Todos os meus peixes estão a morrer


Andie116

Recommended Posts

Na sexta comprei 7 femeas guppie numa loja de aquariofilia, no sabado algumas delas começaram a ficar apáticas e no domingo morreram-me 5 peixes sendo 3 as femeas que comprei, e outros peixes saudáveis do meu aquário que sem razão aparente morreram também, decidi separar as fêmeas novas em aquários de quarentena, uma delas tinha uma mancha branca nas costas, isolei-a, fiz TPA em todos os aquas, fiz tratamento com esha 2000 porque me parecia infecção, e hoje, morreram mais 5 incluindo a femea com a mancha branca e o meu plecostomos...o meu peixe mais antigo, provavelmente vão continuar a morrer porque alguns deles estão apáticos, no fundo ou a superficie. as minhas plantas estão bem. o pH está bem e a dureza também está bem. na loja onde me venderam as fêmeas defendem que são os nitritos que estão elevados, ainda não consegui fazer o teste, mas não julgo que seja.

 

Alguém me quer dar um incentivo? algo, que fazer, terão sido as fêmeas que vinham doentes.

 

assim é impossivel fazer-se aquariofilia.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, de que tamanho é o aquário e qual a filtragem? As bactérias nitrificantes reproduzem-se devagar, portanto, meter 7 peixes de uma vez pode realmente levar a um pico de amónia e nitritos. Aliás, leva de certeza, a não ser que seja um aquário grande e/ou sobre-filtrado...

 

Em qualquer dos casos, os peixes virem com doença da loja não seria nada de novo, é perfeitamente possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde concordo plenamente com o nunoni, e ainda te digo mais, por vezes tem que se ter em atenção que quando se compra peixes novos nas lojas não devemos comprar assim em grandes quantidades, por vezes mais vale comprar-mos qualidade que quantidade, e para alem disso termos o aqua em condiçoes de receber os novos habitantes. já agora coloca aqui o setup do teu aqua.

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas,

 

o meu aqua é de 120 litros

tenho (ou tinha não sei bem):

guppies (volta e meia morria um com a cauda esfanicada mas nada de grave) a maior parte "produção" caseira. alguém me disse que tinha muitos machos por isso eles se estavam a tornar hostis, por isso decidi comprar fêmeas, já não comprava peixes há meses.

Tenho zebras (danio rerio), saudaveis e pacificos, até ontem, nenhum desde quase há um ano, tinha morrido, agora morreram alguns.

5 coridoras (duas delas ontem muito paradas)

alguns camarões (não muitos os reds pelo menos também ja começaram a morrer...)

3 ampularias (que desde ontem andam muito paradas provavelmente também morrem em breve)

Mollys maior parte produção caseira

1 otto recentemente viúvo

1 plecostomos... ou melhor, 0 plecostomos.

 

pH 7,4 desde sempre

condutividade 700 microsiemens

temperatura a rondar os 29ºC

a filtragem veio de origem, com o aqua, não sei ao certo a capacidade mas julgo que deve ser mais que suficiente, tem filtro biologico, carvão, mecânico e químico, faço TPA's regularmente, tipo, de duas em duas semanas

tenho um sistema caseiro de CO2 com difusor em zig zag, as minhas plantas aguentam-se bem

 

No geral não tenho muitos peixes, não tenho peixes territoriais nem problemáticos, tinha um betta mas isolei-o há meio ano, está tudo bem com ele.

 

tenho mais dois aquas um de 20 litros onde neste momento tenho um isolado com a cauda carcomida, está a fazer esha 2000, o outro deve ter 15 litros e neste momento tem as 3 femeas que restaram isoladas também.

 

Aliás, eu trabalho com peixes e com a curva do azoto, e todas as semanas faço testes a água no meu trabalho, e ja tive picos de amónio, e o resultado não foi em 2 dias morrerem mais de 10 peixes, por isso acho estranho que seja este equilibrio que tenha sido comprometido.

Editado por Andie116
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha curva de nitritos nitratos e amónia está dentro dos parametros considerados normais. se alguém quiser continuar a dar aguns palpites agradecia.

 

 

sera problemas com ictio? outro fungo ou algum tipo de parasita intestinal? eu para parasitas uso flagyl e +ara manter longe os fungos dou aos meus viviparos sal grosso de vez de enquanto e mantenho temperatura entre 29-30ºC

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai o meu (pobre) palpite de coisas a ver.

 

- A injecção de CO2 está controlada? Não houve exageros?

- Não houve contaminação do aquário por produtos quimicos? Ex: insecticidas, sprays ambientadores, produtos de limpeza em geral?

 

O que pode correr mal num aquário não se deve apenas à amónia, nitritos e nitratos.

 

Tenta descobrir, em caso de dúvida, já deves saber, indo fazendo TPAs mais reguilares para tentar controlar o que se passou.

 

Um abraço e boa sorte,

Pedro Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ph de 7,4 para guppy's e temperatura de 29º ;)

eu sei que podm tar desde os 6,8 ate aos 8.2 mas mesmo assim acho que deveria ser 6.8

 

guppy's sao peixes de agua de 26º

 

quando uma corydora morre e porque existem problemas na agua

Editado por nadapeixe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas corydoras ainda não morreram, a minha temperatura está assim tão alta por causa do meu recente ataque de ictio que teve que ser aniquilado, agora está a normalizar, já não tenho ictio em nenhum dos meus peixes. neste momento tenho peixes a ficarem as piruetas, apáticos, com manchas brancas e com barbatanas carcomidas.

 

Houve ainda uma altura em que o meu aqua andou a "beber" pH minus já desisti, no sitio onde trabalho o pH oscila entre esses valores, e tudo corre bem.

 

O problema é que eu pensei que o plecostomos fosse um peixe relativamente resistente.

 

 

Obrigado pelas respostas

Editado por Andie116
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece ser uma data de problemas e não apenas um... Como não se consegue identificar o problema o melhor que tens a fazer é:

 

- voltar a subir a temperatura

- fazer um tratamento com eSHa 2000

- fazer mudanças de água sempre que puderes (uma de 40% antes do tratamento ajudava bastante)

- para com as fertilizações, produtos para alterar o ph, etc.

 

Eu também tive um problema assim à pouco tempo e acho que foi desta troca do verão para o outono. Os meus peixes apresentavam os mesmos sintomas e como não conseguia descobrir o que era fiz um tratamento com eSHa 2000. E no meu caso também começou com guppys que vieram de uma loja (há cada coincidência...). Por isso faz o que te disse em cima e espera para ver. És capaz de ainda perder mais um ou dois peixes mais afectados mas se actuares depressa talvez consigas salvar os restantes.

 

P.S. Não te preocupes com os valores do teu ph porque estão óptimos só a temperatura e que devia estar nos 27ºC, depois do tratamento é claro.

 

Boa Sorte

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, pode ser de peixes a mais de repente, ou doença, ou já estavam fracos devido ao íctio e seu tratamento, ou algum químico (género lavar as mãos com sabonete e depois não enxaguar bem), ou muitas outras coisas, vais ter dificuldade em saber.

 

Portanto só resta tratar:

 

muitas TPAs! Eu diria, uns 20% todos os dias durante 3 dias.

 

Não sei se vale a pena meter algum daqueles remédios que dão para tudo, ou um desinfectante género azul de metileno; até pode enfraquecer mais os peixes, é arriscado, enquanto que as TPA não tem problema.

 

BOA SORTE!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é um pouco estranho esse tipo de doença que para ai apanhas-te....torna-se deverás importante aquilo que ja foi referido, TPA`s e muitos.....quanto ao azul de metileno não acredito que os peixes possam ficar mais fracos que aquilo que já estão, podem é já não ter a capacidade de recuperar qu é diferente.

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não perdes nada em verificar como esta a circulação da água, o filtro pode estar a bombear a água com pouca intencidade .

 

Mc

José Espada

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Essa de andarem às piruetas e de estarem apáticos e com manchas brancas pode bem ser Costia (isto de acordo com o Online Hospital da JBL).

 

O que eles sugerem nestes casos é o uso de JBL Punktol ou outro ectoparasiticida equivalente. Acho que a Sera tem o Costapur.

 

E, claro, continua com as TPAs menos durante o tratamento.

Cumps.

 

P.S.: algum químico como o sabonete iria matar as bactérias nitrificantes e o ciclo do azoto ficava :D

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas, já fui a loja um tanto ou quanto chateada como é obvio e levei o raspanete de não ter perolas biologicas no meu aqua, bom como haveria eu de saber que depois de ter comprado um aqua carissimo ainda seria pre requisito ter perolas biologicas, bom insistiu bastante nessa ideia, e que os meus nitritos teriam aumentado derrepente e Pum matou tudo, ideia que eu também não comprei, até porque por varias vezes tive picos de nitritos e nunca me morreu nenhum danio zebra devido a isso. finalmente lá surgiu que talvez os peixes que comprei tivessem algum microorganismo que devido às diferenças de ambiente se tivesse "emancipado" e causado a infecção, e aí eu ja acredito mais, o que não me deixa de fazer sentir um pouco frustrada, dos sete peixes que comprei sobraram 2 que parecem bem, e morreram ao todo 15 nos 3 aquas, hoje é o ultimo dia de ESHA 2000 amanha faço a 1º TPA e repito durante 3 dias como disseram, ja tenho perolas para adicionar ao aqua grande mas tenho uma duvida estas perolas vêm de outro aqua que funciona lindamente (sim, não vou comprar uma embalagem de 20€ quando só preciso de uma dúzia), o dono da loja disse-me que se fosse esse o caso para as lavar antes de as colocar no meu aqua, mas devo lava-las exaustivamente com agua da torneira e coloca-las já! Ou coloco-as apenas após todas as TPAs e lavo-as com água do meu aqua?

 

Bom no final de tudo isto a culpa é minha que não faço analises microbiologicas regularmente à minha água.

 

Obrigado e cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti deixava de ir a essa loja porque só te estão a impingir mentiras para gastares mais dinheiro. Em 1º lugar não precisas de ter "pérolas biológicas" no teu aquário pois as bactérias do ciclo também ficam no areão e nas esponjas do filtro, as pérolas é só mais uma das muitas "casinhas" que elas podem habitar. Podes coloca-las se quiseres mas não é absolutamente necessário e se as colocares não as passes por água da torneira senão matas as bactérias passa por água do aqua para o qual elas vão.

 

No final a culpa de tudo isto não é tua porque como não se sabe a cusa não se pode tirar conclusões, e de ceteza que ãp tem nada a haver contigo pois desde que faças as análises básicas (ph, kh, nitritos, etc.) estás a ter cuidado com a água.

 

Agora continua como o eSHa 2000 e se possível faz uma t.p.a no 2º dia e depois. Se isto não resultar podes fazer novamente uma mudança de água e experimentar o tratamento que o Tilapia sugeriu. No entanto esse tratamento deve ser suficiente, pois como já te disse a mim aconteceu-me a mesma coisa e depois de dois tratamentos com eSHa (muita paciência e alguns peixes mortos) tudo se resolveu.

 

P.S. Depois de acabares o tratamento com eSHa ou antes de mudares para qualquer outro medicamento (de outra marca ou que não deva ser misturado com o eSHa coloca carvão no filtro e deixa filtrar durante dia e meio.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti deixava de ir a essa loja porque só te estão a impingir mentiras para gastares mais dinheiro. Em 1º lugar não precisas de ter "pérolas biológicas" no teu aquário pois as bactérias do ciclo também ficam no areão e nas esponjas do filtro, as pérolas é só mais uma das muitas "casinhas" que elas podem habitar. Podes coloca-las se quiseres mas não é absolutamente necessário e se as colocares não as passes por água da torneira senão matas as bactérias passa por água do aqua para o qual elas vão.

 

No final a culpa de tudo isto não é tua porque como não se sabe a cusa não se pode tirar conclusões, e de ceteza que ãp tem nada a haver contigo pois desde que faças as análises básicas (ph, kh, nitritos, etc.) estás a ter cuidado com a água.

 

Agora continua como o eSHa 2000 e se possível faz uma t.p.a no 2º dia e depois. Se isto não resultar podes fazer novamente uma mudança de água e experimentar o tratamento que o Tilapia sugeriu. No entanto esse tratamento deve ser suficiente, pois como já te disse a mim aconteceu-me a mesma coisa e depois de dois tratamentos com eSHa (muita paciência e alguns peixes mortos) tudo se resolveu.

 

P.S. Depois de acabares o tratamento com eSHa ou antes de mudares para qualquer outro medicamento (de outra marca ou que não deva ser misturado com o eSHa coloca carvão no filtro e deixa filtrar durante dia e meio.

 

Cumps

 

Obrigado, desde antes de ontem que nao morreu mais nenhum, a minha fauna ficou reduzida a 10%, porém já terminei o tratamente com o esha 2000 e hoje vou fazer uma ultima mudança de água, espero que estabilize para tudo se voltar a compor.

 

Obrigado (com alguma desmotivação claro) ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tambem ja tive esse problema aqui a uns anos no meu aquario e tambem com gupies foi po-los no aquario e no outro dia estavam todos mortos eles e todos os que tinha no aquario so sobrou um botia palhaço que ja o tenho aqui no aquario a uns 10 anos disseram-me que era na altura que era uma doença fulminante nao se nota nada neles mas morrem e contaminam, os outros eu fiz mudas de agua de 50% e utilizei o Myxazin depois do tratamento mais uma muda de 50% de Agua,o exa200 tambem dá.

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tambem ja tive esse problema aqui a uns anos no meu aquario e tambem com gupies foi po-los no aquario e no outro dia estavam todos mortos eles e todos os que tinha no aquario so sobrou um botia palhaço que ja o tenho aqui no aquario a uns 10 anos disseram-me que era na altura que era uma doença fulminante nao se nota nada neles mas morrem e contaminam, os outros eu fiz mudas de agua de 50% e utilizei o Myxazin depois do tratamento mais uma muda de 50% de Agua,o exa200 tambem dá.

 

 

Epá... isso é parecido com o que me está a acontecer! Só que começou logo por morrerem de repente os meus 2 bótias palhaço, sem marcas... só ficaram um pouco escurecidos.

 

Desde que esses 2 morreram... têm ido um a um, passei para metade dos peixes! Começam às piruetas, a nadarem como se tivessem bêbados, depois encontro-os no fundo do aqua a morrerem. Só apresentam uma cor um pouco mais escura... uma mancha escura aqui e acolá...

 

Ataquei com Sera Omnipur há 3 dias... mas têm morrido na mesma! :(

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais