principiantes, sobretudo os que querem fazer a vontade aos putos e pôr tudo o que tenham cores bonitas, berrantes, incompatíveis ou não,(logo se verá)... enfim uma arma para evitarem disparates de sobrepovoação logo de início.

Acreditem que vi numa loja do Entroncamento um Gibbiceps com 20 e poucos cms num aquário de 40 cms. Lá caber cabe e ainda se podem acrescentar mais uns pequeninos...

 

 

É precisamente este sentido adormecido nos principiantes que mais uma "regra" pode vir a ajudar a evitar mais disparates que tanto vemos por aí.

Cumps.

 

Eu também, só escrevi o que escrevi, por um lado para concordar, para outro para reforçar a ideia, que já tinhas deixado, que não se pode aplicar "às cegas".

 

Quanto ao que acontece em loja, o pessoal não pode olhar para um aquário de loja e pensar que deve fazer isso em casa. Em loja os peixes estão temporariamente, não vamos esperar que estejam "à larga...". (eu já só espero que os tipos tenham água decente)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao que acontece em loja, o pessoal não pode olhar para um aquário de loja e pensar que deve fazer isso em casa. Em loja os peixes estão temporariamente, não vamos esperar que estejam "à larga...". (eu já só espero que os tipos tenham água decente)

 

Cumps

Boas,

O problema é que, quase na certa a maioria das pessoas pensa mesmo isso, tal como acreditam no mito do peixinho dourado no globo.

Passa-lhes ao lado o carácter transitório dos peixes naqueles aquário e acham piada repetir em casa.

 

Eu apenas quis dar um contributozinho para um c#g#gésimo de ponto percentual de pessoas que passam por este tópico e realmente querem fazer bem as coisas.

Agora já têm mais uma referência para evitarem atafulhar o aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então será que posso meter um pleco de 20 cm no meu aqua de 60 comprimentox39 largurax30 altura

o que da mais 19 cm de margem de manobra ao peixe para virar se e 40 de frente

Boas,

Não entendeste bem: a "regra" diz que o peixe não deve ter mais de 1/10, ou seja 10% do comprimento do aquário. No teu caso, o pleco deveria ter 6 cms.

20 cms é 1/3 do aquário e não 1/10.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.