Algumas duvidas...


soloam

Recommended Posts

Boa noite pessoal... Tenho aqui algumas duvidas as quais axo que alguém deve saber me responder...

 

1º Em que situações é que se deve usar agua de osmoze... E já agora que processo é que é necessário para a obter?

2º Em casa tenho um ar condicionado e deito todos os dias litros e litros de agua fora... pode ser aproveitada de alguma forma na aquariofilia?

3º Actualmente tirei o filtro de carbono activo, as plantas estavam a perder força e foi-me recomendado... Em que situações é q deverei voltar a inserir o filtro?

 

Obrigado a Todos

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vamos lá ver se consigo dar-te umas luzes.

 

Boa noite pessoal... Tenho aqui algumas duvidas as quais axo que alguém deve saber me responder...

 

1º Em que situações é que se deve usar agua de osmoze... E já agora que processo é que é necessário para a obter?

Para obtê-la é necessário um aparelho próprio que não lá assim muito meigo€€.

A água de osmose é uma água quase completamente desmineralizada, ou seja tem um GH próximo do zero, um KH de 0 a 1 e um pH muito baixo. Usa-se, tanto quanto sei, para misturar com águas de dureza média ou alta quando se deseja obter valores de dureza e pH determinados a certas espécies. A água de osmose é muito usada pelos criadores de Discus, por exemplo.

 

2º Em casa tenho um ar condicionado e deito todos os dias litros e litros de agua fora... pode ser aproveitada de alguma forma na aquariofilia?

Não faço ideia da pureza dessa água mas em termos de dureza, como é água de condensação, deve ser mole... agora a nível de micro-organismos prejudiciais...?

 

3º Actualmente tirei o filtro de carbono activo, as plantas estavam a perder força e foi-me recomendado... Em que situações é q deverei voltar a inserir o filtro?

Caso tenhas de usar algum medicamento. No fim do tratamento 24 horas de carvão activo retiram-te todos os vestígios desse medicamento.

 

Obrigado a Todos

Abraço

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estava á espera de uma resposta tao esclarecedora e rápida cheers Obrigado Tilapia :grab:... Entretanto se alguém souber alguma coisa mais do AC que diga... :)

 

Obrigado... :)

Não uses... isso deve ser um "caldo" de microorganismos que nem vale a pena tentar...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais uma duvida... tenho um difusor de CO2, home made, e queria saber se ha alguma diferença onde se poe o difusor dentro de agua... isto é... se convem meter o mais próximo do fundo possível, pergunto isto pq tenho um lugar muito bom para o esconder mas é quase no topo da agua... há problema nisso? Convém meter junto ao areao?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais uma duvida... tenho um difusor de CO2, home made, e queria saber se ha alguma diferença onde se poe o difusor dentro de agua... isto é... se convem meter o mais próximo do fundo possível, pergunto isto pq tenho um lugar muito bom para o esconder mas é quase no topo da agua... há problema nisso? Convém meter junto ao areao?

 

Abraço

Boas,

Quanto mais fundo meteres o difusor, mais CO2 se dissolve na água com todas as consequências positivas (nutrientes para plantas) e negativas (baixa de pH).

Tens de ser tu a descobrir a altura ideal.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer uma asneirada. Mas e se usares os líquidos de tratamento da água? Tipo o anti-cloro? Não será suficiente? É que de facto aproveitar os litros de água do AC era uma medida bem económica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua que sai do AC não tem qq tipo de tratamento... logo não tem cloro... o problema é as bactérias que podem esta presentes na agua que não sejam detectadas ou que não sejam prejudiciais a nos, mas que no entanto possam ser prejudiciais ao peixes...

 

A minha maior duvida era se já alguém se tinha lembrado de tal coisa e se tinham alguma experiência para partilhar, positiva ou negativa...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, aproveito para tirar mais umas duvidas aqui...

 

1º O que é aquelas bolas pretas que eu tenho no filtro? são umas que tenho logo á entrada do filtro (não é o carbono activo)

 

2º Vou mandar vir umas coisas de fora... tive a ver os preços das comidas no site da aquaristic.net. Rende? Ou a diferença de preço não é assim tão notória? Já agora, Flocos ou Crisps? Para peixes pequenos como neons e guppys. Ou recomendam outro tipo?

 

3º Qual o teste de CO2 que me recomendam? Dos permanentes? Marca? Já agora qual o teste de amónia mais fiável? Actualmente estou a usar o jbl easy test para ver os outros parâmetros, que axam?

 

Obrigado a todos... abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, aproveito para tirar mais umas duvidas aqui...

 

1º O que é aquelas bolas pretas que eu tenho no filtro? são umas que tenho logo á entrada do filtro (não é o carbono activo)

 

Não é carbono mas sim carvão activo.

 

 

2º Vou mandar vir umas coisas de fora... tive a ver os preços das comidas no site da aquaristic.net. Rende? Ou a diferença de preço não é assim tão notória? Já agora, Flocos ou Crisps? Para peixes pequenos como neons e guppys. Ou recomendam outro tipo?

 

No meu ver acho que compensa tens o Sera Vipan em flocos com "especial price" ele vem em flocos bastante grandes mas se fizeres como eu uso

a picadora da cozinha (a patroa não acha uma grande ideia mas...) para os pôr finos ao meu gosto.

 

 

3º Qual o teste de CO2 que me recomendam? Dos permanentes? Marca? Já agora qual o teste de amónia mais fiável? Actualmente estou a usar o jbl easy test para ver os outros parâmetros, que axam?

 

Eu sou apologista dos testes de reagentes quimicos da JBL mas é uma questão de gostos e €€€€

 

 

Obrigado a todos... abraços

 

Espero ter ajudado

jony-kid

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado

jony-kid

 

Sim banana rock só uma coisa... essas bolas que eu m tou a referir não é o carvão activo (enganei-m no nome), eu tenho uma saqueta com o carbono... Isto são uma esferas redondas grandes pretas, com +/- 1.5cm de diâmetro, e que teem uns rasgos ao longo delas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim banana rock só uma coisa... essas bolas que eu m tou a referir não é o carvão activo (enganei-m no nome), eu tenho uma saqueta com o carbono... Isto são uma esferas redondas grandes pretas, com +/- 1.5cm de diâmetro, e que teem uns rasgos ao longo delas...

Boas,

Deves estar a referir-te a isto: Pic_16221_20.jpg

 

Se for isto, são filterballs (estas da JBL) que num primeiro estágio da fltragem prendem as impurezas mais grossas e também desenvolvem a sua colónia de bactérias.

 

São usadas em filtros exteriores e sobretudo em sumps, onde o escorrer da água desenvolve mais essas bactérias pois há mais oxigénio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesso desde já desculpa por tanta pergunta... mas tenho deparado com algumas duvidas e assim escuso de estar a abrir um topico novo para cada uma...

 

Tenho o PH ligeiramente mais acido do que queria... possivelmente devido ao CO2.. Li que podia meter no filtro algumas conchas ou areia de praia ou ate pedras da calçada... Tinha aqui em casa alguma conchas, fiz o teste do limão e tive reacção... A minha duvida é...

 

Adicionar gradualmente e ir medindo os valores certo?

Não tenho que me preocupar com o calcário que estas pedras podem (teem) ter? Li que calvario na agua doce não era muito bom...

 

-----

 

Já agora já fiz esta pergunta noutro tópico mas ainda ninguém me soube responder...

 

Queria comprar um "mimo" para os peixes.. pensei em TetraDelica, alimento para corydora, neons e tetra fantasma negros... qual dos produtos aconselham?

 

Abraço Obrigado

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesso desde já desculpa por tanta pergunta... mas tenho deparado com algumas duvidas e assim escuso de estar a abrir um topico novo para cada uma...

 

Tenho o PH ligeiramente mais acido do que queria... possivelmente devido ao CO2.. Li que podia meter no filtro algumas conchas ou areia de praia ou ate pedras da calçada... Tinha aqui em casa alguma conchas, fiz o teste do limão e tive reacção... A minha duvida é...

 

Adicionar gradualmente e ir medindo os valores certo?

Certo.

 

Não tenho que me preocupar com o calcário que estas pedras podem (teem) ter? Li que calvario na agua doce não era muito bom...

Onde viste isso? :D

 

-----

 

Já agora já fiz esta pergunta noutro tópico mas ainda ninguém me soube responder...

 

Queria comprar um "mimo" para os peixes.. pensei em TetraDelica, alimento para corydora, neons e tetra fantasma negros... qual dos produtos aconselham?

 

Abraço Obrigado

Vais esperar mais um bocadinho :shock:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol... como podes ter reparado não era "calvario" mas sim "calcário" enganei-m a escrever.. lol... mas ententdes-t... :shock:... então devo ter lido mal ou num site duvidoso... lol...

 

Tenho que arranjar uma pedra da calçada... lol...

 

Eu espero... :D.. Quem souber que se acuse.... :P

 

Obrigado Tilapia

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria comprar um "mimo" para os peixes.. pensei em TetraDelica, alimento para corydora, neons e tetra fantasma negros... qual dos produtos aconselham?

 

Basicamente há:

 

BloodWorms

Daphnia

Krill

 

Há varias marcas... não tem que ser necessariamente Tetra... é um complemento á dieta de flocos e de biscoitos

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação à duvida acerca da agua do A/C, se este for um equipamento com manutenção em dia, a agua que sai será muito parecida a água desmineralizada. Agora se podes usa-la ou não isso já não sei, não tenho conhecimentos que cheguem nessa matéria. Espero que tenha ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua que sai do AC não tem qq tipo de tratamento... logo não tem cloro... o problema é as bactérias que podem esta presentes na agua que não sejam detectadas ou que não sejam prejudiciais a nos, mas que no entanto possam ser prejudiciais ao peixes...

 

A minha maior duvida era se já alguém se tinha lembrado de tal coisa e se tinham alguma experiência para partilhar, positiva ou negativa...

 

Abraço

Quanto a agua do AC axo ke devias experimentar por num aqua à parte cm alguns peixes a ver se estes sobrevivem ou nao, mas é so uma sugestao

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, mais uma duvidas... Que pedras posso por no aquario que não alteram os parâmetros da agua? Como o PH e o KH... Xistos e rochas vulcânicas alteram? Sei que rochas calcarias sim... Quais é que são seguras de meter?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Se queres aproveitar a água do AC, porque não a usas para regar as plantas?

 

Relativamente à comida viva, onde compram? Já liguem para várias lojas e não têm (só congelada) e as encomendas que têm feito vêm em placas de 1 Kg! Alguém sabe onde ou a quêm posso comprar em doses pequenas?

 

Cumps a todos,

 

Filipa

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei de varias lojas aqui na zona de lisboa que vendem comida viva... Uma no centro comercial da portela que costuma vender...

Outra solução é pela net, há pessoal q manda vir aqui pelo fórum... tem atenção á zona da Procura...

 

Pessoal, mais uma duvidas... Que pedras posso por no aquario que não alteram os parâmetros da agua? Como o PH e o KH... Xistos e rochas vulcânicas alteram? Sei que rochas calcarias sim... Quais é que são seguras de meter?

 

Só para a pergunta não se perder no meio do forum e preciso mm de tirar esta duvida

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.