eduardo Publicado Agosto 6, 2004 Publicado Agosto 6, 2004 Boas Em caso de ataque bacteriano num determinado peixe num aquário comunitário, toda a agua desse aquário fica contaminda com as bactérias? Mesmo depois da quarentena em outro aquario do peixe contaminado, a água do aquario comunitário estará livre dessas bactérias nocivas? Abraço Eduardo Pinheiro
Curujinha Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 Eu penso que não, uma vez que as bactérias em diferentes fases da sua vida vivem em diferentes locais, como no peixe, no areão, etc. Mas corrijam-me se estiver errada. Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Just_me Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 Corujinha,estás a confundir com parasitas....as bactérias não teem propriamente fases da vida! Sim...as bacterias existem na água e voltam...e existem em niveis saudáveis so atacando os peixes quando existe uma quebra do sistema imunitário...ferida...stress...etc...não vale a pena tentar elimina-las por completo...porque não vais conseguir! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
eduardo Publicado: Agosto 7, 2004 Autor Publicado: Agosto 7, 2004 Eu tenho oportunidade de ter sempre larvas de mosquito para alimentar meus escalares, mas já tenho lido que existe o perigo de contaminação da agua do aquario dado que essas larvas provem de um ambiente aquatico infestado de bactérias... pela ordem de ideias de Just_me o perigo está em tornar os níveis elevados de bactérias no aquário? ou estará na possivel introd~ução de um outro tipo de bactéria no aquário? E já agora quanto tempo um peixe fica no aquário-hospital depois do tratamento até á sua reintrodução no aquário comunitário??? Abraço Eduardo Pinheiro
Curujinha Publicado: Agosto 7, 2004 Publicado: Agosto 7, 2004 Exacto... tava a confundir :D Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Just_me Publicado: Agosto 7, 2004 Publicado: Agosto 7, 2004 Aguas infectas, não só bactérias como por virus ou parasitas...sendo estes ultimo os mais problemáticos nesse tipo de alimentação. Se for uma cultura caseira...que eu acho dificil...ai os perigos são menores... o mais saudavel mesmo é ter criação de comida caseira que se possa manter...informe-se sobre outros tipos de comidda viva que sejam fáceis de manter em casa! Quanto a permanencia no aquário hospital...eu diria o minimo possivel! mas há pessoas por ai com muito mais experiencia! Quanto aos niveis de bactérias: num aquario normal elas existem mas como não conseguem atacar em força os peixes, o sistema imunitário trata delas antes de elas se multiplicarem desmesuradamente. Quando as condições do aquario diminuem os peixes tornam-se mais vulneraveis e as bactérias conseguem atacar o peixe, tendo ai um "terreno de cultura fértil", multiplicando-se rapidamente e portanto com mais hipoteses de atacar outros peixes. Dai o aquário hospital ou os surtos de doenças num aquario todo " só estava naquele peixe e no dia seguinte tinham morrido 5 ou 6". A maior parte dos microorganismos em condições certas reproduzem-se exponencialmente (1,2,4,8,16,32,64...dá para perceber a ideia...)com ciclos de vida muito rápidos e de reprodução também... Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts